quinta-feira, 25 de julho de 2019

Destaques da Semana de 26 de julho a 1º de agosto

 SARAU
Sarau A Arte Liberta
Sarau e Coletivo A Arte Liberta. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 26 de julho às 16h - Biblioteca Érico Veríssimo

Sarau das Bibliotecas Convida: Dow Raiz
Douglas Rai Santos de Oliveira, conhecido como Dow Raiz, desenvolve sua carreira desde 2007 em Curitiba e surgiu no cenário nacional em 2013 com a faixa "Abrafé de Abraão". Sua trajetória é composta por influências de grandes nomes como Anderson Paak, Kendrick Lamar, Lauryn Hill, entre outros. Mediante seus estudos, partindo das suas referências, Dow adquiriu a responsabilidade de passar adiante o seu aprendizado, por meio da música e principalmente da palavra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de julho às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

narrativas
Sarau das Bibliotecas Convida: Narrativas Poéticas para a Liberdade
Antigamente, pelas quebradas de São Paulo, eram muitos os meninos e meninas que queriam se tornar jogadores de futebol. Esse foi durante muito tempo o sonho de emancipação da criança de periferia. Ainda hoje, grandes craques saem dos bairros pobres. Hoje quando você pergunta nesses mesmos lugares qual é o sonho da criançada, vai ouvir a maioria dizer que quer ser MC.
Ser MC é ser dono das tuas palavras, tão dono delas ao ponto de as deixar livre para poder libertar os outros e levar esperança. Sandrão (RZO), Filha da Rua e Urso, fazem um pocket show nas bibliotecas e participam de um bate papo para falar sobre a liberdade que a escrita lhes trouxe e o que ela representou em suas vidas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 27 de julho às 11h - Biblioteca Brito Broca
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Sarau das bibliotecas convida: PoéticaMente
Grupo PoéticaMente. A apresentação tem o poema falado como tom, criando um clima de escuta onde a palavra poética acontece. A música cria os climas, as texturas e a inspiração onde essas paisagens poéticas se constroem. Anna Bueno (mestra de cerimônia, poeta, vocal, violão, escaleta, etc.), Pablo Paternostro (sonoplastia e percussões) e ao menos dois poetas convidados farão com que a palavra poética ganhe corpo e forma, mostrando sonoridades, sotaques e imagens. Evidenciando vivências pela leitura, o público compartilhará sua voz, seus pensamentos, sua arte, seus escritos. Serão abordados temas como a cura pela poesia, o corpo feminino em resistência, a utilização da escrita terapêutica como forma de criação, incentivando a transformação das cicatrizes da vida em arte, entre outros temas trazidos pelas convidadas e que forem surgindo durante a apresentação. Anna Bueno apresenta músicas e poesias de seu primeiro álbum autoral, “Inspir’Ação”, composto por letras que nos convidam a refletir sobre nossos atos, pensamentos, bloqueios, visão de mundo e saúde mental, com arranjos musicais que passeiam da MPB ao Jazz, carregados de influências de diversas manifestações das culturas populares ancestrais, como: o baião, samba, coco, maracatu, dentre outras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 26 de julho às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 31 de julho às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Sarau do Binho
O Sarau do Binho atua na zona sul há 15 anos, realizando vários projetos voltados ao incentivo à leitura, à criatividade e a uma consciência crítica e cidadã. O sarau é composto por poetas, músicos e artistas de outras linguagens. Atualmente realizam o sarau em diversas Casas de Cultura, além de se apresentar em escolas públicas, Bibliotecas, unidades do Sesc e CEUs. Com poesias e composições próprias, o Sarau do Binho se apresenta em diversas vertentes artísticas, em um mix de dança, música e poesia. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 30 de julho às 15h - Biblioteca Marcos Rey

Sarau Cataversos
Com Coletivo Cataversos
O Sarau é um encontro entre os amantes da música e da poesia. Oportunidade perfeita para encontrar amigos que apreciam rimas e versos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 28 de julho às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

MÚSICA
banda_swing
Banda 3 no Swing
Clássicos do Rock tocados no formato Swing Jazz! Pense nos grandes hits do pop, soul e classic rock tocados com uma roupagem bem diferente: Jazz Swing, anos 50, terno, gravata, vestido, bateria com vassourinha e baixo acústico. Super intimista e ao mesmo tempo balançado é a fórmula deste trio formado por Carlos Pera (voz e guitarra), Fernanda Horvath (baixo) e Toni Sader (bateria e voz). Versões de Beatles, U2, Nirvana, The Doors, America, Cat Stevens, Neil Young, James Taylor, Kiss, Johnny Rivers, Queen e outros em arranjos bem originais e numa sonoridade única. Classificação indicativa: Livre. Rock Swing Jazz. Duração: 50 min.
Dia 26 de julho às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de julho às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 31 de julho às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

Beatriz Rodarte
Uma artista de Minas com cidadania artística do mundo. Atuou como cantora e pandeirista em grupos como Banda Flor do Samba, Tambor Mineiro, Banda Pendulum, Harém da Imaginação e foi idealizadora do Projeto Oficina Sons do Brasil. Ao longo da sua trajetória teve participações em várias obras e espetáculos de artistas como Ezequiel Lima, Péricles Garcia, Anthonio (Candome System), Grooveria (SP), Jota Erre (PE), Jessé Santo (PE),Cláudio Venturini, Laiza Moraes, Marcus Viana, Gabriel Guedes entre outros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 27 de julho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 31 de julho às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 1º de agosto às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 1º de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Cello Choro
Repertório repleto de composições clássicas do choro de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de choros mais recentes e composições próprias.
Cello Choro inova com o violoncelo, surgido na Itália do século XVI com uma tessitura ampla e única, dando um tom lírico e marcante ao choro incorporado à formação clássica de flauta, pandeiro, cavaco e violão de sete cordas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Encontro dos Corais: Coral da Sabesp
Cinco corais nos apresentarão seu repertório: Coral Horizonte Azul; Madrigal Encanto; Coral Luz do Sol; Grupo Encantantes; Coral Juvenil do Quarteirão da Música. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 27 de julho às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Felipe Soares Trio
O instrumentista e compositor Felipe Soares traz o projeto Fole na Estrada, com músicas e histórias sobre sanfoneiros que percorreram diferentes lugares e estilos musicais, contribuindo com novas sonoridades para a música brasileira. Faz um passeio pela música de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho, incluindo clássicos do choro e da música instrumental nordestina, além de composições autorais e outros estilos.
Nesta edição, Fole na Estrada conta com as participações do violonista Gustavo Marques e da percussionista Priscila Brigante, integrando a formação do Trio. Classificação indicativa: Livre. Trio Sanfona, violão e percussão. Duração: 50 min.
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Mangueigarapé Popular Erudito Brasileiro - MPEB
Construído com base na música indígena e negra, o show do Grupo Mangueigarapé dá ênfase à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, através de um repertório autoral e de outros autores, onde o espectador é envolvido no magnetismo sonoro e conscientizador que mescla as realidades do nordestino trabalhador às culturas, sons e ruídos da metrópole São Paulo. Classificação indicativa: Livre. Música e Cultura Popular. Duração: 50 min.
Dia 26 de julho às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 28 de julho às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 30 de julho às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 31 de julho às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 1º de agosto às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

Verde Lins e Pena Branca
Verde Lins e Pena Branca hoje é a dupla de embolada mais famosa de São Paulo. Nasceram em Usina de Barreiros – PE, trabalharam na roça e, por uma dessas grandes ironias do destino, conheceram-se em São Paulo, onde colecionam sucessos e muita história pra contar. No repertório, além das emboladas criadas de improviso, cantam músicas de seus discos, músicas populares e do folclore nordestino. A primeira dupla de embolada a gravar um disco neste estilo em São Paulo em 1994. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 27 de julho às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Rocha
Dia 30 de julho às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 31 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Trio Marrom
Formado por Curisco, Zé Luiz e Café, o grupo traz o autêntico forró de pé de serra e é conhecido pela ótima harmonização tradicional e por seus integrantes já terem tocado com ícones do forró como Dominguinhos, Anastácia, Zeca Baleiro, Bicho de Pé. As composições, em sua maioria, são próprias e retratam toda a cultura nordestina, suas raízes e ricas histórias. Com o objetivo de contribuir com o rico repertório Brasileiro, o Trio Marrom compõe e toca os ritmos envolventes desta vertente dançante e alegre que traz, na tristeza e simplicidade da vida dura do cidadão nordestino suas principais marcas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Intervenção Artística
Cantigas em Libras
gRUPO êBA!
Com o objetivo de sensibilizar e aproximar o público ouvinte da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, assim como criar referências linguísticas para crianças surdas, desmistificando os preconceitos com esta língua, o grupo êBA desenvolveu a vivência Cantigas em Libras, voltado para crianças e adultos. A proposta visa destrinchar as possibilidades de tradução da letra das cantigas tradicionais da infância em Língua Portuguesa para encontrar uma melhor forma de se brincar em Língua de Sinais, por meio de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Dia 1º de agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

CIRCO
circo_jilo
Circo do Jiló
TIC Cultural
O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em Circo do Jiló, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer. Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

Yo Si Tu No - Um elogio a Bobagem
Cia. Irmãos Sabatino
Um espetáculo de palhaçaria clássica, onde dois palhaços excêntricos buscam o melhor lugar para sua apresentação músical, mas nem sempre obtém sucesso e criam assim o inesperado através números divertidos e do improviso... O espetáculo possui técnicas de acrobacias de solo - os saltos e quedas - e também do teatro físico. Esta fusão de linguagens confere fluidez e lirismo aos cômicos tapas, tombos e abraços, divertindo o público de todas as idades, onde o lema é permitir-se ao riso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 1º de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Essas histórias eu Lee
Cia Abigail Conta Mais de Mil
Essa história conta a história de Rita Lee Jones, a rainha do rock nacional e uma grande letrista em que seus big hits grudam igual a chiclete. Criativa, engraçada, polêmica, surpreendente, entretanto, não está mais nos palcos mas na literatura, também como um grande sucesso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de julho às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 31 de julho às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo

contacao e musica
Contação de histórias e música
Com Sabino Lopes e Gabriel Lopes
Sabino Lopes recebe, no auditório Kiyomi Oba, com muita alegria, música e contação de histórias, grupos de escolas infantis. As crianças se divertem, aprendem e interagem com suas histórias divertidas e músicas contagiantes. Classificação indica: Livre.
Dia 26 de julho às 14h30 – Biblioteca Belmonte

 TEATRO

O Alienista (contado pelos barbeiros)
Teatro Cartum
Os barbeiros rivais Porfírio e João Pina veem em seus salões as reações de um acontecimento que deixou Itaguaí boquiaberta: a construção de um asilo para doentes mentais. A boataria só faz aumentar quando Dr. Bacamarte, o alienista, declara ter descoberto a linha exata que separa a loucura da sanidade, encarcerando, a seguir, todos os que demonstram qualquer comportamento excêntrico, mesmo que o número de internos chegue a 4/5 da população de Itaguaí! Nesse contexto, os barbeiros aproveitam o caos social para largar as tesouras e dar continuidade à rivalidade em outra arena: a da política. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 27 de julho às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Clarices
Cia. Dona Conceição
Três atrizes no palco dão vida às palavras e imagens da autora Clarice Lispector. Numa noite de insônia, essas três mulheres, personagens prisioneiras das suas necessidades, habitando um mundo deslocado da realidade, revelam suas fragilidades, raivas, amores e anseios; revivem suas infâncias, seus medos,lembranças e a relação com Deus e com a morte. O texto do espetáculo foi construído a partir de diversos textos e fragmentos do livro A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector. Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 27 de julho às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
O Maravilhoso Mágico de Oz
O Maravilhoso Mágico de Oz
Cia Belo Caos
Um terrível tornado transporta Dorothy para o Reino de Oz. Em sua jornada em busca do caminho de casa ela faz amigos: um espantalho, um homem de lata e um leão. Juntos vão ao encontro do Maravilhoso Mágico de Oz que poderá realizar seus desejos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 28 de julho às 12h – Biblioteca Mário Schenberg

Um lugar chamado sim
O Trem Companhia de Teatro
Cansadas de ouvir tantos “nãos”, três andarilhas procuram por “um lugar chamado sim”. Ao viajarem ao redor do mundo, encontram a resposta através de histórias da oralidade mundial. No amor da mãe indígena, na generosidade da anciã celta, na união gerada pela donzela chinesa e na solidariedade das mulheres sábias da África é possível revelar o “sim” que soluciona a maior parte dos nossos conflitos. Trata-se de histórias contadas de forma lúdica e interativa, com sonoridades tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 1º de agosto às 14h - Biblioteca Milton Santos

EXPOSIÇÃO

Exposição autores modernistas
Durante o mês junho divulgação do acervo de livros dos autores modernistas através de exposição.
"Pode-se entender o Modernismo como um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo. Buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país".
Venham conferir os livros que separamos de alguns autores modernistas.
De 1º a 31 de julho - Biblioteca Affonso Taunay

EDITH POPLUHAR- Poéticas de Resiliência
A resiliência é a capacidade para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Resiliência é sinônimo de vida e arte na trajetória de Edith Popluhar. A sua obra menciona poeticamente a sua passagem pela medicina e pela arte terapia. Na década de 80, após algumas importantes perdas familiares a artista entrou em depressão e, mergulhando na arte, superou desafios para alcançar seu equilíbrio interior. De modo geral, as embalagens de medicamentos, após seu uso, são descartadas. As obras de Edith mostram duas questões: de um lado a consciência ecológica e, de outro, as apropriações “duchampianas” que estão presentes na produção da artistas ao transformar caixas de remédios, recontextualizando e ressignificando esse material no território da arte. Apresentação, curadoria e orientação de Waldo Brado.
De 3 à 31 de julho – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS 
passa_lei
Jogo Passa-Lei
3 Palitos
A atividade tem como objetivo ensinar as pessoas a se apropriarem da política e terem uma participação mais ativa. Por meio de jogos, discussões e atividades práticas os participantes passam a compreender melhor as ferramentas políticas brasileiras, para além do poder executivo. Em um momento de eleições e pós-eleições, polarização política e fake news, é interessante informar a população como as coisas funcionam na política: entender os cargos e funções, como funciona um projeto de lei, atuação da sociedade civil e histórico dos partidos políticos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 26 de julho às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

La Book
Muccioloco Circus
A atividade tem por objetivo a produção de um livro de ficção com temática circense, elaborado e produzido em processo colaborativo pelos participantes, que se tornarão personagens por meio de fotos impressas e transformadas em desenhos com a utilização de uma caixa de luz. O livro será composto por desenhos e pinturas em aquarela e mecanismos manipuláveis (pop up). Ao final do trabalho haverá a apresentação de um esquete (pequena cena) circense protagonizado também pelos participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 27 de julho às 14h - Biblioteca Marcos Rey

As Piratas
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 28 de julho às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

 CURSOS, OFICINAS E ENCONTROS

introducao_laicacidade
Introdução ao Conceito de Laicidade do Estado
Mediadores: Professor Doutorando Alberto Luiz e Jair Júnior
Neste referido encontro, que une o grupo do Estudos do CAEF com o projeto “Filosofia na Comunidade”, serão abordados e discutidos alguns aspectos referentes ao conceito de Laicidade do Estado, numa perspectiva Histórica ampla e Geográfica a partir dos aspectos principais do pensamento do Filósofo Immanuel Kant, frente ao conceito de Laicidade do Estado e sua relevância filosófica para a atualidade por intermédio do mediador Jair Júnior.Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 26 de julho às 13h – Biblioteca Brito Broca

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros.
Todo último sábado do mês.
Classificação indicativa: Livre
Dia 27 de julho, das 9h às 16h - Biblioteca Gilberto Freyre

Grupo de Estudos e Pesquisas Cativando o Conhecimento
Este surge da vontade do autor Renato de Souza, juntos com Mestres, Contra Mestres, professores, professoras e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira, de fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, partindo do pressuposto que, a Capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo, e tendo como norteador o lema do Grupo Cativeiro Capoeira – PARA NÃO SER CATIVO DE NINGUÉM – surge esta atividade, pois entende - se que é necessário o estímulo à apropriação e conhecimento da história, cativar capoeiristas, público em geral, especialmente pessoas afro-brasileiras a tomarem as rédeas sobre sua existência, fazê-las entender que cabe a elas o compartilhamento de saberes entre os seus. Se utilizando da dimensão pedagógica existente na capoeira para o resgate da história, que é rica e pouco sabida, visando a contribuição na construção da identidade da criança, jovem e do adulto brasileiros através do conhecimento da história de seus ancestrais. A proposta visa também o incentivo a leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 180 min.
Dia 27 de julho às 13h - Biblioteca Paulo Duarte

Roda de Conversa Palestra Interativa
Diálogos Sustentáveis e Democracia Resiliente para um cenário de Segurança Alimentar.
Dia 28 de julho das 11 h às 13h30 – Biblioteca Viriato Corrêa

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

CINEMA NAS BIBLIOTECAS

 Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário