segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Programação Cultural Biblioteca Viva de agosto - presencial e online

Em agosto, programação cultural presencial Biblioteca Viva com Jornada do Patrimônio - Intervenção Artística; Povos Originários - Dia Internacional dos Povos Indígenas - Sarau e Música; Visibilidade Lésbica - Dia nacional da visibilidade lésbica; Semana da Juventude - Dança, Vozes Periféricas; Cultura Popular - Música; Culturas Negras - Contação de Histórias e Teatro; Dia do Folclore - Circo, Teatro, Sarau e Contação de Histórias; Primeira Infância - Teatro, Música e Contação de Histórias e programação cultural online.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

JORNADA DO PATRIMÔNIO

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Histórias com memórias

Histórias com memórias
Sendero Cultural
Histórias com Memórias é uma intervenção literária itinerante da Sendero Cultural, que vai circular pelas bibliotecas da cidade de São Paulo em busca de tesouros escondidos em suas prateleiras.
Você sabia que a Biblioteca Hans Christian Andersen, é uma biblioteca temática, especializada em Contos de Fadas? E você sabia que Lenyra Fraccarolli, que dá nome a uma Biblioteca na Zona Leste, foi uma pedagoga e bibliotecária, amiga de Monteiro Lobato, com quem idealizou e fundou a primeira biblioteca infantil da cidade de São Paulo - a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato?
Essas e outras curiosidades serão apresentadas por três artistas/caçadores perseguindo um tesouro escondido em diferentes bibliotecas da cidade. Com esta intervenção, a Sendero Cultural trará um pouco da história de cada Biblioteca visitada, seus patronos, preservando algo que temos de tão precioso: a memória. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 2 de agosto às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 5 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 17 de agosto às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 20 de agosto às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 25 de agosto às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Caricaturando o Patrono da Biblioteca

Caricaturando o Patrono da Biblioteca
Teatro Cartum
Este projeto, executado pelos artistas Toni D’Agostinho e Willian Germano, leva às bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo uma intervenção personalizada que integra as comemorações do centenário da semana de arte moderna; ao promover a integração entre as artes visuais, música, literatura e encenação, a atividade leva ao público vida e obra dos artistas da primeira geração de modernistas. Composta de 4 ações complementares e simultâneas, a intervenção também faz homenagem aos patronos de cada biblioteca que serve de palco para o projeto:
1- Feitura ao vivo de caricatura de artista modernista em papel especial de grande dimensão (60cm X 42cm);
2- Dramatização de texto, com música especialmente criada para a ação, do autor escolhido - caso o campo artístico seja o da literatura, sendo música ou artes plásticas, criaremos uma encenação cujo conteúdo converse com estilo e obras da personalidade
homenageada;
3- Intervenção de caricaturas ao vivo, com duração de 1 hora, envolvendo os frequentadores do equipamento público.
4- Feitura ao vivo de caricatura da patrona ou patrono, na biblioteca que recebe a apresentação, em tamanho grande (60cm X42cm).
Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 2 horas
Dia 19 de julho às 14h - Biblioteca Affonso Taunay 

POVOS ORIGINÁRIOS - Dia Internacional dos Povos Indígenas

SARAU

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã
Museu do Inusitado
Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã Encontro multi artístico e cultural em formato de Sarau, com foco em integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporais em Música, instrumento e poesia. + Documentário Sobre as aldeias Irexakã e Takua Ju mirin falando sobre os saberes e vivências mas também questionamentos sobre a relação ancestral das aldeias com a natureza e relações com os povos ocidentais. Buscamos uma experimentação livre com conexão das pesquisas artísticas ditas eruditas contemporâneas com a arte periférica e tradicional, trazendo um fazer vivo da arte e do fazer . Descobrimos uma grande conexão do nosso fazer artístico de pesquisa e do fazer com a antrofagia dos artistas de 22 pois o movimento antropofágico defendia promover pensamentos para “engolir” as influências estrangeiras, de forma que os modernistas enxergassem a realidade brasileira dentro delas e pudessem desenvolver uma nova cultura com a cara do país, excluindo, o eurocentrismo da arte, totalmente relacionado com nossa vontade de misturar as linguagens e a arte sempre olhando para nossas comunidades e tradições Este projeto busca propiciar convívio e troca de saberes, reconectando com as formas ancestrais e originárias de transmissão de conhecimento dentro na oralidade e do simples estar junto, tanto para participantes artistas, articuladores, passantes, moradores ou público. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Convidados especiais:
Júlio Guató Karai Jekupé: Da etnia Guató, articulador e Xondaro
Takua Ju Mirim: Liderança Cacique Luciana Yva Verissimo
Aldeia Yrexakã: Liderança Pajé Nino Mirim
Dia 9 de agosto às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

MÚSICA

Música Tupi Guarani com Renato kuaray O'ea

Música Tupi Guarani com Renato kuaray O'ea
Kuaray O’ea
Kuaray O’Ea é músico e txondaro -- significa guerreiro em tupi-guarani. É parte da Terra Indígena Piaçaguera, Peruíbe (SP). Djaguata Djoupiué’i (“Vamos caminhar juntos”) é uma apresentação feita exclusivamente para as bibliotecas municipais, com composições próprias e outras que são parte da tradição tupi-guarani, em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 40 min.
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 10 de agosto às 13h30 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 12 de agosto às 14:00 - Biblioteca Cassiano Ricardo

VISIBILIDADE LÉSBICA - Dia nacional da visibilidade lésbica

SARAU

Sarau Alcova

Sarau Alcova
Coletivo Alcova
Um coletivo composto por mulheres pretas e lésbicas, é sobre a não romantização da resistência, mas, ainda assim é sobre RE(EXISTIR) em legítima defesa.O Sarau Alcova é sobre o íntimo, sobre o segredo contado baixinho, quase que sussurrado, é sobre o que não se grita aos quatro ventos, sobre o abraço que diz muito mesmo sem dizer nada. Sobre o amor próprio que regressou para onde nunca deveria ter saído, é sobre todos os milhões de voltas por cima que uma MULHER precisa dar quando é golpeada por um sistema patriarcal, homofóbico, racista e machista, tudo em prol da tal força que todos dizem que nós temos, mas, não têm coragem para suportar metade do que carregamos.
Alcova, é sobre o revide, a fuga do banzo, sem passagens para o exterior, é sobre o que fica dentro e quase ninguém percebe, é sobre a denúncia feita que quase ninguém escuta, é sobre a lágrima que ninguém seca, é sobre o riso que a muito não se vê. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 9 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Castro Alves
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 24 de agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

SEMANA DA JUVENTUDE

DANÇA

Dance Slam

Dance Slam
Trazendo a integração social por meio da dança, o projeto dance slam utiliza como base coreografias do tiktiok para criar um cenário de batalha com direito a ganhadores e prêmios. E é nesta mesma configuração de integração que o projeto aborda a cada edição dj´s trans ou travesti, desmistificando e agregando a potência da diversidade na construção humana por meio da convivência.
Sem que se perceba, durante este processo trabalharemos a saúde física e mental de nossas crianças e adolescentes, além do reconhecimento de que todo corpo é capaz. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 5 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 17 de agosto às 17h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 18 de agosto às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 31 de agosto às 10h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Sarau Inté Aqui

Sarau Inté Aqui
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
“INTÉ AQUI” é o primeiro livro completo do escritor, músico, ator e slammer “Kenyt”, anteriormente conhecido como Poeta Beká. “Inte aqui” é um evento poético organizado pelo poeta, escritor e músico Kenyt para celebrar seu caminhar e marcar um novo ponto em sua trajetória, o lançamento do seu primeiro livro. Em formato de Sarau, com microfone aberto e convidados especiais, cada encontro é uma oportunidade de partilha, trazendo referências da literatura marginal, da música e das ruas para o centro do palco. Leituras dramáticas, performances poéticas e convidados musicais criam uma atmosfera intimista e um espaço de compartilhamento, a partir do qual o autor provoca, instiga e convida o público para também refletir sobre sua própria trajetória. Classificação indicativa: Jovem/ Adulto (18 a 59 anos). Duração: 60 min.
Dia 3 de agosto às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 5 de agosto às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 12 de agosto às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 17 de agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 26 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 31 de agosto às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

CULTURA POPULAR

MÚSICA

Cortejo Musical e Brincadeiras Culturais
Grupo Festa de Rei
Apresentação de um cortejo que contará com músicas populares, tais como: ciranda, cacuriá e samba de roda inicia uma emocionante volta as origens da cultura popular brasileira. Um mergulho em brincadeiras tradicionais como bolas de sabão gigantes, perna de pau e circenses como malabares convidam crianças grandes e pequenas a viver momentos mágicos de muita alegria, visitando e construindo novas memórias.Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 17 de agosto às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 18 de agosto às 10h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 23 de agosto às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 26 de agosto às 15h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 27 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 30 de agosto às 15h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 31 de agosto às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

CULTURAS NEGRAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Dandara, A Guerreira Quilombola

Dandara, A Guerreira Quilombola [Em referência ao dia do Capoeirista]
Núcleo Histórias de Comadres
Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 17 de agosto às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 19 de agosto às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 20 de agosto às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 22 de agosto às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de agosto às 10h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 25 de agosto às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 26 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

TEATRO

A origem dos tambores

A origem dos tambores
Trupe Mitos e Contos
A Origem dos Tambores é o mais novo espetáculo da Trup3 Mitos & Contos, que partindo da linguagem da palhaçaria e da narratividade, apresentamos para crianças, jovens e adultos o mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.
No mito original, vários macaquinhos de narizes brancos, extremamente curiosos, decidem juntos ir para a árvore mais alta da floresta e subir um nas costas do outro para então formarem uma escada para chegarem até a lua.
A lua, encantada com o trabalho de equipe dos macaquinhos decide presenteá-los com um instrumento feito pelas suas próprias rochas e outros materiais. Esse instrumento sagrado, feito de elementos diretamente da natureza, foi o primeiro tambor que foi trazido à Terra pelos macaquinhos e dado de presente aos Humanos.
Na nossa adaptação, para além de falarmos do respeito que existe e que se deve ter para com esse instrumento ancestral de toda a humanidade, desconstruímos junto do público os estigmas negativos dados aos tambores e construímos e reconstruímos imaginários de beleza, amor e proximidade para com a Cultura Africana e Afro-Diaspórica. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 19 de agosto às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 21 de agosto às 10h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 25 de agosto às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 26 de agosto às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

DIA DO FOLCLORE

CIRCO

O Manuual de uma Princesa

O Manual de uma princesa
Trupe do Fuxico
Funúncia vai parar no mundo dos contos de fadas, em particular no conto da Branca de Neve e acha essa história toda muito estranha.
Espelho, espelho meu será que Funúncia voltará pro mundo que é seu? Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

As Incríveis Famílias Circenses

As Incríveis Famílias Circenses
Cia. Asfalto de Poesia
Clowndete Maria e Mussarella estão com suas malas carregadas de fotos antigas e vasculham memórias de seus ancestrais de picadeiro. Em meio as suas lembranças, encontram histórias de famílias de circenses tradicionais do Brasil e do mundo. E descobrem que família não é só quem tem o mesmo sangue, mas quem tem companheirismo e amor! Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de agosto às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

TEATRO

Quem já foi Velho levanta a mão

Quem já foi Velho levanta a mão
Cia. Teatro no Pires
Duas atrizes e um músico brincam de criar histórias para teatro. E nesta brincadeira teatral, brincam de envelhecer e de voltar a ser criança! Brincam de criar histórias e de perder a memória. Entre uma imaginação e outra, criam a história de uma cidade em que mais ninguém envelhece. E se não envelhecem, não crescem, não namoram, não casam... Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 11 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 13 de agosto às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 17 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 19 de agosto às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 25 de agosto às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 25 de agosto às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

SARAU

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã
Museu do Inusitado
Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã Encontro multi artístico e cultural em formato de Sarau, com foco em integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporais em Música, instrumento e poesia. + Documentário Sobre as aldeias Irexakã e Takua Ju mirin falando sobre os saberes e vivências mas também questionamentos sobre a relação ancestral das aldeias com a natureza e relações com os povos ocidentais. Buscamos uma experimentação livre com conexão das pesquisas artísticas ditas eruditas contemporâneas com a arte periférica e tradicional, trazendo um fazer vivo da arte e do fazer . Descobrimos uma grande conexão do nosso fazer artístico de pesquisa e do fazer com a antrofagia dos artistas de 22 pois o movimento antropofágico defendia promover pensamentos para “engolir” as influências estrangeiras, de forma que os modernistas enxergassem a realidade brasileira dentro delas e pudessem desenvolver uma nova cultura com a cara do país, excluindo, o eurocentrismo da arte, totalmente relacionado com nossa vontade de misturar as linguagens e a arte sempre olhando para nossas comunidades e tradições Este projeto busca propiciar convívio e troca de saberes, reconectando com as formas ancestrais e originárias de transmissão de conhecimento dentro na oralidade e do simples estar junto, tanto para participantes artistas, articuladores, passantes, moradores ou público. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 12 de agosto às 13h - Biblioteca Anne Frank
Dia 20 de agosto às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 23 de agosto às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 26 de agosto às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Brito Broca

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Folclorices

Folclorices
Com Sandra Guzmán e André Gonçalves
A mata inspira mistérios e também abriga criaturas incríveis e é no clarão da noite que os seres encantados vêm conversar com os homens, lembrá-los que eles existem e que a natureza quer ser cuidada. Aqui vamos narrar um conto Folclórico trazendo um dos seres que vivem na mata e é o guardião da vida da floresta.
A conexão do homem com a Terra é algo muito antigo. Há relatos que no início de tudo os homens eram capazes de conversar com as vozes que vinham das profundezas da terra, sabedoria aprendida pelos povos originários – indígenas capazes de curar e ressuscitar um boi que até hoje é cantado e dançado entre as gentes brasileiras.
A água é um dos elementos da natureza que mais mexe conosco. Somos feitos de água... A água faz brotar em nós emoções, sentimentos. Ela é capaz de nos conectar com a nossa essência. É neste universo que a Mãe d’Água, o Boto fazem morada é aí que surgem as mais belas histórias de amor, encontros, reencontros, renascimento...
- Menino vem brincar nas águas do rio, vem lavar pé de menino!!! Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 16 de agosto às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 17 de agosto às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 18 de agosto às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 20 de agosto às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 22 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 24 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 29 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan

O que será que tem no livro?

O que será que tem no livro?
Cia Bisclof
As histórias do projeto “O que será que tem no livro?” têm os cenários e os personagens mais variados como circo, castelos, ruas, princesas, príncipes, palhaços, bailarinas, imperadores, criaturas, crianças... Dá pra achar que as histórias não tem nada a ver uma com a outra, não é? Muito pelo contrário! De dentro de um grande livro cênico são retiradas essas histórias que tratam de temas do nosso dia-a-dia. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 20 de agosto às 10h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 22 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

PRIMEIRA INFÂNCIA

TEATRO

O Velho dos Sonhos

O velho dos sonhos
Cia. LÚDICOS de Teatro Popular
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias.
Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias.
O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, e O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas e maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen. O espetáculo O Velho do Sono foi rebatizado em 2016 para O Velho dos Sonhos. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 31 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Duarte

MÚSICA

Show “O que será que tem?”

Show “O que será que tem?”
Flor de Crejoá
O Grupo Flor de Crejoá traz ao público o Show infantil "O que será que tem?" que mistura o acaso, a música e a poesia. O repertório é formado por canções autorais e cantigas de domínio público. As músicas ou sequências estão escritas em vários cartões que ficam dentro de um “bauzinho mágico” que durante o show são sorteados, tornando o show extremamente interativo e participativo. A sequência das músicas é descoberta na hora do show e penduradas em um varal musical tornando cada show único e especial. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 17 de agosto às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 18 de agosto às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 27 de agosto às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Mundo de Papel

O Mundo de Papel
Trupe BorboLetras
Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Nicolai era um menino que amava desenhar sem parar! Ele via desenhos, formas e cores em tudo. Mas seus pais se preocupavam e, através dos seus óculos grossos, não conseguiam enxergar nem o mundo de papel criado pelo menino, nem o quanto desenhar fazia dele uma criança feliz. Mas um dia, o Nicolai tomou coragem e sugeriu que seus pais tirassem os óculos. Pronto! Um novo mundo surgiu.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 4 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 13 de agosto às 15h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 18 de agosto às 09h30 - Biblioteca Anne Frank
Dia 19 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

Menina com Mãos de Mar

Menina com Mãos de Mar
Cia. Som em Prosa
Acessibilidade: LIBRAS
A Cia Som em Prosa narra a história de uma menina, que sonhava em ser poeta e que um dia esquece da cor dos olhos de sua mãe. De um jeitinho especial, a Cia narra as diferentes camadas sociais da nossa sociedade. História inspirada no conto Olhos D'água de Conceição Evaristo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 27 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

PROGRAMAÇÃO ONLINE

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais

Coletivo Cafuzas em Territórios Virtuais
Coletivo Cafuzas
Nesta apresentação, tem nascimento e morte, tem rio que mais parece mar, tem brincadeira, tem canto e tem dança. Tem festa! Tem peixe que faz criança nadar, cavalo que pensa, tem passarinho que conversa e bezerra que briga com espelho. E tem até lagarta que anuncia o fim do mundo. Tem tudo isso e muito mais nas aventuras de Cazumbinha, uma menina que cresceu no Quilombo Rio das Rãs, no sertão da Bahia. As histórias desta contação foram adaptadas do livro “Histórias da Cazumbinha”, de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas, que contam diferentes episódios da infância de uma das autoras.Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 minutos.
Conversa com a autora (live): 1 hora.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: Facebook transmitido pelo perfil @coletivocafuzas
Bate papo com Kaká Werá Jecupé
Dia 19 de agosto às 18h
Contação de história “As fabulosas fábulas de Iauaretê”
Dia 27 de agosto às 15h
Serão transmitidos de forma simultânea nas seguintes bibliotecas:
- Facebook da Biblioteca Pública Municipal Raimundo de Menezes
- Facebook da Biblioteca Pública Municipal Sérgio Buarque de Holanda
- Facebook da Biblioteca Pública Municipal Vicente de Carvalho

Veja também a programação local das bibliotecas em agosto com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário