segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Destaques da semana de 8 a 15 de novembro

Festival do Livro e Literatura de São Miguel, Terça Afro, Cinema: Madagastar, Antes de partir, Contação de Histórias, Cursos e Oficinas, Palestras e Debates, e Saraus.


7º FESTIVAL DO LIVRO E LITERATURA DE SÃO MIGUEL NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS

DIÁLOGOS LITERÁRIOS

Africanidades, relações raciais e gênero: políticas públicas na área do livro, literatura, leitura e bibliotecas no Brasil
Com Cidinha da Silva.
As africanidades são relações culturais historicamente recuperadas e adaptadas a partir da Diáspora Africana do último milênio, forçando as pessoas a encararem de frente todas as raízes esquecidas em nossa história. A especialista negra Cidinha da Silva discutem as políticas públicas dessa área para o livro e a leitura, com recortes de raça e gênero.
9 de novembro às 10hBiblioteca Raimundo de Menezes

Encontro com a escritora Cidinha da Silva
Cidinha da Silva fala sobre suas crônicas publicadas no livro “Sobreviventes” (Pallas Editora). Mediação: Débora Garcia (poetisa e autora de “Coroações, aurora de poemas”).
10 de novembro às 14hPonto de Leitura Jardim Lapenna

Usos de gênero, diversidade e raça nas leituras literárias
Com Cidinha da Silva
A escritora e pesquisadora Cidinha da Silva realizará um bate-papo com a comunidade de São Miguel Paulista e o público frequentador da Biblioteca, sobre a representação das diversidades sociais na Literatura.
11 de novembro às 14hBiblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Com Cia Viajantes da imaginação
Zeca e Beto apresentam Contação de histórias cômicas e dramáticas, serão narradas as histórias: A galinha ruiva, o sapo e a cobra, Bruxa, bruxa venha a minha festa e as bricadeiras dança do corpo mole , manteiga no pão, dança saia piaba.
9 de novembro às 10h Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
9 de novembro às 15hBiblioteca Raimundo de Menezes

Com Márcia Fonseca
Contando e encantando histórias com Márcia Fonseca. Narração de histórias infantis diversas, entremeadas por canções e brincadeiras. Será narrada a história: “Menina bonita do laço de fita”, que conta a historia de um coelhinho branco que sonhava ser pretinho como a menininha linda da casa ao lado...uma história sobre cores, etnias, origem e amor!
10 de novembro às 14h30Biblioteca Raimundo de Menezes

TEATRO
Tramarias
Com As Trapeiras
Tecer era tudo que Maria fazia, tecer era tudo o que queria fazer. Todos os dias bem cedo, acordava e caprichosamente colocava em seu tear mágico linhas e fios que utilizaria para alinhavar o mundo ao seu redor. Linhas amarelas para dias quentes, linhas prateadas para peixes que nadariam nos lagos, linhas acinzentadas para nuvens tempestuosas. Tudo estava sempre em perfeita harmonia. Mas tecendo e tecendo, ela própria trouxe o dia em que se sentiu só. E com isso ela dançou... Para maiores de 14 anos.
10 de novembro às 14hBiblioteca Vicente Paulo Guimarães

Os cantos e os contos dos bichos da mata
Espetáculo infantil com o Grupo Parolando.
11 de novembro às 10h Biblioteca Vicente Paulo Guimarães


TERÇA AFRO NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS

O Coletivo Akina, em parceria com os coletivos Negro, Sambaqui e Gumboot, realizará uma série de encontros especiais nas bibliotecas municipais de São Paulo. O objetivo dos encontros é levar para as bibliotecas a experiência do projeto Terça Afro que, desde 2012, promove encontros com artistas negros/as que são referências para toda a comunidade. Os encontros seguem a metodologia da ancestralidade africana e afrobrasileira ao promover um espaço, de circularidades e rodas de conversa, voltado às questões da cultura e da história negra no Brasil e no mundo, em suas mais diferentes expressões artísticas e culturais, sempre com convidados especiais para cada encontro.

África em nós - Sambaqui: a ancestralidade nos tambores do Jongo
Coletivo Sambaqui
A partir da Intervenção artística musical dos toques dos tambores dos jongos: samba de bumbu e batuque de umbigada. Com o Grupo Sambaqui, a roda do Terça Afro se formará para receber e trocarmos experiências e vivências. Trata-se de um coletivo que se dedica, desde 2003, à pesquisa e manutenção da Cultura afro paulista (tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada). Mantendo em sua prática sempre um contato intenso com os mestres tradicionais em suas comunidades e no terreiro Sambaqui.
12 de novembro às 14hBiblioteca Sylvia Orthof


CINEMA



As crônicas de Spiderwick
The Spiderwick Chronicles, EUA, 2008, 1h47min, DVD, Dublado
Direção: Mark Waters
Quando a família Grace se muda de Nova York para o velho casarão de um tio-avô, Arthur Spiderwick , fatos estranhos começam a acontecer. Misteriosos desaparecimentos e acidentes ocorrem diariamente, o que intrigam os irmãos Jared , Simon e Mallory.


Madagascar
9 de novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Antes de partir
The Bucket List, EUA, 2007, 96 min., DVD
Direção: Rob Reiner. Elenco:  Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes.
Carter Chambers é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole, um rico empresário que é dono do próprio hospital. Para maiores de 10 anos.
10 de novembro às 14h30Biblioteca Cora Coralina

  
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Obax ou Histórias para enganar a morte de Ricardo Azevedo – você decide!
Com Denise Veiga Para celebrar o mês da Consciência Negra!
8 de novembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Beth Daniel e Seu Baú Encantado
em homenagem ao mês da Consciência Negra
10 de novembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Viajante Malanguê - Uma viagem pela África através da arte, dos cantos e contos
Com Julio Carlos Marques da Silva, do Grupo Sansakroma
Arte, cantos e contos africanos mostram e reforçam a cultura, mostrando uma África segundo os valores das etnias e suas relações com a natureza. Ao contarmos uma história africana, restauramos no nosso presente o passado que fundamenta parte do pensamento e fortalece os alicerces para revalorização do negro neste novo século. Ao mergulharmos nos espelhos das histórias africanas ressignificamos o nosso olhar e nos encantamos com o imaginário.
10 de novembro às 14hBiblioteca Amadeu Amaral


CURSOS OU OFICINAS

Zumbido das abelhas grandes
Com Gledson Alves Lima
O maracatu é uma expressão da cultura popular brasileira de matriz africana, que engloba tanto a dança quanto a música com instrumentos de percussão. Esse desfile musical surgiu como uma tradição. Neste espaço, desenvolvem-se, quinzenalmente, oficinas de maracatu, trabalhando a dança e os seguintes instrumentos de percussão: alfaia, caixa, agbê e agogô.
12 de novembro às 10h Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

LITERACIRCO: Workshop gratuito para professores
O objetivo deste trabalho é instrumentalizar o profissional que trabalha com crianças até 10 anos, para inserir o universo do circo no ambiente escolar. O projeto estimula a leitura sobre o tema através dos livros "Lá vem o Circo" e "O vento veio brincar no Trapézio", ambos de autoria de Elaine Frere, apresentados na forma de contação, música e encenação.
40 vagas, inscrições no email: bibliotecahans@gmail.com
12 de novembro às 10h Biblioteca Hans Christian Andersen

EXPOSIÇÕES

80 anos da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
ERA UMA VEZ... A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Curadoria Azilde Andreotti; Coordenação e Produção Mariana Galender
Exposição de fotografias que demonstra a trajetória da BIJ Monteiro Lobato nesses oitenta anos (1936-2016). As  imagens fazem uma retrospectiva da história da Biblioteca, a primeira do país dirigida ao público infantil, por meio do protagonismo da criança, desde sempre, sua vocação principal. Para visitas guiadas às exposições é necessário agendamento pelo telefone 3256-4438 ou e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br .
Do 8 de novembro à 22 de dezembro, de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

PALESTRAS E DEBATES

Ciclo de palestras sobre os livros do vestibular: Fuvest 2017
A biblioteca realiza, de outubro a novembro, ciclo de palestras sobre os livros da FUVEST - 2017, com graduandos e pós-graduandos de Letras e História da USP. Tem-se como proposta fazer uma revisão geral das obras, destacando suas características, contextos históricos e especificidades, de modo a esclarecer dúvidas, bem como resolver algumas questões sobre as obras com o público.
Mayombe: 8 de novembro, das 14h às 16h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Capitães da areia: 9 de novembro, das 14h às 16h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia 

Debates Contemporâneos
Escola democrática
11 de novembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dia da Profissão na Biblioteca
Rodas de conversa sobre as profissões.
ENEM e vestibulares chegando... Qual profissão escolher? Em que faculdade ingressar? Como se capacitar? O que saber? Buscando orientar sobre essas questões, serão realizadas rodas de conversa, descontraídas e informais, com graduandos e/ou formados de diferentes áreas e faculdades, a todos(as) os(as) interessados(as), para compartilhar informações e experiências sobre às carreiras.
História: 12 de novembro às 9h30 - Biblioteca Prefeito Prestes Maia 
Ciências Sociais: 12 de novembro às 13h30 - Biblioteca Prefeito Prestes Maia 


SARAU

VEIA E VENTANIA NAS BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO
Sarau A voz do povo
8 de novembro às 14h – Biblioteca Helena Silveira

Sarau Poetas do Tietê
12 de novembro às 14h – Biblioteca Afonso Schimidt


O inevitável amor: poetizando a vida e cantando o mundo
A Biblioteca Hans Christian Andersen receberá o sarau poético e musical "O inevitável amor: poetizando a vida e cantando o mundo", de Marcos Fonseca. Dessa vez, uma novidade: o sarau contará como participantes centrais as crianças e adolescentes!
O evento será gratuito e aberto a todos (crianças e adultos). Este sarau (projeto) se constitui num caminho poético e musical, onde o educador/artista Marcos Fonseca nos convida a refletir sobre a importante postura de vivenciar a arte, mais do que apreciá-la.
Poetas mirins e muitas atrações artísticas esperam por vocês! Traga seus amigos e familiares!

12 de novembro das 13h às 16h Biblioteca Hans Christian Andersen




Nenhum comentário:

Postar um comentário