terça-feira, 2 de julho de 2019

Dicas de Leitura - Pilotos de Corrida

Emerson Fittipaldi, Fangio, Jim Clark, Ronnie Peterson, James Hunt, Niki Lauda, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, José Carlos Pace, Felipe Massa, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Flávio Pagano de Figueiredo(Nonô), Chico Landi e tantos outros nomes da velocidade estão nas dicas de leitura de julho.

As obras selecionadas para as Dicas de Leitura de julho prestam homenagem aos Pilotos de Corrida, em particular a dois grandes pilotos, o austríaco Niki Lauda e o brasileiro Ayrton Senna. Niki Lauda, um dos maiores pilotos da história da Formula 1, tricampeão mundial em 1975, 1977 e 1984, faleceu dia 20 de maio aos 70 anos. Ayrton Senna da Silva, também três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991, faleceu há 25 anos, num acidente no autódromo de Ímola na Itália dia 1º de maio de 1994. São muitas histórias de conquistas, garra, velocidade e superação que acompanham os pilotos e a história das corridas de carros.
Dicas de leitura junho - Pilotos de corrida

A arte de pilotar
- Emerson Fittipaldi e Gordon Kirby

Poucos pilotos na história do automobilismo conseguiram em um só tempo aliar a técnica de pilotagem a um profundo conhecimento de mecânica. Bicampeão Mundial de Fórmula 1, Campeão da Fórmula Indy com uma vitória espetacular nas "500 Milhas de Indianápolis", a mais famosa corrida do mundo, Emerson reuniu sua enorme experiência de piloto e vencedor e colocou neste livro mesclando verdadeiras aulas de pilotagem com grandes histórias de corridas memoráveis e pilotos inesquecíveis como Fangio, Jim Clark, Ronnie Peterson e tantos outros.

Ayrton Senna: um herói moldado de alma, coração e aço
. Baroni Neto, Rafael Sanches e Marcelo Souza

Obra editada 33 anos após Ayrton Senna se ter consagrado campeão de Fórmula 1, conta a trajetória do piloto brasileiro e os seus principais feitos, nomeadamente a sua primeira vitória na Fórmula 1, obtida em 1985, no circuito do Estoril, e a conquista do tricampeonato mundial da modalidade, ocorrida em 1991, no circuito de Suzuka, no Japão. O livro ilustra onze etapas da vida de Ayrton Senna com textos e retratos, simbolizados em esculturas inéditas, assinadas por Rafael Sanches e feitas em aço.

O boto do Reno: as histórias de um repórter de fórmula 1 pelo mundo
– Flávio Gomes

O repórter atende o celular, em uma pequena cidade do sul da França, oi pai. Do outro lado da linha, do outro lado do Oceano Atlântico, o filho mais velho lhe telefona pela primeira vez. Essa é a vida de um repórter que cobre Fórmula 1: mais ou menos a cada 15 dias, em um canto diferente do planeta, vendo gente e cidades diferentes, ouvindo a vozes dos filhos pelo celular. Seguindo a Fórmula 1 desde 1988, o jornalista Flavio Gomes nunca se enclausurou nas pistas ou nos boxes cheirando a gasolina e borracha. Sua vida é viajar, faz das viagens um exercício de observação. O "Boto do Reno", que dá título a uma das crônicas de 2004, reúne relatos dessas viagens e transporta o leitor de Budapeste a Melbourne, passando por uma improvável cidade chamada Brazil, em pleno estado norte-americano da Indiana. Oportunidade única de conhecer um pouco de muitos lugares do mundo, sua gente, seus modos e manias.

Corrida para a glória: James Hunt versus Niki Lauda,  a história do maior duelo da Fórmula 1
– Tom Rubython

1976 sempre será lembrado pelos amantes da Fórmula 1 como um dos mais emocionantes da história do esporte. Dois pilotos dividiram os holofotes, o inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda, e a liderança do campeonato foi disputada ponto a ponto. Quando a temporada de 1975 terminou, Hunt estava fora da Fórmula 1, seu contrato com a Hesketh Racing chegara ao fim e não havia perspectiva de um novo acordo. Porém, sua sorte mudou quando Emerson Fittipaldi rescindiu o contrato com a McLaren, e a escuderia passou a buscar desesperadamente um novo piloto. Mulherengo e bonitão, Hunt tinha a personalidade completamente oposta à do campeão Niki Lauda, que seria seu maior rival. Determinado, Lauda, um apaixonado por automobilismo desde a infância, contrariou os desejos de sua família e entrou de cabeça no esporte. Piloto da Ferrari desde 1974, havia sido campeão da temporada de 1975, e era apontado como favorito ao título do ano seguinte. O campeonato de 1976 teve dezesseis corridas, que estiveram entre as mais épicas da história da Fórmula 1 - o campeão só ficou conhecido no último Grande Prêmio, nas pistas molhadas do Japão. Fama, dinheiro, mulheres e sexo. Acidentes, falhas mecânicas e humanas. Naquele ano, dentro e fora das pistas, a vida dos dois protagonistas dessa disputa correria em alta velocidade. Corrida para a glória é uma grande reportagem sobre a vida contrastante desses dois corredores: James Hunt, lendário conquistador e estrela dentro e fora das pistas, e o extraordinário Niki Lauda, que sobreviveu a um dos mais graves acidentes da história do automobilismo.

Eu me lembro muito bem
- Nelson Piquet

Prefácio de Bernie Ecclestone. Nelson Piquet pertence ao seleto grupo de pilotos que detém três títulos mundiais na mais competitiva categoria do automobilismo mundial. Este livro reúne as crônicas de Nelson Piquet publicadas nas suas colunas semanais de segunda-feira do jornal "O Estado de São Paulo", com histórias bem-humoradas sobre a Fórmula 1 e seus bastidores, além de situações inusitadas e experiências pessoais de vitórias e derrotas. São dezenas de histórias, cercadas de situações em que o piloto conta com muita emoção, sua experiência, dentro e fora das pistas.

Histórias, lendas, mistérios e loucuras da Fórmula 1
- Lemyr Martins

Faltando cinco voltas para a bandeirada final do GP da Áustria de 2002, Rubens Barrichello estava na frente de Michael Schumacher. Ninguém tiraria dele aquela vitória. Mas a ordem de deixar o piloto alemão passar veio dos boxes. Rubinho teve que ouvir uma série de ameaças. Até cláusulas do contrato foram lidas pelo comunicador. O jornalista Lemyr Martins revela pela primeira vez o diálogo entre Rubinho e o chefão da Ferrari, Jean Todt. Revelações incríveis sobre os maiores pilotos de todos os tempos (e também sobre os coadjuvantes) estão neste livro. Você vai descobrir por que Lemyr é considerado a maior autoridade jornalística da Fórmula 1 no Brasil!

José Carlos Pace: o campeão mundial sem título
- Luiz Carlos Lima
“Moco” era como muitos conheciam o herói José Carlos Pace, com o qual foi deixando marcas pelo automobilismo mundial. Iniciou sua carreira em 1966, aos 22 anos, em provas nacionais, nas quais conseguiu resultados expressivos. Em 1970, Pace foi para a Europa, um ano após seu amigo Emerson. A bordo de um Lotus, estreou na Fórmula 3 inglesa e conquistou o campeonato, e logo foi convidado por Frank Williams, que ainda não tinha fundado a sua equipe na F1, para correr em um de seus carros na F2. O piloto brasileiro não pontuou, mas ainda assim, se mostrou rápido o bastante para ser escolhido por Frank como piloto de sua nova equipe na F1.Devido a sua facilidade de pilotar qualquer tipo de carro com notável eficiência, José Carlos Pace ficou conhecido como o “Campeão Mundial Sem Título”, Para aqueles que viram Moco correr, não havia dúvidas de que um título estava em seu destino. Mas, nem sempre, a história termina como queríamos. Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi reinaugurado, e recebeu o nome do herói.

A Máquina: Michael Schumacher, o melhor de todos os tempos
- Alicia Klein

Uma declaração de amor ao esporte, a obra assinada pela jovem jornalista paulistana Alicia Klein, faz a ponte entre o ídolo da Fórmula 1 e o homem de carne e osso que conquistou as impressionantes marcas de sete títulos mundiais, 91 vitórias em Grandes Prêmios, mais de 150 pódios, mais de 1.300 pontos. O livro conta toda a trajetória (dentro e fora das pistas) do piloto, do nascimento em 1969 à aposentadoria cercada de glórias em 2006.

Nonô: do sonho à velocidade
- Gramani

O projeto resgata momentos importantes da história do automobilismo nacional, como o surgimento do kart, no início dos anos 60, e da Stock Car, nos anos 80, duas das categorias responsáveis por despertar a paixão de pilotar entre os jovens brasileiros e transformá-¬los em grandes campeões. O livro também retrata a realidade dos pilotos, tendo como fio condutor as carreiras vitoriosas de Flávio Pagano de Figueiredo, o Nonô, e seu pai, Carol Figueiredo, cujas trajetórias se confundem com a própria evolução do automobilismo no Brasil. A narrativa busca mostrar não só as conquistas e o sucesso, mas todas as dificuldades e obstáculos que um piloto deve superar.

Pioneiros da velocidade: a F-1 antes do Emerson
. Paulo Roberto Peralta

A paixão do brasileiro pelo automobilismo passa por sua admiração pelos grandes campeões, ídolos e heróis, tanto em categorias de turismo quanto nas de fórmula, especialmente na Fórmula 1. Nessa última há muitos motivos e campeões para se orgulhar: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, sem esquecer os vice-campeões do início do século 21: Rubens Barrichello e Felipe Massa. E também outros, bem sucedidos ou nem tanto, que fizeram parte do “circo da F-1”. Os pilotos aqui retratados não são necessariamente os pioneiros da participação brasileira no exterior, privilégio que pertence ao petropolitano Irineu Correa. Evidentemente, o Brasil tem um leque de grandes pilotos em diversas categorias pelo mundo e em especial na Fórmula 1. Mas onde essa história começou? Começou com Chico Landi, que, embora nunca tenha vencido na categoria máxima do automobilismo, fez história com os seis GPs que disputou na década de 50.


Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. O link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise por autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras dicas de leitura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário