quarta-feira, 22 de abril de 2020


Dicas de Leitura - Fique em Casa

Leia agora online ou baixe o arquivo gratuitamente de A casa da felicidade, Casa de pensão, A ilustre casa de Ramires, Relíquias de casa velha, e Uma casa de bonecas. Anote na sua lista “quero ler” A assombração da Casa da Colina, A casa dos espíritos, A casa da floresta, A casa do lago, A casa do penhasco, A casa pintada, A casa das sete mulheres, e Muito longe de casa, obras disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas selecionadas para as Dicas de Leitura do mês. #FiqueEmCasa

As Dicas de Leitura de abril se vale da campanha #FiqueEmCasa ou #FicaEmCasa para reforçar a necessidade do distanciamento social sugerida pela Organização Mundial da Saúde, da comunidade científica e de órgãos oficiais do governo em função da pandemia do Coronavírus. A inevitável quarentena para prevenir o contágio do Covid-19 ajuda a salvar vidas e evita o colapso dos sistemas de saúde. O alerta é mundial, e no momento, o único remédio até que se produza uma vacina. Lavar as mãos, usar máscara e manter distância física de dois metros das pessoas caso precise sair são medidas importantes de prevenção da doença. Para trazer um momento de descontração, selecionamos alguns livros que trazem “casa” em seus títulos. Por que casa? Para enfatizarmos este cantinho que nos é tão caro, nossa residência, habitação, morada, domicílio... nosso lar.  Apesar das bibliotecas permanecerem fechadas na quarentena, algumas obras sugeridas de nosso acervo podem também ser encontradas para download gratuito ou leitura online por serem de domínio público, basta clicar no link após a sinopse da obra.
 Dicas de Leitura - Fique em casa

A assombração da Casa da Colina - JACKSON, Shirley
Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

A casa dos espíritos - ALLENDE, Isabel
Conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. É no seu desfecho que se alcança o efeito trágico da obra cujo limite não é o esgotamento das narrativas, mas um golpe de Estado que metamorfoseia as narrativas em sangue nas sarjetas e as palavras em silêncio. Num panorama da história chilena que vai de 1905 a 1975, desfilam personagens como Esteban Trueba, latifundiário e senador; Clara, sua mulher clarividente e Alba, sua neta socialista e, portanto adversária do patriarca e de seus cúmplices.

A casa da felicidade - WHARTON, Edith
Lily Bart é uma mulher bonita, refinada e inteligente que vive em Nova Iorque no início do século XX e sofre as consequências da falência financeira da família. Órfã de pai e mãe ela vai morar com uma tia de padrões morais rígidos. Uma saída para as dificuldades de Lily é encontrar um bom casamento. A linda, espirituosa e sofisticada moça vive uma vida de luxo e facilidade apesar de ser incapaz de pagar por ela. Pobre com gostos muito caros, um marido rico poderia preservar sua posição social e garantir um futuro palatável, mas se recusa a casar sem amor e tenta impor sua independência na conservadora sociedade nova-iorquina.
Clique no link para ler o livro gratuitamente em pdf do site do Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu000284.pdf (texto em inglês - House of mirth)

A casa da floresta - BRADLEY, Marion Zimmer
Segundo romance do ciclo As brumas de Avalon. Nos primeiros anos do Império Romano nos territórios da Britânia, os druidas e sua religião seguem duramente massacrados e perseguidos pelas legiões de César. Após a destruição da Casa das Mulheres na sagrada ilha de Mona, as sacerdotisas, que juraram proteger os ritos ancestrais de sabedoria, cura e magia consagrados à Deusa, buscam refúgio em um novo santuário: a Casa da Floresta. Mas o amor não obedece às leis dos homens, e Eilan, futura grã-sacerdotisa, se apaixona por um oficial do exército romano. E no coração desse romance proibido, entre o chamado e a paixão, entre a delicadeza do cisne e a força da águia, está a história da formação da lendária ilha de Avalon.

A casa do lago - MORTON, Kate
A casa da família Edevane está pronta para a aguardada festa do solstício de 1933. Alice, uma jovem e promissora escritora, tem ainda mais motivos para comemorar: ela não só criou um desfecho surpreendente para seu primeiro livro como está secretamente apaixonada. Porém, à meia-noite, enquanto os fogos de artifício iluminam o céu, os Edevanes sofrem uma perda devastadora que os leva a deixar a mansão para sempre. Setenta anos depois, após um caso problemático, a detetive Sadie Sparrow é obrigada a tirar uma licença e se retira para o chalé do avô na Cornualha. Certo dia, ela se depara com uma casa abandonada rodeada por um bosque e descobre a história de um bebê que desapareceu sem deixar rastros. A investigação fará com que seu caminho se encontre com o de uma famosa escritora policial. Já uma senhora, Alice Edevane trama a vida de forma tão perfeita quanto seus livros, até que a detetive surge para fazer perguntas sobre o seu passado, procurando desencavar uma complexa rede de segredos de que Alice sempre tentou fugir.

A casa do penhasco - CHRISTIE, Agatha
Uma semana de férias no ensolarado litoral da Cornualha... Esse parecia ser o cenário perfeito para coroar o fim da brilhante carreira do detetive Poirot, ao lado de seu inseparável companheiro, o capitão Hastings. No entanto, o clima de tranquilidade é quebrado quando eles conhecem a srta. Buckley, uma jovem de ar rebelde e herdeira da Casa do Penhasco, que diz ter escapado da morte diversas vezes nos últimos dias. Seriam meros acidentes? Ou haveria alguma explicação sinistra por trás disso? Empolgado, Poirot decide abandonar os planos de aposentadoria e volta à ativa para mais um intrigante caso que testará todas as suas habilidades.

Casa de pensão - AZEVEDO, Aluísio
Amâncio vem para o Rio de Janeiro em busca de estudar e consolidar o seu futuro brilhante. No entanto, morando em pensões de má qualidade, envolve-se com pessoas erradas e situações não desejadas que irão comprometer os seus planos iniciais. Baseado em uma história real ("Questão Capistrano").
Clique no link  para ler o livro gratuitamente em pdf do site do Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000046.pdf

A casa pintada - GRISHAM, John
Luke Chandler tem apenas sete anos, é fã de beisebol, do famoso time de St. Louis, os Cardinals, e de seu principal jogador, Stan Musial. Trabalha na colheita de algodão e conta em detalhes os episódios que envolveram a difícil safra do ano de 1952. Os costumes e valores de uma típica cidade do interior, as aventuras, dramas e o suspense são oferecidos ao leitor sob uma perspectiva infantil. O título da obra tem origem numa história contada pela mãe do escritor. Ela lembra que uma colega da escola lhe disse: "Você não sabe do que estou falando porque mora numa casa pintada." A pintura era sinal de status em Black Oak nos anos 50. Tijolos eram sinônimo de riqueza. Tanto Pappy quanto Jesse lutaram em guerras, e os personagens foram inspirados no marido de uma tia.

A casa das sete mulheres - WIERZCHOWSKI, Leticia
Durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), uma luta dos latifundiários rio-grandenses contra o Império brasileiro, o líder do movimento, general Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito, com o propósito de protegê-las. A guerra que se esperava curta começou a se prolongar. E a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão do pampa começou a se transformar.

A ilustre casa de Ramires - QUEIRÓS, Eça de
A história aparente narra a vida de Gonçalo Mendes Ramires, a sua chegada à política e as tradições familiares portuguesas, mas fica evidente a analogia que Eça de Queiroz faz com a história portuguesa, as suas mudanças políticas e a sua tradição. Escrita e publicada em meio a instabilidade política da monarquia e sob a humilhação do ultimato inglês, Eça de Queiroz sugere um retorno ao colonialismo e à aristocracia como saída para Portugal.
Clique no link para ler o livro gratuitamente em pdf do site do Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000142.pdf

Muito longe de casa - BEAH, Ishmael
Retrato espantoso da guerra civil do ponto de vista de um menino-soldado, onde as crianças se tornaram presença constante nas guerras de nossos dias. Ishmael Beah era uma delas. As crianças do campo de batalha já foram objeto de reportagens e romances. Mas até este livro, ainda não existia um relato em primeira pessoa de alguém que enfrentou esse inferno e sobreviveu. O autor conta uma história pungente: aos doze anos de idade, fugiu do ataque de rebeldes e vagou por uma terra arrasada pela violência. Aos treze, foi recrutado pelo Exército do governo de Serra Leoa e descobriu que era capaz de atrocidades inimagináveis. Este é um relato raro e hipnotizante, contado com força literária e uma honestidade de cortar o coração.

Relíquias de casa velha - ASSIS, Machado de
Esta segunda coletânea de gêneros mistos, recolhida pelo próprio Machado de Assis, foi o primeiro livro publicado após a morte de sua esposa Carolina, e abre-se com o soneto clássico "A Carolina", que se inclui entre os melhores da língua portuguesa. Dentre os contos, figuram alguns dos mais célebres de Machado, como "Pai contra mãe", "Suje-se gordo!" entre outros.
Clique no link para ler o livro gratuitamente em pdf do site do Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000107.pdf

Uma casa de bonecas - IBSEN, Henrik
Nora é uma dedicada dona de casa, esposa de Helmer, que fora recém-nomeado para um alto cargo. Num delicado momento de suas vidas, quando Helmer havia adoecido, sem ter a quem recorrer para garantir a saúde do marido, Nora pediu dinheiro emprestado a uma pessoa que, anos depois, ameaça denunciá-la a fim de obter privilégios. A jovem senhora vê-se, então, imersa em um enredado conflito psicológico, à mercê das ambições de um homem que poderá trazer a desonra para a sua família. Através de personagens marcantes, Ibsen revela a hipocrisia que permeia as relações familiares, trazendo à cena, com grande maestria, uma perfeita metáfora da cultura ocidental.
Clique no link para ler o livro gratuitamente em pdf do site do Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu002542.pdf  (texto em inglês - A doll's house )

Mantenha-se informado sobre Coronavírus nos sites Secretaria Municipal de Saúde, Governo do Estado de São Paulo - Coronavirus, e Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (Brasil)
Lave as mãos e fique em casa
Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Veja aqui as Dicas de Leitura - Pandemias e outras Dicas de Leitura.

Dicas de leitura - Fique em casa (home)

Nenhum comentário:

Postar um comentário