quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Dicas de Leitura - Livros de Natal que Viraram Filmes

Finalizamos as Dicas de Leitura de 2022 com os "Livros de Natal que viraram Filmes". Foram 17 edições ao longo do ano. Divirtam-se com a leitura sugerida em 2022: Vozes da Caatinga, Semana de Arte Moderna - Parte 1 (escritores), Semana de Arte Moderna - Parte 2 (pintores, escultores e músicos), Dia Internacional da Mulher, Vozes do Cerrado, Coleções mais lidas nas bibliotecas em 2021, Vozes da Mata Atlântica, e Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa, Biomas do Brasil, Jô Soares, Bicentenário da Independência do Brasil, 100 anos do Rádio no Brasil, Ruy Castro, Dia das Bruxas, Dia da Consciência Negra e Livros de Natal que viraram Filmes.  Boas Festas!

A experiências de isolamento e distanciamento social por que passamos na pandemia da Covid 19 fez com que as pessoas, além de assistirem a filmes e séries, também voltassem aos livros e à leitura. O gênero literário mais procurado durante a pandemia pelos brasileiros foi o de ficção*. Aproveitamos a época de festas de fim de ano para indicar alguns livros que foram a base de filmes natalinos de sucesso; divirtam-se no prazer de ler. A equipe da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas deseja boas festas a todos e muita diversão com os livros do acervo das bibliotecas públicas da cidade de São Paulo.

Dicas de Leitura - Livros  de Natal que viraram Filmes

O estranho mundo de Jack - Tim Burton
Existe um mundo onde vampiros e bruxas vivem felizes, caveiras e esqueletos cantam e dançam, fantasmas e morcegos flutuam no céu. Este é o reino de Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween. Mas o que pode acontecer quando Jack, entediado com a própria vida, abre um portal para a Cidade do Natal e decide tomar para si o posto de Papai Noel?
FILME - Título original: The Nightmare Before Christmas. Direção: Henry Selick. Roteiro: Caroline Thompson, Tim Burton. O elenco de voz principal inclui Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Ken Page e Glenn Shadix. Data de lançamento: 24 de dezembro de 1993 (Brasil). Gênero: filme de animação/fantasia/musical. Duração: 1h 16min

Como o Grinch roubou o NatalDr. Seuss
Como o Grinch Roubou o Natal é uma obra infantil publicada em 1957. A história se tornou um clássico em 2000, com a adaptação feita para um filme de longa metragem narrado por Anthony Hopkins. Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.
FILME - Título original: Dr. Seuss' how the Grinch stole Christmas. Direção: Ron Howard. Roteiro: Jeffrey Price, Dr. Seuss. Elenco: Jim Carrey, Taylor Momsen, Jeffrey Tambor. Data de lançamento: 8 de dezembro de 2000 (mundial). Gênero: Comédia/Família/Fantasia. Duração: 1h 44min

Esquecer o natal - John Grisham
Um Natal Muito, Muito Louco é um filme baseado no livro Esquecer o Natal. Quando a filha única Blair deixa o ninho familiar, Luther e Nora Krank decidem agendar um cruzeiro para espantar a tristeza da época natalina e simplesmente pular as festas de final de ano. Mas essa ideia de boicotar a tradição afetou toda a vizinhança. Quando Blair telefona na véspera de Natal para anunciar uma visita surpresa com seu noivo, os Kranks têm apenas doze horas para produzir um milagre e deixar tudo, incluindo a vizinhança, com o melhor clima de comemoração natalina já vista!
FILME - Título original: Christmas with the Kranks. Direção: Joe Roth. Roteiro: Chris Columbus, John Grisham. Elenco: Tim Allen, Jamie Lee Curtis, Dan Aykroyd. Data de lançamento: 15 de novembro de 2004 (EUA) - Gênero: Comédia/Infantil. Duração: 1h 38mim

O Expresso Polar - Chris Van Allsburg
Na véspera de Natal, um menino ouve um barulho que vem do lado de fora de casa. Quando ele olha pela janela, descobre que há um enorme trem parado logo em frente: é o Expresso Polar, que irá conduzi-lo numa viagem de sonho e fantasia rumo ao Pólo Norte, residência oficial do Papai Noel. O livro virou uma animação para o cinema em 2004 e tem Tom Hanks como o maquinista que conduz o Expresso Polar.
FILME - Título original:The Polar Express. Direção: Robert Zemeckis. Roteiro: William Broyles Jr., Chris Van Allsburg. Elenco: Tom Hanks, Leslie Harter Zemeckis, Eddie Deezen. Data de lançamento: 26 de novembro de 2004 (Brasil). Gênero: Animação/Aventura/Família. Duração: 1h 39min

Deixe a neve cair - John Green , Maureen Johnson e Lauren Myracle
Uma forte nevasca atinge a cidade de Gracetown na véspera de Natal e a transforma em um inesperado refúgio romântico. Um trem retido no meio do nada, uma corrida com os amigos no frio congelante e lidar com a tristeza da perda do namorado ideal. Três histórias de amor distintas que se conectam entre si.
FILME - Título original: Let It Snow. Direção: Luke Snellin. Roteiro: Kay Cannon, Victoria Strouse, Laura Solon. Música composta por: Keegan DeWitt. Data de lançamento: 8 de novembro de 2019 (mundial). Gênero: Romance/Comédia. Duração: 1h 33m

Já viu esses filmes? Gostou? Então vai amar os livros! Aproveite e confira também outras obras presentes nos acervos das bibliotecas indicados nas Dicas de Leitura de anos anteriores elaboradas para essa época especial do ano:

Dicas de Leitura - Natal 2021
Aproveite os feriados de fim de ano para pôr em dia sua leitura e conhecer através dos livros curiosidades sobre o natal. E divertir-se no prazer de ler.

dicas de natal 2020

Dicas de Leitura - Natal 2020
E será Natal para sempre. Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta se transformassem em realidade

Dicas de leitura Natal 2013

Dicas de Leitura – Natal (2013)
Aproveite os feriados de fim de ano para por em dia sua leitura e conhecer livros novos; faça seu empréstimo com antecedência.

Dicas de natal  - 2011

Dicas de Leitura - Natal, época mágica do ano (2011)
Encante-se e divirta-se com lindas histórias natalinas e uma programação especial.

Outras Dicas de Leitura de filmes (musicais) baseadas em livros (2017)

Dicas de leitura musicais baseados em livros

Dicas de Leitura - Musicais baseados em livros
Amor sublime amor (West Side Story), A cor púrpura, O fantasma da ópera, Os miseráveis, Noiva e Preconceito, e Oliver! são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias clássicas. Convidamos a todos para a leitura dos livros que estão disponíveis nas bibliotecas públicas municipais.

Dicas de Leitura - musicais baseado em livros - infantil

Dicas de Leitura - Musicais infantis baseados em livros
Aladim e as mil e uma noites, Alice no país das maravilhas, A bela e a fera, O corcunda de Notre Dame, Como o Grinch roubou o Natal, A fantástica fábrica de chocolate, O mágico de Oz e Matilda são musicais de teatro e/ou cinema baseados em obras literárias infantis que compõem a seleção das dicas de leitura de março

Veja aqui outras Dicas de Leitura.

  * Notícia da Agência Brasil - Dia Nacional do Livro: hábito da leitura aumentou na pandemia; mercado passa por momento de alta após crise de vendas na pandemia.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-10/dia-nacional-do-livro-habito-da-leitura-aumentou-na-pandemia

__________________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário