segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Destaques da semana de 29 de novembro a 5 de dezembro

Terça Afro, Cinema: A invenção de Hugo Cabret, Alice no país das maravilhas, Contação de Histórias, Cursos e Oficinas, Lançamento de Livros: Trem arco-íris, A história que atravessou o oceano,E era tudo verdade, Sarau, Teatro: Por Elise, Harry Potter and the presents challenge! 



TERÇA AFRO NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS
O Coletivo Akina, em parceria com os coletivos Negro, Sambaqui e Gumboot, realizará uma série de encontros especiais nas bibliotecas públicas municipais de São Paulo. O objetivo dos encontros é levar para as bibliotecas a experiência do projeto Terça Afro que, desde 2012, promove encontros com artistas negros/as que são referências para toda a comunidade. Os encontros seguem a metodologia da ancestralidade africana e afrobrasileira ao promover um espaço, de circularidades e rodas de conversa, voltado às questões da cultura e da história negra no Brasil e no mundo, em suas mais diferentes expressões artísticas e culturais, sempre com convidados especiais para cada encontro.

Nossos passos vêm de longe - Tadeu Kaçula e o samba autêntico de São Paulo, memórias e uma história quase oculta
Intervenção artística e roda de conversa com Tadeu Kaçula. O sambista fala da formação do samba em São Paulo. Esta questão expressa muitas dimensões, fazendo-se necessária uma profunda reflexão sobre o porquê de nomes importantes da velha guarda do samba paulista estarem quase no esquecimento. A proposta é que, entre um samba e outro, fomente-se uma conversa a respeito deste tema.
3 de dezembro às 14h - Sylvia Orthof


CINEMA



A invenção de Hugo Cabret
30 de novembro às 14h - Hans Christian Andersen

Alice no país das maravilhas – Edição de 60º aniversário
Alice in Wonderland, EUA, 1951, 75 min., DVD
Direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson. Elenco: Kathryn Beaumont, Ed Wynn, Sterling Holloway.
Ao cair num buraco depois de perseguir o Coelho Branco, Alice se aventura no País das Maravilhas, onde encontra personagens como o Chapeleiro Maluco e o Gato Risonho, entre outros, nesta edição de aniversário com restauração digital. Livre.
1° de Dezembro às 14h30 - Cora Coralina


CONTAÇÃO DE HISTORIAS

Daisy Liguori e Genovaite trazem histórias diversas para encantar e divertir!
Daisy Liguori e Genoite, trazem histórias com ciclos/passagem do tempo (vida, crescimento e transformação), que envolvem sementes (maçã), lua (e suas fases) e alguns animais.
29 de novembro às 14h - Hans Christian Andersen


CURSOS E OFICINAS

O Teatro e a Música em Leitura
Com Jamil João Jorge
Na oficina, os participantes terão contato com estas três formas de arte: a literatura, através de leituras dramáticas de textos encontrados no acervo dos equipamentos; a música, através de exercícios teóricos e práticos de canto e instrumentos musicais e o teatro através do preparo teórico e de exercícios práticos seguidos de ensaios, que resultarão na montagem de um espetáculo com apresentação aberta ao público.
1º de dezembro às 14h - Álvares de Azevedo

Curso de Quadrinhos Básico
Com Rodrigo Santos da Motta
O Programa Fanzines nas Zonas de Sampa completa 11 anos de existência. Em 2016, o curso terá duração de 36 horas e seu conteúdo aborda desde roteiro até a finalização de uma produção de conteúdo impresso independente, o Fanzine. Nos anos anteriores, o curso aprofundou a produção de Histórias em Quadrinhos. Em 2016, o curso dá espaço a outras linguagens para essa produção.
3 de dezembro  às 10h - Álvaro Guerra

Orientação em Música
AO Fernando Diniz
Encontros de música para iniciantes e iniciados com foco em criação autoral.
3 de dezembro  às 14h30 - Álvares de Azevedo

Orientação em Teatro
AO Paola Lopes
Orientação em teatro para iniciantes e iniciados a partir dos 14 anos.
2 de dezembro às 14h30 - Álvares de Azevedo
3 de dezembro às 10h - Álvares de Azevedo

Orientação em Artes Visuais
Talita Caselato
Orientação em Artes Visuais. Orientação do Grupo Atos Cultivados.
Sábados, até 3 de dezembro, às 9h e às 13h - Nuto Sant'anna

Orientação em Literatura
Marcos Gomes
Orientação em literatura com foco na produção e criação literária.
Segundas-feiras, até 5 de dezembro, às 14h - Nuto Sant'anna
Quartas-feiras, até 7 de dezembro, às 10h - NutoSant'anna

Zumbido das abelhas grandes
Com Gledson Alves Lima
O maracatu é uma expressão da cultura popular brasileira de matriz africana, que engloba tanto a dança quanto a música com instrumentos de percussão. Esse desfile musical surgiu como uma tradição. Neste espaço, desenvolvem-se, quinzenalmente, oficinas de maracatu, trabalhando a dança e os seguintes instrumentos de percussão: alfaia, caixa, agbê e agogô.
3 e 17 de dezembro às 10h - José Mauro Vasconcelos


LIVRO E LITERATURA

Chá com aroma de história: Os porquinhos
com Cia. Tem Tomate no Palco
Recriação da famosa história dos três porquinhos. Contado de forma lúdica e animada, faz com que as crianças explorem a criatividade e a imaginação. Através da junção da contação de história, das músicas e dos objetos em cena, o público é levado a entrar em um mundo onde um simples aroma de chá pode te levar a outros ares.
1º de dezembro às 9h30 - Monteiro Lobato

Lendas da Tribo
com Grupo A Jaca Est
Narração de lendas de tribos indígenas de várias regiões do país: “A lenda do Uirapuru”, “A lenda do Boi Tatá”, “ A lenda da mandioca”, entre outras. Concepção, pesquisa, direção e atuação: Elizabeth Cavalcante e Geraldo Fernandes.
2 de dezembro às 14h - Monteiro Lobato

Lançamento: Trem arco-íris
Priscila Rodrigues apresenta “Trem arco-íris”, da Editora Prazer de Ler
3 de dezembro às 12h - Hans Christian Andersen

Lançamento: A história que atravessou o Oceano + E era tudo verdade
Kelly Orasi, fabulosa atriz e contadora de histórias, agora é também autora. Venha conhecer a novíssima história que ela tem para nos contar "A História que atravessou o Oceano". 
Sandra Lessa, atriz e coordenadora das 02 últimas turmas do Curso de Formação Básica para Contadores de Histórias aqui na Hans, apresenta com os alunos da turma de 2016 o  livro "E era tudo verdade: coletânea de histórias de vida". Resultado do trabalho de coleta e poetização de histórias reais produzidas pelos participantes da Formação. 
3 de dezembro às 15h - Hans Christian Andersen
  

MÚSICA

Coral USP/OSUSP regência do maestro Tiago Pinheiro de Souza
Apresentação de músicas natalinas entre outras, como encerramento das atividades de 2016.
Livre

3 de dezembro às 15h

SARAU

Afrobase
30 de novembro às 10h30 – Camila Cerqueira César

Poetas do Tietê
3 de dezembro às 14h - Álvares de Azevedo


TEATRO

Apresentação teatral do Grupo Limões do Amoroso. "Por Elise", de Grace Passô.
Fábula sobre uma mulher que inventa histórias para tornar o mundo mais humano e gentil, para que a dureza da vida não impeça os encontros!
Artista Orientador: Ernandes Araújo
1º e 2 de dezembro às 20h - Alceu Amoroso Lima

Harry Potter and the presents challenge! (Peça em inglês)
Quando os alunos de Hogwarts optam por passar o Natal na escola, Dumbledore decide criar um desafio especial para que, só depois de cumprido, eles possam ganhar os presentes de Natal. Será que os jovens bruxinhos vão conseguir realizar todos os desafios estabelecidos por Dumbledore e Minerva e provar que juntos conseguem resolver todos os mistérios? Quais surpresas aguardam Harry e seus amigos?

When the Hogwarts students choose to spend Christmas at school, Dumbledore decides to create a special challenge for them, that only after completed, they will receive their Christmas presents.  The young wizards will be able to fulfill all the challenges settled by Dumbledore and Minerva and prove that together we can solve all mysteries? What surprises await Harry and his friends?

3 de dezembro às 11h - Hans Christian Andersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário