sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Destaques da semana de 26 de outubro a 1º de novembro

Eleições 2018

COMUNICADO
Informamos que as Bibliotecas, Ponto de Leitura do Piqueri, Bosques da Leitura, Bibliotecas do CCSP não funcionarão no domingo, 28 de outubro pelo 2º turno das eleições 2018. 

A Biblioteca Mario de Andrade abre das 8h às 13h e a programação cultural não sofrerá alterações:
Concerto na Mário: Márk Beke e Apor Szüts, às 11h Fescala: Literatura e educação no contexto angolano, às 15h


CINEMA - SPCINE42º Mostra Internacional de Cinema
A Biblioteca Roberto Santos participa da 42º Mostra Internacional de Cinema
Spcine na Biblioteca Roberto Santos

26/10/18 - Sexta-feira
Sessão 738 - 17:00
OS CAMPOS VOLTARÃO (GREENERY WILL BLOOM AGAIN), de Ermanno Olmi (80'). ITÁLIA.
Falado em italiano. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 739 - 18:40

O PEQUENO QUINQUIN (LI’L QUINQUIN), de Bruno Dumont (200'). FRANÇA. Falado em
francês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
27/10/18 - Sábado
Sessão 824 - 17:00

HEARTSTONE (HEARTSTONE), de Guðmundur Arnar Guðmundsson (129'). ISLÂNDIA,
DINAMARCA. Falado em islandês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Sessão 825 - 19:30
A MONTANHA MATTERHORN (MATTERHORN), de Diederik Ebbinge (87'). HOLANDA. Falado
em holandês. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.

30/10/18 - Terça-feira
Sessão 1056 - 17:00
METEORA (METEORA), de Spiros Stathoulopoulos (81'). ALEMANHA, GRÉCIA. Falado em grego.
Legendas em português. Indicado para: 16 anos.
Sessão 1057 - 19:00
ALMAS SILENCIOSAS (SILENT SOULS), de Aleksey Fedorchenko (75'). RÚSSIA. Falado em russo.
Legendas em português. Indicado para: 16 anos.

31/10/18 - Quarta-feira
Sessão 1148 - 17:00
O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA (THE STRANGE CASE OF ANGELICA), de Manoel de Oliveira
(95'). ESPANHA. Falado em português. Legendas em português. Indicado para: 10 anos.
Sessão 1149 - 19:00
A GANGUE (THE TRIBE), de Myroslav Slaboshpytskyi (132'). UCRÂNIA. Mudo. Legendas em
português. Indicado para: 18 anos.

CINEMA NA CORA
Uma História de Amor e Fúria
Brasil, 2013, 75 min., DVD
Direção: Luiz Bolognesi. Elenco: Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro.
Um homem com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. A partir do 12 anos.
Dia 1º de Novembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
MÚSICA
Cantor de Histórias
Cantor de Histórias - Irajá Menezes
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propicia. Romper a bolha da chamada ”música infantil”, que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves

Thais Andrade
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado. Livre. 50 min.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Emerson Boy
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Núbia Maciel
Voz conhecida no samba como vocalista e uma das fundadoras do grupo paulistano Samba de Rainha, Núbia mostra um outro lado imprimindo personalidade em um trabalho bastante autoral que pinta de cores pop uma mistura de estilos. A referência vem das antigas rádios AM, mas com molho paulistano cosmopolita processado com roupagem atual por uma mulher contemporânea. Livre. 50 min.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal

Canta e Conta - Cantando e Contando Histórias de Saci
Criado em 2009 por Paula Lisboa e Marina Siqueira, com mais de 500 apresentações realizadas, o grupo convida o público a reconhecer e se divertir com as diabruras desse duende brasileiro, moleque encantado que adora amolar os outros! Afinal, quem nunca ouviu falar no Saci?. Livre. 50 min.
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Flauta Doce
Aulas de música com introdução a flauta doce.
Através das aulas de música, será desenvolvida a coordenação motora, percepção auditiva, momentos de criação, composição e improvisação.
Objetivo: Este curso terá como objetivo inicializar os estudos musicais das crianças de forma lúdica através de jogos musicais. Terá como base a utilização do instrumento musical flauta doce. Dos 7 aos 12 anos.
Sextas-feiras, das 14 às 17h – Biblioteca Castro Alves

Curso de Regência Orquestral
Com os maestros Daniel Misiuk e Angelino Ozzini, três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra:
  • Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral;
  • A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística;
  • Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes.
Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros. Livre. 180 min.
Aos sábados às 10h às 13h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Emerson Boy
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda. Livre. 50 min.
Dia 01 de novembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Roda de Dois - Choro na Escaleta e Cavaquinho
Com uma formação inusitada e um repertório ousado, os músicos Pedro Augusto e Daniel Agabiti se uniram para explorar a sonoridade do choro e da música brasileira na Escaleta e Cavaquinho. Os dois músicos são multi-instrumentistas, têm sólida formação e se conheceram no Clube do Choro de São Bernardo do Campo. O repertório inclui grandes temas do chorinho e da música brasileira e inclui temas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Hermeto Paschoal e outros. Livre. 50 min.
Dia 01 de novembro às 15:00 - Biblioteca Viriato Corrêa

TEATRO
Rosa e o Príncipe
Cia Interato
Uma releitura do clássico de Saint Exupery. Nesta versão, o próprio autor entra em cena para conduzir a história. A ciumenta Rosa, na pele de uma menina mimada aventura-se pela Terra. Nessa jornada, ela cruza com personagens icônicos como a Raposa, o Homem de Negócios e a serpente. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

 Hugo Possolo
Dramaturgia AnarCoCômica
Uma mostra da obra teatral do autor e diretor Hugo Possolo, dos Parlapatões, chega às Bibliotecas da cidade de São Paulo. São leituras dramáticas, realizadas pelos atores grupo teatral, sob direção de Camila Turim. Serão 10 textos lidos em sete diferentes bibliotecas municipais. Ao final de cada leitura será realizado um bate-papo com o autor.
Os textos transitam pelo humor e trazem um espírito anárquico, características do parlapatão Possolo, que definem boa parte do estilo do grupo. O projeto fazendo faz parte das atividades do Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo. Seu objetivo é fazer um panorama da literatura dramática de um autor contemporâneo para estabelecer maiores vínculos com o público e aprofundar os debates em torno de sua obra. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 15h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 27 de outubro às 18h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CIRCO
Óques Póques Boróques
Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 27 de outubro às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava

Será que Funúncia?
“Será que Funúncia?” parte da vontade da artista Priscila Senegalho de trazer para o ambiente um verdadeiro espetáculo circense, através de suas descobertas e sua paixão pelo circo. Neste espetáculo são explorados diversas releituras de números clássicos que vemos no circo de lona, entre eles o número de música com objetos inusitados, acrobacias. E todos envolvendo o público de todas as idades desde a criança até a vovó. O desafio da artista é trazer a figura feminina, a Palhaça, tornando ao público, crianças e vovós algo natural, a mulher, que também é capaz de fazer rir, pois temos como rotineiro a figura do palhaço. Livre. 45 min.
Dia 01 de novembro às 14:00 - Biblioteca Mário Schenberg

LITERATURA
Biblioteca na praça
Biblioteca na Praça
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Raimundo de Menezes convida vocês a participarem do projeto “Biblioteca na praça” que será realizado no dia 26 de outubro a partir das 10h na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). Será um dia especial com doações de livros diversos a fim de incentivar e estimular o hábito da leitura. Haverá intervenção poética e musical.
Dia 26 de outubro a partir das 10h na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). - Biblioteca Raimundo de Menezes

Roda de leitura
Toda última sexta-feira do mês acontece a Roda de Leitura na Biblioteca. É escolhido um livro a cada vez para ser debatido, analisado, curtido e deliciado coletivamente. Esse evento é realizado em parceria com o Coletivo Papo de Comadre. A partir de 14 anos. 120 min.
Dia 26 de outubro às 19h - Biblioteca José Paulo Paes

Projeto *Lê No Ninho
Com Renata Rossi
O Lê no Ninho é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos.
Dia 27 de outubro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.
Dia 27 de outubro às 12h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Café Preto
Com Carolina dos Santos Rocha - idealizadora e curadora do clube de leitura Café Preto.
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. Livre. 60 min.
Serão quatro encontros no final deste ano:
Dia 27 de outubro às 15h - "Raiz de um negro brasileiro" Oswaldo de Camargo - Biblioteca Paulo Duarte

Lançamento do Livro: Verdades de uma Escritora – Coletivo Literatura Clandestina
Formado por 11 mulheres, que se reuniram em 2015, ‘Verdades de uma escritora’ é composto “por aforismos, máximas, estrofes e quase mini-contos resolve todo o acaso, a espera, a volúpia de viver da escrita, ou de escrever para viver. É produzido por um coletivo clandestino, o que sugere um pacto de subversão compartilhada. Mas por que clandestino? As onze autoras começaram a se encontrar depois das aulas, e sem a formalidade de uma instituição, parecem sentir-se quase como se fizessem travessuras juvenis. Clandestino porque é constituído de mulheres que, na maturidade de outras profissões, decidiram se lançar furiosamente na luta com as palavras. Clandestino porque é constituído de mulheres.” diz Joselia Aguiar sobre a obra em seu prefácio. Livre.
Dia 27 de outubro às 14h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Roda de debates - Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes
Com Elidayana Alexandrino, Renata Cordeiro dos Santos e Vanessa Oliveira dos Santos Nunes.
Imagens de violência contra a mulher, de maneira geral, e contra a mulher negra, de maneira particular, são muito comuns na “narrativa oficial” da História da Arte e da cultura visual. Nossa proposta é levar essa discussão para dentro da Biblioteca Pública Paulo Duarte, na cidade de São Paulo, com o intuito de trazer para o público um olhar cuidadoso a respeito dos significados simbólicos da arte e de imagens em geral. Além disso, convidamos os participantes para uma análise das obras de arte apresentadas, como exercício reflexivo para pensar as relações dessas imagens com o tempo presente. 16 anos. 60 min.
Serão quatro encontros nos dias:
Dia 26 de novembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Laboratório de Leitura: O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago
No Conto da ilha desconhecida, de José Saramago, os personagens são identificados por sua posição social, abrindo leque para as desigualdades sociais, traduz um paradoxo pela busca do desconhecido. Ocorrendo a valorização dos anônimos. As situações vividas mostram desde a burocracia vivida nos dias atuais como a eterna procura do “Eu”. Mediação de Maria Lúcia Cury, criadora do site Literatura na Essência. Livre.
Retire uma cópia do conto na Recepção da Biblioteca ou baixe-o no nosso blog, onde há mais informações sobre o LabLei: https://bibliotecaalceuamorosolima.wordpress.com/2018/10/02/laboratoriodeleitura
Dia 30 de outubro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Livros do vestibular Fuvest 2019
Série de apresentações de vídeo aulas, tendo como temas os livros selecionados para o vestibular da Fuvest 2019. Essas aulas foram gravadas em eventos Sagarana de João Guimarães Rosa - Yudith Rosenbaum (Professora de Literatura Brasileira na USP) – realizados na Biblioteca Mário de Andrade em 2017. A partir de 14 anos. 60 min.
Dia 31 de outubro às 11h –  Biblioteca José Paulo Paes

A Alma Fala, os Livros Respondem.
Mediação de leitura infantil com a coordenadora e jovens monitores. Amanda Gavazzi, Hercules Silva e Beth Filipini.
Toda sexta-feira ou com agendamento prévio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Mediação de Leitura
“A alma fala, os livros respondem”.
Com Beth Filipini, Amanda Gavazzi, Hercules Silva.
As mais belas histórias infantis contadas de uma maneira lúdica com o objetivo de estimular o interesse pela leitura assim como conhecer diversos contos e fábulas.
Sextas-feiras às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Tininha Calazans
Tininha Calazans - A Curandeira em Pele de Foca
Nossa Avó - a Curandeira - atravessa tempo e espaço oferecendo consolo, conselho e cura às mulheres que sofrem. Conhecedora dos meandros da alma feminina, a Curandeira desvenda as tormentas mais escondidas e, em busca da cura, receita, histórias. Nas horas em que é vital voltar a habitar sua pele e reencontrar a essência perdida, “Pele de Foca” é o medicamento prescrito. O conto, nascido em terras geladas banhadas pelo mar, acorda lembranças esquecidas: das águas matriciais do oceano que um dia habitamos e nos convocam ao retorno; de nossa porção animal, guardiã de nossa intimidade e mistério; da pele que nos conforma, protege, constitui e nos coloca em relação conosco, o outro e o mundo. Acolhida e guiada por Nossa Avó, a narradora foi levada ao encontro do conto. Na companhia de outras mulheres presenciou e viveu o mistério. A recordá-lo, torna viva a experiência, no coração de quem escuta. A partir de 16 anos. 40 min.
Dia 26 de outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 29 de outubro às 14h - Biblioteca Padre José De Anchieta
Dia 31 de outubro às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

Senhoras
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público. A partir de 14 anos. 40 min.
Dia 30 de outubro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Conto das Águas
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias. Livre. 40 min.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Historinhas e Origamis
Pais ou responsáveis acompanham toda última terça-feira do mês o dia de reunir os pequenos, ler historinhas e fazer lindas dobraduras, conhecidas como origamis. Neste mês, vamos ler “O Barquinho” e fazer a dobradura famosa do barco de papel. A partir dos 5 anos.
Dia 30 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

Contação de histórias - Dia das Bruxas (Imagem no facebook)
Com Silvania Roseli Possato Medeiros e Wesley Reis
A Contação consistirá em apresentação de histórias infantis relacionadas com o dia das bruxas, como: Bruxa, Bruxa venha a minha festa, de Arden Druce; e Como Apavorar as Bruxas, de Leblanc e Garrigue. Entre as histórias serão apresentadas brincadeiras com músicas.
Dia 30 de Outubro às 10h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

Mitos Pelo Mundo
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas. Livre. 40 min.
Dia 31 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Baú de Histórias
Era uma vez um baú cheio de fantasias e imaginações. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças, como por exemplo, livros, fantasias e fantoches, servindo como elemento para sensibilização de ações pedagógicas e funcionando como recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções da contadora. As crianças são convidadas a participarem e se tornam as contadoras da história. Livre. 40 min.
Dia 27 de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 30 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 31 de outubro às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Abigail Conta mais de Mil
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?. Livre. 50 min.
Dia 26 de outubro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 01 de novembro às 14:30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Dona Velha e o Saci
Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa. Livre. 50 min.
Dia 01 de novembro às 15:00 - Biblioteca Clarice Lispector

OFICINAS E ENCONTROS
Roda de Capoeira
Roda de capoeira
Com o Grupo Aruanã
Ao som do berimbau e muito ginga, o grupo traz para a Biblioteca uma apresentação de capoeira para animar o sábado. Livre. 60 min.
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Temperamentos humanos: um olhar para si
Os temperamentos vêm sendo estudados desde Hipócrates, tendo passado por Aristóteles, Immanuel Kant e mais recentemente, Rudolf Steiner. Os temperamentos são parte do que constitui a personalidade de cada pessoa, são características que orientam a forma como reagimos às situações da vida. Essa vivência oferecerá uma oportunidade de autoconhecimento e entendimento de como a forma de reagir está diretamente ligada à qualidade das relações humanas. A partir de 18 anos (praticado mais por idosos). 60 min
Dia 1º de novembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Adelpha in Cena
Com Letícia Luz
Partindo do princípio que todas e todos podemos fazer arte/teatro, todas e todos os corpos são bem-vindos! Livre. 60 min. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo telefone: (011) 2292-3439 até o dia 9 de novembro. Vagas Limitadas.
Às sextas-feiras de manhã às 10h e a tarde às 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo.

Amigas da Biblioteca
Encontros semanais com mediação de leitura, troca de experiência e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade. Atualmente desenvolvendo telas no estilo “Arpilleras Chilenas” narrando a história de Taipas. Livre. 120 min.
Sextas-feiras às 14h30– Biblioteca Érico Veríssimo

Cantando e Encantando Histórias
Com o palhaço Piri-Paki
Com muita alegria, música e histórias o palhaço Piri-Paki desenvolve atividades de iniciação musical para as crianças entre 4 e 6 anos, inspiradas nos livros da biblioteca. Dentre as canções: A Dona Aranha, O Sapo que não lava o pé e as Formiguinhas.
Sextas-feiras às 10h e às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Coral Voice’N Joy
Vislumbra a criação de um grupo que junta voz e cena em criações livres e específicas
para cada música escolhida. Em formato coral acompanhado de instrumentos ou não,
com arranjos específicos de até cinco vozes e alguns solos.
Formado por aproximadamente 20 jovens de 15 a 21 anos, em sua maioria já tiveram
experiência tanto no canto, em corais ou grupos musicais, quanto no teatro.
Todos os sábados das 17h às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Coral Infantil
Com a Profesora Karen Bock.
Inscrições Abertas no Email: bibliotecahans@gmail.com. A partir dos 5 anos
Toda quinta-feira, das 15h30 às 16h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Curso Vocacional de Música
A musicista Simone Santos Ferreira, nome artístico Si Ferreira. Ela compôs, como musicista, o espetáculo “Patética” da Cia Estável de Teatro e o espetáculo “Senhoras do Samba" da Cia Burila de Teatro. Também ministra aulas particulares em Mauá de violão, guitarra, ukulelê, viola caipira e bandolim e dirigiu a música dos espetáculos da Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes pelo Catavento Cultural e Educacional. Ademais, participou do I Simpósio Internacional de Mulheres Regentes e regeu o grupo de Câmara da Orquestra de Estudantes da Vila Mariana. A partir dos 14 anos. As inscrições serão através do email bcsp.aschmidt@gmail.com ou através do Telefone: (11) 3975-2305
Toda quarta-feira das 9h ao 12h - Biblioteca Afonso Schmidt

Cinepapo
Atividade de leitoras da biblioteca, que se reúnem para discutir sobre cinema. Adultos e idosos. 90 min.
Quintas-feiras (quinzenalmente), às 14h30 – Biblioteca Álvaro Guerra

Dançar e escrever com o corpo para crianças
Com Denise Dias Paulo
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Através da dança, as crianças aprenderão sobre o desenvolvimento físico e as habilidades de falar, se expressar e escrever através do seu corpo.
Segundas-feiras às 8h30 – Biblioteca Érico Veríssimo

Intervenção urbana - Horta Orgânica Urbana
Com os Jovens Monitores da Biblioteca
O projeto tem como intuito conscientizar e motivar a comunidade sobre as questões de segurança alimentar, incentivar as famílias a trabalhar com a horta e a melhorar a qualidade da alimentação visando promover saúde e bem-estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares. Livre. 60 min.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Fios Solidários SP
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por homens e mulheres que, recentemente, doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
* traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 27 de outubro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Horta Pedagógica e Comunitária
Encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando uma melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um maior convívio social.
Quintas-feiras a partir das 8h – Biblioteca Érico Veríssimo

Informática para a Melhor Idade
Com Mariana Ramos Rodrigues
Com linguagem informal e acessível, muitas figuras ilustrativas, tamanho de letras, espaçamentos maiores que o convencional e muitas dicas que certamente ajudarão neste novo aprendizado.
2 Turmas: (Quartas e sextas-feiras) e (Terças e quintas-feiras) das 8h às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Práticas de Meditação
Com Vanessa Cabral dos Santos
Venha aprender e praticar uma técnica milenar de meditação. Com a orientadora Vanessa Cabral dos Santos. A partir dos 18 anos. 60 min.
Quintas-feiras às 11h – Biblioteca Álvaro Guerra

Patchwork – Reutilização de Resíduos Téxteis
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. A partir dos 15 anos. 60 min.
Terças-feiras às 14h – Biblioteca Castro Alves

Mulheres por si mesmas
Equipe multidisciplinar da Supervisão de Saúde Pirituba/Jaraguá
O contexto do Outubro Rosa abriu um importante ensejo de reflexão sobre a realidade do cuidado às mulheres no território de Pirituba /Jaraguá. De tal forma, colocamos em perspectiva a necessidade de atenção aos condicionantes de saúde mais amplos, de acordo com uma direção integral, promovendo ações alinhadas com o interesse da população, incentivando o debate sobre as mais diversas e complexas vulnerabilidades às quais as mulheres estão historicamente submetidas. A partir de 16 anos. 120 min.
Dia 9 de novembro às 9h30 - Biblioteca Brito Broca

Musicoterapia em Ação
Com Nilton Morais da Cruz
Utilizando músicas dos anos 60 e 70, as oficinas visam estimular de maneira reflexiva e participativa, capacidades físicas, mentais, sociais e artísticas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida, na valorização humana e inclusão cultural e social.
Quintas-feiras das 9h às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

A Hora da mediação de leitura literária
Com Cléo, Yasmin, Josiane e Renan
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a
intenção de despertar o interesse pela literatura e o hábito da leitura. De 0 a 12 anos.
Terças-feiras às 15h30 - Biblioteca Cora Coralina

Leitura interpretativa de contos e histórias.
Com Carolina Casagrande, Jefferson Jerome, Letícia Luz e Renan Wangler.
O exercício de ler histórias pode transformar a relação de quem recebe e de quem emite com o mundo e as possibilidades de vivências,é um momento muito especial, que envolve a escuta, a imaginação, o lúdico e a cumplicidade entre pessoas. É um ato de respeito e de resgate às tradições da oralidade na perpetuação de conhecimentos milenares como os dos povos africanos e indígenas. Nesse mês de novembro mais focado na cultura pan-africana, reforçando a consciência da cultura do povo negro, tão viva e ao mesmo tempo esquecida dentro da cultura corrente no vida do povo brasileiro e de outros países da América Latina. 60 min.
Terças-feiras às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de Boxe Olímpico
Com Antonio Madureira
Nas aulas serão apresentados exercícios físicos e técnicos para atividade física e competição. A partir dos 11 anos. 90 min.
Sábados às 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Oficina de Capoeira
O Contramestre Sonyc desenvolve projetos sociais como o da Biblioteca na região há mais de dezesseis anos a partir da Cia.Capoeira. Fazendo mestrado em Educação na USP, além de ser Prof.de Ed.Física, Pedagogo, especialista em Ed.Física Escolar e História e Cultura Africana e afrobrasileira, o contramestre tem 3 livros publicados sobre Capoeira e Educação (todos disponiveis na Biblioteca), ministra cursos, palestras e workshops em diversas partes do Brasil, além de coordenar os núcleos Cia.Capoeira no Estado de SP. A partir de 3 anos.
Sábados às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt

Oficina de Encadernação
Com Adriani Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições no Email: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
 Quartas-feiras das 14h às 17h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Dança para Idosos
Com Carlos Eduardo de Oliveira Pinto
A oficina integra dança, forma, técnica e poesia do movimento, destinada à terceira idade com proposta de socialização entre os participantes e busca além da saúde física, a melhoria da qualidade de vida através da convivência.
Sextas-feiras das 9h às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Gamão
Com Fares Youssef Murr e Nadim Jorge Arbex
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia, aprimora o senso matemático da subtração e adição, não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário. A partir dos 12 anos. 180 min.
Segundas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Oficina sobre Literatura e a Consciência Negra
Com o Prof. Daniel D’Andrea. Inscrições no e-mail: bibliotecahans@gmail.com (informar nome completo, idade e telefone de contato). Para jovens e adultos.
Dia 14 de novembro das 13 h às 16h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Oficina de Meditação
A Psicóloga Clínica e Instrutora de Meditação, Sandra Ribeiro, convida todos a participarem das aulas gratuitas de meditação que acontecem na Biblioteca Afonso Schmidt, na Freguesia do Ó.
Utilizando linguagem científica realiza-se a Meditação Ativa do Coração – Heart Chakra através do ritmo da música suave e movimento corporal, assim, atinge-se a sincronicidade de pés, mãos e tronco.
A prática contínua da meditação que, como qualquer atividade física, necessita prática contínua para aprimoramento de seus benefícios, promove um estado de bem-estar, pois melhora a concentração, foco, autoconsciência, flexibilidade, além de outros benefícios.
Segundas e sextas- feiras das 10h às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt

Oficina- Projeto CantAí
Se você sempre quis aprender a cantar, mas nunca conseguiu, seja por vergonha, falta de incentivo ou dinheiro, não perca esta oportunidade. Os professores Léo Dáglio, Léo Camargo e Fernanda Camilo ajudam você a descobrir as suas habilidades vocais e de postura corporal através do aprendizado da teoria musical, com o auxílio do acervo da Biblioteca e também da prática com exercícios e apresentações ao final de cada módulo. A partir dos 12 anos. 180 min.
Sábados às 13h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oficina de RPG (Role-Playing Game)
Com Renan Wangler
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se comportam como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG. As principais características do RPG são a interatividade e o trabalho em grupo, ademais, desenvolve a criatividade, interação social, noções de trabalho em equipe e resolução de problemas. Vagas Limitadas. Livre.
Sextas-feiras (inicio 9 de novembro) de manhã das 11h e a tarde 13h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Oficina de Tai Chi Chuan
Com Dra. Ana Maria Moreyra Diaz (Sannyaini Shadu Shakta)
Os benefícios do Tai Chi Chuan não se limitam apenas ao corpo, trabalham também a mente e as emoções. Experimente essa prática no nosso jardim!
Se chover, a atividade é feita na sala multiuso. A partir dos 18 anos. 60 min.
Quartas-feiras às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra

Roda de Leitura
Grupo de leitores que se reúnem uma vez ao mês, para discutir sobre livros que foram previamente escolhidos. A partir dos 18 anos. 90 min.
Segundas e terças-feiras às 14h30– Biblioteca Álvaro Guerra

Vocacional Música
Com Eva Figueiredo
Você toca algum instrumento? Você tem uma banda, duo ou grupo? Você quer saber mais sobre música? Conheça o Vocacional Música. Participe dos encontros com a orientadora Eva Figueiredo.
Todas as sextas-feiras às 14h30 e sábados às 14h15 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 EXPOSIÇÃO

Mostra Fotográfica Benjamin de Oliveira
Uma exposição itinerante sobre Benjamim de Oliveira, artista precursor do circo teatro no Brasil, chegou à Biblioteca Pública Érico Veríssimo e está aberta à população. Organizada pela companhia W.G.R. Produções Circo Teatro Biriba, a exposição é uma homenagem ao 1º palhaço negro do Brasil.
Até o dia 21 de novembro - Biblioteca Érico Veríssimo

A barata diz que tem
 A Barata Diz que Tem, de Andréa Barata
A exposição retrata a personagem a "Barata", alusão ao próprio nome da autora, tema que desenvolve há seis anos, trabalhando com cores fortes e vibrantes, se utiliza da irreverência, a inquietude, o bom humor e a crítica à sociedade, com perceptível influência da Pop Art, inseridos com maturidade pela artista em compor as suas obras, explorando o potencial do inseto associado ao nome constitui uma possibilidade de verticalizar relações no sentido de retirar do inseto tudo que ele pode oferecer em termos de riqueza visual e de cores e formas em busca de soluções inesperadas.
Andréa Barata é artista plástica e já fez exposições no Brasil e no Exterior, conquistando várias premiações nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Livre.
Até dia 22 de novembro - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário