sexta-feira, 19 de julho de 2019

Dicas de Leitura - Boa Noite Lua!

Boa noite Lua, O circo da Lua, Da Terra à Lua, Explorando a Lua, Lua cheia amarela, O menino da Lua, O menino e a Lua, O mistério da Lua, Pedro e Lua, Rumo à Lua, e Valentina Cabeça na Lua são as obras selecionadas para nossa homenagem à Lua neste 20 de julho.

50 anos, no dia 20 de julho de 1969 o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, fazia seu primeiro pouso na Lua, nosso querido satélite natural da Terra. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os primeiros humanos a pisar na superfície lunar enquanto Michael Collins pilotava o módulo de comando Columbia na órbita da Lua. A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade"  foram as palavras de Armstrong ao pisar na superfície lunar.

A 2ª edição das Dicas de Leitura de julho - Boa Noite Lua! -  felicita o aniversário de 50 anos dessa conquista, no entanto o tema Lua é dedicado para as crianças. São onze livros da literatura infantil e infantojuvenil que de uma forma ou de outra evocam Lua em suas histórias.
Dicas de Leitura - Boa noite Lua

Boa Noite, Lua
- Margaret Wise Brown - Clement Hurd (il.)

Num grande quarto verde, um coelhinho está enfiado debaixo das cobertas. "Boa noite, quarto. Boa noite, Lua." E ele diz boa noite para todas as coisas familiares do quarto aconchegante. Neste clássico da literatura infantil americana, adorado por gerações de crianças, a poesia sutil do texto e as ilustrações suaves se aliam para compor um livro ideal para ser lido na hora de deitar.

O Circo da Lua
- Eva Furnari

Babete é uma moça diferente das outras. É atrapalhada, usa vestidos coloridos, coleciona chapéus malucos e calça sapatos descombinados para fazer graça. Numa tarde fria e chuvosa, apareceu na sua janela um pequeno elefante azul chamado Nicolau. Ele tinha lágrimas nos olhos, estava perdido. Ela ficou comovida e fez de tudo para ajudá-lo. Descubra neste livro como foi que isso mudou o destino de todos e até da própria Babete. Prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil, CBL - 2004

Da Terra à Lua
- Júlio Verne. Maria Alice de A. Sampaio Doria (trad. e adap.)

Com o fim da guerra da Secessão, os Estados Unidos vivem um período de paz. Porém, um grupo de especialistas em balística não vê com bons olhos ficar de braços cruzados. Assim, decidem enfrentar um novo desafio: construir um gigantesco canhão que irá disparar um projétil cujo objetivo é chegar à Lua. A notícia espalha-se depressa por todo o mundo e eis que surge um voluntário disposto a embarcar em tão perigosa viagem. E assim, em vez de uma bala de canhão, será uma cápsula tripulada que irá partir à descoberta do solo lunar e, quem sabe, estabelecer contato com os habitantes da Lua…. Escrito cento e quatro anos antes de o homem descer em solo lunar, este romance alia o elogio da tecnologia e da ciência à crítica social e moral, antevendo a conquista da Lua no âmbito de uma corrida armamentista.

Explorando a Lua
- Hergé

Os inimigos fracassam, e a expedição de Girassol finalmente consegue partir. A torcida para que o voo seja bem-sucedido é grande. Inclusive de parte dos agentes estrangeiros. Por que será que eles desejam tanto que o foguete chegue à Lua? Os perigos com que nossos astronautas toparão durante a viagem não serão nada perto do que enfrentarão explorando a Lua: como se não bastassem as armadilhas e dificuldades do solo lunar, eles vão se ver às voltas com um inimigo cruel e disposto a tudo para alcançar seus objetivos.

Lua Cheia Amarela
- Roseana Murray. Ana Raquel (il.)

Sob uma Lua cheia amarela, uma nau caravela está pronta para zarpar. Este é o convite feito pelas artistas Roseana e Ana Raquel, uma da palavra, outra da imagem. Uma prosa poética e envolvente conduz o leitor nessa viagem.

O Menino da Lua
- Ziraldo

Disponível também em braile em volume único  e em áudio.
Ziraldo cria uma história surpreendente, no meio do sistema solar, onde o nada e o vazio cedem espaço às brincadeiras, às cambalhotas e a tudo aquilo que é eterno como a amizade.  Ziraldo dá vida a uma turma de nove meninos, habitantes de cada um dos planetas. Ele pretende, em futuras publicações, contar a história de cada um deles, mas sem obedecer à velha ordem dos planetas do sistema solar.

O Menino e a Lua
- Bebete Alvim. Silvana Imbelloni Vaquero (il.)

Ele, o menino, gostava de ver a Lua, bem bonita e redonda, lá no céu... Um dia, viu quando ela se rachou ao meio! Metade dela ficou no céu, e a outra metade caiu no lago, bem em frente à casa do menino. E agora?

O Mistério da Lua
Sonia Junqueira. Eva Furnari (il.)

Arte do vento, feitiço ou acaso? Por que será que aquele dia a Lua nasceu faltando um pedaço? A história é uma deliciosa reunião de criativos palpites dados pelas crianças de uma cidade no dia em que a Lua apareceu no céu magrinha e fininha. Todos tinham uma hipótese para o repentino acontecimento: feitiço da bruxa ou do mago; o vento que arrancara um pedaço; tinha emagrecido de tristeza; tinha crescido ao contrário; era sombra de gigante. Por meio das páginas, com nuances de azul- escuro, o leitor é envolvido numa atmosfera noturna e impelido a ocupar um lugar ao lado dos personagens que se acomodam para admirar a Lua no céu.

Pedro e Lua
- Odilon Moraes

Obra sensível que nos ensina a lançarmos um olhar diferente para o mundo das coisas e dos sentimentos. Lua mora longe, Pedro a observa fascinado pelo seu mistério. O menino fica ainda mais encantado quando descobre que ele e Lua têm algo em comum, ela é feita de pedra, e o nome de Pedro significa “feito de pedra”. Na companhia da sua tartaruga, também chamada Lua, Pedro inventa um mundo cósmico só dele e, neste mundo, Pedro e o leitor aprenderão muito sobre os significados das coisas da vida.

Rumo à Lua
- Hergé

Ao regressar do país do Ouro Negro, o capitão Haddock fica sabendo que o professor Girassol partira havia três semanas com um estrangeiro desconhecido. Logo em seguida recebe um telegrama do professor, no qual ele avisa que está na Sildávia e pede que o capitão e Tintim vão encontrá-lo. Os dois partem imediatamente. No aeroporto de Klow, capital da Sildávia, um chofer os aguarda e os leva ao que parece ser uma instalação militar ultra-secreta. Lá encontram Girassol dando os retoques finais num foguete atômico a bordo do qual partirá rumo à Lua. E ele quer Tintim e Haddock na expedição! Nem é preciso dizer que Dupond e Dupont aparecem desastradamente para cuidar da segurança dos três. Enquanto isso, agentes de uma potência inimiga fazem de tudo para roubar o projeto e sabotar a expedição.

Valentina Cabeça na Lua
- Adriana Falcão. Alexandre Rampazo (il.)

Perguntas, perguntas... A cabeça de Valentina é cheia delas. Mas ela não gosta de ficar pensando em coisas pequenas, como tabuada, escovar os dentes ou tomar banho. O que ela gosta mesmo é de voltar a atenção para coisas que realmente importam, como sentimentos ou gotas de chuva, e de observar uma gelatina balançando. Valentina prefere as perguntas cujas respostas exigem que o pensamento voe lá para longe. Dizem até que ela tem a cabeça na Lua. Ou será que é a Lua que não sai da cabeça de Valentina?


Leia mais sobre a Missão Apollo 11 na Wikipedia.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. O link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise por autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Veja aqui outras dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário