sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dicas de Leitura - Empreendedorismo

As Dicas de Leitura Empreendedorismo encerram 2021 enfatizando o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças; o tema está relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir um novo, tal qual o sentimento de renovação que o novo ano de 2022 nos traz. Boas festas e muitas leituras felizes!

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. (Sebrae*). As Dicas de Leitura de dezembro destacam o tema que se alia a mais uma das ações estabelecida pela Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) para 2021, com a “Educação financeira como meio para a transformação social” e o "empreendedorismo". A seleção das obras do acervo SMB buscou temas como sucesso profissional, desenvolvimento profissional, histórias pessoais de empreendedores, administração de empresas, aspectos econômicos, formação, mulheres de negócios, planejamento estratégico, sucesso nos negócios, finanças, comportamento organizacional, inovações de negócios, entre outros. Boa leitura!

Carreira 360 graus: como planejar, estruturar e empreender uma carreira vencedora - Célio Antunes
Como podemos encontrar o direcionamento para nossa carreira, o que constrói o profissional ideal? São essas perguntas que Carreira 360 graus responde. Com sua experiência, Célio revela o método que o fez crescer e ser hoje o presidente de um dos maiores centros educacionais, o Grupo Educacional Impacta Tecnologia. O profissional que sonha com uma carreira vencedora precisa estar aberto às novas demandas e aprender a construir, como Célio denomina, a Visão de Ciclo Completo (VCC) – só assim estará engajado e conseguirá definir suas metas de modo que as veja sendo concretizadas. Explore seu potencial e seja o intraempreendedor extraordinário de que o século XXI precisa.
Profissões - Desenvolvimento; Empreendedorismo; Sucesso nos negócios; Sucesso profissional

O catador de sonhos: o empresário visionário que começou como catador de latinhas ensina tudo o que você precisa saber sobre otimismo, superação e determinação - Geraldo Rufino
Ele já quebrou seis vezes e saiu de todas elas mais sábio – e mais rico. É comum que as pessoas se abalem com mais facilidade quando enfrentam os revezes da vida, e, ainda pior, quando enfrentam uma crise muitas vezes desistem sem sequer tentar virar o jogo. De onde vem tanto desânimo, tanta falta de fé? Geraldo Rufino é o exemplo de que basta mudar o modo de pensar e todos os caminhos podem se abrir. Não sem trabalhar muito, é claro. Trabalhar muito com o espírito e a mente é a formula do sucesso que Rufino conseguiu desenvolver. O homem que começou a vida como catador de lixo reciclável nunca perdeu o sucesso de vista, e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano. Empreendedor visionário, trabalhador incansável, otimista incorrigível, Geraldo Rufino ensina como transformar sua vida e seu negócio para nunca mais se sentir vencido. Comece hoje a: Enxergar oportunidades em cenários diversificados. Não se deixar abalar pelas crises. Manter a credibilidade em momentos críticos. Gerir uma equipe que tatua o nome da empresa na alma. Fazer do seu sucesso uma fonte de sucesso para a sua família. E muito mais.
Rufino, Geraldo, 1958 - ; Empresários - Brasil – Autobiografia; Sucesso; Autorrealização; Empreendedorismo

Como fazer para uma empresa dar certo em um país incerto: conselhos e lições de 51 dos empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil - Instituto Empreender Endeavor
Grandes nomes como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles, Carlos Alberto Sicupira e outros relatam como foram suas experiências empresariais trazendo enormes vantagens para os empreendedores brasileiros que são analisar adaptar e reproduzir soluções bem-sucedidas e aprender com erros alheios e evitar sua repetição. Num projeto ousado o Instituto Empreender Endeavor coloca no papel tudo que aprendeu em seus cinco anos em que orientou mais de 3.000 empreendedores brasileiros. Este não é mais um livro sobre empreendedorismo e sim um livro diferente que possui conselhos e lições de 51 dos mais bem sucedidos empreendedores do Brasil. O livro trata de assuntos como gestão gente sociedade mercado e aspectos legais exemplificados com casos reais de forma muito prática. O leitor encontra experiências relatadas por personalidades do meio empresarial como a reviravolta numa grande empresa como a Brahma (hoje INBEV) até a fundação de um potência como a Natura.
Empreendimentos - Administração; Sucesso nos negócios; Administração de empresas

Como o rock pode ajudar você a empreender: de David Bowwie à Legião Urbana, ideias inovadoras de bandas consagradas para você abrir o seu negócio - Daniel Fernandes; Marco Bezzi
Nem só de amor à música vivem as estrelas do rock. A profissionalização do setor fica cada vez mais evidente, e o que antes era apenas um grupo de amigos tocando para pequenas plateias tornou-se um negócio. Há algumas décadas, os músicos são empreendedores que têm um negócio (a música) e clientes (os fãs). Os jornalistas Daniel Fernandes – fascinado por negócios – e Marco Bezzi – apaixonado pelo cenário musical – mostram, por meio das histórias de grandes nomes, como Legião Urbana, Guns N’ Roses e Beatles, lições de negócios que podemos tirar do universo musical. Afinal, empreendedorismo, liderança e relacionamento com o cliente são palavras que também fazem parte do vocabulário das estrelas do show business.
Sucesso nos negócios - Estudo de casos; Empreendedorismo - Estudo de casos; Músicos de rock – Biografia; Música - Aspectos econômicos - Estudo de casos

Educando filhos para empreender: como preparar filhos para o mundo ao invés de querer mudar o mundo para eles - João Kepler Braga
Antes mesmo do nascimento de um filho os pais (inevitavelmente) fazem planos, idealizam a relação, sonham com o futuro dos pequenos e na grande maioria das vezes acabam protegendo demais as crianças que se perdem quando precisam seguir seus próprios caminhos. No fundo o que todo pai realmente quer é que seu filho seja feliz e isso significa que nem sempre ele irá seguir seus passos ou fazer as mesmas escolhas que os pais. Não entenda essa obra como um simples manual, afinal, não existem regras e receitas prontas quando se trata de educar os filhos. O que você leitor irá encontrar são exemplos práticos que resultaram de erros e acertos de um pai que acredita e explica porque as crianças devem adotar desde cedo um estilo de vida empreendedor. Chamo de estilo de vida porque empreender não se limita a realizações de ações profissionais, mas um verdadeiro empreendedor é ousado, consciente, curioso, disposto e convicto do seu papel na sociedade. E se seu filho (ainda) não apresenta tais características, não se preocupe. A boa notícia é que assim como quase tudo na vida, com boa orientação e direcionamento ele pode se tornar um autêntico empreendedor. Aliás, é justamente este o papel dos pais- indicar os melhores caminhos e dar condições reais para que os filhos façam suas próprias escolhas. Está na hora de furar a bolha da superproteção e começar a enxergar seu filho com outros olhos, respeitando seus limites, suas escolhas e seus erros.
Educação de crianças - Participação dos pais; Crianças - Formação;  Empreendedorismo; Responsabilidade dos pais

Elas empreendedoras - Andrea Villas Boas; Bruna Villas Boas Diehl
A mulher brasileira é historicamente uma das que mais empreendem no mundo. Um dos objetivos deste livro é contribuir para a visibilidade do empreendedorismo feminino no país, seu peso, valor e desempenho. Aquelas que almejam abrir um negócio, mas ainda não se aprofundaram no assunto, vão obter informações valiosas e atualizadas; quem já tem os dados e só precisa de um exemplo inspirador, encontrará muitos nos casos apresentados.
Empreendedorismo - Mulheres de negócios

Empreenda (quase) sem dinheiro - José Carlos Assis Dornelas
Um guia com 101 maneiras que ajudarão a evitar os erros comuns relacionados à obtenção e utilização de recursos nas empresas. Trata-se de um aprendizado obtido daqueles que conseguiram vencer desafios.
Empreendedorismo

O empreendedor: empreender como opção de carreira - Ronald Jean Degen
Este momento, em que a crise financeira global revela falhas sérias no sistema capitalista atual, é propício para a reintrodução de valores que se perderam na época de crescimento: criar valores econômicos reais com uma visão em longo prazo e fornecer às pessoas oportunidades justas para participação ativa no mercado. O empreendedorismo bem estruturado, como propõe Ronald Degen, é a solução.
Administração de empresas, Planejamento estratégico, Sucesso profissional, Empreendedores (Negócios), Empreendedorismo

Empreendedores inteligentes enriquecem mais - Gustavo Cerbasi
Em épocas de crise econômica e desemprego em alta, cresce o número de pessoas que resolvem abrir a própria empresa. Em geral, esses empreendedores concentram todos os esforços no desenvolvimento de produtos ou serviços, sem se preocupar muito com um plano de negócios ou a parte financeira. Duas situações costumam acontecer: ou o empreendedor ainda não tem condições de contratar especialistas para cuidar dos números e tenta gerenciá-los com seus conhecimentos básicos, ou então delega a tarefa e não quer mais saber do assunto. Em ambos os casos, ele fica “no escuro”, pois abre mão de uma parte importante da gestão. Este livro reúne o conhecimento de que todo mundo precisa para entender as finanças do próprio negócio. Gustavo Cerbasi explica, em uma linguagem simples, os principais conceitos e termos técnicos dessa área, oferece dicas para assumir o controle financeiro e estratégias para o crescimento sustentável.
Empreendedorismo; Finanças

Empreender é a solução - Victor Mirshawka
Permite ao leitor fazer as avaliações prévias das condições de mercado, verificando assim antecipadamente suas chances e perspectivas de sucesso com o negócio que deseja abrir. Assim, todo aquele que precisa de esclarecimentos sobre as dificuldades para abrir e manter uma empresa encontrará em Empreender é a Solução as explicações pertinentes.
Empreendimentos; Sucesso nos negócios

Empreender grande, desde pequeno - Davi Braga
Ele tem 16 anos e já é referência para jovens e adultos que querem empreender. Conheça a jornada de Davi Braga, ou Davizinho, o jovem empreendedor que aos 16 anos criou sua primeira start-up e agora quer que você também crie sua própria empresa. O que você está esperando? “Empreender grande, desde pequeno” está cheio de casos interessantes, empreitadas à frente de negócios e, claro, insights para você que, como Davi, encara o empreendedorismo como um estilo de vida.
Empreendedorismo

Meu jeito de fazer negócios - Anita Raddick
Biografia da inglesa Anita Roddick e a história de seu empreendimento The Body Shop. Depois de ter trabalhado na Divisão dos Direitos da Mulher da Organização Mundial do Trabalho, órgão da ONU, Anita decidiu abrir um negócio diferente. Idealizou e fundou uma empresa de cosméticos The Body Shop que, além de vender produtos naturais, com matérias-primas que não foram produzidas com o uso de agrotóxicos, utilizavam embalagens feitas de materiais recicláveis e menos sofisticadas. Anita tornou-se um ícone da luta ambiental e social mundial, abraçando diversas causas ao longo de sua trajetória profissional. Em 1994, foi convidada para apresentar o evento em comemoração do 50.º Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, organizado pela ONU em parceria com a Anistia Internacional.
Mulheres de negócios - Comportamento organizacional

Pense dentro da caixa: aprenda a enxergar oportunidades e empreenda em qualquer cenário - Thiago Oliveira
Muitas pessoas acreditam que apenas ideias revolucionárias são capazes de trazer inovação, que para empreender você precisa ser um gênio inventor. Thiago Oliveira veio para provar que isso não existe. ELe acredita que a sua grande chance de inovar pode partir justamente de resolver problemas do cotidiano. E mais: você pode inovar em processos que são os mais tediosos, e isso vale milhões! Neste livro, você vai descobrir que a chave para a prosperidade pode estar na sua frente. O Autor ensina a enxergar, dentro da caixa “trabalho” já existente, as oportunidades para fazer diferente. Aprenda a encontrar brechas para agir; Saiba como visualizar oportunidades onde menos imaginava; Entenda como os processos mais chatos do seu cotidiano podem ser uma oportunidade de negócio; Aprenda a planejar a estratégia do seu negócio; Encontre satisfação pessoal, profissional e financeira. Pense dentro da caixa é uma resposta às indagações da nova geração empreendedora.
Empreendedorismo;  Sucesso nos negócios

Pense simples: você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador – Gustavo Caetano
Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado. Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: Inovar! A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo; ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é simples. Neste livro você vai aprender: - Como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso - O que compõe o DNA inovador - Qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação - A importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador - A não acreditar no "sempre foi assim".
Empreendedorismo; Negócios - Inovações tecnológicas; Sucesso nos negócios

Startup BrasilPedro Mello; Marina Vidigal
Pedro e Marina apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros que transformaram o país a partir dos seus negócios. Um verdadeiro guia para aquelas pessoas que desejam se aventurar no mundo do empreendedorismo. Um livro repleto de histórias de sucesso que, entre erros e acertos, só se tornaram possíveis por causa de grandes ideias e muita mão na massa. Conheça a trajetória de empreendedores brasileiros que transformaram o país a partir de seus negócios. É uma fonte de inspiração e de conselhos para novos empreendedores, um livro recheado de histórias sobre brilho nos olhos, sonhos grandes e insatisfação permanente.
Empresários - Brasil – Biografia; Empreendedorismo - Brasil

Vai lá e faz: como empreender na era digital e tirar ideias do papel – Tiago Mattos
Tiago Mattos, um dos maiores futuristas brasileiros, vai te mostrar neste livro que, sim, você pode criar uma empresa bem-sucedida do zero se tiver o mindset certo e entender como o mundo está mudando. Porque nunca foi tão fácil fazer. Nunca foi tão fácil fazer um livro, uma música, um filme, uma reunião dos colegas do ensino médio, uma passeata, um partido político, uma casa, um carro, uma declaração de amor, uma viagem ao redor do mundo. Nunca foi tão fácil fazer uma empresa. Nunca foi tão fácil entender que ninguém fará o mundo que você quer por você. Só você.
Empreendedorismo; Sucesso nos negócios

Links de interesse
O Sistema de Bibliotecas de São Paulo promoveu gratuitamente, em suas redes sociais, um ciclo de palestras sobre educação financeira intitulado “Você Construindo Paz e Liberdade” que estão gravadas em video a disposição do público, abordando temas como histórias familiares, autoestima, planejamento e organização de gastos, renda extra, e empreendedorismo.
https://www.facebook.com/watch/157885720894360/4079549995480411

Artigos acadêmicos sobre elas empreendedoras pdf -
https://scholar.google.com.br/scholar?q=elas+empreendedoras+pdf&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart

* Sebrae - https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo

Veja aqui outras Dicas de Leitura.
Confira também as Dicas de Leitura – Empoderamento feminino de julho de 2021

__________________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade.Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário