segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Destaques da semana de 22 a 28 de novembro

Terça Afro, Cinema: Vestidas de noiva, A cor púrpura, Contação de Histórias, Música: Batata Duo, Palestras, Sarau, Teatro: A primeira história, A Família Adams.



TERÇA AFRO NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS
O Coletivo Akina, em parceria com os coletivos Negro, Sambaqui e Gumboot, realizará uma série de encontros especiais nas bibliotecas municipais de São Paulo. O objetivo dos encontros é levar para as bibliotecas a experiência do projeto Terça Afro que, desde 2012, promove encontros com artistas negros/as que são referências para toda a comunidade. Os encontros seguem a metodologia da ancestralidade africana e afrobrasileira ao promover um espaço, de circularidades e rodas de conversa, voltado às questões da cultura e da história negra no Brasil e no mundo, em suas mais diferentes expressões artísticas e culturais, sempre com convidados especiais para cada encontro.

África em nós – Gumboot: a dança que comunica os corpos segregados
Coletivo Gumboot
No contexto de exploração e repressão de uma África do Sul que caminhava cada vez mais para a formação constitucional do apartheid, a segregação de diversos grupos era uma realidade nas minas de diamantes, exploradas pelos colonos britânicos a partir de trabalhos de povos sul-africanos. Em meio aos inúmeros povos de diversas línguas, os trabalhadores encontraram um formato de se comunicar sem precisar do idioma. Descobriram que com o batuque das botas, o canto e o grito, podiam se comunicar. Assim nasce o Gumboot.
26 de novembro às 14hBiblioteca Brito Broca


CINEMA


Vestidas de noiva
Brasil (SP), 2015, 50 min., DVD
Direção: Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani. Participação: Ana de Fátima Souza, André Pomba Cagni, Bianca Begliomini.
Documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi. Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas. Celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas. Livre.
24 de novembro às Biblioteca Cora Coralina

A cor púrpura
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra 20/11!
23 de novembro às 14  - Biblioteca Hans Christian Andersen


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A beleza de cada ser
Com Tininha Calazans
"A beleza de cada ser" dignifica as singularidades e diferenças, iluminando as virtudes e a capacidade de realização que toda criatura tem. Na língua poderosa e mágica das palavras que tecem imagens simbólicas, ternos contos revelam esta visão ao coração. Acompanhando as aventuras, o público se descobre triunfando sobre as adversidades.
26 de novembro às 11h Biblioteca Álvaro Guerra

A primeira história
Cia. Ventoinha
22 de novembro às 14Biblioteca Hans Christian Andersen

Contação de histórias + Origamando histórias de natal
Com Lau Moraes
Trazer papel para as oficinas.
24 de novembro às 10hBiblioteca Hans Christian Andersen


MÚSICA

Concerto da série "Ostinato Nordestino" do Batuta Duo
A melhor tradição brasileira de música erudita sempre manteve um profícuo diálogo com elementos estéticos da música popular. O Batuta Duo, numa formação camerística, aprofunda e amplia esse diálogo, contribuindo para a manutenção e fortalecimento dessa tradição.
26 de novembro às 19h – Biblioteca Hans Christian Andersen


PALESTRAS

Patrimônio Cultural: políticas e encaminhamentos
Com Prof. Dr. Alberto T. Ikeda
A palestra enfoca aspectos conceituais, históricos e a legislação sobre o Patrimônio Cultural Imaterial consignados na UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Paris) e na legislação brasileira, voltando-se para as iniciativas de salvaguarda e fomento às expressões das culturas tradicionais e populares do Brasil como Patrimônio Imaterial, nos âmbitos dos governos Federal, Estaduais e Municipais. A rememoração e vivência de algumas músicas e saberes populares e tradicionais com os participantes, assim como a apresentação de documentários em vídeo e imagens, servirão como ilustração e dinamização do encontro.
23 de novembro às 19hBiblioteca Belmonte

A cor da palavra – Mulheres negras na literatura brasileira
Palestra que tem com o objetivo de provocar e promover debates e problematizações sobre as categorias de gênero e etnia no universo literário. A partir de um breve resgate histórico da inserção das mulheres na literatura será feito um recorte étnico, destacando e problematizando a inserção das mulheres negras na literatura brasileira (enquanto personagens e autoras) até os dias atuais onde jovens mulheres negras e periféricas exercem o seu protagonismo social através da literatura.
22 de novembro às 10hBiblioteca Vicente de Carvalho

Ciclo de palestras sobre os livros do vestibular: Fuvest 2017
A biblioteca realiza, de outubro a novembro, ciclo de palestras sobre os livros da FUVEST - 2017, com graduandos e pós-graduandos de Letras e História da USP. Tem-se como proposta fazer uma revisão geral das obras, destacando suas características, contextos históricos e especificidades, de modo a esclarecer dúvidas, bem como resolver algumas questões sobre as obras com o público.
Obra: Vidas Secas - 22 e 24 de novembro, das 14h às 16h, com Prof. Vinicius
22 de novembro às14h Biblioteca Prefeito Prestes Maia
24 de novembro às 14h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

I Simpósio de Autismo
Organizado pelo Espaço TK.
Inscrição por email: espacotk@hotmail.com
26 de novembro às 9h – Biblioteca Hans Christian Andersen


SARAU

Literarua Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo
Arte Maloqueira
23 de novembro às 9hBiblioteca Jamil Almansur Haddad

Poesia Maloquerista
25 de novembro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau do D’Quilo
25 de novembro às 20h – Biblioteca Padre José Anchieta

Perifatividade
26 de novembro às 13h – Biblioteca Amadeu Amaral

Clamarte
26 de novembro às 14h – Biblioteca Malba Tahan

Encontro de Utopias
26 de novembro às 15h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Preto no Branco
27 de novembro às 14h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Elo da Corrente
28 de novembro às 18h – Biblioteca Brito Broca


Balada literária – Canto para Noémia de Sousa
Com Sarau das Pretas. Participação especial: Nelson Maca e Raffa Carvalho
Uma edição especial do Sarau das Pretas, com vários convidados, festeja o lançamento no Brasil do livro “Sangue Negro” (Editora Kapulana) da poeta moçambicana Noémia de Sousa. A programação faz parte da Balada Literária de 2016.
26 de novembro às 16h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Sarau: Café com Poesia
26 de novembro às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau no meio do mundo
Com Coletivo Casa no Meio do Mundo
No último sábado de cada mês, a Biblioteca recebe apresentações musicais, escritores e poetas convidados, contando com microfone aberto a toda comunidade. O intuito é de fomentar o desenvolvimento e a pesquisa cultural, artística, criativa e empreendedora, através do acesso e democratização da cultura, tendo como prioridade a necessidade urgente do fortalecimento da produção e consumo cultural nas periferias.
26 de novembro às 11h – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos


TEATRO

A primeira história
Cia. Ventoinha 
22 de novembro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

A Família Adams

28 de novembro às 19h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário