quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Destaques da semana de 23 a 29 de agosto

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

As crianças que enganaram a morte
Grupo Quilombaque
A história Iorubana que viajou do continente africano até o Brasil, de boca em boca, sobrevivendo ao navio negreiro e aos tempos de escravidão. Taió e Caiandê, dois irmãos gêmeos, enfrentam Icu. Aquela que nenhum homem ou mulher havia conseguido expulsar da aldeia de Ifá. Todos a temiam horrivelmente, mas foram duas crianças que com um tambor mágico recebido pela madrinha sereia do mar, a venceram. Venceram a Morte como as crianças nos ensinam a vencer os medos, brincando, fazendo música e dançando. A Brincaderia acompanha as crianças na poesia das vozes da infância. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 27 de agosto às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo

julia
Julia
Cia Blimunda
“Julia” traz a narração de dois contos da escritora Julia Lopes de Almeida que abordam a situação da mulher em uma sociedade patriarcal, através da história de uma mãe e seu filho e da história de uma jovem que sente na carne o preconceito social intervindo na conquista da maternidade. A esses textos crus, cruéis, mesclam-se, no espetáculo, trechos da vida da autora e um diálogo com o público, convidado a participar, narrando impressões e memórias a respeito de amor, maternidade, violência. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 24 de agosto às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 27 de agosto às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Mazé! De onde vem? Quem é?
AIVU Teatro
Essa é a história da Mazé. Ela mora numa cidade grande, num prédio grande, no oitavo andar de um apartamento pequeno. E ela tem uma vó, que mora numa cidade pequena, num bairro tranquilo, numa casa simples com um pé de “mixirica” no quintal. A Mazé é menina perguntadeira. Ela gosta de saber a origem das coisas e o significado das palavras. Mas ela nunca tinha perguntado a origem do seu próprio nome e tampouco sabia o queria dizer a palavra morte. Até que ela descobre que os nomes guardam muitas histórias e que a morte faz parte da experiência da vida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 22 de agosto às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Beth Daniel e Seu Baú Encantado apresenta Histórias Folclóricas
Beth Daniel, atriz e contadora de histórias, cria uma experiência cênica com o público a partir da contação de narrativas e fábulas sobre as culturas orientais, indígenas e africanas. O aspecto lúdico das histórias apresentam novos lugares e novas culturas, aguçando o imaginário e a sensibilidade dos espectadores.
Dia 26 de agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Liz Moura com o Projeto Andersen na Maleta
Dia 28 de agosto às 10h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
mayombe
Mayombe
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Agosto é "Mayombe", de Pepetela. Classificação indicativa: livre. Duração: 90 min.
Dia 24 de agosto às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Lançamento do livro “Luciana e as mulheres” e debate com a autora Sabina Anzuategui
Em 2018, o romance Luciana e as Mulheres, de Sabina Anzuategui, foi selecionado no Edital de Publicação de Livros da Prefeitura de SP. Como parte das atividades de lançamento, será realizado esse encontro para divulgação da literatura contemporânea, criação literária e outros temas presentes no romance. No livro todas as personagens principais são mulheres profissionais, de várias gerações. A história também aborda questões de afetividade, cultura lésbica, educação universitária, ascensão social e periferia. Classificação indicativa: Jovens e adultos. Duração: 120 min.
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca José Paulo Paes

Mediação de leitura para o público da Melhor Idade
Conhecer escritores modernistas e suas histórias.Classificação indicativa: Livre
Dia 28 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

CIRCO 
Peripécias
Com Trupe de Peripécias
Neste espetáculo, o grande show de circo acontece com um único palhaço em cena. Na condição de “artista completo” do circo, o Palhaço Tchutchuco realiza inúmeras habilidades que misturam monociclo, malabarismo, equilibrismo, chicote cômico, mímica, mágica e muito bom humor. O palhaço mostra toda sua habilidade e versatilidade sem deixar de lado a tradição do circo brasileiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 28 de agosto às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

catappum
Catappum
Grupo TIC Cultural
Em uma “cidade sem vida” todos os habitantes estão paralisados, não se sabe porquê.
Numa manhã de garoa cinzenta, um barulho ensurdecedor desperta apenas dois habitantes, (Shorts e Calarças), que tentam acordar os outros.
No meio do grande mistério, os atrapalhados palhaços Shorts e Calarças percebem que estão sozinhos e podem manipular os corpos dos habitantes como quiserem.
Com música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia, os palhaços abrem o campo lúdico para satirizar a cidade ocupando o poder pela primeira vez. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 27 de agosto às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 28 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Yo Si Tu No - Um elogio a Bobagem
Cia. Irmãos Sabatino
Um espetáculo de palhaçaria clássica, onde dois palhaços excêntricos buscam o melhor lugar para sua apresentação musical, mas nem sempre obtém sucesso e criam assim o inesperado através números divertidos e do improviso... O espetáculo possui técnicas de acrobacias de solo - os saltos e quedas - e também do teatro físico. Esta fusão de linguagens confere fluidez e lirismo aos cômicos tapas, tombos e abraços, divertindo o público de todas as idades, onde o lema é permitir-se ao riso. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

The Bigosty Shows
The Bigosty Shows é um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas daquela época. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, trazendo um frescor ao espetáculo que revisita antigos números circenses. Equilíbrios, garrafas sonoras, aros gigantes, bolinhas de ping-pong… tudo isso e muito mais embalado ao som de uma banda irreverente! O espetáculo tem como figura central Bigosty, um showman em decadência que tenta levar adiante seu trabalho que parece não ter mais espaço em meio aos grandes espetáculos.Classificação indicativa: Livre. Duração 50 min.
Dia 27 de agosto às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

A Andarilha
Grupo Rainhas do Radiador
O espetáculo traz para a cena a palhaça com trajes de uma "Andarilha" que busca um lugar para morar com seu filho que só ela enxerga dentro de um carrinho de bebê. A palhaça no estilo tramp feminina com trajes de andarilha, desperta no público reflexões sobre questões da mulher, como maternidade, e abre o olhar para o preconceito que carregamos dia a dia sobre as diferentes formas de existir. O público de imediato se identifica com a palhaça que, ao mesmo tempo em que é dotada de fragilidades vistas como loucura, traz consigo uma força gigante de se manter de pé criando seu próprio universo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 28 de agosto às 14h - Biblioteca Helena Silveira

TEATRO
um_lugar_chamado_sim
Um lugar chamado sim
O Trem Companhia de Teatro
Cansadas de ouvir tantos “nãos”, três andarilhas procuram por “um lugar chamado sim”. Ao viajarem ao redor do mundo, encontram a resposta através de histórias da oralidade mundial. No amor da mãe indígena, na generosidade da anciã celta, na união gerada pela donzela chinesa e na solidariedade das mulheres sábias da África é possível revelar o “sim” que soluciona a maior parte dos nossos conflitos. Trata-se de histórias contadas de forma lúdica e interativa, com sonoridades tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 24 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Nefelibato
Era o ano de 1990, e o país voltava a ter um governo eleito democraticamente. A inflação galopante exigia medidas drásticas. A saída da nova equipe econômica foi confiscar parte da caderneta de poupança da população. Tal medida levou milhares de brasileiros ao desespero e à bancarrota. Muitos enlouqueceram. Esse é o caso de Anderson (Luiz Machado), que amargou outras perdas em sua vida: seu negócio, um ente querido e um grande amor. Isso tudo o leva a perambular pelas ruas. Esse andarilho é a figura central de Nefelibato, monólogo escrito por Regiana Antonini. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 23 de agosto às 18h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 24 de agosto às 13h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 27 de agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 28 de agosto às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

Torturas de um coração ou Em boca fechada não entra Mosquito
Cia. de Teatro Diversão & Arte
Comédia de Ariano Suassuna, originalmente escrita para teatro de mamulengos e adaptada para ser encenada em espaços convencionais e não convencionais por atores e atrizes. Com música executada ao vivo e resoluções cênicas simples a peça é um divertisment inspirada nos moldes da comédia popular e com referência a Carlo Goldoni, cheio de quiproquós e situações cômicas provocadas pelas artimanhas de Benedito, personagem eixo da trama. Na ocasião Benedito está apaixonado e para conquistar o coração da jovem Marieta precisa vencer o Valente da cidade Vicentão e Cabo Setenta, ambos pretendentes da moça. Benedito usa da sagacidade para impor medo aos oponentes e triunfar. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 55 min.
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Raiz do Sonho
Cia. Quinquió
O espetáculo de teatro “Raiz do Sonho” nasceu inspirado nos versos do poeta Manoel de Barros. O objetivo é despertar no público infantil - e também adulto - a sensibilidade para as pequenas coisas da vida, mostrando o quanto são importantes. Tudo através de uma divertida narrativa acompanhada por jogos e brincadeiras. O brincar pertence a todo ser humano. E, junto com a ação do brincar, nascem os sonhos e também - por que não? - a realização deles.
A importância do nada, a insignificância das pequenas coisas cotidianas e o olhar poético para a natureza que Manoel coloca em seus poemas são a inspiração para o espetáculo. Unido a isso, músicas do cancioneiro popular transitam entre as palavras do poeta e despertam no público memórias de sua origem, revelando a identidade que cada ser humano traz em si. Classificação indicativa: Livre. Duração: 55 min.
Dia 23 de agosto às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 24 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

MÚSICA 
cafe_concerto
Café Conserto e Lanternagem
O espetáculo traz à tona um repertório autoral, com arranjos arrojados que resgatam choros, maxixes, côcos, carimbós, calangos, baralhos, lelê, sambas de roda e toda a pluralidade rítmica brasileira. Com humor sutil e despojado buscando dentro das composições, fotografias, fatos e situações cotidianas, através do som, realimentar nossas tradições. O grupo é formado por Emerson Boy, Fagundes Emanoel e Celso França, que se encontraram com uma vontade comum de fazer música brasileira. Classificação indicativa: Livre | Música Regional. Duração: 50 min.
Dia 23 de agosto às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Degustação em pauta: Paladar
Formação de público é o tipo de trabalho que enriquece a dieta cultural de uma população. A banda considera que, em panela de cidadão, tudo é tempero. Por isso o cardápio que oferece é composto de baião, samba, xote, bossa, pop, roque e outros quitutes, em composições consagradas de grandes nomes da MPB. Prosa. E poesia.
Reparede é formada por Alberto Baffini na percussão; Fernando Lara, no baixo; Mário Eduardo, na voz, teclas e outros ruídos; Rafa Salmim, nas cordas.
Dia 23 de agosto às 19h15 - Biblioteca Álvares de Azevedo

Cello Choro
Repertório repleto de composições clássicas do choro de autores como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além de choros mais recentes e composições próprias.
Cello Choro inova com o violoncelo, surgido na Itália do século XVI com uma tessitura ampla e única, dando um tom lírico e marcante ao choro incorporado à formação clássica de flauta, pandeiro, cavaco e violão de 7 cordas. Classificação indicativa: Livre Duração: 50 min.
Dia 28 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Corcel
Corcel é uma banda folk feminina paulistana. Com formação de violões, banjo, bandolim, baixo, ukulele, gaita, escaleta, teclado e melodias e composições originais, o repertório da banda exibe músicas autorais e releituras de estilo único, apresentando exclusivos timbres vocais, ritmos marcantes, e uma identidade capaz de agradar os mais diversos públicos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 24 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 29 de agosto às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Madrigal “O Café” - Edu Viola
Mário de Andrade escreveu o texto da Ópera “ O Café - Tragédia Secular” entre 1933 e 1942, mas restringiu-se ao texto poético e as diretrizes de sua montagem. Passaram-se 53 anos até surgir um parceiro: o lendário lutier e músico Edu Viola, que hoje com 72 anos tem uma música múltipla e agregadora que reinventa a vida nos anos 60 e 70, revelando os sentidos da busca pelo mito de uma geração. O Café combina de maneira explícita e harmoniosa sensibilidade musical com habilidade poética e questionamentos político-sociais, compondo um texto marcante que gira em torno do declínio da maior riqueza do Brasil no início do século 20. Classificação indicativa: Adulto e terceira idade. Duração: 50 min.
Dia 27 de agosto às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 28 de agosto às 15h - Biblioteca Clarice Lispector

Mirianês Zabot
No show a cantora entoa canções de seu segundo álbum ? Mirianês Zabot canta Gonzaguinha - Pegou um Sonho e Partiu. Fazem parte do repertório músicas como: Caminhos do Coração, Com a Perna no Mundo, Sangrando, Comportamento Geral e Espere por mim, Morena. Os arranjos trazem uma sonoridade que dá vida nova às canções moderna, porém fiel à natureza do cancioneiro. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 29 de agosto às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Um Homem Vestido de Sol
Quinteto Madureira Armorial
O espetáculo traz a cena musical de sonoridade instrumental baseada nos folguedos populares do nordeste, nos causos e nas cantorias dos repentistas, visando resgatar a cultura popular com uma formação camerística com viola caipira, violão, flautas, percussão, violino e marimbau, pífano e rabeca. O espetáculo é dividido em atos, composto de um cenário com uma atmosfera regional, cordéis autorais da Cidade Armorial e traz composições autorais que homenageiam o escritor Ariano Suassuna, que criou em 1970 o Movimento Armorial, uma organização de artistas em busca da construção de uma música erudita nordestina oriunda de raízes populares. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 29 de agosto às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA E INFANTIL
coreo_clarice
coreoCLARICEar
Núcleo Tríade
No "?coreoCLARICEar?", o jogo parte do universo criado por Clarice Lispector em suas obras escritas, principalmente as direcionadas para as crianças. Inspirado nas histórias, personagens, temas profundamente filosóficos e na poesia da autora. Cada participante desenha sua coreografia por um tabuleiro-performático compostos por "trilhas" e "estações". As trilhas representam as diferentes relações dos participantes com os temas; já as estações são espaço para manifestações (dançadas, performativas, escritas, desenhadas, escultóricas, etc) dos participantes em resposta a perguntas e/ou “desafios” propostos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 23 de agosto às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Maria Teresa e o Javali
Cia Cabelo de Maria
O autor de livros infantis e músico Gustavo Finkler, a musicista e ilustradora Renata Mattar e a contadora de histórias Marcela Camasmie farão mediações de leitura de alguns livros/CD de Gustavo, contando histórias e cantando algumas canções relativas às seguintes obras: A Mulher Gigante, A Família Sujo, O Natal de Natanael, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca. Classificação indicativa: Livre.Duração: 50 min.
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Cantigas em Libras
gRUPO êBA!
Com o objetivo de sensibilizar e aproximar o público ouvinte da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, assim como criar referências linguísticas para crianças surdas, desmistificando os preconceitos com esta língua, o grupo êBA desenvolveu a vivência Cantigas em Libras, voltado para crianças e adultos. A proposta visa destrinchar as possibilidades de tradução da letra das cantigas tradicionais da infância em Língua Portuguesa para encontrar uma melhor forma de se brincar em Língua de Sinais, por meio de brincadeiras práticas com as traduções que foram criadas. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 90 min.
Dia 27 de agosto às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 28 de agosto às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

As Piratas
Cia Pirata
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Com cenário lúdico feito de material retirado do lixo, o espetáculo aborda importantes questões ecológicas e sociais, além de tratar da transformação, tanto do lixo, quanto das próprias personagens durante essa busca, inspirando e propiciando o empoderamento da criança. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 27 de agosto às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 29 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

CURSOS , ENCONTROS E OFICINAS

Minicurso: Porque somos todos racistas
Com o Prof. Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento
O curso toma como referência a obra do Professor Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento intitulada com a afirmativa “Porque somos todos racistas”, a qual procura de modo histórico crítico, compreender os pressupostos históricos responsáveis por legitimar aquilo que se conhece enquanto Questão Racial Brasileira.
Neste sentido, busca-se compreender que o racismo engendrado na sociedade se estabelece em cinco formas: Branqueamento, Branquice, Brancura, Branquitude e Embranquecimento do Negro.
A atividade e o debate aqui oferecido são destinados a todo o público interessado nas questões raciais, em especial para professores, estudantes, universitários e demais humanistas que ainda acreditam em sonhos que não envelhecem. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 24 agosto às 13h - Biblioteca Paulo Duarte

regencia_orquestral
Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.
Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros. Indicado para músicos. Duração 180 min.
Dia 24 de agosto às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Encontros culturais com a oralidade e a literatura brasileira: “Mitos Folclóricos Brasileiros”
Com Daniel D’Andrea
Durante muito tempo os chamados personagens de nossa cultura tradicional eram cultuados no mês do folclore, em agosto. Esta programação tradicional nos calendários das escolas em geral, tendia a dar características regionais a estas narrativas que, pela forma de abordagem, se dirigia a um público infantil e mostravam estes personagens mais pela ilustração e pelo que eles faziam, sem aprofundar no sincretismo cultural destas histórias e não abordando seus aspectos mais simbólicos e o que representam cada um deles na construção do imaginário e identidade brasileira. Esta roda de conversa pretende falar sobre a origem, transformações e significado das principais histórias que fascinam públicos de diferentes gerações e regiões do Brasil.
Dia 24 de agosto às 13h15 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Comunitário
Café da manhã aberto e colaborativo.
Vamos resgatar e celebrar o sentido da vizinhança, aquela que está próxima e fortalece as ações uns dos outros?
A ideia é promover o encontro entre moradores e diferentes agentes comunitários, coletivos, associações, instituições públicas que atuam nas regiões do Cambuci, Aclimação e Vila Mariana.
Não é necessária inscrição prévia.Traga frutas e ou alimentos para compartilharmos.Traga sua caneca ou copo reutilizável. Duração: 90 minutos.
Dia 25 de agosto às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

Elaboração de Projetos Culturais
Com Alexandre Soares Miranda e Alexandre Padinha
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar nos na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos bem como sua gestão ligadas as culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam. Classificação indicativa: a partir dos 16 anos. Duração: 180 min.
Dia 26 de agosto às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Grupo de Estudos em Ciências
Com a pesquisadora Celine Pompeia
Formar um grupo de discussão em ciências: durante uma hora por semana, o público interessado discutirá as principais notícias científicas da semana.Dependendo do público, podemos escolher alguns temas de maior interesse para discussão. Duração: 60 min.
Dia 26 de agosto às 15h – Biblioteca Mário Schenberg

Oficina de Origami
Com a artesã Clarice Ota
Origami é a tradicional arte de fazer formas dobrando o papel. O praticante de origami exercita e desenvolve a observação do mundo, a concentração, a memorização, a coordenação motora fina, a precisão e a criatividade. A partir da prática constante aprimora-se sua técnica e pode-se criar novas figuras, como fazem pessoas pelo mundo. Classificação indicativa: Livre. Duração: ?
Dia 27 de agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Meu primeiro livro fotográfico
Com Melissa Szymanski
Oficina de fotografia para crianças. 8 encontros.
Classificação indicativa: 7 a 12 anos. Duração 180 min.
Segundas-feiras, 12 de agosto a 30 de setembro às 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Curso de contação de histórias para iniciantes
Com José Carvalho
Destinado a pessoas que queiram resgatar o universo lúdico e promover o incentivo à leitura e imaginação. Serão desenvolvidos jogos teatrais, mediação de leitura, expressão corporal, vocal, improviso e desinibição. (5 encontros)
Segundas-feiras, de 12 de agosto a 10 de setembro, das 15h30 às 17h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Confira também as OFICINAS, CURSOS E ENCONTROS que acontecem semanalmente nas bibliotecas.

EXPOSIÇÃO

Repintando Lobato
Cores e formas de quem pintava com as palavras. Um tributo à Conceição Molinaro criadora do Projeto Revivendo Lobato no Sítio do Picapau Amarelo, morada do notável escritor Taubateno. Fábio Scarenzi, Fernanda Nogaroto, Mara Gonçalves artistas plásticos de Taubaté unidos pela amizade, pelo amor a arte, a amizade e o carinho por Conceição Molinaro e admiração pelo escritor Monteiro Lobato.
Local: Saguão da Biblioteca
De 28 de Julho a 27 de Agosto, das 8h às 18h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

A Maciez das Cores , de Helena Falconi
O experimentalismo poético tem levado Helena Falconi a transitar por diversas linguagens, numa relação livre de múltiplas possibilidades estéticas. As obras atuais são o resultado de uma longa relação da artista com a pintura. São produções expressivas, vibrantes, vigorosas e repletas de sensualidade cromática. A técnica da Feltragem adicionou materialidade, volume, maciez e aconchego às suas criações. A lã de carneiro foi incorporada no seu processo criativo com maestria. Na superfície da sua obra acontece um lindo diálogo entre cores, tonalidades e plasticidade cromática. Curadoria e orientação de Waldo Bravo.
Abertura: Dia 5 de agosto, às 19 horas
De 6 a 31 de agosto de 2019 – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CINEMA
espera_milagre
À Espera de um Milagre
The Green Mile, EUA, 1999, 187 min., DVD
Direção: Frank Darabont. Elenco: Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse.
Paul Edgecomb é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey como um de seus prisioneiros.
Classificação indicativa: a partir dos 14 anos.
Dia 29 de Agosto às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário