sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Destaques da semana de 21 a 27 de Setembro

TEATRO E DANÇA
Nômades Viajantes
Nômades Viajantes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo de dança “Identidade em Movimento” apresenta o seu mais novo espetáculo. Explorando a ideia dos sentimentos que perpassam as fases da vida do nascimento até a morte, mesclados com o conceito de nomadismo da busca por territórios, o grupo mistura-se ao público em suas apresentações.
Dia 21 de setembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Chapéu Vermelho - Núcleo Meraki
Nesta história, Chapeuzinho Vermelho é um menino aventureiro e muito corajoso, que para chegar até a casa de sua avó precisará vencer inúmeras armadilhas criadas por um lobo feroz e faminto.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
CIRCO
Gibiló e Seu Trombone
Gibiló e Seu Trombone
Classificação indicativa: Livre | Duração: 45 min.
No espetáculo, o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Venha brincar de circo! Vivenciar a arte circense no mini picadeiro brasileiro. Brincadeiras, diversão não irá faltar.
Dia 21 de setembro às 14h - Biblioteca Anne Frank

MÚSICA
Junior da Violla Experience
Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas; o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues e a música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 22 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Prog Jazz do Absurdo Quarteto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Criado com a intenção de explorar e experimentar a improvisação livre, o grupo usa todas as influências de seus integrantes, que vão de Britney Spears e Snoop Dogg a Tânia Maria e Memes da internet, para criar atmosferas e grooves que se desenvolvem de maneira totalmente singular e exclusiva em cada show. Conta com a formação de um trompa, instrumento sinfônico incomum nas bandas de jazz moderno. A meta de cada apresentação é o caminho musical do absurdo, a iconoclastia e a incorporação de entidades místicas.
Dia 25 de setembro às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Dona Maria - Rafaella Nepomuceno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
São tantas Marias, tantas Donas e tantas querendo ter... Com seu pandeiro na mão e muitos chocalhos nos pés a sua caminhada vai sendo desenhada e cantada. A trilha de sabedoria popular e improvisos vão preenchendo o tempo e tomando conta do ambiente. A Dança, o trupé também é compartilhado na intenção de se formar uma roda e/ou pares quando o ritmo assim pedir. Aos poucos trazer brincadeiras de roda e danças populares para o público a participar da brincadeira, pois somos todos brincantes da cultura popular brasileira. Coco de roda, baianá, ciranda e emboladas são os ritmos e manifestações que compõem o repertório.
Dia 25 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

Toró Instrumental
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
O time principal composto por Caio Duarte, Marcelo Laguna e Pedro Cavalcanti, está no cenário do jazz e música instrumental há mais de 10 anos. Sempre com convidados especiais compondo a banda segue marcando sua história na cultura nacional, convidados como Bocato, Tomati, Dj Tahira, além de artistas internacionais já fizeram parte desse projeto. A proposta é mesclar estilos instrumentais como o groove, jazz, rock com a essência da dançante música brasileira. Uma simbiose de conceitos inéditos que garantem a inovação e sucesso do grupo.
Dia 25 de setembro às 14h30 – Biblioteca Belmonte
Dia 26 de setembro às 10h – Biblioteca Érico Veríssimo

Desconforto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Desconforto” é um espetáculo onde Conforto, um palhaço muito atrapalhado que acredita ser um grande ilusionista, tenta convencer a todos de que realmente consegue realizar um grande show. Mostrando que foi ele quem fez tudo, tenta realizar sua grande apresentação. Seus truques às vezes dão certo, às vezes nem tanto, criando expectativas e causando gargalhadas por conta de seu fracasso. Em muitos momentos Conforto chama os espectadores para participarem de suas mágicas.
Dia 22 de setembro às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt

Oisensa Show
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos.
Dia 21 de setembro às 10h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 23 de setembro às 11h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Óques Póques Boróques - Cia Anjos Voadores
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido.
Dia 26 de setembro às 14h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 27 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Tininhas Calazans - Aventuras de Pequeninos
Tininha Calazans - Aventuras de Pequeninos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Aventuras de Pequeninos - Coragem, amizade, amor, inocência e outras virtudes de crianças que realizam proezas e conquistas superando desafios ou conquistando bens para a humanidade.
Dia 21 de setembro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Baú de Histórias
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Era uma vez um baú cheio de fantasias e imaginações. Dele pode sair um universo de possibilidades para o trabalho com as crianças, como por exemplo, livros, fantasias e fantoches, servindo como elemento para sensibilização de ações pedagógicas e funcionando como recurso cênico que pode ser utilizado para instigar a curiosidade das crianças, a partir de intervenções da contadora. As crianças são convidadas a participarem e se tornam as contadoras da história.
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo.

Senhoras

Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 40 min.
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se cria na prosa machadiana e na interlocução com o público.
Dia 21 de setembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Contos das Águas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias.
Dia 21 de setembro às 10h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 23 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas histórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 25 de setembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Mitos Pelo Mundo
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo Poesia no Espaço, continua seu trabalho de Contação de Histórias voltadas aos mitos e dedicadas ao público infantil. Depois da pesquisa com Mitos Gregos, o grupo expande seu repertório, levando ao conhecimento do público mitos de outras culturas, países e continentes, como Índia, África, Japão e, claro, Brasil, com suas histórias de origem indígena. As apresentações vão além da narração oral e utilizam recursos teatrais, musicais, coreográficos e de manipulação de objetos no contar das fábulas.
Dia 21 de setembro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 22 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 27 de setembro às 14h - Biblioteca Raul Bopp
LITERATURA E EXPOSIÇÃO

Roda de debates: Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes
Classificação : a partir de 16 anos
Imagens de violência contra a mulher e contra a mulher negra, são muito comuns na “narrativa oficial” da História da Arte e da cultura visual. Nossa proposta é levar essa discussão para dentro da Biblioteca Pública Paulo Duarte, na cidade de São Paulo, com o intuito de trazer para o público um olhar cuidadoso a respeito dos significados simbólicos da arte e de imagens em geral. Além disso, convidamos os participantes para uma análise das obras de arte apresentadas, como exercício reflexivo para pensar as relações dessas imagens com o tempo presente.
Serão quatrp encontros, todos na tarde da última segunda-feira do mês, exceto em dezembro que será no primeiro.
Dia 24 de setembro às 16h – Biblioteca Paulo Duarte
Exposição Biblioteca Brito Broca
Exposição - De dentro para fora
Classificação: Livre | 90 min.
O objetivo da exposição na Biblioteca Brito Broca, é apresentar à comunidade obras realizadas pelos adolescentes da Fundação Casa por meio da oficina Pintura em Tela do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), e proporcionar contato com os trabalhos produzidos pelos adolescentes desta Unidade, desmitificando a imagem negativa que os caracterizam, além da possibilidade desses meninos ouvirem de um público desconhecido por eles (que não sejam seus familiares e conhecidos) o que pensam ou como percebem suas obras. O objetivo é a troca de experiência entre os adolescentes o qual ofertam suas obras com a comunidade que as percebe.
Dia 25 de setembro às 16h - Biblioteca Brito Broca


Clube de Leitura
Vidas Secas

Classificação: Livre | 90 min.
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes.
O livro proposto para o mês de Setembro é "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.
Dia 27 de setembro às 16h30 – Biblioteca Brito Broca

Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte
Clube de Escrita da Biblioteca Paulo Duarte busca romper com o mito de que os autores são “seres iluminados”, distantes e “intocáveis” por quem os leem através de encontros que buscam ampliar o conhecimento cultural de quem convive com as obras disponíveis na biblioteca, bem como estimulando a produção literária contemporânea, por meio de rodas de conversa e vivências no campo da escrita criativa. Essa troca ocorrerá em quatro encontros:
Dia 28 de setembro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Café Preto
Classificação Livre
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontros literários a respeito da literatura negra e periférica com o objetivo de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva, mas sim socializar a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura.
Dia 29 de setembro às 15h - "Negroesia" do poeta Cuti - Biblioteca Paulo Duarte

CINEMA

Cine-Literatura na Cora Coralina

Corpo Fechado


Corpo Fechado
Unbreakable, EUA, 2000, 107 min., DVD – Classificação: a partir dos 12 anos
Direção: M. Night Shyamalan. Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright .
Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne, que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo.
Dia 27 de Setembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Semana de Aniversário da Biblioteca Álvares de Azevedo

É com grande prazer que nós, da Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo, convidamos a todos para uma semana de programação em comemoração ao aniversário de 62 anos da biblioteca!
A semana estará repleta de atrações, para agradar e atender os diferentes públicos, através de leitura, literatura marginal, dança, música, arte, sarau, atividades relaxantes, cultura e muito mais!!!!
Veja o cronograma aqui completo da comemoração
De 23 a 29 de setembro ao 12h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário