sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Destaques da semana do dia 19 a 25 de outubro

 MÚSICA
Ciganoblues
Ciganoblues Convida
Fechamento do projeto participante do 1°Edital de Música da prefeitura da Cidade de São Paulo a Banda Ciganoblues convida as bandas Bocarra, formada na cidade de São Paulo no fim de 2016 apresenta canções que focam no cotidiano urbano e perfis psicológicos e a banda Reggae a Planta, formada por amigos da zona oeste de São Paulo que participam ativamente dos movimentos culturais e musicais semeando seus ideais. Livre.
Dia 19 de outubro às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Abertura: II FECAMP - Festival de Música do CAMP Pinheiros
Concerto de abertura com apresentação da Camerata e Coral Clave do Sol, composta por alunos do CAMP - Centro Assistencial de Motivação Profissional de Artes de Pinheiros, organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adultos e na integração social de idosos e pessoas com deficiência. Livre.
Dia 20 de outubro às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno, voz e pandeiro
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório. Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Junior da Violla Experience
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA. Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de outubro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Thais Andrade
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado. Livre. Duração: 50 min.
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Cora Coralina

Kleztival - Festival de Música Judaica do Brasil
Música para atravessar fronteiras! Em 2015, depois de muitos anos tocando em casamentos judaicos, o trompetista Amilcar Rodrigues sugeriu para seu amigo e parceiro musical Marcelo Cohen, criar uma fanfarra para tocar o reperto?rio que ja? faziam naquelas festas onde percebiam com fasci?nio, a energia contagiante daquelas mu?sicas. A música das fanfarras do leste europeu, com seu caráter festeiro e de celebração, serviu como inspiração para criar o espetáculo musical da “Um Tza Fanfarra”, que atravessa qualquer fronteira geográfica ou cultural e contagia qualquer público! Livre. Duração: 60 min.
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Emerson Boy
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda. Livre. Duração: 50 min.
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 23 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Cantor de Histórias - Irajá Menezes
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada ”música infantil”, que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado. Livre. Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Núbia Maciel
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea. Livre. Duração: 50 min.
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci
Criado em 2009 por Paula Lisboa e Marina Siqueira, com mais de 500 apresentações realizadas, o grupo convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no Saci? Livre. Duração: 50 min.
Dia 24 de outubro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo



DANÇA
Dança circular na Hans
Dança Circular com Marcel Marigo
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois se dança a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. As danças são simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. Acima de 18 anos. Duração: 60 min.
Dia 20 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

TEATRO
Os Últimos Filhos do Éden
Os Últimos Filhos do Éden
A partir de um fenômeno destrutivo sendo a 3ª Guerra Mundial, Os Últimos Filhos do Éden se trata de uma peça sobre um futuro distópico e pós-apocalíptico, um extrato de pequenas situações onde são flagradas reações e ações da qual movem os personagens a criar outra guerra entre si, achando que estão lutando por sobrevivência, carregam tristezas, frustrações e em seus caminhos, rastros de sangue são deixados como marcas de suas existências. Livre
Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 16h - Biblioteca Belmonte

Núcleo Histórias e Objetos apresenta: “A Última Flor Amarela”
Histórias e Objetos é um núcleo de performance narrativa que conta com a contribuição de diversas linguagens artísticas para a narração de histórias, são elas: a música, as artes plásticas, o teatro e a animação de objetos.
Ao voltar do trabalho, um homem muito mal humorado precisa atravessar um parque para chegar em sua casa. Ao se deparar com uma flor amarela em seu caminho ele encontra a oportunidade de exercer todo o seu “poder”. Porém, o que ele não imagina é que uma flor pode ser muito mais resistente do que parece. Livre. Duração: 50min
Dia 22 de outubro às 14h – Biblioteca infantojuvenil Monteiro Lobato

CIRCO
Oisensa show
Oisensa Show
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos. Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 23 de outubro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido. Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 21 de outubro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Desconforto
Espetáculo onde Conforto, um palhaço muito atrapalhado que acredita ser um grande ilusionista, tenta convencer a todos de que realmente consegue realizar um grande show. Mostrando que foi ele quem fez tudo, tenta realizar sua grande apresentação. Seus truques às vezes dão certo, às vezes nem tanto, criando expectativas e causando gargalhadas por conta de seu fracasso. Em muitos momentos Conforto chama os espectadores para participarem de suas mágicas. Livre. Duração: 50 min.
Dia 24 de outubro às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

LITERATURA
Slam perplexo
Sarau-Slam Perplexo
Com coordenação do poeta, slamer e escritor Rafael Antunes Marcelino acontece a terceira edição do Slam Perplexo. Os slams são campeonatos de poesia. Nesse Slam os participantes têm até 15 segundos para apresentarem sua performance - uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical. O texto pode ser escrito previamente, mas também pode haver improvisação. Não há regras sobre o formato da poesia. O júri é escolhido na hora e dá notas de 0 a 10, que podem ser fracionadas. Entre todos os competidores, a maior nota vence. O título Slam Perplexo é em homenagem a José Paulo Paes, patrono da Biblioteca, autor de Calendário Perplexo. Livre. Duração: 120 min.
Dia 19 de outubro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte
Mediadora: Fernanda Rodrigues
Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa. Temas e tópicos de outubro: Por que escrevo? A marca do escritor no mundo; Roda de conversa sobre o projeto literário do escritor, a importância de saber falar sobre a própria obra e de ser um escritor empreendedor; Elaboração da biografia do autor; Entender a própria história de vida como fonte de inspiração (sentimental, memorialista e/ou de sujeito histórico), a partir de um exercício prático de escrita. Público: escritores iniciantes e público em geral. Duração: 120 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago
Mediação de Maria Lúcia Cury, criadora do site Literatura na Essência.
No Conto da ilha desconhecida, de José Saramago, os personagens são identificados por sua posição social, abrindo leque para as desigualdades sociais, traduz um paradoxo pela busca do desconhecido. Ocorrendo a valorização dos anônimos. As situações vividas mostram desde a burocracia vivida nos dias atuais como a eterna procura do “Eu”.
Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca ou  no nosso blog LabLei: https://bibliotecaalceuamorosolima.wordpress.com/2018/10/02/laboratoriodeleitura
Dias 23 de outubro às 15h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Clube de Leitura - Livro de Poemas “Um Corpo Negro”, de Lubi Prates
Logo após o dia da Consciência Negra, venha conversar sobre o livro conosco.Neste primeiro encontro contaremos com a presença da autora.Venha logo, temos apenas 25 exemplares disponíveis para empréstimo!
Dia 24 de novembro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Livros do vestibular - FUVEST 2019
Série de apresentações de vídeo aulas, tendo como temas os livros selecionados para o vestibular da FUVEST 2019. Essas aulas foram gravadas em eventos realizados na Biblioteca Mário de Andrade em 2017. A partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 24 de outubro às 11h – Mayombe (Pepetela) - Rosangela Sarteschi (Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP) - Biblioteca José Paulo Paes

Leiturinha
Um adulto, um livro, uma boa história e diversos olhinhos e ouvidos atentos. Todos prontos para entrar num mundo diferente, junto ao sopro da imaginação!
Leiturinha é um momento prazeroso de mediação de leitura para os pequenos.
Leremos o livro “Iole: a baleia que toda palavra engole” da escritora Gioia Marchegiani. De 3 a 5 anos. Duração: 30 min.
Dia 25 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

 Lançamento do livro: “Um Gato no Jardim”
A professora e escritora Tânia Souza lançará seu livro “Um Gato no Jardim” que conta com ilustrações de Lucas Zavagli. Esta é a história de uma história. "Um Gato no Jardim" nasceu de um encontro com um gatinho (fofo) na calçada. Naquela tarde, um felino de olhos doces e grandes passeava pela rua, magrinho e com os pelos espantados, era impossível não ver o encanto da criaturinha. Era um gatinho preto. Por acaso, ouvi uma pessoa dizer que gatinhos pretos trazem azar. O tempo foi passando e mais de uma vez, ouvi e vi reações parecidas. Palavras da autora: “descobri que muitos gatos pretos sofrem com a rejeição devido a essa má fama. Escrevi esta poesia, li com meus alunos, divulguei e finalmente, encontrei alguém que me ajudou a contá-la com lindas imagens. Este livro nasceu da vontade de mostrar que todos os animais merecem carinho e amor. Que triste mesmo é não saber como os peludinhos podem ser encantadores”.
Permita-se descobrir com a menina do jardim, o fascinante mundo dos miaus e boa leitura. Livre. Duração: 50min
Dia 20 de outubro às 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Sarau na Amadeu
Os encontros são feitos por meio da mediação e mobilização da comunidade e proporciona a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira.
Sarau aberto as manifestações artísticas, como poesia, contação de histórias, música, teatro, dança, entre outras.O público é convidado a participar. Livre.
Dia 20 de outubro às 13h30 – Biblioteca Amadeu Amaral

Clube de Leitura  - Claro Enigma
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina, trocando ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de outubro é "Claro Enigma" de Carlos Drummond de Andrade. Livre. Duração: 90 min.
Dia 25 de outubro às 15h30 - Biblioteca Brito Broca

Mediação de Leitura - A alma fala, os livros respondem.
Com Beth Filipini, Amanda Gavazzi, Hercules Silva.
As mais belas histórias infantis contadas de uma maneira lúdica com o objetivo de estimular o interesse pela leitura assim como conhecer diversos contos e fábulas.
Sextas-feiras às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Clube de Leitura: com o livro de poemas "Um corpo negro", de Lubi Prates
Inaugurando o Clube de Leitura da Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, retire a partir do dia 8 de outubro o livro de poemas ”Um corpo negro” da poeta Lubi Prates.
E no dia 24 de novembro, das 15 às 17 horas, logo após o dia da Consciência Negra, venha conversar sobre o livro conosco. Neste primeiro encontro contaremos com a presença da autora.
Temos apenas 25 exemplares disponíveis para empréstimo! - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Senhoras - Biblioteca Vicente de Carvalho
Senhoras
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público. a partir de 14 anos.
Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Contação de histórias
Priscila Fiorante apresenta lindos contos do patrono da biblioteca, Hans Christian Andersen, que escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas.
Dia 19 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Tininha Calazans - A Curandeira em Pele de Foca
Nossa Avó - a Curandeira - atravessa tempo e espaço oferecendo consolo, conselho e cura às mulheres que sofrem. Conhecedora dos meandros da alma feminina, a Curandeira desvenda as tormentas mais escondidas e, em busca da cura, receita, histórias. Nas horas em que é vital voltar a habitar sua pele e reencontrar a essência perdida, “Pele de Foca” é o medicamento prescrito. O conto, nascido em terras geladas banhadas pelo mar, acorda lembranças esquecidas: das águas matriciais do oceano que um dia habitamos e nos convocam ao retorno; de nossa porção animal, guardiã de nossa intimidade e mistério; da pele que nos conforma, protege, constitui e nos coloca em relação conosco, o outro e o mundo. Acolhida e guiada por Nossa Avó, a narradora foi levada ao encontro do conto. Na companhia de outras mulheres presenciou e viveu o mistério. A recordá-lo, torna viva a experiência, no coração de quem escuta. A partir de 16 anos. Duração: 40 min.
Dia 20 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 24 de outubro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Conto das Águas
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias. Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 25 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Mitos Pelo Mundo
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas. Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de outubro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Baú de Histórias
Era uma vez um baú cheio de fantasias e imaginações. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças, como por exemplo, livros, fantasias e fantoches, servindo como elemento para sensibilização de ações pedagógicas e funcionando como recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções da contadora. As crianças são convidadas a participarem e se tornam as contadoras da história. Livre. Duração: 40 min.
Dia 20 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 23 de outubro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Abigail Conta mais de Mil
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá? Livre. Duração: 50 min.
Dia 19 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

EXPOSIÇÃO
Exposição de pintura em tela
Organizadora: Celeste Mascarenhas
A mostra de pintura em tela e desenho dos alunos do Conservatório Musical Jardim América.
De 16 à 30 de outubro – Biblioteca Amadeu Amaral

OFICINAS E ENCONTROS
Introdução a astronomia 
Palestra - Introdução à Astronomia
Esta palestra com palestrante e estudante de Astronomia Marcos Augusto tem o intuito de um estudo descontraído abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais. Livre. Duração: 60 min.
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de Meditação
Com Aparanji : Meditar nos permite viver a vida com plenitude e de forma consciente. Nos quatro encontros serão apresentados técnicas e exercícios para integrar a meditação em nosso dia a dia. Inscrições por telefone ou na recepção. Livre. Duração: 120 min.
Dia 25 de outubro às 9h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Encontro das Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Atualmente desenvolvendo telas no estilo “Arpilleras Chilenas” narrando a história de Taipas. Livre. Duração: 120 min.
Sextas-feiras às 14h30– Biblioteca Érico Veríssimo

Horta Pedagógica e Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social.
Quintas-feiras a partir das 8h – Biblioteca Érico Veríssimo

Informática para a Melhor Idade
Com Mariana Ramos Rodrigues
Com linguagem informal e acessível, muitas figuras ilustrativas, tamanho de letras, espaçamentos maiores que o convencional e muitas dicas que certamente ajudarão neste novo aprendizado.
Duas turmas: (quartas e sextas-feiras) e (terças e quintas-feiras) das 8h às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina- Projeto CantAí
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir as suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. AAcima de 12 anos. Duração: 180 min.
Sábados às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de Boxe Olímpico
Com Antonio Madureira
Nas aulas serão apresentados exercícios físicos e técnicos para atividade física e competição. A partir de 11 anos. Duração: 90 min.
Sábados às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Patchwork – Reutilização de Resíduos Téxteis
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. A partir de 15 anos. Duração: 60 min.
Terças-feiras às 14h – Biblioteca Castro Alves

Oficina de Gamão
Com Fares Youssef Murr e Nadim Jorge Arbex
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. A partir de 12 anos. Duração: 180 min.
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Oficina de Tai Chi Chuan
Com Dra. Ana Maria Moreyra Diaz (Sannyaini Shadu Shakta)
Os benefícios do Tai Chi Chuan não se limitam apenas ao corpo, trabalham também a mente e as emoções. Experimente essa prática no nosso jardim! Se chover, a atividade é feita na sala multiuso.a partir de 18 anos. Duração: 60 min.
Quartas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Práticas de Meditação
Vanessa Cabral dos Santos
Venha aprender e praticar uma técnica milenar de meditação. Com a orientadora Vanessa Cabral dos Santos. A partir de 18 anos. Duração: 60 min.
Quintas-feiras às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

Roda de Leitura
Grupo de leitores que se reúnem uma vez ao mês, para discutir sobre livros que foram previamente escolhidos. A partir de 18 anos. Duração: 90 min.
Segundas e terças-feiras às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra

Cinepapo
Atividade de leitoras da biblioteca, que se reúnem para discutir sobre cinema. A partir de 18 anos. Duração: 90 min.
Quintas-feiras (quinzenalmente), às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra

Dançar e escrever com o corpo para crianças
Com Denise Dias Paulo
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Através da dança, as crianças aprenderão sobre o desenvolvimento físico e as habilidades de falar, se expressar e escrever através do seu corpo.
Segundas-feiras às 8h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Musicoterapia em Ação
Com Nilton Morais da Cruz
Utilizando músicas dos anos 60 e 70, as oficinas visam estimular de maneira reflexiva e participativa, capacidades físicas, mentais, sociais e artísticas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, na valorização humana e inclusão cultural e social.
Quintas-feiras das 9h às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Dança para Idosos
Com Carlos Eduardo de Oliveira Pinto
A oficina integra dança, forma, técnica e poesia do movimento, destinada à terceira idade com proposta de socialização entre os participantes e busca além da saúde física, a melhoria da qualidade de vida através da convivência.
Sextas-feiras das 9h às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Cantando e Encantando Histórias
Com o palhaço Piri-Paki
Com muita alegria, música e histórias o palhaço Piri-Paki desenvolve atividades de iniciação musical para as crianças entre 4 e 6 anos, inspiradas nos livros da biblioteca. Dentre as canções: A Dona Aranha, O Sapo que não lava o pé e as Formiguinhas.
Sextas-feiras às 10h e às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Vocacional Música
Você toca algum instrumento? Você tem uma banda, duo ou grupo? Você quer saber mais sobre música? Conheça o Vocacional Música. Participe dos encontros com a orientadora Eva Figueiredo.
 Sextas-feiras às 14h30 e sábados às 14h15 - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Coral Voice’N Joy
Vislumbra a criação de um grupo que junta voz e cena em criações livres e específicas
para cada música escolhida. Em formato coral acompanhado de instrumentos ou não,
com arranjos específicos de até cinco vozes e alguns solos.
Formado por aproximadamente 20 jovens de 15 a 21 anos, em sua maioria já tiveram
experiência tanto no canto, em corais ou grupos musicais, quanto no teatro.
Aos sabádos das 17h às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

CINEMA
Mulheres negras: projeto de mundo
Apresentação de Documentários na Cora Coralina
“Mulheres Negras: projetos de mundo” de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara
Brasil, 2016, 25 min, DVD
Mulheres Negras: Projetos de Mundo é um documentário dirigido pela produtora cultural, escritora e feminista negra Day Rodrigues, em conjunto com Lucas Ogasawara, diretor e montador de cinema formado em Midialogia pela UNICAMP. Durante os 25 minutos do filme, 9 mulheres contam suas histórias, falando sobre feminismo negro, a resistência da mulher negra através dos anos e como isso é refletido em todo Brasil. Livre.
“Encruzilhada: As marcas de um processo” de Fragmento Urbano.
Fragmento Urbano convida para três projeções do vídeo-documentário "Encruzilhada: as marcas de um processo", que conta em imagens um pouco da trajetória de pesquisa para a criação do espetáculo Encruzilhada, que realizou circulação pelas 5 zonas da cidade em 2016. Livre.
Dia 19 de outubro às 13h às 17h - Biblioteca Cora Coralina

Onde Vivem os Monstros
Where The Wild Things Are, EUA, 2009, 100 min., DVD
Direção: Spike Jonze. Elenco: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo.
Max, fantasiado de lobo, faz malcriações com sua mãe por ciúmes de um amigo dela. Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. A partir de 10 anos
Dia 25 de Outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário