quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dicas de Leitura - Guerra

Roberto Sander, Sebastian Junger, Boris Schnaiderman, Demétrio Magnoli, Pemper de Mietek, Erich Maria Remarque, Kevin Maurer e Mark Owen são os autores selecionados para as dicas de leitura de dezembro sobre livros de guerra.



Começamos 2016 com as dicas de leitura Paz. Ao longo do ano, celebramos autores do passado e do presente, cientistas, e o momento olímpico. Demos atenção à segmentos sociais com as dicas de leitura para o deficiente visual e LGBTs. Destacamos o encanto do "era uma vez" no mundo fantástico e a força das primeiras linhas de um livro. Em oposição à nossa abertura, fechamos o ano com Guerra, tema forte que nos remete a horrores, tristezas, conflitos, batalhas e heróis. Nos faz refletir sobre inimigos e aliados, certo e errado, medo e confiança, oportunismo e convicção, tirania e humanidade... guerra e paz.

O Brasil na mira de Hitler - de Roberto Sander
Durante a Segunda Guerra, 34 embarcações brasileiras foram torpedeadas, causando a morte de 1.081 pessoas, a maioria civis inocentes. Nem nos campos de batalha morreram tantos brasileiros. Com uma pesquisa rigorosa e uma ágil narrativa jornalística, O Brasil na Mira de Hitler resgata este capítulo da nossa história recente. Roberto Sander traz à tona as negociações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos; reproduz depoimentos dramáticos de náufragos; recria o desmantelamento da rede de espiões nazistas no Brasil; e expõe as intrigas, desavenças e hesitações do governo Vargas, num teatro de guerra que colocava o país em cena.

Guerra - Sebastian Junger 
Durante quinze meses, o autor acompanhou um pelotão de infantaria do Exército dos Estados Unidos baseado numa remota área do leste do Afeganistão. A intenção era ao mesmo tempo simples e ambiciosa: transmitir a experiência dos que lutam em um campo de batalha e contar como se sente quem participa de uma guerra.
Sem julgamentos sobre o que testemunhou - a eficiência, a lógica ou o valor da guerra, o autor oferece um relato a partir de sua perspectiva e aborda o medo, a honra, a confiança que esses homens depositam uns nos outros.

Guerra em surdina: histórias do Brasil na Segunda Grande Guerra - Boris Schnaiderman
Em 1944, mais de 20 mil brasileiros foram convocados pelo governo Vargas para lutar ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Entre os escolhidos estava Boris Schnaiderman, o grande intérprete da literatura russa no Brasil, que realiza, a partir desta experiência como 'pracinha' na campanha italiana, uma tradução de outra ordem. Schnaiderman procura construir nesta obra a trajetória dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), desde a convocação repentina até a volta para o Brasil. O percurso é trabalhado a partir de perspectivas individuais frente às catástrofes da guerra, compondo uma prosa em surdina e intimista, ainda que em múltiplas vozes.

História das guerras - Demétrio Magnoli 
Algumas guerras mudaram o curso da História. Este livro, encomendado a historiadores, sociólogos, geógrafos e jornalistas brasileiros, dá conta de quinze momentos-chave em que as armas substituíram a política (ou foram sua extensão, como queria Clausewitz) e decidiram o futuro da humanidade.

A lista de Schindler - Pemper de Mietek 
Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros aos campos de concentração de Auschwitz, o alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, os escondia e, depois, os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Na época, um lugar na lista significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu. Contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração.

Nada de novo no front - Erich Maria Remarque
Paul Baumer é filho de uma humilde família alemã durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Convencido de seu dever patriótico por adultos e professores, abandona os bancos escolares e junta-se às trincheiras de soldados alemães. Em pouco tempo, Paul se vê cercado por um ambiente de horror, vê meninos como ele perecerem e percebe que trocou a sua juventude por uma única e cruel certeza: a do absurdo da guerra, esteja-se do lado que se estiver. Obra clássica do autor, foi escrita a partir das lembranças da sua própria participação na guerra, durante a qual foi ferido três vezes. A obra é não apenas atual, como conserva intacta a sua força criadora e o seu poder de emocionar o leitor.

Não há dia fácil - de Kevin Maurer e Mark Owen
Em seus muitos anos como membro do Seal da Marinha dos Estados Unidos, Mark Owen participou de centenas de missões no Iraque e no Afeganistão. "Não Há Dia Fácil" é um retrato da vida nas equipes do Seal e um relato fiel da Operação Lança de Netuno, realizada em Abbottabad, no Paquistão, que resultou na morte de Osama Bin Laden. Owen foi um dos primeiros homens a adentrarem no esconderijo do terrorista e testemunhou, em primeira mão, a sua morte.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.


Outras dicas de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário