sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Destaques da semana de 7 a 13 de fevereiro

Carnaval
bloco_emilias
Bloco das Emílias e Viscondes 2020

Oficinas de Fantasias
Confecção de adereços/fantasias
Dia 7 de fevereiro das 15h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Ensaio da bateria
Monteiro Lobato
Dias 11 e 13 de fevereiro das 15h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Circo
espetaculo_xinfrim

Espetáculo Xinfrim
Cia Pé de Cana
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através deste espetáculo contar histórias que viveu e aprendeu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos e pessoas que passaram, compartilhando de forma poética e muito divertida essas experiências com o público. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 8 de fevereiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 11 de fevereiro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 12 de fevereiro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Show da Percha
Cia do Asfalto
Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Teatro 
O Jardim do Imperador e Tem gato na tuba
O Jardim do Imperador
Cia. Pelo Cano
O espetáculo, voltado para o público infantil, conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, onde entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 12 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 13 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

tem_gato__tuba

Tem gato na tuba
Cia. Megamini
Um cortejo carnavalesco abre o espetáculo em clima de festa. É um ambiente antigo de carnaval dos anos 50/60, com certa ingenuidade no ar. Esta trupe resolve, então, contar as histórias que antigamente fizeram sucesso na colorida coleção Disquinho. Interpretam, cantam e narram duas histórias muito divertidas: História da Baratinha e Chapeuzinho Vermelho. Todo espetáculo é entremeado com marchinhas de carnaval. Cada história acentua uma linguagem para ganhar vida no palco, passando por teatro de máscaras, mímica, teatro de animação e manipulação de objetos. Classificação indicativa: de 3 a 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de fevereiro às 10h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 8 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 8 de fevereiro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 11 de fevereiro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 12 de fevereiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 13 de fevereiro às 10h - Biblioteca Milton Santos

Contação de Histórias 
carnaval_bichos

Carnaval dos Bichos
Com Cris Miguel e Rafa Nascimento
O Galo anuncia que o Carnaval chegou e muitos bichos aparecem pra cantar as marchinhas mais conhecidas e animadas, neste show de músicas, bonecos, brincadeiras, e muita folia!!! Todos preparam suas fantasias e a festa começa, Galinha se fantasia de Peru, Coruja se fantasia de Batman, Elefante se fantasia de Borboleta e muitos outros bichos se fantasiam e vem pra animar o baile. Com Cris Miguel e Rafa Nascimento. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de fevereiro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 12 de fevereiro às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 13 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 13 de fevereiro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Que Frevo é esse?
Cia Oya ô
“Que Frevo é esse?” da Cia Oya ô narra a história de Serpentina, uma garota que ao encontrar um guarda-chuva pequeno e colorido atravessa o Brasil em busca do seu dono. O texto foi inspirado nos diversos carnavais existentes no Brasil como o frevo, o maracatu, as escolas de samba, o caboclinho, o afoxé e os blocos. É uma narração com muita música convidando o público a se divertir além de se aprofundar na riqueza da cultura brasileira. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 12 de fevereiro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Histórias de Carnaval
Altar Do Cordel
Os cantadores de cordel Rafa da Rabeca e Maria Rosa recitam histórias de Carnaval em Cordel, com bonecos, fantasias e brincadeiras, ensinam rimas e passos do frevo, aproveitando as habilidades e experiências como autênticos foliões pernambucanos. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 8 de fevereiro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 12 de fevereiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 13 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O galo Joaquim
Com Patricia Tirola
O Galo Joaquim - adaptação do livro Maroca e Deolindo de André Neves. A história do galo Joaquim, que coleciona mudas de sol e canta chuvas de confete! Pura Poesia! Muitas brincadeiras de roda e brincadeiras tradicionais para todas as crianças se divertirem. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Dia 7 de fevereiro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 7 de fevereiro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 12 de fevereiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 13 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Intervenção Artística 
Folia de Passarinhos
Cia Passarinho Contou
Folia de Passarinhos é dia de festa e fantasia, o carnaval chegou com seus ritmos envolventes e músicas dançantes, e até a última Vila depois da terra tão distante vai ter bloquinho, e sabe porquê? Porque os passarinhos chegaram cantarolando sons em fantasias coloridas. E sabe quem o bloquinho da Vila vai homenagear esse ano? - Os passarinhos de cores tantas e sons musicais. Quer fazer parte desse bloquinho- samba-enredo? Vem pro bloco do passarinho! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 8 de fevereiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 8 de fevereiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 12 de fevereiro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 12 de fevereiro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 13 de fevereiro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 13 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
amores_carnaval

Amores de Carnaval
Casa da Frida
Amores de Carnaval tem em sua origem através da palhaçaria, contar histórias de amores carnavalescos. Uma intervenção poética, musical e divertida. Resgatando a memória das antigas marchinhas brincantes, fazendo com que o público vivencie a nostalgia dos grandes carnavais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 12 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 13 de fevereiro às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes

Quem não dança segura a criança!
Cia da Chinela
Intervenção itinerante com música ao vivo. Nessa intervenção, o público é convidado a vivenciar os desafios da maternidade, com muito humor. A trilha sonora dá o tom da aventura carnavalesca com paródias de antigas marchinhas adaptadas para contar as alegrias e os dramas da maternidade. Dança do bebê (adaptação da dança da vassoura), Embala o bebê – (corrida de obstáculos com troca de fraldas), Corrida materna (versão da corrida do ovo na colher com obstáculos e tarefas), Chora neném (caminhar pelo espaço repleto de brinquedos sonoros espalhados, sem fazer nenhum barulho) e muitas outras brincadeiras fazem parte desse baile de carnaval das palhaças Alderita e Severina e suas companheiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 7 de fevereiro às 9h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 13 de fevereiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Cultura Popular
Bloco Eu Acho é Coco!
Coco de Oyá
Criado em setembro de 2018, o bloco feminino e feminista Eu Acho é Coco! surgiu com a intenção de empoderar e da voz às mulheres, que dentro das manifestações populares, normalmente são minoria. Muitas vezes intimidadas pela presença masculina, deixam de tentar se expressar nesses espaços. E também com a intenção de passar os conhecimentos da cultura popular, principalmente o Coco de Roda, que é a maior influência musical do grupo.
Além dos instrumentos de percussão e vocais, o bloco é acompanhado por performances circenses que compõem a grande roda. Partindo do princípio do formato da roda, das danças em formatos circulares que os ritmos nordestinos sugerem, as performances circenses serão desenvolvidas em aparelhos redondos, criadas e coreografadas especialmente para o bloco.
Em formato de cortejo, a roda acontece de forma convidativa, para que o público ao redor participe dessa grande celebração. A junção das artes da música, dança, circo e cultura popular conversando entre si, resultará em um espetáculo único e multilinguagens. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 60 min.
Dia 7 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 11 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 12 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 13 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Carimbó
Cia Porto de Luanda
Um sax, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos é a imagem do espetáculo Carimbó. Trazendo o ritmo que é considerado a fonte da lambada, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Pará. O espetáculo Carimbó da Cia Porto de Luanda, apresenta um pouco deste ritmo musical amazônico, típico da região litorânea do estado do Pará, mas também encontrado no Nordeste brasileiro. O carimbó que desde 2014 tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, tem origem indígena, influências africanas e portuguesas. A encenação do causo do boto, dança de roda e muita música é o enredo deste espetáculo contagiante. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 11 de fevereiro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 12 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 13 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

cultura_tambores
Cultura dos Tambores
Desorbitando Senzala
O projeto Cultura dos Tambores traz de forma lúdica o conhecimento da cultura Afro-brasileira por meio de oficinas de danças de roda, musicalização e contação de contos africanos. No decorrer da apresentação a Capoeira, samba de roda, maculelê, jongo e também a boneca africana Abayomi são ferramentas importantes para o resgate, reconhecimento e fortalecimento da nossa cultura, bem como a autoestima das crianças e adolescentes afrodescendentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 8 de fevereiro às 10h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Saraus
Mulheres Plurais
Coletivo Mulheres Plurais
O sarau Mulheres Plurais surge da parceria de quatro artistas da música e da literatura. Trata-se de um sarau itinerante, que já circulou por diferentes bairros periféricos da cidade de São Paulo. Com prioridade a mulheres como convidadas para intervenções, a programação do evento conta também com microfone aberto e intervenções poéticas coletivas das organizadoras. Os principais objetivos a serem alcançados com o evento é o aumento da visibilidade de escritoras periféricas e a projeção de suas obras, o estímulo à produção de textos, o estímulo à leitura e o compartilhamento da literatura independente, para além dos livros, mantendo-a viva nos espaços, principalmente os de grande importância, como as bibliotecas. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 11 de fevereiro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 12 de fevereiro às 12h30 - Biblioteca Anne Frank
Dia 13 de fevereiro às 11h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 13 de fevereiro às 16h - Biblioteca Vicente de Carvalho

A voz do povo
Coletivo A Voz do Povo
O Sarau A Voz do Povo existe desde 2015, realizando saraus nos espaços culturais e educacionais da zona Sul de SP. Nesta apresentação o Sarau A Voz do Povo, reunirá poetas da zona Sul de São Paulo para apresentações de seus poemas e composições autorais. Haverá também intervenções artísticas voltadas à cultura popular. Reunirá poetas da zona sul para declamarem seus versos e suas músicas autorais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

sarau_cataversos
Sarau Cataversos
Com Coletivo Cataversos
O Sarau é um encontro entre os amantes da música e da poesia. Oportunidade perfeita para encontrar amigos que apreciam rimas e versos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 8 de fevereiro às 15h – Biblioteca Ricardo Ramos

Novos Modernistas - Projeto Vozes Periféricas
Novos Modernistas -Projeto Vozes Periféricas
Encontro com escritores: Vozes Periféricas
Encontro entre autores e autoras da zona sul de São Paulo falando sobre sua produção literária, suas inspirações, suas experiências de vida e de escrita. Nestas atividades, autores e autoras da periferia irão discorrer sobre suas obras, seus processos de pesquisa e de escrita e vão conversar com o público sobre suas histórias de vida e outros assuntos. Participarão do projeto autores que publicam seus livros de forma independente, através de pequenas editoras ou selos, em sua maioria, autores que frequentam a cena de Saraus e Slams de São Paulo. Classificação indicativa: Livre . Duração: 90 min.

Convidados: Diane Oliveira, Augusto Cerqueira, Marcelo Lima, Raíssa Padial Corso, Fabiana Teixeira e Pedro Lucas
Dia 11 de fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Literatura e Mediação de Leitura nas bibliotecas
Lançamento: Águas de dentro e de fora, da autora Lourdes Ferreira
O livro é Águas de dentro e de fora, com 37 poemas de autoria de Lourdes Ferreira, alguns deles ilustrados por Nana Mello, que também fez a ilustração da capa. Classificação indicativa: 14 anos
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Cursos, encontros e oficinas
Florescer
Ahhh, quem não gosta da Primavera? Todas as cores, aromas e sabores dão um toque especial, não é mesmo? E as flores, então?! Pensando nas cores e flores da Primavera e do Aflora Brito, a oficina Florescer vem com a confecção de marcadores de páginas com lindas flores, para florescer nosso olhar para a beleza dessa época e para novas leituras. Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 180 min.
Dia 8 de fevereiro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Mulheres por Si Mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá. Os encontros são mensais, em que serão discutidos temas diversos, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa:16 anos. Duração:120 min.
Dia 10 de fevereiro às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Oficina de Xadrez
Com Giovanna Nunes
Xadrez é um jogo, mas também um esporte, uma arte e uma ciência.
Nesta oficina para crianças, mostraremos os ensinamentos iniciais desta prática que estimula o raciocínio e a concentração. Classificação: 9 anos. Duração: 60 min.
Dia 11 de fevereiro às 13h – Biblioteca Ricardo Ramos

Oficina de Origami
Com Fernanda Lellis e Giovanna Nunes
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 13 de fevereiro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos 

Cinema
iluminadoO Iluminado
The Shining, Reino Unido, EUA, 1980, 119 min., DVD
Direção: Stanley Kubrick. Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd.
Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Classificação indicativa: a partir de 16 anos.
Dia 13 de Fevereiro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina



Cine-Leitura Affonso Taunay
como_eu_era_antes_voceComo eu era antes de você
Me Before You, Inglaterra, 2016, 110 min., DVD
Direção: Thea Sharrock
Elenco:Emilia Clarke. Sam Claflin, Janet Mc Teer
Começamos o ano com mais um projeto de cinema aqui na Biblioteca Affonso Taunay.
O Cine Leitura é um projeto de cinema que a cada mês trará um filme diferente, de uma temática diferente de livros que temos aqui na biblioteca.
É só comparecer e se divertir com o filme, chame os amigos, vizinhos, pais e venham curtir um cinema aqui com a gente. Duração: 110 min.
Dia 13 de fevereiro às 14h – Biblioteca Affonso Taunay

Cine Férias na Alceu
pai_oÓ pai ó
Brasil, 2007, 96 min., DVD
Direção: Monique Gardenberg
Elenco: Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura
Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puní-los, cortando o fornecimento de água do prédio. Classificação indicativa: 14 anos
Dia 7 de fevereiro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

meu_pe_laranja_limaMeu pé de laranja lima
Brasil, 2013, 99 min., DVD.
Direção: Marcos Bernstein
Elenco: João Guilherme Ávila, José de Abreu, Caco Ciocler
Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo. Classificação indicativa:
Livre.
Dia 11 de fevereiro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

orfeuOrfeu
Brasil, 1999, 110 min., DVD.
Direção: Carlos Diegues
Elenco: Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício
Na recontagem do mito grego de Orfeu e Eurídice, Orfeu é um músico popular de uma escola de samba. Na favela onde mora apaixona-se por Eurídice, e seus destinos e vidas se entrelaçam no Carnaval. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 14 de fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima  
 Circuito SPCine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário