sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Destaques da Semana - 2 a 8 de dezembro

Destaques da semana de 2 a 10 de dezembro, programação presencial Biblioteca Viva com Contação de Histórias, Teatro, Cultura Popular (teatro, música), Culturas Negras (contação de histórias), Vozes Periféricas (sarau), Povos Originários (sarau) e Natal (circo, contação de histórias).

*ATENÇÃO: Devido ao jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo FIFA 2022, as bibliotecas terão expediente suspenso duas horas antes do jogo, conforme Decreto nº 61.965/22 de 10 de novembro de 2022. Isso poderá acarretar  alterações dos dias/horários da programação.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias Encantadas

Histórias Encantadas
Ivani Magalhães
Em “Histórias Encantadas” crianças e adultos são conduzidos ao universo mágico dos Contos de Fadas. Ao serem narrados de forma envolvente e interativa, os enredos provocam encantamento a partir da exploração de recursos visuais, como tecidos, bonecos e objetos animados, além de recursos sonoros e canções. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 8 de dezembro às 15h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias para Quem usa Fraldas

Histórias para Quem usa Fraldas
Conto em Cantos
Neste repertório pesquisamos e preparamos histórias especialmente para bebês e crianças até 07 anos. Através das histórias, músicas e brincadeiras os pequeninos vão se conectando com todos e tudo que os rodeiam e a cada momento nos ensinando como é bom aprender. Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 45 min.
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

Histórias Contadas com Origamis

Histórias Contadas com Origamis
Irene Origami
Formato da apresentação: Presencial
As contações de histórias com origamis (arte de dobrar papel) acontecem em novembro e dezembro nas bibliotecas de São Paulo. As narrações permitem que alguns elementos das histórias se materializem na frente do público. “Quando os origamis aparecem na frente da plateia é sempre uma surpresa, dá para ver na expressão do rosto das crianças que é mágico e divertido.”, explica Irene Tanabe, contadora de histórias. Ao completar duas décadas de contações de histórias com origamis, Irene Tanabe apresentará as melhores narrativas desses 20 anos para o público das bibliotecas.
Esta seleção de histórias apresentará contos tradicionais, lendas orientais e histórias contemporâneas regados a muitos origamis divertidos, que encantam crianças e adultos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 7 de dezembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

TEATRO

Os Medos que os Monstros Criam

Os Medos que os Monstros Criam
Cia Passarinhada
A bola caiu no vizinho! E agora? Quem vai lá buscar? Um grupo de crianças é convidado a conhecer seus maiores medos a partir da necessidade de recuperar uma bola caída na casa do vizinho mais temido do bairro, o Sr. Boa Morte. Passando por medos que se criam com a vida e medos que surgem com a morte, o espetáculo é livremente inspirado no conto "O pato, a morte e a tulipa". Classificação indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de dezembro às 9h30 - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 7 de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

CULTURA POPULAR 

TEATRO

O Encantamento da Rabeca

O Encantamento da Rabeca
Buraco d’Oráculo
O Encantamento da Rabeca conta histórias de transformação vivida por mulheres brincantes, que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e máscaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino. Partindo da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras, como o cavalo-marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco vida e morte, passado e presente buscando um diálogo entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 7 de dezembro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

MÚSICA

Forró Pé De Moleque canta clássicos do Forró

Forró Pé De Moleque canta clássicos do Forró [Em Referência ao Dia do Forró]
Com a proposta de valorizar nossa cultura através de sua música, de seus artistas, o grupo Forró Pé de Moleque apresenta o show - Clássicos do Forró. Feira de Mangaio, Eu só quero um xodó, Baião, A Vida do Viajante fazem parte do repertório que bota o povo todo para dançar. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 75 min.
Dia 8 de dezembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

Ela é Clara, Ela é Negra, Ela é Nunes

Ela é Clara, Ela é Negra, Ela é Nunes [Em Referência ao Dia do Samba]
Festa de Rei
Cantar o que se vive! Acompanhada do grupo, Denise Santos convida a todos nós a um show intimista onde cada música escolhida traz uma reflexão acerca de quem somos e de nossa ancestralidade, mas que principalmente, se conecte com nossos corações e vivências. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 6 de dezembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 7 de dezembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

CULTURAS NEGRAS

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Brinquedos e histórias: de cantar e encantar

Brinquedos e histórias: de cantar e encantar
Agbalá Conta
Uma proposta de contação de histórias repleta de brincadeiras musicais e corporais da cultura preta brasileira e africana tradicional, temperada com histórias curtas que promovem a interação com crianças e seus acompanhantes. Um espaço rasgado no tempo, para a ludicidade preservada nas tradições para todes os corpos. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 6 de dezembro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Contando África em contos

Contando África em contos
Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra
“Contando África em Contas” traz memórias de três histórias :“Os reis de Gondar (Etiópia)”, “Os Sete Novelos (Gana)” e “Os Comedores de Palavras (Angola)”, que passeiam pelos países do continente africano e vão de encontro com assuntos universais que são essenciais para o resgate, valorização, preservação e formação cultural de jovens e adultos, pois percebemos o quanto os países africanos, influenciaram e ainda influenciam o mundo. As histórias familiares têm a função de eternizar laços, preservar e dar continuidade às velhas memórias da família que nos acompanham pelo resto da vida. Assim acontece com os contos africanos, quando a figura mais importante de algumas comunidades africanas, os mestres “griôs”, transmitem os ensinamentos como forma de nunca deixar a tradição de seu povo se acabar e sempre se lembrar de seus antepassados, valorizando todos os elementos de sua cultura.
Dia 5 de dezembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia (CANCELADO)
Dia 7 de dezembro às 10h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção. 

SARAU

Vozes Periféricas: O Futebol dá a letra

Vozes Periféricas: O Futebol dá a letra
Sarau do Binho
Nestes encontros, artistas, escritores e amantes da literatura e do futebol contam suas histórias vividas dentro e fora do campo. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 90 min.
Dia 3 de dezembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 5 de dezembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 6 de dezembro às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de dezembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

POVOS ORIGINÁRIOS

SARAU

Sarau Ayrumã

Sarau Ayrumã [Em referência Dia Nacional dos Povos Indígenas]
Nilton Junior e o Coco do Pajé
Há na memória um outro tempo. Pulsa nas veias uma outra realidade. Mora no peito o anseio pela transformação. Voltar a ser o que era? Presente. Presente! Semeia feito pássaro em cada canto deixando a chama, vibrar na alma e acordar o DNA ancestral. São palavras, são flechas e histórias que quando contadas, se eternizam. Estejam todos convidados para o sarau de Ayrumã. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min
Dia 3 de dezembro às 11h30 - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 7 de dezembro às 10h - Biblioteca Roberto Santos

Documentário O Inusitado Encantamento Xondaro

Sarau Museu do Inusitado + Documentário O Inusitado Encantamento Xondaro [Em referência Dia Nacional dos Povos Indígenas]
Museu do Inusitado
O Projeto inclui a passagem de um documentário sobre os mestres Xondaros e seus ensinamentos, com uma abertura e fechamento poético dos artistas do Museu do Inusitado. Encontro multi artístico e cultural em formato de sarau, com foco na integração de linguagens, trocas artísticas plásticas, arte corporal em música, instrumento e poesia. Documentário sobre o inusitado encantamento Xondaro falando sobre os saberes e vivências mas também questionamentos sobre a relação ancestral das aldeias com a natureza e relações dos conhecimentos originários com interferência dos povos ocidentais. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min
Dia 7 de dezembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

NATAL

CIRCO

Natal do Riso

Natal do Riso
Cia. Circo de Trapo
O Natal está chegando e o trio da palhaçada da Cia. Circo de Trapo decide trabalhar como Papai Noel, Mamãe Noel e Assistente do Papai Noel. Mas como são inexperientes, esquecem os presentes e levam um saco cheio de jornais velhos. Diante desta situação, discutem sobre o sentido do natal e resolvem presentear o público encenando a história do nascimento de Jesus. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de dezembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 6 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 6 de dezembro às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 de dezembro às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 7 de dezembro às 15h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 8 de dezembro às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contos de Natal

Contos de Natal
A Hora da História
Nesta contação de histórias cheia de afeto, diversão e musicalidade, trazemos quatro contos: A saga de um garoto curioso que busca a todo custo descobrir qual o verdadeiro significado do Natal; A divertida troca de brinquedos em uma pequena cidade, numa especial e coletiva noite natalina; O reencontro de uma netinha com seu avô cego, durante as festas de fim de ano; História de um menino que descobriu que seu próprio pai era o verdadeiro Papai Noel e passou a ser seu ajudante na entrega de presentes pelo mundo! As histórias são narradas com recursos cênicos e música ao vivo, sempre de uma forma bastante lúdica e delicada. Uma apresentação para toda a família, com muita diversão e reflexão acerca dessa data tão cheia de significados, que vão muito além de crenças e religiões. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 6 de dezembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 7 de dezembro às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 7 de dezembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 8 de dezembro às 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Natalinos

Natalinos
Giba Pedroza e Valdeck de Garanhuns
As histórias de natal são fantásticas, imaginárias, e muitas vezes baseadas em fatos reais que surpreendem sempre, por falar de ações de amor, carinho e caridade entre os seres humanos. Mas, além disso, cada povo tem suas próprias tradições e esta é a proposta deste espetáculo; revelar para as crianças a riqueza de um natal genuinamente brasileiro. Através de muita poesia, humor e encantamento e calcada na figura dos bonecos, poetas e contadores de histórias, a apresentação traz um desfiar de loas, glosas, modinhas, contos tradicionais, poemas, pastoris, marchas e outras manifestações muito reverenciadas no nordeste do Brasil e pouco conhecidas das nossas crianças e adultos em outros cantos do país. Para brincar e mostrar estas tradições criamos um enredo divertido que mistura teatro de mamulengo, poesia, cantorias e narração de histórias. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de dezembro às 11h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 5 de dezembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 6 de dezembro às 10h - Biblioteca Brito Broca
Dia 7 de dezembro às 15h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de dezembro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS EM DEZEMBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário