quarta-feira, 6 de maio de 2020

Dicas de Leitura - Livros, filmes e cursos online

Em tempos de quarentena, devido a pandemia de Covid-19, temos o mundo virtual como alternativa de entretenimento e aprendizado. Há várias instituições que disponibilizam seus acervos online, algumas temporariamente, outras com acervos abertos permanentes. Selecionamos algumas fontes de informação para sua busca por livros, filmes e cursos online grátis.
Dicas de Leitura - Livros, filmes e cursos online
LIVROS
Biblioteca Nacional
A BNDigital disponibiliza documentos em domínio público ou com autorização de publicação do titular do direito autoral. Explore o Acervo Digital: são mais de 2 milhões de documentos de livre acesso. Há várias coleções em destaque por assuntos.
Acervo Digital - materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.
Hemeroteca Digital - Pesquise os periódicos no acervo da Hemeroteca.

Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo
Livros infantis e adultos em pdf acessíveis online. Várias obras são inseridas periodicamente.

Portal de Livros Abertos da USP
A Universidade de São Paulo disponibilizou 2.239 livros digitais e gratuitos para que você possa baixar e ler quando quiser. Os livros que foram liberados tem temas como história, literatura, política, romance, artes entre outros.

Domínio Público
O Portal Domínio Público disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais e adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Projeto Gutenberg
Esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público. O projeto tenta torná-los tão livres quanto possível, em formatos duradouros e abertos, que possam ser usados em praticamente quaisquer computadores.
Livros em português -O Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos: escolha entre livros grátis em formato epub ou livros grátis em formato kindle, descarregue-os ou leia-os em linha.

Livros de arte - Metropolitan Museum of Art, de Nova York,
Download gratuito de mais de 500 livros publicados entre 1964 e 2019 compreendem todo o período da história da arte. Disponíveis para download no formato PDF ou para leitura on-line.

Elsevier (acesso com período limitado)
A Elsevier está disponibilizando seu acervo online que conta com acesso a 250 títulos de livros didáticos de todas as áreas do conhecimento presentes na ScienceDirect, principal plataforma da editora. A ação faz parte do enfrentamento ao COVID-19 e o distanciamento social. Você pode acessar no link oficial da Elsevier:

Audible - audiolivros (acesso com período limitado)
Infantis e de adulto para stream grátis no computador desktop, notebook, tablet ou celular. Há audiolivros em inglês, espanhol, italiano, francês, alemão entre outros.
Audible Discover - Escute em português - 27 livros em português.

Amazon - Kindle
Vários livros de graça que variam conforme a época. É necessário baixar o app e fazer login

Revista dos Tribunais Online da Thomson Reuters (periodo limitado)
Plataforma digital de pesquisa jurídica que reúne em um único lugar as principais Fontes do Direito, como: artigos doutrinários de renomados especialistas, legislação atualizada e jurisprudência dos Tribunais Judiciários, somada ao uso de tecnologia inovadora com buscadores poderosos, filtros eficazes e as principais funcionalidades necessárias para os profissionais e estudantes de direito. Livre até 31 de maio de 2020.

Baixe livro
Materiais em domínio público e com pequenos trechos das obras (amostras) cedidas para divulgação ou promoção.

CINEMA & STREAMING

SPCine Play
A Spcine Play é a única plataforma pública de streaming do Brasil. Exibe conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade de São Paulo. São shows, espetáculos e performances para assistir sem sair de casa. Por lá, ainda dá pra encontrar raridades de cineastas clássicos do cinema Brasileiro, como Hector Babenco, Zé do Caixão e Suzana Amaral. O serviço está disponível para todo Brasil.

Festival Varilux
Catálogo Varilux do festival de filmes francófonos. Seleção de 50 grandes filmes das últimas edições do Festival Varilux de Cinema Francês em casa de graça até o dia 25 de agosto. Comédias, dramas, filmes históricos, fantásticos e infantis, a seleção é diversa e recente.

 CURSOS ONLINE
Trilhas de Aprendizagem
Cadernos Trilhas de Aprendizagens - A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) disponibiliza para consulta e download os materiais de estudo que acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid – 19 (Coronavírus).

Senai - Serviço Nacional da Indústria
Por meio dos cursos a distância, o SENAI-SP promove a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. Há cursos gratuitos.

CIEE Saber Virtual Pro e CIEE Saber Virtual
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE possui diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Para quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos e estar pronto para os constantes desafios do mercado de trabalho, os cursos livres a distância (formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização) garantem a oportunidade de um desenvolvimento contínuo. São diversas ofertas, em vários segmentos, como Idiomas, Turismo, Beleza, Informática e Hospitalidade. Muitas programações são oferecidas por meio da WebTV que utiliza videoaulas transmitidas via streaming como principal recurso didático, facilitando e estimulando o aprendizado.
No Senac EAD, você encontra cursos on-line para diferentes níveis de escolaridade.

Sebrae  cursos online
O Sebrae oferece mais de 85 cursos a distância gratuitamente, pensados de acordo com a necessidade do empresário e atualizados conforme as inovações no mercado. O EaD é uma pedagogia inovadora onde existe variedade de conteúdo e proporciona economia de tempo e dinheiro. Aproveite a quarentena para se capacitar com os cursos, e-books e jogos. Informações para enfrentar a crise do Coronavírus

Khan Academy
Possui conteúdos de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa alinhados à BNCC do Ensino Fundamental. Encontre exercícios, vídeos e artigos e comece a usar com seus alunos!

FGV online
A Fundação Getulio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

USP- Universidade de São Paulo
Oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas gratuitas e conteúdos variados com professores e pesquisadores da instituição. Os cursos possuem textos, vídeos, áudios e apresentações que podem ser consultados a qualquer horário, já que estão on-line.
Portal de aulas virtual Veja os vídeos disponíveis no e-Aulas em cada nível de ensino: graduação, pós graduação, nível médio e cultura e extensão
Canal USP no Youtube
Coursera - Cursos e Programas de cursos integrados
Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Harvard University
Cursos variados da Universidade de Harvard (em inglês).
Atividades Criativas Faber-Castell  (acesso com período limitado)
Como a recomendação é ficar em casa, a Faber-Castell liberou o acesso gratuito a todos os cursos da plataforma online.

Mantenha-se informado sobre Coronavírus nos sites Secretaria Municipal de Saúde, Governo do Estado de São Paulo - Coronavirus, e Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (Brasil)
Lave as mãos e fique em casa
Consulte o Catálogo Online para conhecer o acervo das bibliotecas e a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.
Veja aqui as Dicas de Leitura - Pandemias, Dicas de Leitura - Fique em Casa e outras Dicas de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário