quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Destaques da Semana - 16 a 22 de setembro

Destaques da semana de 16 a 22 de setembro, programação presencial Biblioteca Viva com Teatro, Contação de Histórias, Bicentenário da Independência - Intervenção Artística, Teatro e Circo; Primeira Infância - Contação de Histórias; Dia Nacional do Idoso - Sarau; Cultura Popular - Contação de Histórias e Dança; Povos Originários; Dia Nacional do Surdo - Sarau; Culturas Negras - Intervenção Artística; LGBTQIA+ - Sarau; Dia da Amazônia - Contação de Histórias; Vozes Periféricas - Sarau. 

TEATRO

Vidma, a menina trança-rimas

Vidma, a menina trança-rimas
Núcleo Caboclinhas
Vidma é uma menininha que mora em um lugar muito frio com sua família. Cheia de criatividade, inventa poemas divertidos para ilustrar as situações vividas em sua casa, desde broncas até brincadeiras. Apaixonada pelo mundo das bruxas encontra sempre uma brecha para declamar limeriques de diversos bruxos e bruxas que já conheceu em seus pensamentos, mas essa menina tem apenas uma certeza: a de que sua mãe é uma bruxa! Principalmente quando experimenta sua sopa. Acaba por comparar a comida com uma receita de bruxa, por achá-la muito ruim. Só que mexer com bruxa pode ser uma brincadeira muito perigosa e é esta receita “mágica” que a faz viajar para outro lado do oceano e viver diversas aventuras com figuras excêntricas e engraçadas. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 50 min.
Dia 17 de julho às 11h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de julho às 15h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Meninas com Mãos de Mar

Menina com Mãos de Mar
Cia. Som em Prosa
A Cia Som em Prosa narra a história de uma menina, que sonhava em ser poeta e que um dia esquece da cor dos olhos de sua mãe. De um jeitinho especial, a Cia narra as diferentes camadas sociais da nossa sociedade. História inspirada no conto Olhos D'água de Conceição Evaristo. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 3 de setembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 24 de setembro às 11h - Biblioteca Álvaro Guerra

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

O Grito Delas

O Grito Delas
Cia Passarinho Contou
O Bicentenário da Independência acontece em 2022. Você já parou para pensar que essa tal liberdade é fruto de uma História de luta? E quais interesses as pessoas tinham por essa liberdade, você já pensou nisso?
“O grito delas” é uma intervenção que conta essa história com música, poesia e alegria pra você. Através da história de quatro bravas mulheres, que lutaram em meios populares e até infiltradas no exército, e foram inspiração pra muita gente. São elas: Leopoldina, Maria Quitéria, Maria Felipa e a freira Joanna Angélica, que são algumas das personagens de destaque. O reconhecimento da participação feminina neste episódio ganha força no ano em que se celebra o bicentenário. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 45 min.
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

TEATRO

Sussurros: o que aconteceu antes do grito

Sussurros: o que aconteceu antes do grito
Cia. Ruído Rosa
Misturando realidade e ficção, acompanhamos a atuação política de D. Leopoldina desde a volta de D. João VI a Portugal até o dia 8 de setembro de 1822. Vinda de uma conturbada Europa, D. Leopoldina preferiu proteger seus interesses em silêncio, deixando os louros para os que preferem um grito. Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração: 45 min.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

CIRCO

Cabaré da Independência

Cabaré da Independência
Cia da Chinela
O Cabaré é inaugurado com festa, paródia, palhaçada e animação e muitas paródias cantadas com humor pra gente aprender sobre o Bicentenário da Independência, seus motivos, interesses e desdobramentos para os nossos dias. E na inauguração elas recebem uma ilustre presença para um convite, é o Dom Rolyudi, com propostas para que elas sejam princesas do cinema internacional, será que elas vão aceitar? Espetáculo com metáforas bem humoradas para transmitir conhecimento Histórico com ludicidade. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 45 min.
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 22 de setembro às 10h - Biblioteca Marcos Rey

PRIMEIRA INFÂNCIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias para guardar na memória

Histórias para guardar na memória
Com Fabiana Alves | Brotando em mim
Vamos criar memórias afetivas juntos?
Os livros e as histórias nos dão a possibilidade de conhecer e experienciar aventuras, alegrias, medos, tristezas.... Embarcar nestes universos é sempre uma boa oportunidade de criar memórias.
Para criar estes momentos de forma especial Fabiana Alves do Coletivo Brotando em mim nos apresentará uma seleção de livros que atende todas as idades, inclusive os bebês. Classificação indicativa: 0 a 6 anos . Duração: 50 min.
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan

DIA NACIONAL DO IDOSO
SARAU

Sarau Mais 60
O Sarau Mais 60 é pensado para a criação e compartilhamento de poesias e textos a pessoas da terceira idade.
Conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive, a época em que uma pessoa é considerada na “Terceira Idade” pode variar. Promover o encontro da cultura com a pessoa idosa permite ressignificar emoções e contextos. Permitir este encontro através de narrativas, seja através da poesia, do poema, do conto, da prosa, da canção, torna o encontro com a pessoa idosa na literatura, em um marco de passagem por nossas vidas, com um toque de singeleza e graça, onde o Idoso expressa os seus sentimentos da forma que escolherem, ou seja, de forma livre. Classificação indicativa: 60+ . Duração: 60 min.
Dia 16 de setembro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de setembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof

CULTURA POPULAR

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

No mangue tem frevo [Em referência ao Dia do Frevo]

No mangue tem frevo [Em referência ao Dia do Frevo]
Com Natália Santos
Um gabiru folião de tanto que brincou carnaval trouxe um porção de causos pra gente brincar, dançar e conhecer mais das riquezas e mistérios do carnaval pernambucano com muito coco rural, maracatu e ciranda. O projeto tem como proposta apresentar por meio da contação de histórias, contos populares que nasceram a partir das canções de domínio público de diversas manifestações da cultura tradicional Pernambucana como a Zona da Mata Sul e Norte e Litoral. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

DANÇA

Concerto Para La Ursa [Em referência ao Dia do Frevo]

Concerto Para La Ursa [Em referência ao Dia do Frevo]
Cia Brasílica
Tomando como base as danças regionais do Brasil, esta obra em dança coloca em confronto o olhar “turístico” geralmente lançado sobre as culturas tradicionais com a realidade que retrata a sobrevivência destas culturas e de seus representantes, fazendo assim de protagonista a “La Ursa”. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de setembro às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

POVOS ORIGINÁRIOS

Contando cocos de toré
Núcleo Caboclinhas
Cabocô Canindé lança flecha e abre o terreiro para as histórias de coco que vão ser partilhadas: Cada canto partilhado é história de identidade e pertencimento que atravessa gerações e ativa dentro de cada um a memória ancestral, pois cada interpretação é única e fala sobre a forma que cada um enxerga o mundo. Estejam todos convidados a viver histórias fantásticas através do coco de toré. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes

DIA NACIONAL DO SURDO
SARAU

Sarau do Corpo

Sarau do Corpo
Slam do Corpo
Sarau do Corpo é um evento cultural onde os poetas surdes e ouvintes podem se expressar ou manifestar artisticamente. Convidamos três pares de poetas surdes e ouvintes para expressarem suas poesias em Libras e em português no vídeo gravado e posteriormente, o vídeo passará por uma edição com profissional. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração:90 min.
Acessibilidade: LIBRAS
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 21 de setembro às 15h - Biblioteca Helena Silveira

CULTURAS NEGRAS
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

A Origem dos Tambores

A Origem dos Tambores
Trupe Mitos e Contos
A Origem dos Tambores é o mais novo espetáculo da Trup3 Mitos & Contos, que partindo da linguagem da palhaçaria e da narratividade, apresentamos para crianças, jovens e adultos o mito africano de tradição oral, originário da Guiné-Bissau, que conta uma das fantásticas histórias ancestrais sobre como surgiu na Terra o primeiro tambor e a sua importância para os povos das Culturas Africanas e Afro-Diaspóricas.
No mito original, vários macaquinhos de narizes brancos, extremamente curiosos, decidem juntos ir para a árvore mais alta da floresta e subir um nas costas do outro para então formarem uma escada para chegarem até a lua.
A lua, encantada com o trabalho de equipe dos macaquinhos decide presenteá-los com um instrumento feito pelas suas próprias rochas e outros materiais. Esse instrumento sagrado, feito de elementos diretamente da natureza, foi o primeiro tambor que foi trazido à Terra pelos macaquinhos e dado de presente aos Humanos.
Na nossa adaptação, para além de falarmos do respeito que existe e que se deve ter para com esse instrumento ancestral de toda a humanidade, desconstruimos junto do público os estigmas negativos dados aos tambores e construímos e reconstruímos imaginários de beleza, amor e proximidade para com a Cultura Africana e Afro-Diaspórica. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 55 min.
Dia 19 de setembro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 21 de setembo às 10h - Biblioteca Nuto Sant’Anna

LGBTQIA+
SARAU

Sarau Travessia Coletivo Agridoce

Sarau Travessia
Coletivo Agridoce
O Sarau "Travessia Poesia" é idealizado por uma Mana Negra e uma Mana Travesti. Travessia. Um amor-projeto-social-proibido que deixaria William Shakespeare com desejo de se inspirar e escrever sobre essa história. Uma pensadora. Outra cantora. Duas atrizes que encontraram uma na outra a possibilidade da afetividade sempre negada. Somos a (re)existência pelo afeto. A poesia costurou essa relação, o primeiro poema foi antes do primeiro beijo. Nos momentos de dúvida, de depressão, no inverno da cidade fria, a poesia-afeto nos aqueceu. Ela velejou nas pulsões e enfrentou o desejo e a saudade. Ela estava presente quando o caso virou casa. Era sempre uma maneira doce e sincera de mostrar nossa paixão-poética. Compartilhar nossa história é provar que todo encontro é força. Se somos forçadas a não amar, devolvemos tudo de volta em mais paixão e cuidado. A Arte nos salva da morte se vivemos num país-projeto de vida genocida. Sabe aquela história de que o amor salva!? É VERDADE! Classificação indicativa: 18 a 59 anos. Duração:50 min.
Dia 16 de setembro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes

DIA DA AMAZÔNIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 Uma Árvore de Contos [Em referência ao dia Amazônia / Árvore]

Uma Árvore de Contos [Em referência ao dia Amazônia / Árvore]
Com Sandra Guzmán - Oficinas e Narração de Histórias
A sombra de uma árvore, desde sempre, foi o principal recanto dos povos ancestrais – um lugar para compartilhar, aprender, brincar e celebrar. As crianças serão convidadas a se achegarem embaixo de uma Árvore de Contos para acompanhar histórias e cantigas sobre o Ciclo da Vida e da Natureza. Ora a árvore se encherá de flores e frutos como se estivesse em plena primavera...ora o público se sensibilizará com a perda de suas folhas, de seus galhos e do seu tronco. A apresentação contará com contos musicais e recursos visuais, levando de maneira lúdica e intensa a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Classificação indicativa: 7 a 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de setembro às 10h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

SARAU

Sarau Poesia de Esquina

Sarau Poesia de Esquina
Coletiva literária itinerante de São Paulo desde maio de 2017, onde teve sua atividade, Sarau Poesia de Esquina dentro da programação Meu Ibira, do Parque do Ibirapuera. Foi um dos saraus citados em uma matéria no Jornal Estadão, onde é indicado na Seleção de saraus e slams em espaços culturais, parques e bibliotecas (2019). Idealizadora do Quintal da Poesia, encontro com destaque para artistas independentes com obra literária lançada, e do Avoá – Primeiro Torneio de Curtinhas do Sudeste, onde incentiva a escrita e o desbloqueio de inspiração, além de articular e participar de programações, como o Circuito de Bibliotecas Online 2021 e do Mês do HIP -HOP 2021. Classificação indicativa: 15 a 17 anos. Duração: 60 min.
Dia 17 de setembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 20 de setembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 21 de setembro às 10h - Biblioteca Álvares de Azevedo

Veja também a programação local das bibliotecas em setembro com acesso a partir da homepage SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário