sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Destaques da semana de 30 de agosto a 5 de setembro


Neste sábado, 31 de setembro, ocorrerá o 1º Festival do Livro Infantil na Biblioteca Monteiro Lobato em parceria com o Instituto Cobogó Cultural. O evento terá atividades diversas como feira de livros, espetáculo musical, oficina de arte, encontro com autores e muito mais. Para maiores informações sobre a programação acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=26486
SARAU
Sarau Pretuá
Grupo Kave Studio
“Ser preto, pra nois, um patuá.”
O nome Pretuá traz referência aos patuás, objetos de religião africana que são consagrados a trazer em si o axé de um Orixá ou guia de luz, são usados como amuletos de proteção onde é concentrada a energia desejada.
Nascer negro em um mundo que sofreu e sofre com a discriminação racial é ao mesmo
tempo que ser perseguido, também desenvolver sua própria habilidade de se proteger e
reprimir qualquer tentativa de opressão à sua história e etnia. O jovem negro que desde
cedo, sente na pele um passado de injustiças e oportunidades desiguais, cria dentro de si muito mais que resistência, forma consideráveis qualidades por todo enfrentamento do dia a dia. O resultado? Mais Negros ocupando grandes cargos e em merecidas posições, devidamente informados e munidos de toda garra absorvida, mais que isso, desfrutando de uma liberdade que nunca mais será cessada!
A propagação da cultura negra pela informação transformada em música Rap, é o projeto que Pretuá se propõe a realizar juntamente com os artistas Ursso, Sandrao RZO, Bitrinho, Tio Fresh SP Funk, Déborah Crespo, Dow Raiz e Dj Azul. Juntos representando a nova e velha escola do Rap Nacional, trazem suas narrativas poéticas para exaltar: “ser preto, pra nois, um patuá”.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Milton Santos

sarau_cafe_poesia

Sarau Café com Poesia
O Café com Poesia tem por finalidade realizar um Sarau com diversas expressões de artes e conteúdos, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores. Classificação indicativa: Livre.
Dia 31 de agosto às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

A Alegria do Choro
Com Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Relembrando os grandes nomes do choro, como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Ernesto Nazareth, o Regional Mateus Santos apresenta uma performance musical cativante, “A alegria do choro”, que reflete toda a criatividade e originalidade da música e da cultura brasileira. Formada por seis músicos e compositores que se dedicam semanalmente ao estudo e investigação do choro, encontrando-se na Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo, o grupo consegue ao longo de sua apresentação criar uma atmosfera imersiva e intimista, intercalando performances musicais com histórias e curiosidades sobre o choro e seus principais expoentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Sarau do Infinito
Casa no Meio do Mundo
Sarau Do Infinito nasceu no coração do Jardim Brasil, zona norte de São Paulo, onde poetas, poetisas e Mcs têm o espaço para declamarem o que são.
Além da declamação de poesias o grupo que compõe o sarau do Infinito, propõe debate e formação artística para os participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Das Prê Sarau
Coletivo DasPrê
Um sarau itinerante, composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo.
A Edição de Performances do Sarau é uma tentativa de resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas trazendo à memória, as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, nos antecedendo e abrindo caminhos e portas para que pudéssemos produzir, ter espaço para que fôssemos ouvidas e continuar a lutar utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.
Mencionando Conceição Evaristo, Lélia Gonçales, Esmeralda Ribeiro, dentre outras escritoras potentes, convidamos Ryane Leão e Coletivo Alcova, acompanhadas de percussionistas para compor e costurar este espetáculo, apresentando ao público escrevivências negras de resistência nas bibliotecas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
As Crianças que enganaram a morte
Grupo Quilombaque
A história Iorubana que viajou do continente africano até o Brasil, de boca em boca, sobrevivendo ao navio negreiro e aos tempos de escravidão. Taió e Caiandê, dois irmãos gêmeos, enfrentam Icu. Aquela que nenhum homem ou mulher havia conseguido expulsar da aldeia de Ifá. Todos a temiam horrivelmente, mas foram duas crianças que com um tambor mágico recebido pela madrinha sereia do mar, a venceram. Venceram a Morte como as crianças nos ensinam a vencer os medos, brincando, fazendo música e dançando. A Brincaderia acompanha as crianças na poesia das vozes da infância. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Julia
Cia Blimunda
“Julia” traz a narração de dois contos da escritora Julia Lopes de Almeida que abordam a situação da mulher em uma sociedade patriarcal, através da história de uma mãe e seu filho e da história de uma jovem que sente na carne o preconceito social intervindo na conquista da maternidade. A esses textos crus, cruéis, mesclam-se, no espetáculo, trechos da vida da autora e um diálogo com o público, convidado a participar, narrando impressões e memórias a respeito de amor, maternidade, violência. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Brito Broca

contos_aquecer
Contos para Aquecer
Contos para aquecer é uma intervenção lúdica e literária para aquecer a imaginação e os sentidos, o corpo e alma. A coletiva Achadouras de Histórias convida os leitores a se aninhar entre histórias e leituras em um cantinho acolhedor e que remete às casas das vovós de antigamente. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 5 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Quartas com Histórias na Hans
Adriana Chiovatti conta histórias para 1ª Infância
Dia 4 de setembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Cabe na Mala
O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias costurou mala, avental, caixas de pano que viram tapetes e caixa de luz como cenários para histórias de Ana Maria Machado e Jutta Bauer. Entremeado com belas canções cantadas à capela, o espetáculo convida crianças e adultos a acompanhar a trajetória dos bonecos de pano em seus cenários de sonho, luz e textura. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 45 min.
Dia 1º de setembro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 3 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 4 de setembro às 09h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Projeto Novos Modernistas Vozes Periféricas:
A escrita enquanto prática para o empoderamento
Autoras convidadas: Jaqueline Alves, Jéssica Marcele e Tawane Teodoro.
Mediação: Patricia Meira
As afirmações feitas pelas mulheres negras e a busca por um espaço amplo para se disputar narrativas há muito encontram seu lugar na literatura. De Carolina Maria de Jesus as batalhas de poesias entre mulheres que acontecem em SP encontramos a literatura viva e pungente que empodera e fortalece as mulheres na luta contra o machismo. Nesta mesa, as autoras conversarão sobre suas inspirações e processos de escrita. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Experimentação Fotográfica
Movimento Cultural Ermelino Matarazzo
Encontro experimental com a imagem, ou seja, de aproximação e experimentação da técnica fotográfica, que funcionará desenvolvendo a criatividade e ampliando as possibilidades de produção. De forma simples e lúdica, serão ensinadas técnicas básicas de fotografia (como fotometria, enquadramento, composição, etc) como potencializadores de uma experiência artística da imagem. Serão apreciadas imagens de referência e, após a experimentação em si, o público poderá apreciar e analisar as imagens produzidas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 3 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
Roda de Leitura - Em tempo escuro, a palavra (a)clara – José Paulo Paes
A Biblioteca em parceria com o Coletivo Papo de Comadre, realiza uma roda de leitura sempre na última sexta-feira de cada mês. Em agosto, iremos conversar sobre uma coletânea de poesias de José Paulo Paes, patrono da biblioteca, publicada no livro “em tempo escuro, a palavra (a)clara” da editora Global.Classificação indicativa: Jovens e adultos | Debate. Duração: 120 min.
Dia 30 de agosto às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Grupo de Estudos Cativando Conhecimento
Com Renato de Souza
O Grupo de Estudos e Pesquisas Cativando o Conhecimento surge da vontade do Renato de Souza, juntos com Mestres, Contra Mestres, professores, professoras e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira de fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, partindo do pressuposto que, a Capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo e tendo como norteador o lema do Grupo Cativeiro Capoeira – PARA NÃO SER CATIVO DE NINGUÉM – surge esta atividade, pois entende - se que é necessário o estímulo a apropriação e conhecimento da história, cativar capoeiristas, público em geral, especialmente pessoas afro-brasileiras a tomarem as rédeas sobre sua existência, fazê-las entender que cabe a elas o compartilhamento de saberes entre os seus. Se utilizando da dimensão pedagógica existente na capoeira para o resgate da história, que é rica e pouco sabida, visando a contribuição na construção da identidade da criança, jovem e do adulto brasileiros através do conhecimento da história de seus ancestrais. A proposta visa também o incentivo a leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira. Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Lê no Ninho
Com Renata Rossi.
Programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de 6 meses a 4
anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. Classificação indicativa: Livre.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política:o processo de produção do capital”.
de Karl Marx. Classificação: 18 anos.
Dia 2 de setembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CIRCO
The Bigosty Shows
The Bigosty Shows é um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas daquela época. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, trazendo um frescor ao espetáculo que revisita antigos números circenses. Equilíbrios, garrafas sonoras, aros gigantes, bolinhas de ping-pong… tudo isso e muito mais embalado ao som de uma banda irreverente! O espetáculo tem como figura central Bigosty, um showman em decadência que tenta levar adiante seu trabalho que parece não ter mais espaço em meio aos grandes espetáculos.Classificação indicativa: Livre. Duração 50 min.
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

catappum
Catappum
Grupo TIC Cultural
Em uma “cidade sem vida” todos os habitantes estão paralisados, não se sabe porquê.
Numa manhã de garoa cinzenta, um barulho ensurdecedor desperta apenas dois habitantes, (Shorts e Calarças), que tentam acordar os outros.
No meio do grande mistério, os atrapalhados palhaços Shorts e Calarças percebem que estão sozinhos e podem manipular os corpos dos habitantes como quiserem.
Com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia, os palhaços abrem o campo lúdico para satirizar a cidade ocupando o poder pela primeira vez. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

A Andarilha
Grupo Rainhas do Radiador
O espetáculo traz para a cena a palhaça com trajes de uma "Andarilha" que busca um lugar para morar com seu filho que só ela enxerga dentro de um carrinho de bebê. A palhaça no estilo tramp feminina com trajes de andarilha, desperta no público reflexões sobre questões da mulher, como maternidade, e abre o olhar para o preconceito que carregamos dia a dia sobre as diferentes formas de existir. O público de imediato se identifica com a palhaça que, ao mesmo tempo em que é dotada de fragilidades vistas como loucura, traz consigo uma força gigante de se manter de pé criando seu próprio universo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Yo Si Tu No - Um elogio a Bobagem
Cia. Irmãos Sabatino
Um espetáculo de palhaçaria clássica, onde dois palhaços excêntricos buscam o melhor lugar para sua apresentação musical, mas nem sempre obtém sucesso e criam assim o inesperado através números divertidos e do improviso... O espetáculo possui técnicas de acrobacias de solo - os saltos e quedas - e também do teatro físico. Esta fusão de linguagens confere fluidez e lirismo aos cômicos tapas, tombos e abraços, divertindo o público de todas as idades, onde o lema é permitir-se ao riso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Faxina Circus Show
TIC Cultural
Os artistas da casa tem uma briga com o diretor do teatro e desistem de apresentar o espetáculo “CircusShow”,com essa situação, a galera da faxina resolve assumir a cena e a presentar o espetáculo do dia... Agora o publico é levado para o “Faxina Circus Show”, um espetáculo com números clássicos, atrapalhadas, confusão e fantasia! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 4 de setembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Narciso - O Circo das Aparências
Circo Vossoroca
A relação entre NARCISO e a ninfa ECO da mitologia grega é o pilar das metáforas criadas nessa encenação circense. Vivemos numa época, na qual a experiência digital se sobre põem ao encontro e a trocas coletivas. E de maneira itinerante esse Cortejo trás a cena um jogo cômico em busca do melhor angulo para tirar a famosa self. Há números de malabares com adereços da vaidade, como perucas, pentes e gravatas. Além da pirâmide humana que é outra modalidade a serviço da exibição narcisista para a foto.
No comando está César, o Circense com Varizes, que cria um show pop através da repetição de frases e falas improvisadas pelo público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 5 de setembro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

 TEATRO
nefelibato
Nefelibato
Era o ano de 1990, e o país voltava a ter um governo eleito democraticamente. A inflação galopante exigia medidas drásticas. A saída da nova equipe econômica foi confiscar parte da caderneta de poupança da população. Tal medida levou milhares de brasileiros ao desespero e à bancarrota. Muitos enlouqueceram. Esse é o caso de Anderson (Luiz Machado), que amargou outras perdas em sua vida: seu negócio, um ente querido e um grande amor. Isso tudo o leva a perambular pelas ruas. Esse andarilho é a figura central de Nefelibato, monólogo escrito por Regiana Antonini. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 30 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Raiz do Sonho
Cia. Quinquió
O espetáculo de teatro “Raiz do Sonho” nasceu inspirado nos versos do poeta Manoel de Barros. O objetivo é despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as pequenas coisas da vida, mostrando o quanto são importantes. Tudo através de uma divertida narrativa acompanhada por jogos e brincadeiras. O brincar pertence a todo ser humano. E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e também - por que não? - a realização deles.
A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre

Nas águas da realeza
Satura Cia de Teatro
Nas Águas da Realeza quer convidar o público a um passeio pelas margens do Rio São Francisco (Velho Chico), desde seu nascimento na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passando por outros estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde o ‘Velho Chico’ desemboca no mar, tornando-se um só com o Oceano Atlântico.
A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, Lindorréia. Ela viaja pelos estados por onde o ‘Velho Chico’ passa, acompanhada de seu Bobo da Corte, que no decorrer do espetáculo, tenta conscientizá-la da importância do cuidado com o Rio São Francisco.
Pelo caminho, histórias vão se tecendo, outros personagens surgindo e a tradição e as lendas em torno do rio, ganhando vida e expressão, bem como a cultura de cada estado.
Com humor e poesia, a mensagem central gira em torno do cuidado e do respeito que devemos ter com o ‘Velho Chico’, rio de grande importância para alguns dos estados do nordeste do Brasil e ainda, busca conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Diversos problemas causados pela ação do homem ao meio são abordados. O processo de conscientização dos personagens e consequentemente do público, vai se tecendo na medida em que se conhece mais intimamente toda a importância do rio. Só amamos aquilo que conhecemos. E o amor é capaz de realizar muitas transformações dentro e fora de nós! Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 3 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Mina!
Núcleo Corpo Rastreado
Com uma atriz e uma musicista em cena (Flávia Melman e Natalia Mallo), se revezando entre textos, músicas, poemas e danças. O espetáculo propõe um passeio pelo universo individual de uma criança chamada MINA. Essa menina que ama a noite: quando todos dormem, o mundo está quieto e ela pode ouvir o próprio coração e deixar sua imaginação voar Livre.. Ela também ama a poesia, os pássaros, a lua, biscoitos de figo, poeira, nonsense, dinossauros, paradoxos e escrever. E enquanto escreve em seu caderno tudo que lhe vem à cabeça, Mina faz descobertas profundas e triviais sobre o mundo, e também sobre ela mesma, deixando escapar seus pensamentos e sonhos. As dificuldades na escola, o desafio de fazer amigos e a elaboração de uma perda aparecem através dos olhos da menina que, de um modo extraordinário, brinca e se diverte enquanto amadurece.
Para as crianças pequenas, um caleidoscópio de cores, imagens, música e palavras. Para as maiores, questionamentos, dúvidas existenciais, anseios e brincadeiras análogas ao seu mundo. Para os adultos, um olhar sobre a criança dentro de nós, pela lente poética de David Almond transformada em Teatro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 5 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Balonário (o balão do imaginário)
Cia Navega Jangada de Teatro
Zé Gabriel (boneco) e sua amiga (manipuladora), baloneiros, aventureiros, vem não se sabe de onde, nem quando, parar em uma pequena ilha deserta.
Caem com seu balão depois de uma forte corrente de vento.
Atracados nesta ilha estão dois pescadores (músicos) em um pequeno barquinho. Sem saber o que fazer, Zé tenta se virar com o que possui: uma lona de balão, um cesto do mesmo, um pente, um rádio, e... bom humor. Os dois pescadores acabam se tornando cúmplices de Zé Gabriel, porém se divertem com as confusões causadas por ele.
Através da linguagem não verbal e da música (instrumental) como elemento fundamental na narrativa, a Cia traz um espetáculo de bonecos que se utiliza da manipulação direta e com varas, que busca estimular o imaginário de cada espectador, intercalando momentos de riso, tensão e paixão. Classificação indicativa: de 2 a 8 anos. Duração: 50 min.
Dia 1º de setembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Beco Dos Gatos
Núcleo Educatho
Pepê, Mortadela, Edgar e Socorro são gatos que vivem em um beco escondido na cidade. Seu único amigo é o morador de rua Zé dos Gatos, que vive junto com os bichanos e adora oferecer presentes toda vez que volta das ruas.
Essa vida muda quando empresários decidem comprar o beco e expulsar todos os felinos. É neste conflito que os pequenos animais decidem se juntar e criar uma Cia. de teatro para salvar seu único lar, “O Beco dos Gatos”. Classificação indicativa: à partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 3 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

A menina que não sabia imaginar
Inspirado no livro "A menina que odiava livros", o espetáculo narra a história de uma menina que tinha a casa cheia de livros, porém odiava ler. Um dia, os livros caem no chão e junto com eles os seus personagens que agora estão perdidos fora de seus livros. Na tentativa de devolver os personagens para suas histórias, a menina acaba descobrindo o prazer da leitura e da imaginação. Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 minutos.
Dia 4 de setembro às 14h30- Biblioteca Cassiano Ricardo

MÚSICA
Especial Beatles - Apresentação Regência Orquestral
Ao final de cada período da formação os músicos da Regência Orquestral realizam uma apresentação especial aberta ao público no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. Neste mês os músicos da regência prestarão uma homenagem ao lendário grupo de rock The Beatles. Classificação indicativa: Livre.
Dia 30 de agosto das 10h às 15h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Café Conserto e Lanternagem
O espetáculo traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, côcos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre | Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Cello Choro
Repertório repleto de composições clássicas do choro de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de choros mais recentes e composições próprias.
Cello Choro inova com o violoncelo, surgido na Itália do século XVI com uma tessitura ampla e única, dando um tom lírico e marcante ao choro incorporado à formação clássica de flauta, pandeiro, cavaco e violão de 7 cordas. Classificação indicativa: Livre Duração: 50 min.
Dia 31 de agosto às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Corcel
Corcel é uma banda folk feminina paulistana. Com formação de violões, banjo, bandolim, baixo, ukulele, gaita, escaleta, teclado e melodias e composições originais, o repertório da banda exibe músicas autorais e releituras de estilo único, apresentando exclusivos timbres vocais, ritmos marcantes, e uma identidade capaz de agradar os mais diversos públicos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 31 de agosto às 18h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

madrigal
Madrigal “O Café” - Edu Viola
Mário de Andrade escreveu o texto da Ópera “ O Café - Tragédia Secular” entre 1933 e 1942, mas restringiu-se ao texto poético e as diretrizes de sua montagem. Passaram-se 53 anos até surgir um parceiro: o lendário lutier e músico Edu Viola, que hoje com 72 anos tem uma música múltipla e agregadora que reinventa a vida nos anos 60 e 70, revelando os sentidos da busca pelo mito de uma geração. O Café combina de maneira explícita e harmoniosa sensibilidade musical com habilidade poética e questionamentos político-sociais, compondo um texto marcante que gira em torno do declínio da maior riqueza do Brasil no início do século 20. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 31 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Mirianês Zabot
No show a cantora entoa canções de seu segundo álbum ? Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu. Fazem parte do repertório músicas como: Caminhos do Coração, Com a Perna no Mundo, Sangrando, Comportamento Geral e Espere por mim, Morena. Os arranjos trazem uma sonoridade que dá vida nova às canções moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 31 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

Coral da FAPESP
Apresentação do Coral dos funcionários da Fapesp. Para apreciação musical e divulgação do canto em coral. Temática diversa: MPB, Rock entre outros. Classificação indicativa: Livre
Dia 31 de Agosto às 12 horas - Biblioteca Mário Schenberg

1º Recital do "Encontre sua Voz": Diversidades
Cada um no seu estilo, pleno e completo. A expressão da essência destes jovens cantores é o tema deste primeiro recital do projeto Encontre Sua Voz, liderado por Érica Hotts. Através da harmonia proporcionada pelo piano e violão, nossa missão é conectar o brilho artístico de nossos cantores com os corações dos espectadores. Classificação: Livre. Duração: 55 min.
Dia 1º de setembro às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Nacionalismo e a Vanguarda Musical Brasileira
Duo Flutuart
Da semana da arte moderna de 1922 até a vanguarda musical brasileira, o Duo Flutuart - formado por Paula Pascheto (flauta) e Deise Hattum (piano) - selecionou um repertório especial que vai do nacionalismo de Villa-Lobos ao vanguardismo de Edino Krieger. Uma história brasileira contada através da música de autores como Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli e Camargo Guarnieri, entre outros. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 3 de setembro às 10h30 - Biblioteca Belmonte

Banda Ôncalo - Jukebox
Inspirado na “Jukebox - máquina de tocar música”, a Banda Ôncalo apresenta este projeto de releituras de sucessos da década 1960 até os dias atuais. São versões instrumentais de músicas que vão de James Brown a Seu Jorge executadas por uma pequena banda de trompetes, trombone, tuba e bateria na forma de um cortejo descontraído e bem-humorado. Classificação indicativa: Livre. | Cortejo Musical. Duração: 50 min.
Dia 4 de setembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA E INFANTIL
cantigas_em_libras
Cantigas em Libras
gRUPO êBA!
Com o objetivo de sensibilizar e aproximar o público ouvinte da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, assim como criar referências linguísticas para crianças surdas, desmistificando os preconceitos com esta língua, o grupo êBA desenvolveu a vivência Cantigas em Libras, voltado para crianças e adultos. A proposta visa destrinchar as possibilidades de tradução da letra das cantigas tradicionais da infância em Língua Portuguesa para encontrar uma melhor forma de se brincar em Língua de Sinais, por meio de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Dia 30 de agosto às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 de agosto às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra

Sacizada - Inimar dos Reis
Grupo Folias e Folguedos
Na Mata, quando se ouve um assobio longo, é o Saci que está por perto. Este moleque com uma perna só, carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos e apaga o fogo do fogão, vive fazendo travessuras e é o tema deste espetáculo interativo cênico-musical com causos, danças, cordéis e brincadeiras sacizísticas. Encerramento com cortejo e bonecos manipulados pelo público. Classificação indicativa: Livre. | Música e Cultura Popular. Duração: 60 min.
Dia 2 de setembro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte (Confirmar)
Dia 4 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

Trilhinha do mar
O projeto “Trilhinha do Mar” é uma extensão do projeto "Trilha do Mar", duo feminino de sons suaves, união de Suzana Ruiz e Mathilde Rousseaux, duas artistas ímpares em convergência entre Brasil e França. Este espetáculo proporciona um experiência musical voltada ao público infantil, misturando canções da dupla com atividades lúdicas como desenho e percussão corporal. Rodrigo Borghi (contra-baixo e banjo) e Narayan Pinduca (washboard, pratos, sinos, campainha e outras percussões atípicas) trazem sonoridades e ritmos dinâmicos, curiosos e divertidos com o objetivo de criar trocas e interações com as crianças. Classificação indicativa: Livre. | Música para crianças. Duração: 50 min.
Dia 3 de setembro às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Brito Broca

Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre. | Música e Literatura Infantis. Duração: 50 min.
Dia 4 de setembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

BRINCANTE 
Espetáculo de bonecos
O teatro de Mamulengo é uma das poucas formas do Teatro Popular que ainda consegue resistir no país. Com muita ação, beleza e graça, esse tipo de teatro consegue educar e divertir desde a criança até um senhor independente de classe social. Através desse espetáculo de bonecos conseguimos nos transportar para a fantasia e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, encantados pela simplicidade desse brinquedo do povo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 4 de setembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

EXPOSIÇÃO
A Maciez das Cores, de Helena Falconi
O experimentalismo poético tem levado Helena Falconi a transitar por diversas linguagens, numa relação livre de múltiplas possibilidades estéticas. As obras atuais são o resultado de uma longa relação da artista com a pintura. São produções expressivas, vibrantes, vigorosas e repletas de sensualidade cromática. A técnica da Feltragem adicionou materialidade, volume, maciez e aconchego às suas criações. A lã de carneiro foi incorporada no seu processo criativo com maestria. Na superfície da sua obra acontece um lindo diálogo entre cores, tonalidades e plasticidade cromática. Curadoria e orientação de Waldo Bravo.
Abertura: Dia 5 de agosto, às 19 horas
De 6 a 31 de agosto de 2019 – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

Florescer
Florescer é a nova exposição do grupo ARPA EXPO. A primavera é a estação das flores, onde a natureza se renova, um novo ciclo é composto de cores, perfumes e texturas que trazem alegria e renovação. Nós vamos através de pinceladas, reproduzir a vivacidade, a vibração e a leveza desta estação. Com a sensibilidade e o olhar artístico apurado, esta série de pinturas com técnicas variadas, beleza e riqueza de detalhes, com criatividade experimentações, abre a porta do imaginário e nos remete a uma profusão de cores e formas em homenagem à primavera.
De 2 a 28 de setembro – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Vernissage: Dia 14 de setembro às 10h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
Meu primeiro livro fotográfico
Com Melissa Szymanski
Oficina de fotografia para crianças. 8 encontros.
Classificação indicativa: 7 a 12 anos. Duração 180 min.
Segundas-feiras, 12 de agosto a 30 de setembro às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

grupo_estudos_filosofia

Grupo de Estudo de Filosofia
Introdução ao pensamento do Filósofo moderno Baruch Spinoza (1632-1677)
Mediadores: Integrantes do Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia - C.A.E.F.
Os encontros do Grupo de Estudos de Filosofia e Atualidades, trazem a possibilidade de realizar a introdução e assimilação dos pensamentos de filósofos clássicos e ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados com horários pré agendados e realizados por um mediador diferente.
Neste referido encontro serão abordados e discutidos alguns aspectos principais do pensamento do Filósofo moderno Baruch Spinoza (1632-1677) e sua relevância filosófica para a atualidade. Classificação indicativa: livre. Duração: 90 min.
Dia 31 de agosto às 13h – Biblioteca Brito Broca

EntreLÃçadas
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por pessoas
que doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
Classificação indicativa: Livre. Duração:180 min.
Dia 31 de agosto das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Grupo de Leitura de Economia
O grupo se propõe a ler obras de autores da crítica da economia política, sendo o primeiro encontro uma exposição sobre a dialética hegeliana. É um curso de leitura aberto ao público interessado, sob a coordenação de Ana Paula Salviatti, professora, pesquisadora, historiadora e doutoranda em Economia pela Unicamp. O livro a ser lido será o primeiro volume da “Crítica da economia política:o processo de produção do capital”.
de Karl Marx. Classificação: 18 anos.
Dia 2 de setembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Vivência para a Primeira Infância
Com famílias da região
Vivências para primeira infância é um encontro de pais mães e cuidadores de bebês e crianças 0 a 3 anos, que acontece quinzenalmente na Biblioteca Municipal Raul Bopp às terças feiras das 15h às 17h.
Atividades sensoriais, leitura para bebês, música e troca de experiências entre mães pais e cuidadores.
Dia 3 de setembro às 15h - Biblioteca Raul Bopp

Máscaras de Cerâmica
A Oficina de Cerâmica é um encontro para experimentar e criar peças (utilitários, decoração, arte) aprendendo e aprimorando diferentes técnicas. Faça sua inscrição pelo telefone 2946-4562 ou pessoalmente na Biblioteca. Vagas Limitadas.
Dia 3 de setembro às 15h – Biblioteca Castro Alves

Teatro e Hip Hop
A atividade propõe oferecer uma vivência em dança que explore as possibilidades de expressão do corpo a partir dos princípios do movimento cotidiano e das danças urbanas. Classificação indicativa: 6 à 12 anos.
Dia 5 às 14h – Biblioteca Castro Alves

CINEMA
Cinema com Pipoca na Hans
viva_a vida_festaViva: a Vida é uma Festa
Coco, EUA, 2017, 105 min., DVD
Direção: Lee Unkrich. Elenco: Anthony Gonzales, Gael Garcia Bernal, Bejamim Bratt, Alanna Ubach, Renée Victor, Ana Ofelia Murguía e Edward James Olmos.
Coco é um filme musical de animação que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar. Classificação indicativa: Livre
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Cinema na Cora

O Vingador do Futuro
Total Recall, EUA, 1990, 108 min., DVD
Direção: Paul Verhoeven. Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone.
Douglas Quaid é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Classificação indicativa: a partir de 6 anos.
Dia 5 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina 

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br
Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário