terça-feira, 8 de outubro de 2019

Dicas de Leitura - Halloween


O Halloween  ou Dia das Bruxas é celebrado mundialmente, principalmente nos Estados Unidos. Suas raízes, no entanto, não são da cultura norte americana, mas do Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve", a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Costumes como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços assustadores e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns. A literatura tem obras fantásticas sobre o tema das bruxas, fantasmas, suspense e terror, temas que marcam essa festa. Selecionamos algumas obras para você entrar neste clima medonho e assustador.

Bruxos e BruxasJames Patterson
ISBN 9788581632216 PATTERSON, James
É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora! Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração. Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia.

O Caso de Charles Dexter Ward, de H.P. Lovecraft
Este é um dos romances mais famosos de Lovecraft. A narrativa traz o personagem Charles Dexter, um jovem inteligente e fascinado pela arqueologia, ciência a qual seu tetravô, Joseph Curwen, também apreciava. Porém, Charles passa a ter uma obsessão nas pesquisas para com seu avô, levando-o a apresentar um quadro de insanidade mental, quando é internado em um manicômio. No decorrer do livro acompanhamos as descrições de seus momentos preso ao passado e também às praticas de bruxaria, assim como Curwen fazia.

Drácula, de Bram Stocker
Escrito sob o estilo epistolar (através de cartas, telegramas e diários), Drácula, o famoso conde vampiro, tornou-se um dos principais clássicos da literatura de terror. Quando um agente imobiliário ajuda um conde a comprar uma propriedade em Londres, não poderia imaginar o mal que estava levando ao Ocidente. Na partida de xadrez que se segue, entre esse nobre perturbador (que pouco aparece, mas é onipresente) e um determinado grupo de adversários (que inclui o professor Van Helsing e a inteligente Mina Harker), o que está em jogo vai além da luta entre a vida e a morte.

O Exorcista, de William Peter Blatty
Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe.

Frankenstein, de Mary Shelley
Victor Frankeinstein é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Ao despertar para o mundo, o monstro se vê rejeitado por todos. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais, humanos. A narrativa é caracterizada pelos questionamentos sobre os limites do humano e não humano e real e irreal.

Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
A coletânea reúne dezoito dos contos mais famosos e clássicos do terror escritos pelo Edgar Allan Poe. “A carta roubada”, “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, “O poço e o pêndulo”, “Assassinatos na rua Morgue” e “O homem da multidão”, são alguns dos principais. Tais histórias são caracterizadas pela ambientação macabra, atmosfera tenebrosa e profundidade psicológica dos personagens.

A história do ladrão de corpos: crônicas vampirescas - Rice, Anne
O vampiro Lestat tem a oportunidade de trocar o seu corpo pelo de um cantor de rock e sentir as sensações de um mortal. É também a chance de Raglan James experimentar os poderes de um imortal. Depois de alcançar o sucesso durante sua curta carreira de cantor de rock, no entanto, o dono do corpo imortal não quer desfazer a troca. Lestat parte em uma jornada para resgatar sua imortalidade. Com a ajuda de David Talbot, um amigo imortal, Lestat se enfronha no candomblé e espiritismo. Torturado por seu amor, suas dúvidas e sua solidão secular, ele se vê dividido pela possibilidade de ser humano outra vez ou retomar sua vida imortal. Mas uma coisa o perturba. E se o estranho não lhe devolver mais o corpo?

O Iluminado - Stephen King
História de Jack Torrance, um escritor decadente que enfrentou problemas alcoólicos por anos e, com muita dificuldade, tenta sustentar a esposa Wendy e o filho Danny. Com uma proposta de emprego em um hotel famoso e antigo, a família se muda e vê uma esperança para uma nova vida. Como é inverno, o hotel fecha e a família ficará sozinha ali para manter a funcionalidade do estabelecimento até a próxima temporada.
Mas, o que eles não esperavam era que Jack mergulharia na essência do Hotel Overlook, arrastando consigo a sua família para um pesadelo de terror indescritível. A única esperança de saírem de lá vivos está nas mãos de seu filho Danny, que revela sentir presença das forças malignas que se ocultam entre as paredes do hotel.

O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson
Narra a história de um homem respeitado, cujas relações com um personagem sórdido, de aparência grotesca, faz com que seus amigos desconfiem de que ele está sendo vítima de chantagem. Empenhados em ajudá-lo a libertar-se desse suposto explorador, começam a investigar os vínculos entre os dois homens. A psicanálise reafirmaria as ideias propostas no livro, mostrando a presença irrefutável, em cada um de nós, de um Mr. Hyde mau, deformado, inescrupuloso e vingativo, e de um Dr. Jekyll bom, agradável, virtuoso e humano.

O Perfume, de Patrick Süskind
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas. Adaptado para o cinema com uma superprodução memorável de Tom Tykwer, estrelada por Dustin Hoffman, Ben Winshaw e Alan Rickman.

SétimoAndré Vianco
Sétimo, de André Vianco, é continuação de Os Sete, uma das obras mais importantes do terror nacional. Assim como o primeiro volume, este livro revitaliza o mito dos vampiros, em uma atmosfera de medo, suspense e fantasia, levando ação e grandes batalhas para cenários urbanos reconhecíveis por qualquer leitor. Na trama, o último dos vampiros desperta e dá início a um reinado de terror entre humanos e criaturas das trevas sob sua liderança impiedosa. Sétimo, o vampiro-monstro, o único capaz de caminhar sob a luz do sol, cria um exército sombrio para vingar-se dos responsáveis pela sua maldição. Enquanto isso, Tiago, que caçou e combateu os mortos-vivos antes de tornar-se um deles, tenta se acostumar à sua nova vida noturna e conciliar sua condição odiosa e seu relacionamento com Eliana.

O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris
Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, entrevista o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente. O texto de Thomas Harris é arrepiante. Em 1991, a adaptação para o cinema de O silêncio dos inocentes com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais rendeu ao filme cinco estatuetas do Oscar.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Veja aqui outras dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário