quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Jornada do Patrimônio Histórico 2022

A Jornada do Patrimônio é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, e é uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, e foi instituída pela Lei Municipal nº 16.546 de 21 de setembro de 2016. Realizada próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Jornada do Patrimônio ocorre tradicionalmente no terceiro final de semana de agosto, com atividades no sábado e domingo.

Jornada do Patrimônio Histórico 2022

Alguns roteiros de memória, Oficinas e Palestras tem como ponto de partida/encontro as Bibliotecas Públicas Municipais. Reunimos abaixo as atividades da Jornada do Patrimônio Histórico 2022 agendadas nas Bibliotecas Municipais para os dias 20 e 21. Confira abaixo:

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria

Oficina - Nós não semos tatu: Descobrir o Brás e descavar memórias

Oficina - Nós não semos tatu: Descobrir o Brás e descavar memórias
Pela afirmação icônica de Adoniran Barbosa, ao não encontrar o samba convidado por Arnesto, a oficina busca refletir sobre ícones do Brás, perdidos em detalhes patrimoniais de seu território. Através da linguagem artística da colagem, realizada coletivamente, serão trazidos alguns elementos em fotografias impressas do bairro, no passado e no presente, em uma conversa que permitirá exercitar de maneira conjunta o mapeamento de referências e bens culturais que estão perto e longe de nós. Inscrições: brasdetodoomundo@gmail.com
Dia 20 de agosto das 10h30 às 12h

Biblioteca Álvaro Guerra
Av. Pedroso de Morais, 1919 - Pinheiros

Oficina - Mapa poético

Oficina - Mapa poético
Inspirada no poema visual 'O dia da cidade' de Wlademir Dias Pino, a atividade propõe a elaboração coletiva, através dos sentidos, de um mapa. O grupo percorrerá um circuito orientado pela educadora, que incentivarão o despertar de novas percepções dos espaços.O grupo irá elaborar um mapa poético conceitual do percurso realizado e marcar no papel palavras referente ao espaço percorrido e fazer ligações das palavras utilizando o barbante.
Inscrições: No local, com 1 hora de antecedência.
Dia 20 de agosto das 14h às 16h

Biblioteca Álvares de Azevedo
Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria

Oficina e Palestra Jornada do Patrimônio

Oficina - Mão no Barro
A oficina “MÃO NO BARRO” parte do contato com a argila e o ensino de técnicas básicas de modelagem, os pequenos colocaram a mãos na massa, “ops no barro” o contato com a argila proporciona uma experiência riquíssima para os pequenos confeccionar suas próprias peças de cerâmica. Classificação indicativa: a partir dos 5 anos.
Inscrições: (11) 96147-7570 (whatsapp)
Dia 20 de agosto das 14h às 15h

Oficina - Jogos como forma de acolhimento nos museus
Esta conversa oficina tem como objetivo apresentar jogos que podem ser executados em museus por profissionais de qualquer área de formação e facilmente adaptado para pessoas de qualquer idade. Classificação indicativa: a partir de 18 anos
Inscrições: julianarangel.ed@gmail.com
Dia 20 de agosto, das 15h às 16h30

Biblioteca Anne Frank
R. Cojuba, 45 - Itaim Bibi

Jornada-do-Patrimonio BP Anne Frank

Oficina - Histórias de Cultura e Patrimônio Ambiental do Itaim Bibi: memória e preservação
Associação Grupo de Memórias do Itaim Bibi/AGMIB e Instituto Árvores Vivas unidos pela preservação da cultura ambiental do bairro. A oficina apresenta a linha do tempo de ações para valorização do patrimônio ambiental do bairro, e convida todos participantes para darem continuidade nesse movimento por meio de ferramentas de ciência cidadã e participação ativa no cuidado com a natureza e a identidade material e imaterial da cidade, promovendo melhor qualidade de vida para todos.
Inscrições: contato@arvoresvivas.org.br
Dia 20 de agosto das 10h às 12h30

Palestra - O meio artístico paulista e a recepção da cultura Art Nouveau no início do século XX
A palestra aborda as produções artísticas do início do século XX, cuja presença foi apagada, por meio de narrativas que desconsideravam as características nacionais. Veremos detalhes ocultos dos edifícios, ornamentos que fornecem testemunhos do crescimento da cidade, de seus trabalhadores, artistas e artesãos. Esses símbolos tão próximos e, muitas vezes, tão distantes do olhar apressado dos paulistanos em suas rotinas, constituem parte fundamental da nossa história.
Inscrições: arqdanielacosta@gmail.com
Dia 20 de agosto das 14h às 16h

Palestra - A representação da estética Art Nouveau no patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo
Esta palestra tem como objetivo abordar a representação da estética Art Nouveau no patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo, destacando suas manifestações tanto na arquitetura quanto na fachada e na decoração de interiores de edificações públicas e privadas da cidade, tais como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São paulo (Higienópolis), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Sé) e Colégio de Santa Inês (Bom Retiro).
Inscrições: maurisil@gmail.com
Dia 20 de agosto 16h às 17h30

Biblioteca Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4200 Tatuapé

Roteiros de Memórias - Tatuapé, caminhos da cultura

Roteiros de Memórias - Tatuapé, caminhos da cultura
Seguimos para a Biblioteca Hans Christian Andersen que está completando 70 anos, atividade na biblioteca, saindo apresentar para Biblioteca Cassiano Ricardo que também completa 70 anos. Vamos em direção à "Casa do Tatuapé" onde haverá atividade cultural referente ao bairro. No trajeto passaremos pelo "Parque do Piqueri" pela igreja Cristo Rei apreciando as obras de arte ali existentes.
Inscrições: laercioguiadeturismo@gmail.com
Metrô Tatuapé R. Melo Freire - Tatuapé
Dia 20 de agosto das 10h às 13h

Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé

Jornada do Patrimônio Biblioteca Hans Christian Andersen

Visita à Imóveis Históricos - Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Primeira biblioteca da região leste, foi inaugurada em 9 de julho de 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé e passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente. Em novembro de 2007, tornou-se temática em Contos de Fadas.
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Dia 20 de agosto das 10h às 19h

Palestra - Feiras Populares na São Paulo Colonial

Por meio de referências das feiras - livres atuais, fazer um comparativo das feiras, no período colonial e o que ainda temos delas, nos dias atuais.
Inscrições: elianecle@gmail.com
Dia 20 de agosto, das 16h às 17h

Biblioteca Nuto Sant’Anna
Praça Tenório de Aguiar, 32 - Santana

Palestra - Olhar e enxergar Santana

Palestra - Olhar e enxergar Santana
No espaço da tradicional Biblioteca Nuto Sant'Anna uma conversa descontraída sobre a história, a formação, desenvolvimento e curiosidades sobre um dos bairros mais antigos de São Paulo, Santana, na zona norte . Originado da Fazenda de Sant’Ana, propriedade da Companhia de Jesus, destacando ilustres moradores como o Campeão Ayrton Senna, um dos santanenses mais conhecidos e José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.
Inscrições: falcaoandre@gmail.com
Dia 20 de agosto das 10h às 11h

Biblioteca Raimundo Menezes
Av. Nordestina, 780 - Vila Americana

Oficina - Oficina Retalhos da Cidade 60+ - Painel Digital Poético da Cidade

Oficina - Oficina Retalhos da Cidade 60+ - Painel Digital Poético da Cidade
A partir da leitura de poemas da Antologia Poética Retalhos da Cidade mais 60, de organização da autora Jeane Silva, haverá a apresentação das histórias de poetas participantes do livro. Mulheres oriundas de todo o Brasil que escolheram São Paulo como capital de moradia e de seu coração.
Haverá a interação com a leitura de poesias e a apresentação ao final de um painel poético digital sobre a cidade, composto por palavras trazidas pelos participantes durante a oficina. Inscrições: jeanesilva.psi@gmail.com
Dia 20 de agosto das 15h às 16h

Biblioteca Padre José de Anchieta
R. Antônio Maia, 651 - Perus

Jornada do Patrimônio Biblioteca Padre José de Anchieta

Roteiros de Memória - Firmeza Permanente
O Roteiro de visita Firmeza Permanente, relembra algumas histórias da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (patrimônio histórico municipal) e seus desdobramentos, o trabalho na fábrica, as greves, o lazer, a convivência e as Vilas operários que surgiram a partir da implantação da Indústria, para tanto percorrerá lugares históricos do bairro como a Fábrica de Cimento, o sindicato de Perus e a única vila operária, remanescente, a Vila Triângulo.
Inscrições: (11) 96318-7379 Whatsapp
Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta - R. Antônio Maia, 651 - Perus.
Dia 20 de agosto das 9h às 11h

Oficina material educativo e educação patrimonial
A oficina tem o objetivo de refletir sobre diferentes experiências na produção de material educativo no campo do patrimônio cultural (folders, cartilhas, postais), a partir da análise de seus propósitos e estratégias pedagógicas. Na oficina vamos construir uma leitura crítica dos materiais disponíveis, estimulando a elaboração de material educativo próprio do TICP Jaraguá- Perus. A oficina faz parte de uma parceria entre Repep e Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus.
Inscrições: Googleform
Centro de Memória Queixadas - dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta. Rua Antônio Maia, 651 - Vila Perus.
Dia 20 de agosto, das 14h às 16h

Oficina - Ferramentas para a construção de uma nova história: o acervo do Centro de Memória Queixadas
A oficina tem como objetivo apresentar o acervo do Centro de Memória Queixadas e a base de dados utilizada para dar acesso como forma de fomentar a pesquisa e a utilização do acervo. A base de dados será apresentada e proposto que os participantes escolham um tema e realizem uma breve pesquisa no acervo, utilizando a base e materiais ainda não catalogados. A partir dessa pesquisa, os participantes serão convidados a produzir materiais como textos ou áudios relacionados ao tema investigado.
Centro de Memória Queixadas - dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 20 de agosto, das 14h às 17h

Palestra - Mulheres no front - Atuação feminina nos movimentos populares de Perus
As mulheres sempre estiveram presentes e foram muito ativas nos movimentos populares do bairro de Perus. Apesar de todo envolvimento e engajamento destas mulheres, historicamente principalmente no âmbito da memória coletiva participação feminina nessas ações. Portanto, a palestra tem como objetivo principal destacar a atuação feminina em movimentos populares do bairro de Perus em diferentes períodos.
Inscrições: sheila@cmqueixadas.com.br
Centro de Memória Queixadas - dentro da Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 20 de agosto das 11h30 às 13h

Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Av. João Dias, 822 Santo Amaro

Roteiros de Memórias - Cidade ou bairro: a história de Santo Amaro

Roteiros de Memórias - Cidade ou bairro: a história de Santo Amaro
Já imaginou saber sobre a história do município que virou bairro? Ou ainda descobrir sobre o seu passado indígena? Este ano na Jornada do Patrimônio iremos fazer uma caminhada fotográfica pelo eixo histórico de Santo Amaro, saindo da Igreja da Matriz e encerrando na Biblioteca Prefeito Prestes Maia. Venha caminhar e fotografar por Santo Amaro e descobrir que o bairro vai além da estátua do Borba Gato.
Igreja da Matriz - Av. Adolfo Pinheiro, s/n - Santo Amaro
Inscrições: No local, com meia hora de antecedência
Dia 20 de agosto das 14h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário