quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Artista Orientador da Belmonte, Erry-G, descreve sua experiência no Encontro da Diversidade promovido pelo MINC

..

Promovido pelo Ministério da Cultura, o Encontro da Diversidade Cultural – Independência da Cultura, que aconteceu de 4 a 6 de setembro de 2010, no Rio de Janeiro, reuniu rodas de convivência, apresentações culturais, feira de produtos culturais, cortejos, debates, jogos e brincadeiras de diversos cantos do Brasil. O objetivo do evento foi celebrar a diversidade cultural brasileira. O encontro atraiu cerca de cinco mil pessoas durante os três dias de evento.






Nosso Artista Orientador de Música, ERRY-G, registrou suas impressões sobre esta experiência:
.


"Em setembro de 2010 estive no evento Encontro de Diversidade Cultural – Independência da Cultura, promovido pelo MINC (Ministério de Cultura) na Cidade do Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa.

Recebendo o convite do mesmo para participar do encontro, fiquei um tanto surpreso, mas por um outro lado não tinha idéia do que poderia encontrar por lá. Para minha surpresa, me deparei com uma diversidade de raça, gênero e cultural muito grande, desde os jovens Indígenas catando rap, aos ciganos com suas danças e músicas; o pessoal do jongo; o hip hop, representando a cena urbana; os grandes bonecões; cadeirantes em seu espetáculo; o grupo de senhores batuqueiros colocando o público para dançar em suas cantigas de rodas; até o hino nacional cantado em estilo de rap.

Tudo isso me fez certificar o quanto o nosso país é rico e grandioso. Precisamos nos conhecer melhor: esta foi a inquietação que trouxe desta viagem. Nossos jovens sobreviventes de uma grande metrópole chamada São Paulo precisam ter acesso a estas riquezas, infelizmente ela não é socializada como um todo em nossa população, até mesmo porque se isso acontecesse não teríamos a destruição dos nossos indígenas e os esquecimentos de nossos valores culturais e históricos.

Com o meu trabalho de AO (artista orientador) junto ao projeto Música Vocacional, dentro da Biblioteca Belmonte “Temática de Cultura Popular”, venho tendo grandes desafios e experiências no trabalho desenvolvido com grupos musicais, e como tive a humilde iniciativa de pesquisar a Cultura Popular, me deparei com alguns vídeos e trabalhos: Terreiros e Quilombos, Tambores de Crioula, O Tambu e a Umbigada, entre outros. Mas o que me chamou a atenção foi o trabalho do grupo Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão. Há uma grande necessidade de citar este fato, pois tive uma grande honra de encontrar o Sr. Humberto, o Guriatã, neste evento no Rio de Janeiro. Timidamente cheguei até ele e perguntei se poderia tirar uma foto. Um tanto reservado. Momento mágico para mim. Algumas semanas antes tinha tido acesso ao documentário do grupo registrado em DVD, e neste dia, estava ali, com uma grande referência viva em minha frente. São momentos que levo para o resto de minha vida, seja profissionalmente ou pessoalmente.

Alguns nomes tirados da programação:O Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; Os blocos Tá Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão; Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e Jongo de Piquete, de São Paulo; Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, que traz o forró indígena de Roraima, e outros."


Erry-G é artista Orientador do Projeto Vocacional de Música da Biblioteca Belmonte.


Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433
E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Agora sim em, ficou muito bom... obrigado família.. axé e luz

    ResponderExcluir
  2. Olá Erry-G,

    Sou músico e produtor cultural, aqui em Campinas-SP. Trabalho com dois projetos culturais ligados ao Minc: Pontão de Cultura LabLuz (software de iluminação cênica) e o Festival Cine Cultura Viva (curta metragem de ficção). Ambos os projetos seus frutos do Programa Cultura Viva e Ponto de Cultura, criação do amigo Célio Turino.
    Muito me emocionou seu relato da experiência que voce teve no encontro. Sim, esse país é maravilhoso culturalmente (apesar de suas bases adivirem do sofrimento de diversos povos).
    É nosso dever lutar para manter nossa história viva e pulsante, antes que a "descartabilização" da vida atinja nossos sonhos, desejos e visão de futuro!
    Sucesso em todas as suas empreitadas!
    Cordialmente,

    Cabeto Rocker Pascolato
    (19) 91285656 33685657

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: LabLux é o nome correto do software.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Erry-G!

    Precisamos valorizar a experiência de contemplar nossa riqueza cultural, advinda da diversidade.
    O MINC acertou em cheio quando optou pelo reconhecimento dessa riqueza.

    ResponderExcluir
  5. Erry G, me sinto como coordenadora da Biblioteca Belmonte - Temática em Cultura Popular "um pouco madrinha" da sua experiência. Como artista orientador de música vocacional, dentro da Biblioteca, só tenho que te parabenizar por esta viagem ao Rio de Janeiro e valorizar o retorno de suas informações enriquecedoras. Boa sorte!
    Andrea Regis

    ResponderExcluir