sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Destaques da semana de 25 a 31 de agosto

Orquestra Sinfônica do Municipal 
Show Especial com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal
Dia 31 de agosto às 17h - Biblioteca Viriato Corrêa

Flioenha
25 de agosto (sábado)
às 14hTeatro: O livro do improviso
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Local: Biblioteca Pública José Paulo Paes
às 18h30Sarau Vozes Negra
Coordenação: Mariana Felix (Escritora, slammer, militante feminista e apresentadora. Tem dois livros publicados: Mania (2016) e Vício (2017) ambos com poesias, crônicas e dissertações sobre o empoderamento feminino, a relação da autora com a cidade e o amor. Apresentou o programa Além da Poesia transmitido pela TVT)
Local: Biblioteca Pública José Paulo Paes
26 de agosto (domingo) às 11h
Painel: A produção literária na Penha
Mediação: Julio Marcelino (Movimento Cultural da Penha)
Painelistas:
• Bárbara Esmênia (Ativista feminista, atriz, articuladora do teatro da oprimida em São Paulo, poeta e editora)
• Paulo Cesar Lopes (Escritor, pesquisador e professor universitário)
• Sandro A. (Teólogo, professor, músico, escritor e poeta)
Local: Biblioteca Pública José Paulo Paes

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Feira de Troca de Livros e Gibis
O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, nas modalidades: romance, conto, crônica, poesia etc. e trocá-los na base de 1 por 1. Como o intuito da Feira é fomentar a Leitura de Textos Literários, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares). As pessoas podem trocar seus livros e/ou gibis nas bancas ou entre si.
Dia 26 de agosto das 10h às 16h –Parque do Carmo - Olavo Egydio Setúbal – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

MÚSICA
Lucia Torzi
Lucia Zorzi
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Suas canções têm forte influência da música francesa e do smooth jazz. Com letras em inglês, francês e português, melodias coincidentemente alegres e melancólicas, Lucia cativa a todos com o toque suave no seu violão elétrico e com a delicadeza de sua voz.
Dia 25 de agosto às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de agosto às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 28 de agosto às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 29 de agosto às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Quatro mãos
Classificação indicativa: Livre| Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 21 de agosto às 14h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 29 de agosto às 14h – Biblioteca Érico Veríssimo

Band’ jente
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As composições autorais transitam entre o pop e o alternativo com diversos ritmos que, às vezes, são capturados numa mesma canção. A Band’jénte apresenta além das composições autorais, também canções de parceiras e parceiros da música independente que têm influência direta na sua sonoridade.
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

TEATRO
O Livro do Improviso

O Livro do Improviso
Classificação: 14 anos | Duração: 60 min.
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 25 de agosto às 14h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 28 de agosto às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Nerina a Ovelha Negra
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Baseada no livro do conhecido cartunista Michele Iacocca, a opereta é o mais recente espetáculo do premiado Maracujá Laboratório de Artes e conta a história de Nerina, uma ovelha que por ter a cor diferente das outras é expulsa do rebanho. Porém, ao encontrar com lobos que resolvem usá-la para atrair e devorar as ovelhas que a expulsaram, ela toma uma atitude que salvará a todas.
Dia 26 de agosto às 11h- Biblioteca Hans Christian Andersen

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Planetário Móvel
Projeto Galileu - Planetário Móvel
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
O Projeto Galileu traz a possibilidade de conhecimento e encantamento, levando as pessoas por uma viagem espacial. Através de um ambiente imersivo, projeção de 360 graus, em Full HD , som estéreo e ambiente climatizado, apresenta-se o sistema Solar, nascimento de estrelas, satélites naturais, mudanças climáticas, etc.
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet


CIRCO
Show de Bola
Show de Bola
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Show de bola” é um monólogo, que mistura os números do artista Jesús Fornies, brincando com as diferentes formas de entender os malabares e as reações que provoca na plateia: malabarismo cômico, contemporâneo, tradicional, absurdo… sempre acompanhado do seu estilo pessoal e um inovador sentido de humor. Especializado em malabares com bolas de futebol, mostra-nos inúmeras formas de se divertir com a bola além de correr atrás dela, dando sempre a entender que existe vida além do futebol, muito mais surpreendente, criativa, mágica e divertida.
Dia 25 de agosto às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 29 de agosto às 9h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 31 de agosto às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Contalhaço
Classificação indicativa: Livre | Duração: 40min.
Dois palhaços estão relembrando suas aventuras no circo e a cada número circense, recordam histórias que fizeram parte de suas vidas. O público é convidado à participar das esquetes e atuar nas histórias, proporcionando momentos inesquecíveis. A música é parte importante da apresentação, como sonoplastia cômica e textura para as histórias.
Dia 25 de agosto às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 29 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 31 de agosto às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Marco Haurélio
Marco Haurélio
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 60 min
Existem contos de fadas no Brasil? A resposta é sim. Mas, aqui, recebem nomes como Estórias de Trancoso ou Contos da Carochinha. Nos nossos contos de fadas, Cinderela atende pelo nome de Maria Borralheira, Pele de Asno chama-se Cara de Pau e Angélica e o Príncipe Teiú fazem as vezes de A Bela e a Fera. Muitas destas histórias encantadas foram ouvidas e registradas por Marco Haurélio em livros como Contos folclóricos brasileiros e Contos e fábulas do Brasil. Muitos destes contos foram adaptados para os versos de cordel, constituindo clássicos como a História de Juvenal e o Dragão e a História da Princesa da Pedra Fina. Venha ouvir e se encantar com as estórias da nossa rica tradição oral e as mais belas histórias de cordel na voz de um dos seus mais reconhecidos autores: Marco Haurélio.
Dia 26 de agosto às 11h – Biblioteca Clarice Lispector

Histórias da Mata
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Histórias da Mata é um espetáculo composto por três histórias: A Lenda da Criação da Noite, A gata que entrou em casa e Boitatá.
Uma lenda pela qual os índios explicam a criação da noite é contada num ambiente totalmente lúdico e com objetos originários de várias tribos. A gata que entrou em casa é uma história da mata que vem lá do Continente Africano, e que ressalta o protagonismo feminino. Já Boitatá é inspirado no livro “Ai, que susto!” do autor Jorge Saad, que ressalva a preocupação com a floresta e o meio ambiente.
Histórias que possuem em comum além dos animais, das lendas, palavras e figuras, A MATA!
Lúdico, dinâmico, divertido e recheado com muita música ao vivo, brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas, bonecos, fantoches e muita interação com o público.
Dia 29 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 30 de agosto às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 31 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves

Marina Bastos
Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas estórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 25 de agosto às 14h – Biblioteca Raimundo de Menezes

CINEMA
Meu nome não é JohnnyMeu Nome não é Johnny
BRA, 2008, 118 min., DVD
Direção: Mauro Lima. Elenco: Selton Mello, Cléo Pires, Rafaela Mandelli, Ângelo Paes Leme, Cássia Kiss.
João Guilherme Estrella nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995.
Dia 30 de agosto às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina


Curta com Palavras
Cinema e Literatura na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
Exibição do curta-metragem (1986, Jorge Furtado e José Pedro Goulart) e leitura do oitavo episódio do livro O Amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas. A roda de conversa vai chamar a atenção às semelhanças do período que que se desenrolam as duas obras: a ditadura militar. Com Liniane Haag Brum
Dia 30 de agosto às 14h
Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário