sexta-feira, 29 de julho de 2022

Destaques da Semana - 29 de julho a 4 de agosto

Destaques da semana de 29 de julho a 4 de agosto com programação presencial Biblioteca Viva com com Férias na Biblioteca! - Intervenção Artística, Contação de Histórias, Circo e Intervenção Musical; Virada Sustentável - Intervenção Artística; Culturas Negras, Imigrantes - Contação de Histórias; Jornada do Patrimônio; Dia nacional da visibilidade lésbica; Vozes Periféricas; Dia do Folclore e Primeira Infância.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

FÉRIAS NAS BIBLIOTECAS!

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Praia Literária com Showzinho

Praia Literária com Showzinho
Movimento Vem Brincar
Alalaôôôôôôô, o Vem Brincar chegou ôôôôôô! E que tal, a gente brincar de pirata desbravador dos sete mares ou imaginar que somos uma grande baleia, ou um golfinho fofinho!? Vai ter bolinha de sabão, piscina de bolinha e um show bem gostoso pra gente balançar as cadeiras e entrar no ritmo das férias e da diversão.
Quem vem brincar? Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 1 hora e 30 minutos
Dia 29 de julho às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 30 de julho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Fora da Casa

Fora da Casa
Cia Caju Azul
É um trailer com atividades artísticas e culturais.
Imagine um trailer azul em que crianças e jovens podem ter acesso a atividades artísticas, culturais e educacionais, como se fosse uma casinha de rodas!
Em cada lado desse trailer abre um toldo colorido e vira um “cômodo da casa”. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 2 horas
I. No quarto da arte: história da arte e vivências artísticas
II. No banheiro: música
III. Na sala : livros e jogos com muito raciocínio
IV. Na cozinha: descobertas científicas
Dia 30 de julho às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 31 de julho às 15h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

As Incríveis Famílias Circenses

As Incríveis Famílias Circenses
Cia. Asfalto de Poesia
Clowndete Maria e Mussarella estão com suas malas carregadas de fotos antigas e vasculham memórias de seus ancestrais de picadeiro. Em meio as suas lembranças, encontram histórias de famílias de circenses tradicionais do Brasil e do mundo. E descobrem que família não é só quem tem o mesmo sangue, mas quem tem companheirismo e amor! Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 minutos
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

O Começo de tudo: a ciência e outras histórias e Deuses do Sistema solar

O Começo de tudo: a ciência e outras histórias e Deuses do Sistema solar
Núcleo Esporos de Experiências Artísticas
"O Começo de tudo: a ciência contada e outras histórias e Deuses do Sistema solar" Núcleo Esporos de Experiência Artística - Anna Preta Produções Artísticas São tantas as histórias sobre a origem do mundo, cada cultura tem uma. Selecionamos algumas que tem, como a ciência, o «caos» como origem. Vamos contar de uma forma bem divertida, a versão da ciência moderna sobre a origem do universo e do nosso mundo. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 minutos.
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CIRCO

A Pensão Misteriosa

A Pensão Misteriosa
Los Trespaceros
Os palhaços Tralha e Jiló estão em uma longa viagem para encontrar a tão sonhada cidade de Vivorú. Nesse caminho param para descansar em uma pensão e ficam completamente encantados com a dona do estabelecimento. Esquetes clássicos como “A Flor Maravilhosa”, “A Sonâmbula” e “O Boxe” fazem parte dessa comédia envolvente. Um espetáculo que se comunica com a plateia o tempo todo e que causa uma empatia pela ingenuidade e (ao mesmo tempo) esperteza. Precisamos fazer um resgate do circo clássico, esquetes que vem encantando plateias desde as raízes do circo. Uma valorização da arte circense, mais rara a cada dia. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 29 de julho às 14h - Biblioteca Anne Frank

Quizumba

Quizumba
Rainhas do Radiador
O circo chega na cidade e traz consigo uma novidade: um corpo negro feminino que ocupa o centro do picadeiro e conduz o show, mas será mesmo uma novidade?
Ursa Maior chega com seu circo e arma a maior Quizumba junto com sua Capivara de estimação, trazendo para a cena números autorais de música, magia, mistério e eventos sobrenaturais que prometem muita interação e diversão com o público. Esta palhaça carrega também o seu grande tesouro, o mastro central que mantém de pé este circo atemporal são eles os ícones negros que revolucionaram o circo brasileiro e que, através da arte, conseguiram a sua emancipação.
O espetáculo "Quizumba" propõe uma reverência aos artistas negros ancestrais que fizeram parte da construção do circo brasileiro, homens e mulheres que, desconhecidos do respeitável público, abriram os caminhos para que outros artistas negros pudessem hoje protagonizar a cena. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 29 de julho às 13h30 - Biblioteca Roberto Santos

Precisa-se de mágico

Precisa-se de mágico
Cia Carolipa e Bartô
A partir do improviso, os palhaços fazem um show de mágicas com muita diversão e gargalhadas. Bartolomeu e Carolipa são dois palhaços bem atrapalhados que conseguem um emprego em um circo e desenvolvem um show de mágicas.
Um espetáculo diferente que mistura duas coisas que não podem faltar em um circo: Mágicas e Palhaçadas. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 minutos.
Dia 29 de julho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 30 de julho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

O Manual de uma princesa

O Manual de uma princesa
Trupe do Fuxico
Funúncia vai parar no mundo dos contos de fadas, em particular no conto da Branca de Neve e acha essa história toda muito estranha.
Espelho, espelho meu será que Funúncia voltará pro mundo que é seu? Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 minutos.
Dia 29 de julho às 10h30 - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 30 de julho às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

INTERVENÇÃO MUSICAL

Serenando

Serenando
Cia da Lira
Uma intervenção lírica musical, através das serenatas, a Cia da Lira propõe uma vivência musical que retrata, na contemporaneidade, o exercício da emoção e do encantamento.
O cenário é uma fachada de 2 metros com uma janela na parte superior e outra na parte inferior para crianças e/ou portadores de deficiência física. Oferecemos ao público um cardápio com o repertório de músicas de serestas (ou caipiras, ou infantis) para escolha de sua predileção. Depois de escolhida a música, o homenageado debruça-se sobre a janela enquanto os Músicos/Seresteiros entoam a canção intercalando com poemas. A partir daí cria-se um sentido inovador e contemporâneo para as Serenatas trazendo para um cenário urbano uma manifestação artística frequente no século VI. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 1 hora
Dia 29 de julho às 14h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 30 de julho às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof

VIRADA SUSTENTÁVEL
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Brincantos Recicláveis

Brincantos Recicláveis
Cia Terezinha de Contação de Histórias
A proposta busca resgatar o direito à brincadeira, ao despertar da música e do movimento, estimular as histórias e unir tudo isso, à importância de reciclar!
A criança é um ser reciclador por natureza, ao visualizar brinquedos e brincadeiras em materiais comuns, cotidianos, como caixas de papelão, embalagens, potes, etc. Num ambiente lúdico, o público é convidado a descobrir e manusear brinquedos tradicionais feitos com materiais recicláveis e instrumentos como ganzás e chocalhos, também confeccionados com materiais recicláveis, ao som de brinquedos cantados, cantigas, parlendas e contação de histórias!
Assim, Brincantos recicláveis traz um universo lúdico de possibilidades, unindo brinquedos, brincadeiras, memória, ancestralidade, saberes, cantigas, parlendas e contação de histórias, à necessidade urgente, de se praticar a reciclagem, para a construção de um mundo com seres mais conscientes e menos poluentes. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 1 hora
Dia 29 de julho às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CULTURAS NEGRAS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Mandela e a Lebre: um conto sobre Nelson Mandela [Em referência ao Dia Internacional de Nelson Mandela - 18/07 ]

Mandela e a Lebre: um conto sobre Nelson Mandela [Em referência ao Dia Internacional de Nelson Mandela - 18/07 ]
Cia Oya ô
Inspirado no livro “Mr. Hare meets Mr. Mandela” de Cris Van Wyk convidamos o público a conhecer um pouco sobre a vida de Nelson Mandela pelos olhos de Hare, uma lebre que encontra um nota de 200 rands (moeda oficial da África do Sul) na porta de sua casa, na floresta, e se aventura em uma viagem para devolvê-la ao seu dono.Classificação indicativa: 7 a 14 anos . Duração: 40 minutos.
Dia 29 de julho às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

IMIGRANTES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Crianças ao redor do mundo

Crianças ao redor do mundo
Contos da Lua Vaga
Projeto Imigrantes
“Crianças ao redor do mundo” conta com quatro histórias criadas a partir de pesquisas sobre crianças que saíram de seus países por dificuldades ou guerras e imigraram para países de diferentes culturas, tendo que superar muitos obstáculos para poder se adaptar. As histórias contam porque essas crianças tiveram que deixar sua terra natal e se adaptar a uma nova vida, enfrentando desafios como aprender uma língua diferente e se acostumar com uma nova cultura. Como viver e se tornar adulto longe de casa? Um assunto bastante atual em nosso tempo, principalmente em nossa cidade, onde convivemos com tantos imigrantes e refugiados. Algumas narrativas foram inspiradas pela literatura e outras por imigrantes reais que compartilharam suas histórias, também tendo sido feita uma pesquisa de vídeos da UNICEF sobre crianças refugiadas. As histórias têm músicas cantadas ao vivo com um músico convidado, criadas especialmente para as narrações através de pesquisa sobre a música e a cultura dos países de origem das personagens.
O primeiro Natal em Portugal
Irina, uma menina ucraniana e cristã ortodoxa, passa seu primeiro Natal em Portugal, país no qual seus pais se exilaram. A história mostra as diferenças culturais e a discriminação de Irina pelos colegas de escola.
O caminho de Marwan
A história de um pequeno refugiado que foge da guerra e da fome em seu país, atravessando desertos e mares, sempre se lembrando da voz materna.
Os dois meninos de Kakuma
O cotidiano de dois meninos, Geedi e Deng, que vivem em um campo de refugiados em Kakuma no Quênia, onde hoje vivem cerca de 200 mil pessoas. Eles se perguntam o tempo todo: por que estamos aqui? por que estes conflitos nunca acabam?
A jornada de Hassan
A história de Hassan, um menino sírio que em um dia normal vê sua cidade ser bombardeada e tem que fugir com sua mãe e sua irmã para se salvar, vindo parar no Brasil.
Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 30 de junho às 14h - Biblioteca Roberto Santos

JORNADA DO PATRIMÔNIO

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Histórias com memórias

Histórias com memórias
Sendero Cultural
Histórias com Memórias é uma intervenção literária itinerante da Sendero Cultural, que vai circular pelas bibliotecas da cidade de São Paulo em busca de tesouros escondidos em suas prateleiras.
Você sabia que a Biblioteca Hans Christian Andersen, é uma biblioteca temática, especializada em Contos de Fadas? E você sabia que Lenyra Fraccarolli, que dá nome a uma Biblioteca na Zona Leste, foi uma pedagoga e bibliotecária, amiga de Monteiro Lobato, com quem idealizou e fundou a primeira biblioteca infantil da cidade de São Paulo - a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato?
Essas e outras curiosidades serão apresentadas por três artistas/caçadores perseguindo um tesouro escondido em diferentes bibliotecas da cidade. Com esta intervenção, a Sendero Cultural trará um pouco da história de cada Biblioteca visitada, seus patronos, preservando algo que temos de tão precioso: a memória. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 2 de agosto às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

VISIBILIDADE LÉSBICA - Dia nacional da visibilidade lésbica

SARAU

Sarau Alcova

Sarau Alcova
Coletivo Alcova
Um coletivo composto por mulheres pretas e lésbicas, é sobre a não romantização da resistência, mas, ainda assim é sobre RE(EXISTIR) em legítima defesa.O Sarau Alcova é sobre o íntimo, sobre o segredo contado baixinho, quase que sussurrado, é sobre o que não se grita aos quatro ventos, sobre o abraço que diz muito mesmo sem dizer nada. Sobre o amor próprio que regressou para onde nunca deveria ter saído, é sobre todos os milhões de voltas por cima que uma MULHER precisa dar quando é golpeada por um sistema patriarcal, homofóbico, racista e machista, tudo em prol da tal força que todos dizem que nós temos, mas, não têm coragem para suportar metade do que carregamos.
Alcova, é sobre o revide, a fuga do banzo, sem passagens para o exterior, é sobre o que fica dentro e quase ninguém percebe, é sobre a denúncia feita que quase ninguém escuta, é sobre a lágrima que ninguém seca, é sobre o riso que a muito não se vê. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

Sarau Inté Aqui
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
“INTÉ AQUI” é o primeiro livro completo do escritor, músico, ator e slammer “Kenyt”, anteriormente conhecido como Poeta Beká. “Inte aqui” é um evento poético organizado pelo poeta, escritor e músico Kenyt para celebrar seu caminhar e marcar um novo ponto em sua trajetória, o lançamento do seu primeiro livro. Em formato de Sarau, com microfone aberto e convidados especiais, cada encontro é uma oportunidade de partilha, trazendo referências da literatura marginal, da música e das ruas para o centro do palco. Leituras dramáticas, performances poéticas e convidados musicais criam uma atmosfera intimista e um espaço de compartilhamento, a partir do qual o autor provoca, instiga e convida o público para também refletir sobre sua própria trajetória. Classificação indicativa: Jovem/ Adulto (18 a 59 anos). Duração: 60 min.
Dia 3 de agosto às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo

PRIMEIRA INFÂNCIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O Mundo de Papel

O Mundo de Papel
Trupe BorboLetras
Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Nicolai era um menino que amava desenhar sem parar! Ele via desenhos, formas e cores em tudo. Mas seus pais se preocupavam e, através dos seus óculos grossos, não conseguiam enxergar nem o mundo de papel criado pelo menino, nem o quanto desenhar fazia dele uma criança feliz. Mas um dia, o Nicolai tomou coragem e sugeriu que seus pais tirassem os óculos. Pronto! Um novo mundo surgiu.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Veja também a programação local das bibliotecas em julho e agosto com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário