terça-feira, 30 de novembro de 2010

Peças da Cia Truks na Biblioteca Monteiro Lobato

Em dezembro, a consagrada companhia de teatro de bonecos Cia Truks apresenta cinco peças de teatro na Biblioteca Monteiro Lobato, sendo três peças voltadas para o público infantil e duas voltadas para o público adulto.

Criada em 1990, a companhia apresenta seus espetáculos em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em diversos países. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos para o teatro de animação. O grupo coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação desde 2002.


TEATRO

Público adulto
70 lugares

Isto não é um Cachimbo
Livremente inspirado na obra do pintor belga René Magritte, a peça dá vida às imagens deste grande mestre surrealista, e leva o nome de sua mais célebre pintura: Isto não é um Cachimbo, inscrição que acompanha a imagem de um cachimbo
Através do sempre rigoroso apuro técnico da Cia Truks, figuras intrigantes saem das telas de Magritte para ganhar o palco, em cenas de forte impacto visual e conceitual: Um velho homem, cujo peito é uma gaiola, despede-se da vida; uma camisola ganha vida e reflete as dores da alma de sua dona, uma família de mortos-vivos a esperar na sacada, um homem às voltas com a ideia de tirar a própria vida, resolve trocar de cabeça, entre outras passagens deste espetáculo repleto de belas imagens e muita poesia.
Isto Não é um Cachimbo, assim como as imagens de René Magritte, não deve ser traduzido em palavras, e nem compreendido de forma racional. Se assim fosse, seria um texto verbal compreensível, com início, meio e fim, e não um espetáculo sem palavras, feito apenas de imagens, um suave mergulho no oceano do inconsciente.
Dia 3 às 20h30

História de Bar
Atrás do balcão um simples e simplório barman. Sobre ele, terríveis acusações! Teria sido o responsável pelos crimes hediondos que assolam a cidade? Seria ele o temido assassino, a decapitar, sem piedade, suas indefesas vítimas? Pois bem, hoje ele vai contar a sua história! Hoje, prezado cliente, ele não irá ouvir os seus problemas. Hoje é você quem irá ouvi-lo!
História de Bar é um inusitado teatro de objetos, encantador, e que, em 55 minutos, arranca deliciosas gargalhadas da platéia.
Dia 10 às 20h30


TEATRO INFANTIL

Público infantil
70 lugares

Vovô
Retratando um dos períodos mais contundentes de nossa história recente, que marcou as vidas das novas gerações, e também do nosso país como um todo, a peça conta a história de nosso personagem Vovô, desde sua infância em um país distante, sua adolescência, o início da vida adulta, as guerras de que foi palco o continente europeu, a dura viagem e adaptação ao Brasil, até chegar à sua velhice, quando se transforma no contador de histórias capaz de emocionar com sua saga, e com os relatos de sua vida, tão fantásticos, porém tão reais. A peça faz de nosso vovô um ícone de tantos heróis que enfrentaram a dura jornada de transformações sociais profundas do último século, com apenas um objetivo maior: tão somente...viver.
Dia 5 às 11h

O Senhor dos Sonhos
O espetáculo conta a história de Lucas, um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância, como um menino criativo, engraçado, simpático e, principalmente, sonhador! Se não navegava pelos sete mares, certamente estava a pilotar alguma nave espacial em planetas longínquos. E, como sempre, atrasado para ir à escola ou esquecido de suas lições e obrigações.
O Senhor dos Sonhos, ao confrontar as mirabolantes aventuras de Lucas com a necessidade que o menino tem de ajustar-se às regras sociais, é um espetáculo que discute, mesclando momentos lúdicos e divertidos com outros de delicada e leve poesia, o conflito em que se veem as crianças, ao terem que se equilibrar, como que sobre uma corda bamba, entre a fantasia e a realidade.
Dia 12 às 11h

Cidade Azul
Cidade Azul é um lugar que, por muito pouco, quase não existe. Mas existe, sim! Existe dentro da cabecinha de um menino teimoso, que insiste não apenas em sonhar, mas em transformar, nem que seja como um sonho, o seu mundo em um lugar melhor para se viver. Sua rua cinzenta, na rua azul da sua Cidade Azul. Ele é um menino que acorda, a cada nova manhã, sobre os papelões ou sob os jornais da rua, para mais um dia solitário e de verdadeira aventura. Mas eis que no amanhecer de um dia especial cai-lhe sobre a cabeça uma enorme bola de brinquedo, azul, é claro, trazendo atrás sua aflita dona. Uma menina...
Dia 19 às 11h


Biblioteca Monteiro Lobato
Veja como chegar
Rua General Jardim, 485
Vila Buarque - 01223-011
Telefone: 11 3256-4122 ramal 214
Fax: 11 3256-4038
Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h; sábado das 9h às 16h
bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário