quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Destaques da semana de 9 a 15 de agosto

SARAU
Sarau Pretuá
Grupo Kave Studio
“Ser preto, pra nois, um patuá.”
O nome Pretuá traz referência aos patuás, objetos de religião africana que são consagrados a trazer em si o axé de um Orixá ou guia de luz, são usados como amuletos de proteção onde é concentrada a energia desejada.
Nascer negro em um mundo que sofreu e sofre com a discriminação racial é ao mesmo
tempo que ser perseguido, também desenvolver sua própria habilidade de se proteger e
reprimir qualquer tentativa de opressão à sua história e etnia. O jovem negro que desde
cedo, sente na pele um passado de injustiças e oportunidades desiguais, cria dentro de si muito mais que resistência, forma consideráveis qualidades por todo enfrentamento do dia a dia. O resultado? Mais Negros ocupando grandes cargos e em merecidas posições, devidamente informados e munidos de toda garra absorvida, mais que isso, desfrutando de uma liberdade que nunca mais será cessada!
A propagação da cultura negra pela informação transformada em música Rap, é o projeto que Pretuá se propõe a realizar juntamente com os artistas Ursso, Sandrao RZO, Bitrinho, Tio Fresh SP Funk, Déborah Crespo, Dow Raiz e Dj Azul. Juntos representando a nova e velha escola do Rap Nacional, trazem suas narrativas poéticas para exaltar: “ser preto, pra nois, um patuá”.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 10 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Histórias de Arrepiar Cia Duo Encantado
Histórias de Arrepiar
Cia Duo Encantado
Um fio dourado imaginário conduzirá os ouvintes até as Histórias de Arrepiar. O ambiente é medonho e esconde personagens terríveis como bruxas, fantasmas, monstros e assombrações. A sonoplastia vai compondo o clima de suspense e mistério. O repertório composto por histórias tradicionais da literatura oral mundial é todo costurado com cantigas e brincadeiras de causar arrepios de medo até nas crianças mais corajosas. Classificação indicativa: Livre . Duração: 40 min.
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey

As Crianças que enganaram a morte
Grupo Quilombaque
A história Iorubana que viajou do continente africano até o Brasil, de boca em boca, sobrevivendo ao navio negreiro e aos tempos de escravidão. Taió e Caiandê, dois irmãos gêmeos, enfrentam Icu. Aquela que nenhum homem ou mulher havia conseguido expulsar da aldeia de Ifá. Todos a temiam horrivelmente, mas foram duas crianças que com um tambor mágico recebido pela madrinha sereia do mar, a venceram. Venceram a Morte como as crianças nos ensinam a vencer os medos, brincando, fazendo música e dançando. A Brincaderia acompanha as crianças na poesia das vozes da infância. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 9 de agosto às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Giácomo
Dia 14 de agosto às 10h - Biblioteca Helena Silveira

Julia
Cia Blimunda
“Julia” traz a narração de dois contos da escritora Julia Lopes de Almeida que abordam a situação da mulher em uma sociedade patriarcal, através da história de uma mãe e seu filho e da história de uma jovem que sente na carne o preconceito social intervindo na conquista da maternidade. A esses textos crus, cruéis, mesclam-se, no espetáculo, trechos da vida da autora e um diálogo com o público, convidado a participar, narrando impressões e memórias a respeito de amor, maternidade, violência. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Mazé! De onde vem? Quem é?
AIVU Teatro
Essa é a história da Mazé. Ela mora numa cidade grande, num prédio grande, no oitavo andar de um apartamento pequeno. E ela tem uma vó, que mora numa cidade pequena, num bairro tranquilo, numa casa simples com um pé de “mixirica” no quintal. A Mazé é menina perguntadeira. Ela gosta de saber a origem das coisas e o significado das palavras. Mas ela nunca tinha perguntado a origem do seu próprio nome e tampouco sabia o queria dizer a palavra morte. Até que ela descobre que os nomes guardam muitas histórias e que a morte faz parte da experiência da vida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 13 de agosto às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 de agosto às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Quartas com Histórias na Hans
Liz Moura com o Projeto Andersen na Maleta
Dia 14 de agosto às 10h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
Tertúlia Dialógica Literária
Tertúlia Dialógica Literária
Com a educadora Cristiane Casquet. Leitura da obra O príncipe feliz, de Oscar Wilde
Atividade cultural e educativa, desenvolvida em torno da leitura de livros da Literatura Clássica Universal, que busca a aproximação com a cultura clássica e o conhecimento científico acumulado pela humanidade. Promove a construção coletiva de significado, reflexões e diálogos, a partir de diferentes e possíveis interpretações de um mesmo texto. Classificação indicativa: 10 anos
Biblioteca Viriato Corrêa - (adiado para 3 de setembro às 14h30)

Mediação de Leitura
Mediação de leitura literária para a 1ª. Infância com escritores modernistas Monteiro Lobato e Câmara Cascudo - Saci. Classificação indicativa: Livre
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral


Leve e compartilhe
Doação de livros doados pela comunidade. O leitor após a leitura doa o livro para outra pessoa. Classificação indicativa: Livre.
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

CIRCO
Peripécias
Com Trupe de Peripécias
Neste espetáculo, o grande show de circo acontece com um único palhaço em cena. Na condição de “artista completo” do circo, o Palhaço Tchutchuco realiza inúmeras habilidades que misturam monociclo, malabarismo, equilibrismo, chicote cômico, mímica, mágica e muito bom humor. O palhaço mostra toda sua habilidade e versatilidade sem deixar de lado a tradição do circo brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Catappum - Grupo TIC Cultural
Catappum
Grupo TIC Cultural
Em uma “cidade sem vida” todos os habitantes estão paralisados, não se sabe porquê.
Numa manhã de garoa cinzenta, um barulho ensurdecedor desperta apenas dois habitantes, (Shorts e Calarças), que tentam acordar os outros.
No meio do grande mistério, os atrapalhados palhaços Shorts e Calarças percebem que estão sozinhos e podem manipular os corpos dos habitantes como quiserem.
Com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia, os palhaços abrem o campo lúdico para satirizar a cidade ocupando o poder pela primeira vez. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 14 de agosto às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo

A Andarilha
Grupo Rainhas do Radiador
O espetáculo traz para a cena a palhaça com trajes de uma "Andarilha" que busca um lugar para morar com seu filho que só ela enxerga dentro de um carrinho de bebê. A palhaça no estilo tramp feminina com trajes de andarilha, desperta no público reflexões sobre questões da mulher, como maternidade, e abre o olhar para o preconceito que carregamos dia a dia sobre as diferentes formas de existir. O público de imediato se identifica com a palhaça que, ao mesmo tempo em que é dotada de fragilidades vistas como loucura, traz consigo uma força gigante de se manter de pé criando seu próprio universo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 14 de agosto às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Yo Si Tu No - Um elogio a Bobagem
Cia. Irmãos Sabatino
Um espetáculo de palhaçaria clássica, onde dois palhaços excêntricos buscam o melhor lugar para sua apresentação musical, mas nem sempre obtém sucesso e criam assim o inesperado através números divertidos e do improviso... O espetáculo possui técnicas de acrobacias de solo - os saltos e quedas - e também do teatro físico. Esta fusão de linguagens confere fluidez e lirismo aos cômicos tapas, tombos e abraços, divertindo o público de todas as idades, onde o lema é permitir-se ao riso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Raul Bopp

TEATRO
Torturas de um coração ou Em boca fechada não entra Mosquito
Torturas de um coração ou Em boca fechada não entra Mosquito
Cia. de Teatro Diversão & Arte
Comédia de Ariano Suassuna, originalmente escrita para teatro de mamulengos e adaptada para ser encenada em espaços convencionais e não convencionais por atores e atrizes. Com música executada ao vivo e resoluções cênicas simples a peça é um divertisment inspirada nos moldes da comédia popular e com referência a Carlo Goldoni, cheio de quiproquós e situações cômicas provocadas pelas artimanhas de Benedito, personagem eixo da trama. Na ocasião Benedito está apaixonado e para conquistar o coração da jovem Marieta precisa vencer o Valente da cidade Vicentão e Cabo Setenta, ambos pretendentes da moça. Benedito usa da sagacidade para impor medo aos oponentes e triunfar. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 55 min.
Dia 9 de agosto às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 10 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Um lugar chamado sim
O Trem Companhia de Teatro
Cansadas de ouvir tantos “nãos”, três andarilhas procuram por “um lugar chamado sim”. Ao viajarem ao redor do mundo, encontram a resposta através de histórias da oralidade mundial. No amor da mãe indígena, na generosidade da anciã celta, na união gerada pela donzela chinesa e na solidariedade das mulheres sábias da África é possível revelar o “sim” que soluciona a maior parte dos nossos conflitos. Trata-se de histórias contadas de forma lúdica e interativa, com sonoridades tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 15 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

O Enigma de Candira
Grupo Arte Nossa de Cada Dia
Baseado no livro Agitação à Beira-Mar, de Leusa Araujo
A jovem Laurita e seus pais passaram a viver há poucos meses na pacata Candira, uma cidadezinha litorânea, onde a pesca é a principal atividade econômica da população.
Apesar de tranquila, a comunidade local trava uma luta na justiça contra um poderoso empresário que garante que todas as terras da região lhe pertencem. Além disso, Laurita percebe que há outro enigma sobre o passado candirense e decide desvendá-lo, com a ajuda de suas amigas nativas, Analu e Estela, e de Rui (um primo deficiente visual que sonha atravessar o oceano sozinho com seu próprio barco).
Será que a turminha cumprirá tal missão? Embarque junto nessa e descubra…
Dia 11 de agosto às 11h30 – Biblioteca Viriato Corrêa

Raiz do Sonho
Cia. Quinquió
O espetáculo de teatro “Raiz do Sonho” nasceu inspirado nos versos do poeta Manoel de Barros. O objetivo é despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as pequenas coisas da vida, mostrando o quanto são importantes. Tudo através de uma divertida narrativa acompanhada por jogos e brincadeiras. O brincar pertence a todo ser humano. E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e também - por que não? - a realização deles.
A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 9 de agosto às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 10 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

MÚSICA
Café, Conserto e Lanternagem
Café, Conserto e Lanternagem
O espetáculo traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, côcos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre | Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 9 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Corcel
Corcel é uma banda folk feminina paulistana. Com formação de violões, banjo, bandolim, baixo, ukulele, gaita, escaleta, teclado e melodias e composições originais, o repertório da banda exibe músicas autorais e releituras de estilo único, apresentando exclusivos timbres vocais, ritmos marcantes, e uma identidade capaz de agradar os mais diversos públicos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 13 de agosto às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Madrigal “O Café” - Edu Viola
Mário de Andrade escreveu o texto da Ópera “ O Café - Tragédia Secular” entre 1933 e 1942, mas restringiu-se ao texto poético e as diretrizes de sua montagem. Passaram-se 53 anos até surgir um parceiro: o lendário lutier e músico Edu Viola, que hoje com 72 anos tem uma música múltipla e agregadora que reinventa a vida nos anos 60 e 70, revelando os sentidos da busca pelo mito de uma geração. O Café combina de maneira explícita e harmoniosa sensibilidade musical com habilidade poética e questionamentos político-sociais, compondo um texto marcante que gira em torno do declínio da maior riqueza do Brasil no início do século 20. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 9 de agosto às 19h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

Mirianês Zabot
No show a cantora entoa canções de seu segundo álbum ? Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu. Fazem parte do repertório músicas como: Caminhos do Coração, Com a Perna no Mundo, Sangrando, Comportamento Geral e Espere por mim, Morena. Os arranjos trazem uma sonoridade que dá vida nova às canções moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Milton Santos

O Novo Rei de Beleléu
A Cia. Ouro Velho
Baseada no universo dos folguedos populares - como a Folia de Reis, o Boi-Bumbá e o Maracatu – a fábula de Lara Hassum e Paulo Marcos faz uma veemente defesa do lugar da Arte e dos Sonhos em um mundo cada vez mais gerido por valores duvidosos, como a ganância, a intolerância e a indiferença.
Com música ao vivo e muita percussão, a companhia apresenta a história do Reino de Beleléu que, após o desaparecimento de seu Velho Rei, mergulhou em uma terrível epidemia da doença do Tanto-Faz. Em Beleléu, agora, tudo tanto faz. Mas, os últimos Sonhos que restaram na cidade irão fazer de tudo para impedir que o trono caia nas mãos erradas. Nessa missão, irão contar com a ajuda do herói-sanfoneiro Gabriel, a única pessoa capaz de animar os doentes e salvar o Reino. Classificação indicativa: a partir de 7 anos. Duração: 60 min.
Dia 15 de agosto às 10h e às 15h – Biblioteca Brito Broca

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Cantigas em Libras com o gRUPO êBA
Cantigas em Libras
gRUPO êBA!
Com o objetivo de sensibilizar e aproximar o público ouvinte da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, assim como criar referências linguísticas para crianças surdas, desmistificando os preconceitos com esta língua, o grupo êBA desenvolveu a vivência Cantigas em Libras, voltado para crianças e adultos. A proposta visa destrinchar as possibilidades de tradução da letra das cantigas tradicionais da infância em Língua Portuguesa para encontrar uma melhor forma de se brincar em Língua de Sinais, por meio de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Dia 9 de agosto às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 14 de agosto às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 15 de agosto às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

coreoCLARICEar
Núcleo Tríade
No "?coreoCLARICEar?", o jogo parte do universo criado por Clarice Lispector em suas obras escritas, principalmente as direcionadas para as crianças. Inspirado nas histórias, personagens, temas profundamente filosóficos e na poesia da autora. Cada participante desenha sua coreografia por um tabuleiro-performático compostos por "trilhas" e "estações". As trilhas representam as diferentes relações dos participantes com os temas; já as estações são espaço para manifestações (dançadas, performativas, escritas, desenhadas, escultóricas, etc) dos participantes em resposta a perguntas e/ou “desafios” propostos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 9 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 13 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

INFANTIL
As Piratas
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 13 de agosto às 10h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 14 de agosto às 10h - Biblioteca Pedro Nava


CURSOS , ENCONTROS E OFICINAS
Jogoteca Itinerante
Jogoteca Itinerante
Com Marco Aurelio da Silva
Um espaço interativo com jogos de tabuleiro para proporcionar troca de conhecimento e muita DIVERSÃO.
Dia 9 de agosto às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Minicurso História da África: da Magna da África até o neocolonialismo, os séculos XX/XXI e os dias atuais.
Com Prof. Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento
O curso busca contribuir no entendimento e compreensão do continente africano, destacando suas pluralidades culturais, econômicas, políticas e ambientais até a chegada do então europeu ao continente.
Além disso, a proposta do curso tem dois objetivos fundamentais: a) busca contribuir para apresentar e apreciar a África Negra como continente que favoreceu a origem e o desenvolvimento do Ser Humano; e b) auxiliar a compreensão de que a África precisaria ser indenizada frente à diáspora e colonização que sofreu, para que pudesse voltar a compor o desenvolvimento das grandes nações. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 10 agosto às 10h - Biblioteca Paulo Duarte

Círculo de Biblioterapia: “Homens (autores) que me acompanham”
Com a Profa. Christyanne Bueno
Um cuidado com o desenvolvimento do ser mediante a leitura e a narração de histórias
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 12  de agosto às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Meu primeiro livro fotográfico
Com Melissa Szymanski
Oficina de fotografia para crianças. 8 encontros.
Classificação indicativa: 7 a 12 anos. Duração 180 min.
Segundas-feiras, 12 de agosto a 30 de setembro às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Curso de contação de histórias para iniciantes
Com José Carvalho
Destinado a pessoas que queiram resgatar o universo lúdico e promover o incentivo à leitura e imaginação. Serão desenvolvidos jogos teatrais, mediação de leitura, expressão corporal, vocal, improviso e desinibição. (5 encontros)
Segundas-feiras, de 12 de agosto a 10 de setembro, das 15h30 às 17h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Mulheres por si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 120 min.
Dia 12 de agosto às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Palestra - Arquitetura e Sustentabilidade
Com as arquitetas Dayane Rodrigues e Thaís Araujo.
Classificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.
Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros. Indicado para músicos. Duração 180 min.
Sábados de agosto às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

EXPOSIÇÃO
Repintando Lobato
Cores e formas de quem pintava com as palavras. Um tributo à Conceição Molinaro criadora do Projeto Revivendo Lobato no Sítio do Picapau Amarelo, morada do notável escritor Taubateno. Fábio Scarenzi, Fernanda Nogaroto, Mara Gonçalves artistas plásticos de Taubaté unidos pela amizade, pelo amor a arte, a amizade e o carinho por Conceição Molinaro e admiração pelo escritor Monteiro Lobato.
Local: Saguão da Biblioteca
De 28 de Julho a 27 de Agosto, das 8h às 18h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

A Macies das Cores , de Helena Falconi
O experimentalismo poético tem levado Helena Falconi a transitar por diversas linguagens, numa relação livre de múltiplas possibilidades estéticas. As obras atuais são o resultado de uma longa relação da artista com a pintura. São produções expressivas, vibrantes, vigorosas e repletas de sensualidade cromática. A técnica da Feltragem adicionou materialidade, volume, maciez e aconchego às suas criações. A lã de carneiro foi incorporada no seu processo criativo com maestria. Na superfície da sua obra acontece um lindo diálogo entre cores, tonalidades e plasticidade cromática. Curadoria e orientação de Waldo Bravo.
Abertura: Dia 5 de agosto, às 19 horas
De 6 a 31 de agosto de 2019 – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CINEMA NAS BIBLIOTECAS
Cine na Cora
Batmam Begins

Batmam Begins
EUA, Reino Unido, 2005, 139 min., DVD
Direção: Christopher Nolan. Elenco: Christian Bale, Katie Holmes, Michael Caine.
Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários.
Classificação indicativa: a partir dos 10 anos.
Dia 15 de Agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

 Festival Cine + Cidadania na Affonso Taunay

O Último PoemaO Último Poema
BRA, 2015, Documentário, 70 min., DVD
Direção: Mirela Kruel. Elenco: Helena Maria Balbinot, Janaína Kremer, Rodrigo Fiatt e Ana Júlia Chiodi Alberti.
Helena Maria Balbinot, professora do interior do Rio Grande do Sul, se correspondeu durante 24 anos com Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro. O filme revela parte desta rica correspondência. Em cenas poéticas e de extrema beleza, esta amizade é reinventada, ressignificada, tecendo no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Drummond.
Classificação indicativa: adultos
Duração: 120 min. (filme + debate). Convidado: Pedro Abhull.
Dia 13 de agosto às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

Um Salve Doutor
 Um Salve Doutor
BRA, 2015, 90 min., DVD.
Direção: Rodrigo Sousa e Sousa. Elenco: Andrio Candido, Luísa Valente, Dill Magno, Mariana e grande elenco.
As vidas de Kopolla, Aline, Auri e Luanda se entrelaçam na trajetória de KPG, que volta ao bairro após três anos de internação na Fundação Casa. Entre reorganizar sua vida, finalizar historias mal acabadas e começar um novo amor, o filme nos conta um sequestro que esse anti herói cometeu e nos leva a desvendar os “porquês” desta tragédia urbana, contemporânea e histórica. Classificação indicativa: 14 anos.
Duração: 120 min. (filme + debate). Convidado: Andrio Candido.
Dia 13 de agosto às 13h30 - Biblioteca Affonso Taunay

O EmpregoEl Empleo
ARG, 2008, 7 min., DVD
El Empleo (em português: O Emprego) é um filme-animação de curta-metragem argentino lançado em 2008. Criado pelo estúdio de animação argentino Opusbou, dirigido por Santiago Bou Grasso e escrito por Patricio Gabriel Plaza, o curta questiona as relações de trabalho modernas, na qual as pessoas são tratadas como objetos.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 120 min. (filme + debate). Convidado: Caique Ferreira.
Dia 14 de agosto às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada
Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada
BRA, 2007, 78 min., DVD.
Direção: Luiz Fernando Goulart
A vida e a história de Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, um homem de origem humilde que se tornou um grande jogador e educador da capoeira, contada através de depoimentos de amigos próximos e de imagens de arquivo. Bimba é responsável pela criação da chamada "capoeira regional", que se contrapõe à "capoeira de Angola", a modalidade mais original dessa arte marcial. Classificação indicativa: Livre.
Duração: 180 min. (filme + debate). Convidado: Mestre Bom.
Dia 14 de agosto às 13h30 - Biblioteca Affonso Taunay

À Margem da ImagemÀ Margem da Imagem
BRA, 2008, 84 min., DVD
Direção: Evaldo Mocarzel. Roteiro: Evaldo Mocarzel e Willem Dias.
Rotina de vida dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo.
Documentário sobre as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua de São Paulo, abordando temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria.
Duração: 180 min. (filme + debate). Convidado: Rodrigo Maia.
Dia 15 de agosto às 9h - Biblioteca Affonso Taunay

 Circuito SPCine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário