quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Destaques da semana de 21 a 27 de fevereiro

Carnaval 
carnaval
Bloco das Emílias e Viscondes 2020

Ensaio da bateria
Instrumentos: caixa, surdo, xequerê, agogô, tamborim e repinique.
Dias 21, 23 de janeiro das 15h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Saída do bloco
Dia 21 de fevereiro às 15h -Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Contação de Histórias 
Carnaval dos Bichos
Com Cris Miguel e Rafa Nascimento
O Galo anuncia que o Carnaval chegou e muitos bichos aparecem pra cantar as marchinhas mais conhecidas e animadas, neste show de músicas, bonecos, brincadeiras, e muita folia!!! Todos preparam suas fantasias e a festa começa, Galinha se fantasia de Peru, Coruja se fantasia de Batman, Elefante se fantasia de Borboleta e muitos outros bichos se fantasiam e vem pra animar o baile. Com Cris Miguel e Rafa Nascimento. Classificação indicativa: a partir de 3 anos. Duração: 50 min.
Dia 21 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 21 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 27 de fevereiro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 27 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
frevo_esse
Que Frevo é esse?
Cia Oya ô
“Que Frevo é esse?” da Cia Oya ô narra a história de Serpentina, uma garota que ao encontrar um guarda-chuva pequeno e colorido atravessa o Brasil em busca do seu dono. O texto foi inspirado nos diversos carnavais existentes no Brasil como o frevo, o maracatu, as escolas de samba, o caboclinho, o afoxé e os blocos. É uma narração com muita música convidando o público a se divertir além de se aprofundar na riqueza da cultura brasileira. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 45 min.
Dia 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Histórias de Carnaval
Altar Do Cordel
Os cantadores de cordel Rafa da Rabeca e Maria Rosa recitam histórias de Carnaval em Cordel, com bonecos, fantasias e brincadeiras, ensinam rimas e passos do frevo, aproveitando as habilidades e experiências como autênticos foliões pernambucanos. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 50 min.
Dia 21 de fevereiro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

O galo Joaquim
Com Patricia Tirola
O Galo Joaquim - adaptação do livro Maroca e Deolindo de André Neves. A história do galo Joaquim, que coleciona mudas de sol e canta chuvas de confete! Pura Poesia! Muitas brincadeiras de roda e brincadeiras tradicionais para todas as crianças se divertirem. Classificação indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 40 min.
Dia 21 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Paulo Setúbal

Intervenção Artística nas Bibliotecas
Folia de Passarinhos, Amores de Carnaval e Quem não dança segura a criança!
Folia de Passarinhos
Cia Passarinho Contou
Folia de Passarinhos é dia de festa e fantasia, o carnaval chegou com seus ritmos envolventes e músicas dançantes, e até a última Vila depois da terra tão distante vai ter bloquinho, e sabe porquê? Porque os passarinhos chegaram cantarolando sons em fantasias coloridas. E sabe quem o bloquinho da Vila vai homenagear esse ano? - Os passarinhos de cores tantas e sons musicais. Quer fazer parte desse bloquinho- samba-enredo? Vem pro bloco do passarinho! Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 21 de fevereiro às 9h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 21 de fevereiro às 16h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 27 de fevereiro às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 27 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Amores de Carnaval
Casa da Frida
Amores de Carnaval tem em sua origem através da palhaçaria, contar histórias de amores carnavalescos. Uma intervenção poética, musical e divertida. Resgatando a memória das antigas marchinhas brincantes, fazendo com que o público vivencie a nostalgia dos grandes carnavais. Classificação indicativa: Livre. Duração: 30 min.
Dia 21 de fevereiro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 27 de fevereiro às 14h - Biblioteca Milton Santos

Quem não dança segura a criança!
Cia da Chinela
Intervenção itinerante com música ao vivo. Nessa intervenção, o público é convidado a vivenciar os desafios da maternidade, com muito humor. A trilha sonora dá o tom da aventura carnavalesca com paródias de antigas marchinhas adaptadas para contar as alegrias e os dramas da maternidade. Dança do bebê (adaptação da dança da vassoura), Embala o bebê – (corrida de obstáculos com troca de fraldas), Corrida materna (versão da corrida do ovo na colher com obstáculos e tarefas), Chora neném (caminhar pelo espaço repleto de brinquedos sonoros espalhados, sem fazer nenhum barulho) e muitas outras brincadeiras fazem parte desse baile de carnaval das palhaças Alderita e Severina e suas companheiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 27 de fevereiro às 9h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Cultura Popular
carimbo
Carimbó
Cia Porto de Luanda
Um sax, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos é a imagem do espetáculo Carimbó. Trazendo o ritmo que é considerado a fonte da lambada, a Cia. Porto de Luanda apresenta um pouco da cultura do Pará. O espetáculo Carimbó da Cia Porto de Luanda, apresenta um pouco deste ritmo musical amazônico, típico da região litorânea do estado do Pará, mas também encontrado no Nordeste brasileiro. O carimbó que desde 2014 tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, tem origem indígena, influências africanas e portuguesas. A encenação do causo do boto, dança de roda e muita música é o enredo deste espetáculo contagiante. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 21 de fevereiro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 21 de fevereiro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Cultura dos Tambores
Desorbitando Senzala
O projeto Cultura dos Tambores traz de forma lúdica o conhecimento da cultura Afro-brasileira por meio de oficinas de danças de roda, musicalização e contação de contos africanos. No decorrer da apresentação a Capoeira, samba de roda, maculelê, jongo e também a boneca africana Abayomi são ferramentas importantes para o resgate, reconhecimento e fortalecimento da nossa cultura, bem como a autoestima das crianças e adolescentes afrodescendentes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
Dia 21 de fevereiro às 12h20 - Biblioteca Vicente de Carvalho

Cursos, encontros e oficinas

Oficina de Máscaras de Carnaval
Venha participar de nossa oficina e montar sua própria máscara personalizada! Ao final faremos o Baile de Carnaval da Biblioteca!
Dia 21 de fevereiro às 14h – Biblioteca Jamil Almansur Haddad
ocupação_pequenos_folioes
Ocupação Pequenos Foliões
São Paulo já é a cidade mais procurada para curtir o carnaval de 2020 no Brasil e os pequenos não poderiam ficar de fora! Nesta ocupação voltada para o público infantil, o carnaval encontra o circo em 4h de muita alegria e diversão! Em um ambiente com decoração carnavalesca com pintura facial gratuita e distribuição de pipoca, algodão doce e balões para os participantes.
Intervenção cenográfica; Distribuição de pipoca e algodão doce; Distribuição de balões; Brinquedos infláveis; Pintura facial gratuita e Artistas de circo
-11h - Oficina de Fantasia
-13h - Forfé (Circo)
-15h30 - Furunfunfum no Carnaval (Música)
Dia 19 de fevereiro das 11h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

-11h - Oficina de Fantasia
-13h - Circo de Doidos na Folia (Circo)
-15h30 - Carnaval da Trupe - Com Trupe pé de (MÚSICA)
Dia 23 de fevereiro das 11h às 17h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Pegue, leve e leia
Distribuição de livros para a comunidade. Classificação indicativa: Livre
Dia 27 de fevereiro às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Oficina de Origami
Com Fernanda Lellis e Giovanna Nunes
A tradicional arte japonesa de dobrar e transformar papel em barcos, corações, bichinhos e muito mais.
Os pequenos vão amar aprender a técnica de dobradura e ainda vão levar suas obras pra casa. Classificação indicativa: 5 anos. Duração: 60 min.
Dia 27 de fevereiro às 10h – Biblioteca Ricardo Ramos

Reeducação Alimentar
A Biblioteca Brito Broca em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde (NASF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pirituba, buscando estimular a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, apresenta o grupo Reeducação. O grupo tem como objetivo promover a melhora da alimentação e da relação com o corpo e com a comida, assim como orientações sobre cuidado em saúde. A atividade é gratuita e voltada para adultos e idosos. Classificação indicativa: 18 anos. Durante: 90 min.
Dia 27 de fevereiro às 13h30 – Biblioteca Brito Broca

Cinema

filhos_francisco2 Filhos de Francisco – A História de Zezé Di Camargo & Luciano
Brasil, 2005, 129 min., DVD
Direção: Breno Silveira. Elenco: Ângelo Antônio, Dira Paes, Márcio Kieling.
Francisco Camargo é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Classificação indicativa: Livre.
Dia 27 de Fevereiro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

auto_compadecidaO auto da compadecida
Brasil, 2000, 95 min., DVD
Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga
As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna. Classificação indicativa: Livre.
Dia 21 de fevereiro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

pequenas_históriasPequenas histórias
Brasil, 2007, 80 min., DVD
Direção: Helvécio Ratton
Elenco:Marieta Severo, Paulo José, Gero Camilo
Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha. São quatro histórias de humor e magia. O casamento do pescador com Iara, a sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Classificação indicativa: Livre.
Dia 25 de fevereiro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Circuito SPCine
O Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem, o Circuito Spcine apresenta semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. O intuito do projeto é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. O projeto é uma iniciativa da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana com aproximadamente 200 sessões semanais. Para mais informações, acesse www.circuitospcine.com.br

Veja aqui a programação Spcine na Biblioteca Roberto Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário