sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fontes de pesquisa on-line

Página e links atualizados em abril de 2020

computador-e-livro-creative-commons-pxhere
Biblioteca Digital da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas/SP
Biblioteca Digital da Unicamp contém  documentos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Eventos, Hemeroteca - CMU, Revistas Eletrônicas, Produção Técnico-Científica Digital, Materiais Especiais, Memória Institucional e Estatística, Obras Raras e E-books.

http://libdigi.unicamp.br
Devido à troca de plataforma de gerenciamento, de teses e dissertações, estas estão disponíveis somente no Repositório Institucional da Unicamp  - http://repositorio.unicamp.br/

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP – Universidade de São Paulo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), oferecendo teses e dissertações defendidas na Universidade nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.
http://www.teses.usp.br
Portal Livros Abertos da USP - Universidade de São Paulo
O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/index


Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que busca a integração de todas as bibliotecas de teses e dissertações de IES (Instituições de Ensino Superior) do país em um único portal.
http://bdtd.ibict.br/vufind/

SciELO – The Scientific Eletronic Library Online
Biblioteca eletrônica com periódicos científicos brasileiros. Permite acesso ao periódico completo, bem como aos fascículos de cada título de periódico.
http://www.scielo.br

CAPES – Portal de acesso livre
Disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito.
http://www.capes.gov.br







Biblioteca Digital Brasileira do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Possui uma coleção especializada em Ciência da Informação e Política Científica e Tecnológica, contendo livros, periódicos, teses, relatórios, vídeos, memória técnica, anais e outros.
http://www.ibict.br







Biblioteca Digital de Obras Raras
Site da Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP (Universidade de São Paulo) , é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX, contém conteúdo integral de títulos existentes nas diversas bibliotecas da Universidade, como por exemplo um título de Lavoisier editado no século XIX.
http://www.obrasraras.usp.br

Bases de Dados Brasileiras na Internet
Serviço de informação criado pelo PROSSIGA – Programa de Informação para Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Contém arquivos eletrônicos da produção científica nacional disponibilizados na Internet. Dividido por áreas do conhecimento e produtores.
http://prossiga.ibict.br/


ScienceDirect
Site com jornais, artigos, capítulos de livros e conteúdo de acesso aberto e mais de 1800 revistas científicas, organizada por ordem alfabética, desde “ACC Current Journal Review” a “Zoological Journal”.
http://www.sciencedirect.com





Bibliotecas Digitais e Virtuais – Governamentais e Culturais




Biblioteca Nacional Brasileira
Site da Biblioteca Nacional Brasileira, que permite o acesso a vários documentos digitalizados que fazem parte da memória cultural brasileira. São documentos como aquarelas, mapas, manuscritos, partituras, entre outros. Apresenta, ainda, uma contextualização histórica sobre diversos temas como Administração, Literatura, Ciência, Arte, Costumes etc.
http://www.bn.br/bndigital

Biblioteca Digital Virtual do Governo do Estado de São Paulo
Site do Governo do Estado de São Paulo, que oferece informações tanto do Governo como de assuntos de interesse da população e dos servidores públicos paulistas. Inclui informações de Cidadania, Legislação, Governo do Estado, sobre São Paulo, Programas e Projetos Sociais, Cultura e Lazer entre outras.
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br




Bibliotecas digitais e acervos online
Lista de 77 acervos e bibliotecas digitais com conteúdos livres para consulta e download sobre diferentes temas.As coleções indicadas são mantidas por importantes instituições nacionais e de outros países, formando um amplo repositório de dados e informações que podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e motivar o compartilhamento do conhecimento em várias áreas por meio da internet. - http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/internet-e-tecnologia/bibliotecas-digitais-e-acervos-online.php



Biblioteca da UNESCO
Biblioteca Digital Universal da UNESCO, contém obras digitalizadas do mundo todo de diversas épocas, como livros, mapas, quadros, imagens etc.

http://www.unesco.org/library/



Biblioteca Digital Mundial - Lybrary of Congress
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.Permite a pesquisa de 19.000 itens sobre 193 países de documentos entre os anos 8000 a.C. e 2000. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:Promover a compreensão internacional e intercultural; expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral e desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.
https://www.wdl.org/pt/


Domínio Público – Biblioteca Digital em software livre
Acervo disponível para consulta livre e gratuita, na forma de texto, sons, imagens e vídeos, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
http://www.dominiopublico.gov.br

Internet Public Library
Indica páginas em que se podem ler documentos sobre áreas específicas do conhecimento.
http://www.ipl.org

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
– FNLIJ
Site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, contendo lista de obras premiadas e indicações de leitura.
https://www.fnlij.org.br/

SCRIBD
A SCRIBD contém milhares de documentos digitalizados como livros, audiolivros, normas técnicas, artigos e outros textos, que podem ser lidos na tela.
http://www.scribd.com

Museu da Língua Portuguesa – Estação da Luz – São Paulo/SP
Site do museu da Língua Portuguesa. Disponibiliza ao público geral um conjunto de informações audiovisuais de caráter histórico, social e cultural.
http://museudalinguaportuguesa.org.br/


Biblioteca Virtual de Literatura
Nesta biblioteca pode-se acessar obras em domínio público dos maiores autores de nossa língua para leitura imediata.
http://www.biblio.com.br


Wikipédia
Enciclopédia eletrônica da Wikimedia Foundation nos Estados Unidos. Em diferentes idiomas. Conteúdo livre, onde o usuário pode, além de visitar as páginas, alterá-las e editá-las a qualquer momento.
http://www.wikipedia.org

Project GUTENBERG
Contém um total de mais de 60.000 títulos disponíveis na íntegra, na Internet. O acervo disponibilizado é composto por principalmente obras literárias mais antigas. A maioria foi publicada antes de 1924, com algumas publicadas nas décadas seguintes.
http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page

EUROPEANA – Biblioteca Multimedia Online da Europa
Acesso a mais de 2 milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Européia, sendo livros, mapas, gravações, fotografias, documentos, pinturas e filmes do acervos das bibliotecas nacionais e instituições culturais desses Estados da União Européia.
http://www.europeana.eu

UNESCO Library
Contém informações sobre bibliotecas e projetos voltados para a preservação da memória.
http://www.unesco.org/library/

Audioteca Sal e Luz
É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros / audiobooks) para pessoas cegas ou deficientes visuais, em todo o território nacional, de forma gratuita. Conta com um acervo de didáticos / profissionalizantes e literatura.
http://www.audioteca.org.br/

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
Site do Instituto Cultural Cravo Albin dedicado exclusivamente à memória da música popular brasileira. Contém canções, nomes, períodos históricos e gêneros da história da MPB.
http://www.dicionariompb.com.br



Revistas e jornais on-line

Acervo Digital.Net
Centenas de Revistas dos mais variados temas
São várias revistas de informática, tecnologia, futebol, política, curiosidades e outras categorias disponibilizadas para leitura online de forma legal e gratuita. Algumas revistas estão disponíveis para download e na versão impressa
https://acervodigital.net/revistas-gratis-informatica-tecnologia-e-outros/

Revistas Online do Brasil
Revista do Brasil, Revistas brasileiras, Revistas Online, Revistas Editora Globo, Revistas da Abril, Editora Símbolo, Editora Escala, Revistas Nacionais, entre outras, divididas por assuntos, tais como: Artes, Cultura, Decoração, Educação, Ecologia e mais.
https://www.guiademidia.com.br/revistasonline.
Jornais Online do Brasil e Internacionais
O site disponibiliza a pesquisa e acesso aos jornais por estados e cidades brasileiras, além de acesso a jornais internacionais divididos por continentes
https://www.guiademidia.com.br/webjornais.htm
O Estado de São Paulo - jornal (Estadão)
O Jonal foi fundado em 1875 e tem sua versão online desde 1995.
https://www.estadao.com.br/
O Acervo com todos os jornais desde 4 de janeiro de 1875 pode ser pesquisado por data ou por palavras em todas as edições do jornal impresso.
https://acervo.estadao.com.br/
Folha de São Paulo
Jornal fundado em 1921. No site são encontradas as notícias, imagens, vídeos e entrevistas diárias.
https://www.folha.uol.com.br/
O Acervo pode ser pesquisado por palavra, por período e ainda somente na Folha de São Paulo, Folha da Manhão ou Folha da Noite
https://acervo.folha.com.br/index.do
Revista Acropole
A revista Acrópole foi uma publicação especializada em Arquitetura, editada em São Paulo entre 1938 e 1971. Lançada em maio de 1938 sob a direção de Roberto A. Corrêa de Brito, em 1953 Max M. Gruenwald tornou-se seu proprietário e diretor geral até o encerramento em dezembro de 1971. Ao longo de pouco mais de 34 anos de publicação ininterrupta, o periódico contou com vários editores e colaboradores que conferiram à coleção diversas personalidades editoriais.Com o projeto “Digitalização e Acesso Online à Revista Acrópole: Conservação e Preservação da Memória da Arquitetura e Urbanismo”, a FAUUSP, através da sua Biblioteca, logrou o recurso da Pró-Reitoria para a realização deste website.
http://www.acropole.fau.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário