sábado, 10 de dezembro de 2022

Destaques da Semana - 10 a 16 de dezembro

Destaques da semana de 10 a 16 de dezembro, programação presencial Biblioteca Viva com Contação de Histórias, Teatro, Cultura Popular (Teatro, Literatura, Música e Artes Visuais), Culturas Negras (Contação de Histórias), Vozes Periféricas (Sarau), Povos Originários (Sarau) e Natal (Circo e Contação de Histórias).

*ATENÇÃO: Devido ao jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo FIFA 2022, as bibliotecas terão expediente suspenso duas horas antes do jogo, conforme Decreto nº 61.965/22 de 10 de novembro de 2022. Isso poderá acarretar  alterações dos dias/horários da programação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para Quem usa Fraldas

Histórias para Quem usa Fraldas
Conto em Cantos
Neste repertório pesquisamos e preparamos histórias especialmente para bebês e crianças até 07 anos. Através das histórias, músicas e brincadeiras os pequeninos vão se conectando com todos e tudo que os rodeiam e a cada momento nos ensinando como é bom aprender. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 10 de dezembro às 13h - Biblioteca José Paulo Paes *(data e horário alterados)
Dia 12 de dezembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad *(data alterada)
Dia 12 de dezembro às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa *(data alterada)
Dia 13 de dezembro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 13 de dezembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 14 de dezembro às 09h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 14 de dezembro às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda *(data alterada)

Histórias Contadas com Origamis

Histórias Contadas com Origamis
Irene Origami
Formato da apresentação: Presencial
As contações de histórias com origamis (arte de dobrar papel) acontecem em novembro e dezembro nas bibliotecas de São Paulo. As narrações permitem que alguns elementos das histórias se materializem na frente do público. “Quando os origamis aparecem na frente da plateia é sempre uma surpresa, dá para ver na expressão do rosto das crianças que é mágico e divertido.”, explica Irene Tanabe, contadora de histórias. Ao completar duas décadas de contações de histórias com origamis, Irene Tanabe apresentará as melhores narrativas desses 20 anos para o público das bibliotecas.
Esta seleção de histórias apresentará contos tradicionais, lendas orientais e histórias contemporâneas regados a muitos origamis divertidos, que encantam crianças e adultos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa

TEATRO

Os Medos que os Monstros Criam

Os Medos que os Monstros Criam
Cia Passarinhada
A bola caiu no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar? Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro, o Sr. Boa Morte. Passando por medos que se criam com a vida e medos que surgem com a morte, o espetáculo é livremente inspirado no conto "O pato, a morte e a tulipa". Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 16 de dezembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay *(data e horário alterados)
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato *(data e horário alterados)

CULTURA POPULAR 

TEATRO

O Encantamento da Rabeca

O Encantamento da Rabeca
Buraco d’Oráculo
O Encantamento da Rabeca conta histórias de transformação vivida por mulheres brincantes, que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e máscaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino. Partindo da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras, como o cavalo-marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco vida e morte, passado e presente buscando um diálogo entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 13 de dezembro às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 14 de dezembro às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César

LITERATURA

Livro do mês - HQ "Os 3 Esús e o Tempo"

Clube do Livro Afro Fantástico
Israel Neto
No Clube do Livro Afro Fantástico, o escritor Israel Neto, apresenta em cada encontro uma de suas obras, lendo trechos com os participantes, compartilhando detalhes da escrita, produção, apresentando a literatura afrofuturista e esta cena em ascensão. O Clube de leitura é um espaço de encontro de leitores e leitoras para leitura, discussão e reflexão de obras literárias. Todos os participantes recebem um exemplar da obra lida no dia. Livro do mês: A HQ "Os 3 Esús e o Tempo" é uma aventura afrofuturista sobre nossos legados, heranças e ancestralidades. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 90 min.
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa

MÚSICA

Forró Pé De Moleque canta clássicos do Forró

Forró Pé De Moleque canta clássicos do Forró [Em Referência ao Dia do Forró]
Com a proposta de valorizar nossa cultura através de sua música, de seus artistas, o grupo Forró Pé de Moleque apresenta o show - Clássicos do Forró. Feira de Mangaio, Eu só quero um xodó, Baião, A Vida do Viajante fazem parte do repertório que bota o povo todo para dançar. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 75 min.
Dia 12 de dezembro às 10h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay

Ela é Clara, Ela é Negra, Ela é Nunes

Ela é Clara, Ela é Negra, Ela é Nunes [Em Referência ao Dia do Samba]
Festa de Rei
Cantar o que se vive! Acompanhada do grupo, Denise Santos convida a todos nós a um show intimista onde cada música escolhida traz uma reflexão acerca de quem somos e de nossa ancestralidade, mas que principalmente, se conecte com nossos corações e vivências. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 12 de dezembro às 15h - Biblioteca Anne Frank *(data alterada)

ARTES VISUAIS

Live Paint com JuCosta

Live Paint com JuCosta
Juliana da Silva Costa
Nessa atividade a artista executará uma pintura em tela, no tamanho 100x80cm, dentro da proposta artística da linha de trabalho, o projeto Raízes: que dialoga com as culturas ancestrais e suas vertentes contemporâneas, representando assim o povo latino brasileiro. Nesse sentido esta live representará as riquezas culturais nacionais, de um país multirracial. Fazendo uso da arte, para que possa ser ferramenta para todos nesse caminho de perceber também suas raízes, e quebrando estereótipos criados, expandindo nosso olhar para a representatividade real e viva. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: Aproximadamente 4 horas.
Dia 12 de dezembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen *(data alterada)

CULTURAS NEGRAS

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Brinquedos e histórias: de cantar e encantar

Brinquedos e histórias: de cantar e encantar
Agbalá Conta
Uma proposta de contação de histórias repleta de brincadeiras musicais e corporais da cultura preta brasileira e africana tradicional, temperada com histórias curtas que promovem a interação com crianças e seus acompanhantes. Um espaço rasgado no tempo, para a ludicidade preservada nas tradições para todes os corpos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 10 de dezembro às 12h - Biblioteca Sylvia Orthof *(CANCELADO)
Dia 13 de dezembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 16 de dezembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos

Contando África em contos

Contando África em contos
Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra
“Contando África em Contas” traz memórias de três histórias :“Os reis de Gondar (Etiópia)”, “Os Sete Novelos (Gana)” e “Os Comedores de Palavras (Angola)”, que passeiam pelos países do continente africano e vão de encontro com assuntos universais que são essenciais para o resgate, valorização, preservação e formação cultural de jovens e adultos, pois percebemos o quanto os países africanos, influenciaram e ainda influenciam o mundo. As histórias familiares têm a função de eternizar laços, preservar e dar continuidade às velhas memórias da família que nos acompanham pelo resto da vida. Assim acontece com os contos africanos, quando a figura mais importante de algumas comunidades africanas, os mestres “griôs”, transmitem os ensinamentos como forma de nunca deixar a tradição de seu povo se acabar e sempre se lembrar de seus antepassados, valorizando todos os elementos de sua cultura.
Dia 14 de dezembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez *(data e horário alterado)
Dia 13 de dezembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay *(data, horário e biblioteca alterada)

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção. 

SARAU

Vozes Periféricas: O Futebol dá a letra

Vozes Periféricas: O Futebol dá a letra
Sarau do Binho
Nestes encontros, artistas, escritores e amantes da literatura e do futebol contam suas histórias vividas dentro e fora do campo. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 12 de dezembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César *(data alterada)
Dia 13 de dezembro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 14 de dezembro às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

POVOS ORIGINÁRIOS

SARAU

Sarau Ayrumã

Sarau Ayrumã [Em referência Dia Nacional dos Povos Indígenas]
Nilton Junior e o Coco do Pajé
Há na memória um outro tempo. Pulsa nas veias uma outra realidade. Mora no peito o anseio pela transformação. Voltar a ser o que era? Presente. Presente! Semeia feito pássaro em cada canto deixando a chama, vibrar na alma e acordar o DNA ancestral. São palavras, são flechas e histórias que quando contadas, se eternizam. Estejam todos convidados para o sarau de Ayrumã. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min
Dia 12 de dezembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen *(data alterada)
Dia 14 de dezembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda 

Documentário O Inusitado Encantamento Xondaro

Sarau Museu do Inusitado + Documentário O Inusitado Encantamento Xondaro [Em referência Dia Nacional dos Povos Indígenas]
Museu do Inusitado
O Projeto inclui a passagem de um documentário sobre os mestres Xondaros e seus ensinamentos, com uma abertura e fechamento poético dos artistas do Museu do Inusitado. Encontro multi artístico e cultural em formato de sarau, com foco na integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporal em música, instrumento e poesia. Documentário sobre o inusitado encantamento Xondaro falando sobre os saberes e vivências mas também questionamentos sobre a relação ancestral das aldeias com a natureza e relações dos conhecimentos originários com interferência dos povos ocidentais. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min
Dia 12 de dezembro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo *(data alterada)
Dia 14 de dezembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 15 de dezembro às 13h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

NATAL

CIRCO

Natal do Riso

Natal do Riso
Cia. Circo de Trapo
O Natal está chegando e o trio da palhaçada da Cia. Circo de Trapo decide trabalhar como Papai Noel, Mamãe Noel e Assistente do Papai Noel. Mas como são inexperientes, esquecem os presentes e levam um saco cheio de jornais velhos. Diante desta situação, discutem sobre o sentido do natal e resolvem presentear o público encenando a história do nascimento de Jesus. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 10 de dezembro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 13 de dezembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 15 de dezembro às 15h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 16 de dezembro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo *(horário alterado)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contos de Natal

Contos de Natal
A Hora da História
Nesta contação de histórias cheia de afeto, diversão e musicalidade, trazemos quatro contos: A saga de um garoto curioso que busca a todo custo descobrir qual o verdadeiro significado do Natal; A divertida troca de brinquedos em uma pequena cidade, numa especial e coletiva noite natalina; O reencontro de uma netinha com seu avô cego, durante as festas de fim de ano; História de um menino que descobriu que seu próprio pai era o verdadeiro Papai Noel e passou a ser seu ajudante na entrega de presentes pelo mundo! As histórias são narradas com recursos cênicos e música ao vivo, sempre de uma forma bastante lúdica e delicada. Uma apresentação para toda a família, com muita diversão e reflexão acerca dessa data tão cheia de significados, que vão muito além de crenças e religiões. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 13 de dezembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Natalinos

Natalinos
Giba Pedroza e Valdeck de Garanhuns
As histórias de natal são fantásticas, imaginárias, e muitas vezes baseadas em fatos reais que surpreendem sempre, por falar de ações de amor, carinho e caridade entre os seres humanos. Mas, além disso, cada povo tem suas próprias tradições e esta é a proposta deste espetáculo; revelar para as crianças a riqueza de um natal genuinamente brasileiro. Através de muita poesia, humor e encantamento e calcada na figura dos bonecos, poetas e contadores de histórias, a apresentação traz um desfiar de loas, glosas, modinhas, contos tradicionais, poemas, pastoris, marchas e outras manifestações muito reverenciadas no nordeste do Brasil e pouco conhecidas das nossas crianças e adultos em outros cantos do país. Para brincar e mostrar estas tradições criamos um enredo divertido que mistura teatro de mamulengo, poesia, cantorias e narração de histórias. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 14 de dezembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo *(data e horário alterados)
Dia 16 de dezembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de dezembro às 11h - Biblioteca Anne Frank

VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS EM DEZEMBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário