sábado, 13 de novembro de 2010

II Feira de Caruaru na Biblioteca Belmonte

.
A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, convida o público para um desfile de cores, sabores, saberes, sons e ritmos: a 2ª edição da representação da Feira de Caruaru.

Dia 27 de novembro, sábado, das 10 às 16h.


A representação da feira ocupará os espaços externos da biblioteca como estacionamento e laterais, onde poderão ser apreciados artesanato decorativo e utilitário, exposição de cordéis, comidas típicas, temperos e especiarias.


ATRAÇÕES


10h - ABERTURA - com Paula Dundee;
10h30 - SALA DE REBOCO - Forró e música sertaneja com Helen & Ferreirinha e Sandro Alves;
11h30 - MPB COM NOME E SOBRENOME – Sabino e Gabriel
Lopes tocam e cantam grandes sucessos da MPB regional;
12h - A FUNARTE TRAZ O REI DA FEIRA - Mestre Valdeck de Garanhuns apresenta teatro de mamulengo, declama poesia matuta e interage com o seu irreverente boneco Benedito;
13h – GRUPOS SANFÔNICOS DE SANTO AMARO - Escurinho do Acordeon, Vidal Silva, Miltinho Acordeon e Dominguinhos dos 8 Baixos trazem a Animação do Forró Pé-de-Serra à feira;
13h50 - REPENTE EM DESAFIOS - Com Adão Fernanades e João Dotô;
14h – A HISTÓRIA DO
CAVALO NÓIA: O mito urbano considerado Bumba-Meu-Boi de Sampa tem sua história contada em documentário;
14h40 - DANÇA INDÍGENA com índios da tribo Kariri Xocó;
15h - MOREIRA DE ACOPIARA – Declamará o cordel Feira de Caruaru;
15h20 - GRUPO ARRASTÃO DO BECO apresenta Kabiesilè, o machado de prata - Cortejo envolvendo personagens de Maracatu. Sobre a Feira de Caruaru
A Feira de Caruaru, em Pernambuco, recebeu do IPHAN em 10 de fevereiro de 2007, o título de Patrimônio Cultural Imaterial. Tornou-se referência turística, histórica e cultural. Tem fama mundial pela sua dimensão e variedade.
Atualmente, segundo o registro, a feira consiste em um conjunto de feiras como a do gado, do artesanato, o Museu do Cordel, mercados de carne e da farinha; além da feira livre com todas as suas subdivisões.




Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mails:
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. "Tudo o que há no mundo tem na feira de Caruaru";trecho da música de Luiz Gonzaga e tudo o que manifestamos, exprimimos nossa identidade cultural. A representação da célebre Feira em uma biblioteca, possibilita vivenciarmos e nos deliciarmos com a vibração dessa identidade!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza teremos muita alegria e diversão neste encontro com as tradições regionais, quer seja pelos artesãos, pelos artistas ou pelo público presente. Faremos uma grande festa!!!

    ResponderExcluir