sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Destaques da semana de 14 a 20 de fevereiro

Carnaval 
carnaval
Bloco das Emílias e Viscondes 2020
Dias 13, 18 e 20 de fevereiro das 15h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Ensaio Geral
Dias 18 e 20 de fevereiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Circo 
show_percha
Show da Percha
Cia do Asfalto
Com seu número principal a Percha, um mastro sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, o espetáculo segue com de maneira muito divertida e cômica e a cada número sempre um inesperado desfecho virtuoso. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 19 de fevereiro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Teatro 
O Jardim do Imperador
Cia. Pelo Cano
O espetáculo, voltado para o público infantil, conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, onde entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 18 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Amadeu Amaral

gato_tuba

Tem gato na tuba
Cia. Megamini
Um cortejo carnavalesco abre o espetáculo em clima de festa. É um ambiente antigo de carnaval dos anos 50/60, com certa ingenuidade no ar. Esta trupe resolve, então, contar as histórias que antigamente fizeram sucesso na colorida coleção Disquinho. Interpretam, cantam e narram duas histórias muito divertidas: História da Baratinha e Chapeuzinho Vermelho. Todo espetáculo é entremeado com marchinhas de carnaval. Cada história acentua uma linguagem para ganhar vida no palco, passando por teatro de máscaras, mímica, teatro de animação e manipulação de objetos. Classificação indicativa: de 3 a 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 15 de fevereiro às 15h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Contação de Histórias
Carnaval dos Bichos
Com Cris Miguel e Rafa Nascimento
O Galo anuncia que o Carnaval chegou e muitos bichos aparecem pra cantar as marchinhas mais conhecidas e animadas, neste show de músicas, bonecos, brincadeiras, e muita folia!!! Todos preparam suas fantasias e a festa começa, Galinha se fantasia de Peru, Coruja se fantasia de Batman, Elefante se fantasia de Borboleta e muitos outros bichos se fantasiam e vem pra animar o baile. Com Cris Miguel e Rafa Nascimento. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 50 min.
Dia 14 de fevereiro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 14 de fevereiro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 17 de fevereiro às 10h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 18 de fevereiro às 9h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 19 de fevereiro às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

Que Frevo é esse?
Cia Oya ô
“Que Frevo é esse?” da Cia Oya ô narra a história de Serpentina, uma garota que ao encontrar um guarda-chuva pequeno e colorido atravessa o Brasil em busca do seu dono. O texto foi inspirado nos diversos carnavais existentes no Brasil como o frevo, o maracatu, as escolas de samba, o caboclinho, o afoxé e os blocos. É uma narração com muita música convidando o público a se divertir além de se aprofundar na riqueza da cultura brasileira. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Dia 15 de fevereiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 18 de fevereiro às 13h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 19 de fevereiro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 20 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

historias_carnaval
Histórias de Carnaval
Altar Do Cordel
Os cantadores de cordel Rafa da Rabeca e Maria Rosa recitam histórias de Carnaval em Cordel, com bonecos, fantasias e brincadeiras, ensinam rimas e passos do frevo, aproveitando as habilidades e experiências como autênticos foliões pernambucanos. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 15 de fevereiro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 15 de fevereiro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 19 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

O galo Joaquim
Com Patricia Tirola
O Galo Joaquim - adaptação do livro Maroca e Deolindo de André Neves. A história do galo Joaquim, que coleciona mudas de sol e canta chuvas de confete! Pura Poesia! Muitas brincadeiras de roda e brincadeiras tradicionais para todas as crianças se divertirem. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 18 de fevereiro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 19 de fevereiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Intervenção Artística 
Folia de Passarinhos
Cia Passarinho Contou
Folia de Passarinhos é dia de festa e fantasia, o carnaval chegou com seus ritmos envolventes e músicas dançantes, e até a última Vila depois da terra tão distante vai ter bloquinho, e sabe porquê? Porque os passarinhos chegaram cantarolando sons em fantasias coloridas. E sabe quem o bloquinho da Vila vai homenagear esse ano? - Os passarinhos de cores tantas e sons musicais. Quer fazer parte desse bloquinho- samba-enredo? Vem pro bloco do passarinho! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 19 de fevereiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 20 de fevereiro às 10h - Biblioteca Milton Santos
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Anne Frank

Amores de Carnaval
Casa da Frida
Amores de Carnaval tem em sua origem através da palhaçaria, contar histórias de amores carnavalescos. Uma intervenção poética, musical e divertida. Resgatando a memória das antigas marchinhas brincantes, fazendo com que o público vivencie a nostalgia dos grandes carnavais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

quem_danca_segura_crianca

Quem não dança segura a criança!
Cia da Chinela
Intervenção itinerante com música ao vivo. Nessa intervenção, o público é convidado a vivenciar os desafios da maternidade, com muito humor. A trilha sonora dá o tom da aventura carnavalesca com paródias de antigas marchinhas adaptadas para contar as alegrias e os dramas da maternidade. Dança do bebê (adaptação da dança da vassoura), Embala o bebê – (corrida de obstáculos com troca de fraldas), Corrida materna (versão da corrida do ovo na colher com obstáculos e tarefas), Chora neném (caminhar pelo espaço repleto de brinquedos sonoros espalhados, sem fazer nenhum barulho) e muitas outras brincadeiras fazem parte desse baile de carnaval das palhaças Alderita e Severina e suas companheiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 14 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 15 de fevereiro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 19 de fevereiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Cultura Popular
Bloco Eu Acho é Coco!
Coco de Oyá
Criado em setembro de 2018, o bloco feminino e feminista Eu Acho é Coco! surgiu com a intenção de empoderar e da voz às mulheres, que dentro das manifestações populares, normalmente são minoria. Muitas vezes intimidadas pela presença masculina, deixam de tentar se expressar nesses espaços. E também com a intenção de passar os conhecimentos da cultura popular, principalmente o Coco de Roda, que é a maior influência musical do grupo.
Além dos instrumentos de percussão e vocais, o bloco é acompanhado por performances circenses que compõem a grande roda. Partindo do princípio do formato da roda, das danças em formatos circulares que os ritmos nordestinos sugerem, as performances circenses serão desenvolvidas em aparelhos redondos, criadas e coreografadas especialmente para o bloco.
Em formato de cortejo, a roda acontece de forma convidativa, para que o público ao redor participe dessa grande celebração. A junção das artes da música, dança, circo e cultura popular conversando entre si, resultará em um espetáculo único e multilinguagens. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 60 min.
Dia 18 de fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Carimbó
Cia Porto de Luanda
Um sax, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos é a imagem do espetáculo Carimbó. Trazendo o ritmo que é considerado a fonte da lambada, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Pará. O espetáculo Carimbó da Cia Porto de Luanda, apresenta um pouco deste ritmo musical amazônico, típico da região litorânea do estado do Pará, mas também encontrado no Nordeste brasileiro. O carimbó que desde 2014 tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, tem origem indígena, influências africanas e portuguesas. A encenação do causo do boto, dança de roda e muita música é o enredo deste espetáculo contagiante. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 19 de fevereiro às 15h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 20 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

cultura_tambores
Cultura dos Tambores
Desorbitando Senzala
O projeto Cultura dos Tambores traz de forma lúdica o conhecimento da cultura Afro-brasileira por meio de oficinas de danças de roda, musicalização e contação de contos africanos. No decorrer da apresentação a Capoeira, samba de roda, maculelê, jongo e também a boneca africana Abayomi são ferramentas importantes para o resgate, reconhecimento e fortalecimento da nossa cultura, bem como a autoestima das crianças e adolescentes afrodescendentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 15 de fevereiro às 10h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 15 de fevereiro às 15h - Biblioteca Aureliano Leite

Saraus 
Mulheres Plurais
Coletivo Mulheres Plurais
O sarau Mulheres Plurais surge da parceria de quatro artistas da música e da literatura. Trata-se de um sarau itinerante, que já circulou por diferentes bairros periféricos da cidade de São Paulo. Com prioridade a mulheres como convidadas para intervenções, a programação do evento conta também com microfone aberto e intervenções poéticas coletivas das organizadoras. Os principais objetivos a serem alcançados com o evento é o aumento da visibilidade de escritoras periféricas e a projeção de suas obras, o estímulo à produção de textos, o estímulo à leitura e o compartilhamento da literatura independente, para além dos livros, mantendo-a viva nos espaços, principalmente os de grande importância, como as bibliotecas. Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Duração: 60 min.
Dia 14 de fevereiro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 15 de fevereiro às 13h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 15 de fevereiro às 16h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

sobrenome_liberdade

Sobrenome Liberdade
Coletivo Sobrenome Liberdade
Nesta apresentação do Sobrenome Liberdade, o coletivo apresentará poemas de autores da literatura periférica e de autores já consagrados. O coletivo Sobrenome Liberdade, atuando desde 2012 na região do Grajaú, extremo da Zona Sul de São Paulo, realiza mensalmente um sarau aberto à comunidade no bar Relicário Rock Bar, toda segunda quinta-feira do mês. No evento, o microfone é aberto a expressões artísticas de diversos gêneros, sendo a poesia a principal linguagem. Além disso, contamos com artistas convidados todos os meses, em lançamentos de livros e pocket shows, priorizando o trabalho de artistas independentes e periféricos e, assim, incentivando e fortalecendo a cena artística da região. Nesta ação, pretendemos expandir o trabalho de incentivo à literatura e arte já realizado pelo coletivo, ampliando o público das bibliotecas ao transgredir a imagem que muitas pessoas têm destes espaços, pautadas no senso comum de que as bibliotecas são espaços de incomunicabilidade, restritos e austeros. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Sarau Jardim Poético
Um encontro democrático de Música, Poesia, Dança e Teatro.
Apresenta:
- Pocket Show de Rizca MC + Deejay Três C (B-Flow Crew)
-Pocket Show de Thisco MC + Deejay Três C (B-Flow Crew)
-Lançamento do Livro “Vamos falar de São Paulo - volume 5” pela Editora Matarazzo.
-Lançamento do Livro “Quantas vidas tem o amor”, de Ricardo Cardoso pela Editora Matarazzo.
-Lançamento do Livro “Eu fizio porque quizio” de Glafira Menezes Corti pela Editora Matarazzo.
-Pocket Show de Arthur Freestyle
-Pocket Show de GAV (Guiando Almas Vazias)
-Contação de Historias com "Coletivo 20Contar”.
-Palco Aberto (Espaço mais democrático da região, onde convidamos Você! Mostre sua Arte!).
Dia 15 de Fevereiro às 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Sarau café com poesia
Encontros multiculturais, gratuitos, apresentando histórias, arte e amor, na forma de poesia, dança, música e outras formas de poesia.
Dia 15 de fevereiro às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau da Ponte Pra Cá
O Sarau da Ponte Pra Cá tem por objetivo apresentar uma vasta programação cultural, mesclando as mais variadas atividades artísticas. Unindo poesia, música, resgate cultural, grafite, exposições, direitos humanos, tudo isto dentro de uma programação convidativa e interagindo com atividades lúdicas, incentivando a participação do público. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Castro Alves

Sarau do Binho
O Sarau do Binho acontece há mais de 16 anos na zona sul de SP. É um encontro de pessoas ligadas às várias linguagens culturais: poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores e outros, da região de Campo Limpo. É um espaço de encontro humano, onde a literatura e a Poesia têm espaço privilegiado. O Sarau do Binho desenvolve várias ações com foco no incentivo à leitura, como a Bicicloteca, Livros no Ponto, Kombiblioteca e Leitura Surpresa. O Sarau do Binho vai apresentar poemas de autores da literatura produzida nas periferias do Brasil e também de autores consagrados. Classificação indicativa: Livre. Duração: 120 min.
Dia 15 de fevereiro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Novos Modernistas - Projeto Vozes Periféricas
Encontro com escritores: Vozes Periféricas
Encontro entre autores e autoras da zona sul de São Paulo falando sobre sua produção literária, suas inspirações, suas experiências de vida e de escrita. Nestas atividades, autores e autoras da periferia irão discorrer sobre suas obras, seus processos de pesquisa e de escrita e vão conversar com o público sobre suas histórias de vida e outros assuntos. Participarão do projeto autores que publicam seus livros de forma independente, através de pequenas editoras ou selos, em sua maioria, autores que freqüentam a cena de Saraus e Slams de São Paulo. Classificação indicativa: Livre . Duração: 90 min.
Convidados: Binho, Serginho Poeta, Gunnar Vargas, Marco Miranda, Potyra da Paz e Tati Candeia
Dia 20 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Literatura e Mediação de Leitura 
Semeando leitura
Mediação de leitura e resgate de canções e brincadeiras tradicionais para Primeira Infância. Classificação indicativa: Livre
Dia 20 de fevereiro às 14h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre.
Dia 19 de fevereiro às 10h – Biblioteca Amaral Amaral

Cursos, encontros e oficinas
Máscaras
Os participantes são convidados a vivenciar a tradição no carnaval, através da confecção de máscaras. Classificação indicativa: Livre.
Dia 14 de fevereiro às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Vivência: Oficina interativa de direitos universais
Essa oficina é um exercício de meta-aprendizagem que se originou a partir da idéia de que é possível digerir e popularizar conhecimentos que compõem o currículo escolar e, sobretudo, os que estão fora dele - como é o caso dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesta oficina, os estudantes do 8º ano da Scuola Italiana Eugenio Montale conduzem todo o processo, convidando os participantes a passar por três estações de aprendizagem; a partir das quais é possível criar um cenário capaz de sensibilizar o olhar e as idéias, enquanto se toma contato com este importante documento que garante nossos direitos enquanto cidadãos.
Dia 14 de fevereiro às 10h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Cuidando do Jardim
Com Fernanda Lellis
Encontro de pessoas com interesse em jardinagem, com experiência ou não, para trocar ideias, transformar técnicas simples em algo sustentável e acolher o jardim como um espaço de todos. Os encontros acontecem uma vez por mês aos sábados de manhã. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 120 min.
Dia 15 de fevereiro às 11h – Bibliotecas Ricardo Ramos

Oficina de Xadrez
Com Giovanna Nunes
Xadrez é um jogo, mas também um esporte, uma arte e uma ciência.
Nesta oficina para crianças, mostraremos os ensinamentos iniciais desta prática que estimula o raciocínio e a concentração. Classificação: 9 anos. Duração: 60 min.
Dia 18 de fevereiro às 13h – Biblioteca Ricardo Ramos

Ocupação Pequenos Foliões
São Paulo já é a cidade mais procurada para curtir o carnaval de 2020 no Brasil e os pequenos não poderiam ficar de fora! Nesta ocupação voltada para o público infantil, o carnaval encontra o circo em 4h de muita alegria e diversão! Em um ambiente com decoração carnavalesca com pintura facial gratuita e distribuição de pipoca, algodão doce e balões para os participantes.
Intervenção cenográfica; Distribuição de pipoca e algodão doce; Distribuição de balões; Brinquedos infláveis; Pintura facial gratuita e Artistas de circo
● 11h - Oficina de Fantasia
● 13h - Forfé (Circo)
● 15h30 - Furunfunfum no Carnaval (Música)
Dia 19 de fevereiro das 11h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


Oficina de encadernação
Com Dricco Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Dia 19 de fevereiro às 13h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Origami
Com Fernanda Lellis e Giovanna Nunes
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de fevereiro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Reeducação Alimentar
A Biblioteca Brito Broca em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde (NASF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pirituba, buscando estimular a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, apresenta o grupo Reeducação. O grupo tem como objetivo promover a melhora da alimentação e da relação com o corpo e com a comida, assim como orientações sobre cuidado em saúde. A atividade é gratuita e voltada para adultos e idosos. Classificação indicativa: 18 anos. Durante: 90 min.
Dia 20 de fevereiro às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Cinema

Cine-Leitura Affonso Taunay
orfeuOrfeu
Brasil, 1999, 110 min., DVD.
Direção: Carlos Diegues
Elenco: Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício
Na recontagem do mito grego de Orfeu e Eurídice, Orfeu é um músico popular de uma escola de samba. Na favela onde mora apaixona-se por Eurídice, e seus destinos e vidas se entrelaçam no Carnaval. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 14 de fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima


turma_monica_lacosTurma da Mônica – Laços
Brasil, 2019, 96 min., DVD
Direção: Daniel Rezende
Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo
Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. Classificação indicativa: Livre.
Dia 18 de fevereiro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

adeus_meninos
]Adeus, Meninos
Au revoir les enfants, França, Alemanha Ocidental, Itália, 1987, 103 min., DVD
Direção: Louis Malle. Elenco: Gaspard Manesse, Raphael Fejtö, Francine Racette.
Julien Quentin é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio St. Jean-de-la-Croix, em grandes dificuldades por conta da 2ª Guerra Mundial. Classificação indicativa: Livre.
Dia 20 de Fevereiro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina




Circuito SPCine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário