quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Destaques da semana de 2 a 8 de agosto

SARAU
Sarau Pretuá
Sarau Pretuá
Grupo Kave Studio
“Ser preto, pra nois, um patuá.”
O nome Pretuá traz referência aos patuás, objetos de religião africana que são consagrados a trazer em si o axé de um Orixá ou guia de luz, são usados como amuletos de proteção onde é concentrada a energia desejada.
Nascer negro em um mundo que sofreu e sofre com a discriminação racial é ao mesmo tempo que ser perseguido, também desenvolver sua própria habilidade de se proteger e reprimir qualquer tentativa de opressão à sua história e etnia. O jovem negro que desde cedo, sente na pele um passado de injustiças e oportunidades desiguais, cria dentro de si muito mais que resistência, forma consideráveis qualidades por todo enfrentamento do dia a dia. O resultado? Mais Negros ocupando grandes cargos e em merecidas posições, devidamente informados e munidos de toda garra absorvida, mais que isso, desfrutando de uma liberdade que nunca mais será cessada!
A propagação da cultura negra pela informação transformada em música Rap, é o projeto que Pretuá se propõe a realizar juntamente com os artistas Ursso, Sandrao RZO, Bitrinho, Tio Fresh SP Funk, Déborah Crespo, Dow Raiz e Dj Azul. Juntos representando a nova e velha escola do Rap Nacional, trazem suas narrativas poéticas para exaltar: “ser preto, pra nois, um patuá”.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7 de agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 8 de agosto às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
As crianças que enganaram a morte
As Crianças que enganaram a morte
Grupo Quilombaque
A história Iorubana que viajou do continente africano até o Brasil, de boca em boca, sobrevivendo ao navio negreiro e aos tempos de escravidão. Taió e Caiandê, dois irmãos gêmeos, enfrentam Icu. Aquela que nenhum homem ou mulher havia conseguido expulsar da aldeia de Ifá. Todos a temiam horrivelmente, mas foram duas crianças que com um tambor mágico recebido pela madrinha sereia do mar, a venceram. Venceram a Morte como as crianças nos ensinam a vencer os medos, brincando, fazendo música e dançando. A Brincaderia acompanha as crianças na poesia das vozes da infância. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Contação de histórias e música
Com Sabino Lopes e Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indica: Livre.
Dia 8 de agosto às 10h30 - Biblioteca Belmonte

Julia
Cia Blimunda
“Julia” traz a narração de dois contos da escritora Julia Lopes de Almeida que abordam a situação da mulher em uma sociedade patriarcal, através da história de uma mãe e seu filho e da história de uma jovem que sente na carne o preconceito social intervindo na conquista da maternidade. A esses textos crus, cruéis, mesclam-se, no espetáculo, trechos da vida da autora e um diálogo com o público, convidado a participar, narrando impressões e memórias a respeito de amor, maternidade, violência. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Mazé! De onde vem? Quem é?
AIVU Teatro
Essa é a história da Mazé. Ela mora numa cidade grande, num prédio grande, no oitavo andar de um apartamento pequeno. E ela tem uma vó, que mora numa cidade pequena, num bairro tranquilo, numa casa simples com um pé de “mixirica” no quintal. A Mazé é menina perguntadeira. Ela gosta de saber a origem das coisas e o significado das palavras. Mas ela nunca tinha perguntado a origem do seu próprio nome e tampouco sabia o queria dizer a palavra morte. Até que ela descobre que os nomes guardam muitas histórias e que a morte faz parte da experiência da vida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de agosto às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 6 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 8 de agosto às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Histórias de Arrepiar
Cia Duo Encantado
Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas. Classificação indicativa: Livre . Duração: 40 min.
Dia 2 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo

Quartas com Histórias na Hans
Pricila Fiorante conta Contos de Hans Christian Andersen
Dia 7 de agosto às 10h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Critica da economia política: o processo de produção do capital”, de Karl Marx. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 5 de agosto às 19 horas – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CIRCO
Peripécias
Peripécias
Com Trupe de Peripécias
Neste espetáculo, o grande show de circo acontece com um único palhaço em cena. Na condição de “artista completo” do circo, o Palhaço Tchutchuco realiza inúmeras habilidades que misturam monociclo, malabarismo, equilibrismo, chicote cômico, mímica, mágica e muito bom humor. O palhaço mostra toda sua habilidade e versatilidade sem deixar de lado a tradição do circo brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 3 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

A Andarilha
Grupo Rainhas do Radiador
O espetáculo traz para a cena a palhaça com trajes de uma "Andarilha" que busca um lugar para morar com seu filho que só ela enxerga dentro de um carrinho de bebê. A palhaça no estilo tramp feminina com trajes de andarilha, desperta no público reflexões sobre questões da mulher, como maternidade, e abre o olhar para o preconceito que carregamos dia a dia sobre as diferentes formas de existir. O público de imediato se identifica com a palhaça que, ao mesmo tempo em que é dotada de fragilidades vistas como loucura, traz consigo uma força gigante de se manter de pé criando seu próprio universo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de agosto às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Yo Si Tu No - Um elogio a Bobagem
Cia. Irmãos Sabatino
Um espetáculo de palhaçaria clássica, onde dois palhaços excêntricos buscam o melhor lugar para sua apresentação musical, mas nem sempre obtém sucesso e criam assim o inesperado através números divertidos e do improviso... O espetáculo possui técnicas de acrobacias de solo - os saltos e quedas - e também do teatro físico. Esta fusão de linguagens confere fluidez e lirismo aos cômicos tapas, tombos e abraços, divertindo o público de todas as idades, onde o lema é permitir-se ao riso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 2 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 7 de agosto às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 8 de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

TEATRO
Um Lugar Chamado Sim
Um lugar chamado sim
O Trem Companhia de Teatro
Cansadas de ouvir tantos “nãos”, três andarilhas procuram por “um lugar chamado sim”. Ao viajarem ao redor do mundo, encontram a resposta através de histórias da oralidade mundial. No amor da mãe indígena, na generosidade da anciã celta, na união gerada pela donzela chinesa e na solidariedade das mulheres sábias da África é possível revelar o “sim” que soluciona a maior parte dos nossos conflitos. Trata-se de histórias contadas de forma lúdica e interativa, com sonoridades tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 1º de agosto às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 2 de agosto às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 6 de agosto às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 7 de agosto às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Nefelibato
Era o ano de 1990, e o país voltava a ter um governo eleito democraticamente. A inflação galopante exigia medidas drásticas. A saída da nova equipe econômica foi confiscar parte da caderneta de poupança da população. Tal medida levou milhares de brasileiros ao desespero e à bancarrota. Muitos enlouqueceram. Esse é o caso de Anderson (Luiz Machado), que amargou outras perdas em sua vida: seu negócio, um ente querido e um grande amor. Isso tudo o leva a perambular pelas ruas. Esse andarilho é a figura central de Nefelibato, monólogo escrito por Regiana Antonini. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Torturas de um coração ou Em boca fechada não entra Mosquito
Cia. de Teatro Diversão & Arte
Comédia de Ariano Suassuna, originalmente escrita para teatro de mamulengos e adaptada para ser encenada em espaços convencionais e não convencionais por atores e atrizes. Com música executada ao vivo e resoluções cênicas simples a peça é um divertisment inspirada nos moldes da comédia popular e com referência a Carlo Goldoni, cheio de quiproquós e situações cômicas provocadas pelas artimanhas de Benedito, personagem eixo da trama. Na ocasião Benedito está apaixonado e para conquistar o coração da jovem Marieta precisa vencer o Valente da cidade Vicentão e Cabo Setenta, ambos pretendentes da moça. Benedito usa da sagacidade para impor medo aos oponentes e triunfar. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 55 min.
Dia 3 de agosto às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 6 de agosto às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 8 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schimidt

Raiz do Sonho
Cia. Quinquió
O espetáculo de teatro “Raiz do Sonho” nasceu inspirado nos versos do poeta Manoel de Barros. O objetivo é despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as pequenas coisas da vida, mostrando o quanto são importantes. Tudo através de uma divertida narrativa acompanhada por jogos e brincadeiras. O brincar pertence a todo ser humano. E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e também - por que não? - a realização deles.
A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 2 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 4 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

MÚSICA
Pausa na Leitura, com Joe Barbosa
Pausa na leitura, com Joe Barbosa
O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.
Dia 2 de agosto às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Conserto e Lanternagem
O espetáculo traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, côcos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre | Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 3 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Cello Choro
Repertório repleto de composições clássicas do choro de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de choros mais recentes e composições próprias.
Cello Choro inova com o violoncelo, surgido na Itália do século XVI com uma tessitura ampla e única, dando um tom lírico e marcante ao choro incorporado à formação clássica de flauta, pandeiro, cavaco e violão de 7 cordas. Classificação indicativa: Livre Duração: 50 min.
Dia 3 de agosto às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Rap Plus Size
Rap Plus Size, formado por Sara Donato e JUPI77ER, é um duo de Rap, Hip Hop e Funk, que desde 2016 se juntaram na música como forma de expressão para combater a gordofobia, o machismo, o racismo, a LGBTfobia e todo tipo de opressão.60 min. 12 anos.
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Corcel
Corcel é uma banda folk feminina paulistana. Com formação de violões, banjo, bandolim, baixo, ukulele, gaita, escaleta, teclado e melodias e composições originais, o repertório da banda exibe músicas autorais e releituras de estilo único, apresentando exclusivos timbres vocais, ritmos marcantes, e uma identidade capaz de agradar os mais diversos públicos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Mirianês Zabot
No show a cantora entoa canções de seu segundo álbum ? Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu. Fazem parte do repertório músicas como: Caminhos do Coração, Com a Perna no Mundo, Sangrando, Comportamento Geral e Espere por mim, Morena. Os arranjos trazem uma sonoridade que dá vida nova às canções moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 2 de agosto às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 7 de agosto às 10h - Biblioteca Brito Broca

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
"?coreoCLARICEar?"
coreoCLARICEar
Núcleo Tríade
No "?coreoCLARICEar?", o jogo parte do universo criado por Clarice Lispector em suas obras escritas, principalmente as direcionadas para as crianças. Inspirado nas histórias, personagens, temas profundamente filosóficos e na poesia da autora. Cada participante desenha sua coreografia por um tabuleiro-performático compostos por "trilhas" e "estações". As trilhas representam as diferentes relações dos participantes com os temas; já as estações são espaço para manifestações (dançadas, performativas, escritas, desenhadas, escultóricas, etc) dos participantes em resposta a perguntas e/ou “desafios” propostos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 2 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 3 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 4 de agosto às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Cantigas em Libras
gRUPO êBA!
Com o objetivo de sensibilizar e aproximar o público ouvinte da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, assim como criar referências linguísticas para crianças surdas, desmistificando os preconceitos com esta língua, o grupo êBA desenvolveu a vivência Cantigas em Libras, voltado para crianças e adultos. A proposta visa destrinchar as possibilidades de tradução da letra das cantigas tradicionais da infância em Língua Portuguesa para encontrar uma melhor forma de se brincar em Língua de Sinais, por meio de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 8 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

INFANTIL
Sacizada - Inimar dos Reis
Sacizada - Inimar dos Reis 
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque, com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-músical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

As Piratas
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de agosto às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 7 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre.Duração: 50 min.
Dia 7 de agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

OFICINAS, CURSOS e ENCONTROS
Jogoteca Itinerante
Jogoteca Itinerante
Com Marco Aurelio da Silva
Um espaço interativo com jogos de tabuleiro para proporcionar troca de conhecimento e muita DIVERSÃO. 
Dia 2 de agosto às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Oficina de Criatividade Literária
Com Márcia Kupstas, professora e autora de mais de 150 livros premiados.
Dia 3 de agosto às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
(Lotado)

Pintura com tinta de terra
Com Muriqui Educação Ambiental
Você já ouviu falar de tinta de terra? Por acaso já fez alguma pintura utilizando essa tinta natural? Gostaria de aprender? Convidamos a todos para participar dessa oficina para que você aprenda como fazer a tinta de terra e deixe a imaginação rolar para realizar muitas pinturas!
Dia 7 de agosto às 14h – Biblioteca Raul Bopp

Psicodrama Público na Biblioteca: Vida Cena Poesia
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 7 de agosto às 19h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.
Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros. Indicado para músicos. Duração 180 min.
Dias 3, 10, 17 e 24 de agosto às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

EXPOSIÇÃO
Repintando Lobato
Cores e formas de quem pintava com as palavras. Um tributo à Conceição Molinaro criadora do Projeto Revivendo Lobato no Sítio do Picapau Amarelo, morada do notável escritor Taubateno. Fábio Scarenzi, Fernanda Nogaroto, Mara Gonçalves artistas plásticos de Taubaté unidos pela amizade, pelo amor a arte, a amizade e o carinho por Conceição Molinaro e admiração pelo escritor Monteiro Lobato.
Local: Saguão da Biblioteca
De 28 de Julho a 27 de Agosto, das 8h às 18h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

A Maciez das Cores , de Helena Falconi
O experimentalismo poético tem levado Helena Falconi a transitar por diversas linguagens, numa relação livre de múltiplas possibilidades estéticas. As obras atuais são o resultado de uma longa relação da artista com a pintura. São produções expressivas, vibrantes, vigorosas e repletas de sensualidade cromática. A técnica da Feltragem adicionou materialidade, volume, maciez e aconchego às suas criações. A lã de carneiro foi incorporada no seu processo criativo com maestria. Na superfície da sua obra acontece um lindo diálogo entre cores, tonalidades e plasticidade cromática. Curadoria e orientação de Waldo Bravo.
Abertura: Dia 5 de agosto, às 19 horas
De 6 a 31 de agosto de 2019 – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CINEMA NAS BIBLIOTECAS
Cine na Cora
De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro
Back to the Future, EUA, 1985, 115 min., DVD
Direção: Robert Zemeckis. Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson.
Um jovem aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista em um Delorean, retornando aos anos 50.
Classificação indicativa: Livre.
Dia 8 de Agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


 Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário