quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Exposição “Para Além de Novembro”

 Exposição “Para Além de Novembro”, com fotografias de servidores negros juntamente com relatos de suas histórias. O evento tem como objetivo valorizar a fundamental contribuição afro-brasileira na construção do Sistema Municipal de Bibliotecas e seu legado na formação da sociedade brasileira.


Exposição “Para Além de Novembro”

O Dia da Consciência Negra, criado em 2003 e celebrado em 20 de novembro, dedica-se à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Infelizmente, ainda há pouco para ser festejado, uma vez que pessoas negras ainda enfrentam racismo, discriminação, falta de inclusão e apagamento de seus valores culturais. A data é marcada, então, pela luta e pela resistência.

Pensando nisso, a CSMB convidou seus colaboradores para participar de um projeto fotográfico, realizado pela Bibliotecária e Fotógrafa Bruna Cavalcante, Coordenadora da Biblioteca Paulo Duarte (Temática em Cultura Afro-Brasileira), que tem como objetivo celebrar as virtudes e talentos de seus servidores e será exposto em diversos equipamentos da SMC.

Fotografias de servidores negros, juntamente com relatos de suas histórias, amplia e ressalta a competência e a resistência negra que evidenciam e valorizam a fundamental contribuição afro-brasileira na construção do Sistema Municipal de Bibliotecas e seu legado na formação da sociedade brasileira. A intenção é que, por meio da fotografia, o retratado e a fotógrafa exponham seu protagonismo, reforçando o conceito de que o respeito e reconhecimento de um profissional devem ir além da sua raça.

Para Além de Novembro" descreve ainda a experiência de ser fotografado, estendendo a questão expositiva do mês através da experiência de enxergar o sensual de cada um, no sentido de "senso" e vaidade de ser exposto.
A exposição ficará aberta ao público em equipamentos da SMC e terá entrada gratuita.


Exposição "Para Além de Novembro"
A partir de  7 de dezembro de 2021

Átrio da  Biblioteca Pública Mário Schenberg
Endereço: Rua Catão, nº 611 – Lapa
Veja aqui como chegar
Telefone: (11) 3861-5328

Nenhum comentário:

Postar um comentário