sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Destaques da semana de 5 a 11 de outubro

MÚSICA
Pausa na leitura com Joe Barbosa
Pausa na leitura
Com Joe Barbosa
O projeto apresenta a ruptura do silêncio tradicional das bibliotecas, levando a boa música instrumental brasileira aos frequentadores.
Dia 5 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Cantor de Histórias - Irajá Menezes
Classificação indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 50 min.
À maneira dos mediadores de leituras, a proposta é buscar, através do diálogo com os pequenos, leituras possíveis e a construção de seus significados e aproximar as crianças do amplo patrimônio dos sons sem reduzir os limites que a linguagem musical propícia. Romper a bolha da chamada ”música infantil”, que por vezes prende as crianças em um universo auto referenciado.
Dia 10 de outubro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 6 de outubro às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Thais Andrade
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
A sanfoneira Thais Andrade surpreende por seu visual moderno, sua jovialidade e principalmente por sua qualidade e capacidade musical. Endorser da Roland Brasil e Santo Ângelo, inclui em sua carreira trabalhos de acompanhamento em música country e sertaneja, além de cursos no Conservatório Souza Lima, Universidade Livre de Música e Faculdade de Artes Alcântara Machado.
Dia 6 de outubro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 9 de outubro às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Emerson Boy
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista, Emerson Boy faz um som antenado com as novas linguagens, mas com os pés nas tradições. Sua música transita entre coco, repente, calango, rock, samba rock, funk, soul, caribe, numa busca de sonoridades alegre, dançante, provocativa e interativa. Caminhando entre a tradição e a vanguarda.
Dia 6 de outubro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 9 de outubro às 14h30 - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 11 de outubro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Ensemble FTM
Classificação Indicativa: Livre | Indicado para toda a família.
Duração: 50 min.
Ensemble FTM (Fundação Theatro Municipal), trio formado por Professores de Orquestra - ex-integrantes das orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório - que tem como proposta de repertório peças musicais Eruditas (do Barroco ao Contemporâneo) ao Popular Brasileiro do início do século XX, buscando levar informação e leveza em suas apresentações".
Dia 11 de outubro às 11h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

DANÇA
Dança circular com Marcel Marigo
Dança Circular com Marcel Marigo
Classificação: Público adulto
Duração: 60 min.
A dinâmica das Danças Circulares é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois se dança e a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. As danças são simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.
Dias 6 de outubro às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Dançando na Batida
Com Família FK
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Dançando na Batida é um espetáculo composto de Ritmo e ´Poesia (Rap) e o(Dj), trazendo ao público uma interação constante com as diversas formas e estilos de musicais, tendo como tema transversais a cultura Hip Hop.
Dia 9 de outubro às 12h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Dança circular com Fátima Rosa Gonçalez
Classificação: Público adulto
Duração: 60 min.
A dança é uma das mais importantes atividades simbólicas humanas e pode ser considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Em todos os tempos e para todos os povos, a dança sempre foi a expressão de experiências que transcendem o poder das palavras. Na dança, através dos gestos e movimentos, o homem busca dizer o indizível, conhecer o desconhecido, estar em relação com os outros e com o profundo mistério da existência. Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno.
Dia 11 de outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

TEATRO
Marcelino Freire
Contos de Amor e Morte – Marcelino Freire
Classificação indicativa: Livre
Encerramento da oficina “A Teatralidade nos contos de Marcelino Freire” que ocorreu entre os meses de março e outubro de 2018
Com direção de Ernandes Araújo, artista orientador da oficina realizada na Biblioteca Alceu Amoroso Lima durante o ano de 2018, os participantes realizam encenações de contos do autor. São histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Tudo se revela por meio de explosões e de palavras cortantes, sangrentas, no melhor estilo de Marcelino Freire. Trazendo para o foco da cena personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade, mas que nos contos eles são o centro, o eixo para se entender essa mesma sociedade injusta e cruel, da qual eles são protagonistas de seus enredos.
Dia 6 de outubro às 20h30 – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O Velho dos Sonhos
Classificação indicativa: Livre – para público infantil
Duração: 50 min.
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias. Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias. O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen.
Dia 10 de outubro às 09h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

CIRCO
Oisensa show
Oisensa Show
Classificação indicativa: Livre - para toda família
Duração: 50 min.
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos.
Dia 6 de outubro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank

LITERATURA

Livros do vestibular FUVEST 2019
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Duração: 60 min.
Série de apresentações de vídeo aulas, tendo como temas os livros selecionados para o vestibular da FUVEST 2019. Essas aulas foram gravadas em eventos realizados na Biblioteca Mário de Andrade em 2017.
Dia 10 de outubro às 11h - Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade) - Murilo Marcondes de Moura (Professor de Literatura Brasileira da USP) - Biblioteca José Paulo Paes

Mediação de Leitura para a 1ª Infância
Classificação indicativa: de 0 a 10 anos
Duração: 60 min.
As quartas A Biblioteca em parceria com as Escolas Infantis do território e divulgação para o Público Espontâneo faz a mediação de leitura para a 1ª Infância com o objetivo de tornar conhecido o vasto repertório de livros de autores infantis que a biblioteca oferece, o projeto busca aproximar as crianças da literatura por intermédio da leitura compartilhada e atividades lúdicas.
Dia 10 de outubro às 9h30 e às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Leiturinha
Classificação indicativa: para crianças de 3 a 5 anos
Duração: 30 min.
Um adulto, um livro, uma boa história e diversos olhinhos e ouvidos atentos. Todos prontos para entrar num mundo diferente, junto ao sopro da imaginação!
Leiturinha é um momento prazeroso de mediação de leitura para os pequenos.
-Leremos o livro “Cocô de Passarinho” da escritora Eva Furnari.
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Abigail conta mais de mil
Abigail Conta mais de Mil
Classificação indicativa: Livre - para toda família
Duração: 50 min.
Vassilissa era uma linda menina que perdeu a sua mãe e dela ganhou uma bonequinha mágica que a protegia de todo mal. Mas será que esta bonequinha consegue protegê-la de sua madrasta e filhas maldosas, ou da terrível bruxa Baba Yagá?
Dia 10 de outubro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

O caldeirão de Gundestrup e outras lendas celtas
Classificação Indicativa: Livre - para público infantil
Duração: 40 min.
O que hoje conhecemos como mitologia celta vem da Escócia, Irlanda e País de Gales, mas sabemos da importância vital da mãe natureza em todos os seus aspectos, pelos deuses que cultuavam e pelos ciclos que percorriam. Dessa forma, a Cia. Hespérides te convida a debruçar nesses encantos. Com o objetivo de apresentar mitos, lendas e contos, as Hespérides buscam aproximar o ouvinte ao cenário de cada povo, de cada era, trazendo assim a força da ancestralidade, da oralidade e da universalidade das histórias de todos os tempos. Assim como as mitológicas deusas gregas Hespérides, que cuidavam do jardim da Deusa Hera, onde estava plantada a árvore dos pomos de ouro, as contadoras Vanessa Meriqui e Drika Nunes desejam serem instrumentos da arte narrativa, cuidando e levando aonde puderem, o tesouro imensurável representado pelas histórias de todo o mundo.
Dia 5 de outubro às 14h - Biblioteca Anne Frank
Dia 6 de outubro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 10 de outubro às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

Contação de História e Oficina de Piabinha Voadora
Classificação indicativa: Livre
Apresentação da história da “Piabinha Voadora”, que aborda valores como a coragem e a determinação, seguida de oficina de criação do brinquedo de papel que remonta à tradição popular brasileira. Com Anna Maria de Oliveira.
Dia 10 de outubro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Tininha Calazans - A Curandeira em Pele de Foca
Classificação Indicativa: a partir de 16 anos
Duração: 40 min.
Nossa Avó - a Curandeira - atravessa tempo e espaço oferecendo consolo, conselho e cura às mulheres que sofrem. Conhecedora dos meandros da alma feminina, a Curandeira desvenda as tormentas mais escondidas e, em busca da cura, receita, histórias. Nas horas em que é vital voltar a habitar sua pele e reencontrar a essência perdida, “Pele de Foca” é o medicamento prescrito. O conto, nascido em terras geladas banhadas pelo mar, acorda lembranças esquecidas: das águas matriciais do oceano que um dia habitamos e nos convocam ao retorno; de nossa porção animal, guardiã de nossa intimidade e mistério; da pele que nos conforma, protege, constitui e nos coloca em relação conosco, o outro e o mundo. Acolhida e guiada por Nossa Avó, a narradora foi levada ao encontro do conto. Na companhia de outras mulheres presenciou e viveu o mistério. A recordá-lo, torna viva a experiência, no coração de quem escuta.
Dia 5 de outubro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 10 de outubro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo

Senhoras
Classificação Indicativa: a partir de 14 anos
Duração: 40 min.
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público.
Dia 5 de outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 6 de outubro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre

Conto das Águas
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias.
Dia 5 de outubro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 10 de outubro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 11 de outubro às 10h - Biblioteca Clarice Lispector

Mitos Pelo Mundo
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
O Grupo Poesia no Espaço continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas.
Dia 9 de outubro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 9 de outubro às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Baú de Histórias
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 min.
Era uma vez um baú cheio de fantasias e imaginações. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças, como por exemplo, livros, fantasias e fantoches, servindo como elemento para sensibilização de ações pedagógicas e funcionando como recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções da contadora. As crianças são convidadas a participarem e se tornam as contadoras da história.
Dia 5 de outubro às 10h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 9 de outubro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 11 de outubro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 11 de outubro às 14h - Biblioteca Raul Bopp

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Projeto Galileu - Planetário móvel
Projeto Galileu - Planetário Móvel
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min.
O Projeto Galileu traz a possibilidade de conhecimento e encantamento, levando as pessoas por uma viagem espacial. Através de um ambiente imersivo, projeção de 360 graus, em Full HD, som estéreo e ambiente climatizado, apresenta-se o sistema Solar, nascimento de estrelas, satélites naturais, mudanças climáticas, etc.
Dia 6 de outubro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

OFICINAS E ENCONTROS
Roda de Capoeira com Meste Julião
Encontro - Roda de Capoeira, com o Mestre Julião
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min.
O Mestre Julião juntamente com os alunos da Oficina de Capoeira, farão uma grande roda para divulgar a oficina para celebrar estes primeiros meses de aulas em nossa Biblioteca, com um pequeno resumo das aulas e dos exercícios feitos pelos alunos.
Dia 6 de outubro às 10h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Dia do Brincar
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Venham comemorar o dia das crianças brincando!
Tintas, recortes, massinha, bolinhas de sabão, vamos dar asas à imaginação. Brincar é sinônimo de ser criança.
Dia 11 de outubro às 10 – Biblioteca Castro Alves

Oficina de Meditação
Com Aparanji
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min.
Meditar nos permite viver a vida com plenitude e de forma consciente. Nos quatro encontros serão apresentados técnicas e exercícios para integrar a meditação em nosso dia a dia. Inscrições por telefone ou na recepção.
Dia 11 de outubro às 9h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

CINEMA
 Desventuras em série
Desventuras em Série
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events, EUA, 2004, 108 min., DVD
Direção: Brad Silberling. Elenco: Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law.
Klaus, Violet e Sunny são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio.
Dia 11 de outubro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário