sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Destaques da Semana - 5 a 11 de agosto

Destaques da semana de 5 a 11 de agosto com programação presencial Biblioteca Viva com Jornada do Patrimônio - Intervenção Artística; Povos Originários - Dia Internacional dos Povos Indígenas - Sarau e Música; Dia Nacional da Visibilidade Lésbica; Semana da Juventude - Dança; Vozes Periféricas; Culturas Negras - Teatro; Dia do Folclore - Teatro e Primeira Infância - Música e Contação de Histórias. 

JORNADA DO PATRIMÔNIO

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Histórias com memórias

Histórias com memórias
Sendero Cultural
Histórias com Memórias é uma intervenção literária itinerante da Sendero Cultural, que vai circular pelas bibliotecas da cidade de São Paulo em busca de tesouros escondidos em suas prateleiras.
Você sabia que a Biblioteca Hans Christian Andersen, é uma biblioteca temática, especializada em Contos de Fadas? E você sabia que Lenyra Fraccarolli, que dá nome a uma Biblioteca na Zona Leste, foi uma pedagoga e bibliotecária, amiga de Monteiro Lobato, com quem idealizou e fundou a primeira biblioteca infantil da cidade de São Paulo - a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato?
Essas e outras curiosidades serão apresentadas por três artistas/caçadores perseguindo um tesouro escondido em diferentes bibliotecas da cidade. Com esta intervenção, a Sendero Cultural trará um pouco da história de cada Biblioteca visitada, seus patronos, preservando algo que temos de tão precioso: a memória. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 5 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Roberto Santos

POVOS ORIGINÁRIOS - Dia Internacional dos Povos Indígenas

SARAU

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã

Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã
Museu do Inusitado
Sarau Museu do inusitado + Documentário sobre Vivências Da Aldeia Takua Ju Mirim e Irexakã Encontro multi artístico e cultural em formato de Sarau, com foco em integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporais em Música, instrumento e poesia. + Documentário Sobre as aldeias Irexakã e Takua Ju mirin falando sobre os saberes e vivências mas também questionamentos sobre a relação ancestral das aldeias com a natureza e relações com os povos ocidentais. Buscamos uma experimentação livre com conexão das pesquisas artísticas ditas eruditas contemporâneas com a arte periférica e tradicional, trazendo um fazer vivo da arte e do fazer . Descobrimos uma grande conexão do nosso fazer artístico de pesquisa e do fazer com a antrofagia dos artistas de 22 pois o movimento antropofágico defendia promover pensamentos para “engolir” as influências estrangeiras, de forma que os modernistas enxergassem a realidade brasileira dentro delas e pudessem desenvolver uma nova cultura com a cara do país, excluindo, o eurocentrismo da arte, totalmente relacionado com nossa vontade de misturar as linguagens e a arte sempre olhando para nossas comunidades e tradições Este projeto busca propiciar convívio e troca de saberes, reconectando com as formas ancestrais e originárias de transmissão de conhecimento dentro na oralidade e do simples estar junto, tanto para participantes artistas, articuladores, passantes, moradores ou público. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Convidados especiais:
Júlio Guató Karai Jekupé: Da etnia Guató, articulador e Xondaro
Takua Ju Mirim: Liderança Cacique Luciana Yva Verissimo
Aldeia Yrexakã: Liderança Pajé Nino Mirim
Dia 9 de agosto às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

MÚSICA

Música Tupi Guarani com Renato kuaray O'ea

Música Tupi Guarani com Renato kuaray O'ea
Kuaray O’ea
Kuaray O’Ea é músico e txondaro -- significa guerreiro em tupi-guarani. É parte da Terra Indígena Piaçaguera, Peruíbe (SP). Djaguata Djoupiué’i (“Vamos caminhar juntos”) é uma apresentação feita exclusivamente para as bibliotecas municipais, com composições próprias e outras que são parte da tradição tupi-guarani, em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 40 min.
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 10 de agosto às 13h30 - Biblioteca Mário Schenberg

VISIBILIDADE LÉSBICA - Dia nacional da visibilidade lésbica

SARAU

Sarau Alcova

Sarau Alcova
Coletivo Alcova
Um coletivo composto por mulheres pretas e lésbicas, é sobre a não romantização da resistência, mas, ainda assim é sobre RE(EXISTIR) em legítima defesa.O Sarau Alcova é sobre o íntimo, sobre o segredo contado baixinho, quase que sussurrado, é sobre o que não se grita aos quatro ventos, sobre o abraço que diz muito mesmo sem dizer nada. Sobre o amor próprio que regressou para onde nunca deveria ter saído, é sobre todos os milhões de voltas por cima que uma MULHER precisa dar quando é golpeada por um sistema patriarcal, homofóbico, racista e machista, tudo em prol da tal força que todos dizem que nós temos, mas, não têm coragem para suportar metade do que carregamos.
Alcova, é sobre o revide, a fuga do banzo, sem passagens para o exterior, é sobre o que fica dentro e quase ninguém percebe, é sobre a denúncia feita que quase ninguém escuta, é sobre a lágrima que ninguém seca, é sobre o riso que a muito não se vê. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 9 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Castro Alves

SEMANA DA JUVENTUDE

DANÇA

Dance Slam

Dance Slam
Trazendo a integração social por meio da dança, o projeto dance slam utiliza como base coreografias do tiktiok para criar um cenário de batalha com direito a ganhadores e prêmios. E é nesta mesma configuração de integração que o projeto aborda a cada edição dj´s trans ou travesti, desmistificando e agregando a potência da diversidade na construção humana por meio da convivência.
Sem que se perceba, durante este processo trabalharemos a saúde física e mental de nossas crianças e adolescentes, além do reconhecimento de que todo corpo é capaz. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 5 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Sarau Inté Aqui

Sarau Inté Aqui
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
“INTÉ AQUI” é o primeiro livro completo do escritor, músico, ator e slammer “Kenyt”, anteriormente conhecido como Poeta Beká. “Inte aqui” é um evento poético organizado pelo poeta, escritor e músico Kenyt para celebrar seu caminhar e marcar um novo ponto em sua trajetória, o lançamento do seu primeiro livro. Em formato de Sarau, com microfone aberto e convidados especiais, cada encontro é uma oportunidade de partilha, trazendo referências da literatura marginal, da música e das ruas para o centro do palco. Leituras dramáticas, performances poéticas e convidados musicais criam uma atmosfera intimista e um espaço de compartilhamento, a partir do qual o autor provoca, instiga e convida o público para também refletir sobre sua própria trajetória. Classificação indicativa: Jovem/ Adulto (18 a 59 anos). Duração: 60 min.
Dia 5 de agosto às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CULTURAS NEGRAS

TEATRO

A origem dos tambores

A origem dos tambores
Trupe Mitos & Contos
A Origem dos Tambores é o mais novo espetáculo da Trupe Mitos & Contos, que partindo da linguagem da palhaçaria e da narratividade, apresentamos para crianças, jovens e adultos o mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.
No mito original, vários macaquinhos de narizes brancos, extremamente curiosos, decidem juntos ir para a árvore mais alta da floresta e subir um nas costas do outro para então formarem uma escada para chegarem até a lua.
A lua, encantada com o trabalho de equipe dos macaquinhos decide presenteá-los com um instrumento feito pelas suas próprias rochas e outros materiais. Esse instrumento sagrado, feito de elementos diretamente da natureza, foi o primeiro tambor que foi trazido à Terra pelos macaquinhos e dado de presente aos Humanos.
Na nossa adaptação, para além de falarmos do respeito que existe e que se deve ter para com esse instrumento ancestral de toda a humanidade, desconstruimos junto do público os estigmas negativos dados aos tambores e construímos e reconstruímos imaginários de beleza, amor e proximidade para com a Cultura Africana e Afro-Diaspórica. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 5 de agosto às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

DIA DO FOLCLORE

TEATRO

Quem já foi Velho levanta a mão

Quem já foi Velho levanta a mão
Cia. Teatro no Pires
Duas atrizes e um músico brincam de criar histórias para teatro. E nesta brincadeira teatral, brincam de envelhecer e de voltar a ser criança! Brincam de criar histórias e de perder a memória. Entre uma imaginação e outra, criam a história de uma cidade em que mais ninguém envelhece. E se não envelhecem, não crescem, não namoram, não casam... Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 11 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

PRIMEIRA INFÂNCIA

MÚSICA

Show “O que será que tem?”

Show “O que será que tem?”
Flor de Crejoá
O Grupo Flor de Crejoá traz ao público o Show infantil "O que será que tem?" que mistura o acaso, a música e a poesia. O repertório é formado por canções autorais e cantigas de domínio público. As músicas ou sequências estão escritas em vários cartões que ficam dentro de um “bauzinho mágico” que durante o show são sorteados, tornando o show extremamente interativo e participativo. A sequência das músicas é descoberta na hora do show e penduradas em um varal musical tornando cada show único e especial. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 6 de agosto às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Mundo de Papel

O Mundo de Papel
Trupe BorboLetras
Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Nicolai era um menino que amava desenhar sem parar! Ele via desenhos, formas e cores em tudo. Mas seus pais se preocupavam e, através dos seus óculos grossos, não conseguiam enxergar nem o mundo de papel criado pelo menino, nem o quanto desenhar fazia dele uma criança feliz. Mas um dia, o Nicolai tomou coragem e sugeriu que seus pais tirassem os óculos. Pronto! Um novo mundo surgiu.
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Veja também a programação local das bibliotecas em agosto com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário