sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Biblioteca Belmonte traz espetáculo de dança e 3 encontros de escritores

.

A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, receberá no dia 18/11, quinta-feira, às 15h, o premiado espetáculo de dança “Pipando... Onde dormem os pássaros”, com criação e concepção do bailarino e coreógrafo Pedro Costa e trilha sonora de Andrei Ivanovic e Wilson Ferreira. O espetáculo mostra ao público – através dos movimentos e sensações da dança contemporânea – caminhos tortuosos dos usuários de crack.
“Pipando... Onde dormem os pássaros” ganhou o prêmio 8º Programa de Fomento à Dança, da Cidade de São Paulo. Nele, há dialogo entre vídeo-arte, dança contemporânea, hip-hop, contato e improvisação para contar histórias desse universo em forma de dança. Veja a reportagem


Os três Encontros de Escritores que acontecerão neste mês são uma oportunidade única de participar, interagir e se deliciar com a diversidade de repertórios. Tal riqueza se deve à diversidade de contextos, gêneros e escritas em que estão inseridos os autores: a literatura africana, o universo indígena e as rimas inspiradas do cordel. Vale a pena conferir:


VI Encontro de Escritores de Cordel

com Pedro Monteiro e Cleusa Santo

Ambos escritores fazem parte da Caravana de Cordel um movimento-escola, que traz a literatura de cordel para o grande público.

O escritor Pedro Monteiro tem feito referência da obra de Ariano Suassuna, mostrando as peripécias dos personagens João Grilo e Chicó em seus folhetos.

A poetisa Cleusa Santo traz para o cordel, uma personagem de clássico da literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho.
11 de novembro, quinta-feira, às 19h.




Projeto Escritor na Biblioteca:

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku é formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia e doutorando em Educação na USP, é escritor, diretor-presidente do Inbrapi, pesquisador do CNPq , comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e autor de mais de 30 livros voltados ao público infantil e juvenil.

Dentre seus livros, destacam-se: Coisas de Índio, O sinal do pajé, Meu vô Apolinário (menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Unesco). 12 de novembro, sexta-feira, às 10h.



Projeto Escritor na Biblioteca: Ungulani Ba Ka Khosa

Ungulani Ba Ka Khosa, nome tsonga (grupo étnico do sul de Moçambique) do escritor e professor Francisco Esaú Cossa. Suas obras ficcionais retratam a realidade de seu país. "Ualalapi", seu livro de estréia, nos transporta ao passado histórico moçambicano como colônia de Portugal. Outras obras são: Orgia dos loucos, No reino dos abutres e Os sobreviventes da noite.

17 de novembro, quarta-feira, às 14h.



Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel:
(11) 5687 0408 e (11) 5691 0433

E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br





3 comentários:

  1. Parabéns Equipe da Biblioteca Belmonte, sucesso com os encontros de escritores Pedro Monteiro, Cleusa Santo, Daniel Munduruku, Ungulani Ba Ka e sucesso com a apresentação do Pipando...onde dormem os pássaros!
    Sucesso novamente com II Feira de Caruaru em Santo Amaro!!!

    ResponderExcluir
  2. Estimad@s!
    A Belmonte é um templo de cultura nordestina.

    Parabéns a sua equipe de coordenação e a todos os seus frequentadores e fazedores de artes.

    ResponderExcluir