quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Destaques da semana de 18 a 24 de agosto

Flioenha
Slam Perplexo
Coordenação do escritor Rafael Antunes Marcelino (Paulistano nascido em 1989. Mantém, desde 2011, produção poética na internet, ativo com o blog “451 Estilhaços...e além”. Participa desde 2015 das competições de poesia falada conhecidas como “Slams”, principalmente no “Menor Slam Do Mundo”, voltado para poemas com duração de até dez segundos. Teve publicado sete poemas para “Mallarmargens – revista de Poesia e Arte Contemporânea”, em outubro de 2013.Publicou o livro Imperativos Virasseres em 2018.)
Dia 24 de agosto às 19h30- Biblioteca Pública José Paulo Paes
 
MÚSICA
Quatro mãos
Quatro mãos
Classificação indicativa: Livre| Duração: 60 min.
A banda lançou seu primeiro Disco em 2018 Fértil, levando sua essência de contagiar as pessoas com canções que retratam sentimentos e experiências reais. Quatro mãos acredita que expressões artísticas realizadas a partir de sentimentos reais possuem mais força para tocar as pessoas, essa conexão transporta o público para situações e reflexões que possivelmente não teriam se não fossem tocadas pela arte. As letras trazem as experiências vividas, impulsionadas pelas harmonias e melodias que compartilham com o outro a arte de viver. As referências para as composições do Disco Fértil têm como principal influência e embasamento, a música brasileira. Tais referências norteiam as linhas de raciocínio para as composições, porém sempre acompanhadas pela preocupação em diversificar as estruturas musicais, para que a autenticidade da banda Quatro Mãos sempre seja reconhecida. A essência do projeto é contagiar quem esteja envolvido com ele.
Dia 18 de agosto às 14h – Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de agosto às 14h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Band’jente
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
As composições autorais transitam entre o pop e o alternativo com diversos ritmos que, às vezes, são capturados numa mesma canção. A Band’jénte apresenta além das composições autorais, também canções de parceiras e parceiros da música independente que têm influência direta na sua sonoridade.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 22 de agosto às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 24 de agosto às 15h - Biblioteca Castro Alves

Toni Ferreira
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Um dos nomes da Nova MPB Toni Ferreira acompanhado pelo músico João Guariozo faz show intimista com um repertório autoral, além de releituras particulares de canções consagradas. O cardápio de comparações é muito variado, vai de Cazuza, passa por Bethânia, Ângela Ro Ro e até Gal Costa entra na parada. Toni Ferreira se diverte com tanto disparate.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Paulo Duarte

Lucia Zorzi
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Suas canções têm forte influência da música francesa e do smooth jazz. Com letras em inglês, francês e português, melodias coincidentemente alegres e melancólicas, Lucia cativa a todos com o toque suave no seu violão elétrico e com a delicadeza de sua voz.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 21 de agosto às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 24 de agosto às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Nicolas MC - Somos O Futuro
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min. .
Integrante do Matéria Rima, um dos grupos mais engajados. O que mais chama a atenção é toda técnica apresentada. Em suas poesias Nicolas incentiva os jovens a sonhar e acreditar em seu potencial, essa é a ideia trazida no álbum “Somos O Futuro”.
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Raul Bopp

Unidos do Quintal
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Um grupo que forma um time de artistas dispostos a brincar em um quintal qualquer, real ou imaginário, em qualquer parte deste mundo onde haja crianças e adultos para brincar com eles. Eles tocam blues, curiosidade, baião, moda de viola, história sem pé nem cabeça, rock, risada, saudade, alegria e tudo que possa alcançar o coração da sua torcida!
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

TEATRO
100 + Nem Menos
100 + Nem Menos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
O espetáculo “100 + Nem Menos” aborda os primeiros contatos da criança com o universo dos números, da matemática e do desenho, onde o contar ou riscar se apresentam de forma lúdica em seu cotidiano.
A encenação não usa texto, e de uma técnica original de animação de objetos, linhas coloridas flutuam pelo ar formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada.
Com técnicas de teatro, dança e animação de objetos e bonecos, os esquetes reinventam brincadeiras folclóricas e temas do cancioneiro popular. A trilha sonora contém músicas cantadas ao vivo e outras compostas especialmente para a encenação. Imagens, ora remetem à arte Naif, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miró e Paul Klee e ora brincam com conceitos primários da Matemática.
Dia 21 de agosto às 10h – Biblioteca Padre José de Anchieta

O Livro do Improviso
Classificação: 14 anos | Duração: 60 min.
As atrizes Cíntia Portella e Maíra De Grandi vão encontrar seu protagonismo em uma história criada em parceria com o público dentro da biblioteca. Através da improvisação teatral o público-leitor vai inspirá-las e ajudar a escrever essa estória. A partir de referências dos títulos encontrados na biblioteca o público vai ter a sensação de estar criando um livro!
Dia 18 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 21 de agosto às 14h - Biblioteca Belmonte
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes

Em Busca da Boneca Azul
Classificação indicativa: Livre | Duração: 55 min.
Tulipa e Tabefe são dois palhaços que recebem uma mensagem revelando o desaparecimento de uma bailarina, conhecida como Boneca Azul. Eles transformam-se em detetives para encontrá-la, porém são surpreendidos pelas armadilhas e magias de Líria, uma habilidosa feiticeira que, auxiliada por seu assistente, o desastrado Panklata, vai criando obstáculos para que o mistério da Azul não seja desvendado.
Dia 18 de agosto às 14h00 - Biblioteca Camila Cerqueira César

Cada Qual no Seu Barril
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min.
Adaptação da Cia. da Revista para o livro Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de Ruth Rocha. Sem trocar uma palavra, as incríveis atrizes encenam uma sequência de esquetes cômicos por meio de expressões, gestos e mímica. Igor e Vladimir são dois náufragos que vivem às turras numa ilha deserta enquanto esperam pelo resgate. Para as crianças, ficam evidentes os duelos semelhantes aos dos desenhos animados de Tom e Jerry, Pernalonga e Patolino ou Papa-Léguas e Coiote. Com direito a dinamites, bombas, granadas e armadilhas — todas de mentirinha, óbvio —, os personagens se empenham para criar traquinagens e atazanar a vida um do outro, numa verdadeira guerra.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de agosto às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay

CIRCO
Contalhaço
Contalhaço
Classificação indicativa: Livre | Duração: 40min.
Dois palhaços estão relembrando suas aventuras no circo e a cada número circense, recordam histórias que fizeram parte de suas vidas. O público é convidado à participar das esquetes e atuar nas histórias, proporcionando momentos inesquecíveis. A música é parte importante da apresentação, como sonoplastia cômica e textura para as histórias.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 22 de agosto às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 23 de agosto às 14h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Anne Frank

Show de Bola
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Show de bola” é um monólogo, que mistura os números do artista Jesús Fornies, brincando com as diferentes formas de entender os malabares e as reações que provoca na plateia: malabarismo cômico, contemporâneo, tradicional, absurdo… sempre acompanhado do seu estilo pessoal e um inovador sentido de humor. Especializado em malabares com bolas de futebol, mostra-nos inúmeras formas de se divertir com a bola além de correr atrás dela, dando sempre a entender que existe vida além do futebol, muito mais surpreendente, criativa, mágica e divertida.
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 21 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 22 de agosto às 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 24 de agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Histórias da Mata
Histórias da Mata
Classificação indicativa: Livre | Duração: 60min.
Histórias da Mata é um espetáculo composto por três histórias: A Lenda da Criação da Noite, A gata que entrou em casa e Boitatá.
Uma lenda pela qual os índios explicam a criação da noite é contada num ambiente totalmente lúdico e com objetos originários de várias tribos. A gata que entrou em casa é uma história da mata que vem lá do Continente Africano, e que ressalta o protagonismo feminino. Já Boitatá é inspirado no livro “Ai, que susto!” do autor Jorge Saad, que ressalva a preocupação com a floresta e o meio ambiente.
Histórias que possuem em comum além dos animais, das lendas, palavras e figuras, A MATA!
Lúdico, dinâmico, divertido e recheado com muita música ao vivo, brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas, bonecos, fantoches e muita interação com o público.
Dia 18 de agosto às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 18 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Marina Bastos
Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Dia 21 de agosto às 10h - Biblioteca Malba Tahan

De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas estórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 18 de agosto às 14h – Biblioteca Menotti Del Picchia

CINEMA
O Bom Dinossauro
O Bom Dinossauro
The Good Dinosaur ,EUA, 2015, 110 min., DVD
Direção: Peter Sohn. Elenco (vozes): Raymond Ochoa, Jack Bright, Jeffrey Wright, Frances McDormand, Anna Paquin, Steve Zahn, Sam Elliott. Gênero: Animação
Em um mundo onde humano e dinossauros vivem lado a lado, Arlo é um dinossauro que tenta encontrar seu caminho de volta para casa. Nesta jornada, ele desenvolve uma amizade incomum com o menino Spot.
Dia 22 de agosto às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Meu Tio Matou um Cara
BRA, 2004, 87 min., DVD
Direção: Jorge Furtado. Elenco: Lázaro Ramos, Deborah Secco, Darlan Cunha, Sophia Reis, Dira Paes, Aílton Graça.
Éder é preso ao confessar ter matado um homem. Duca, um menino de 15 anos, que é sobrinho de Éder, quer provar a inocência do tio.
Dia 23 de agosto às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Curta com Palavras
Cinema e Literatura na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima
Clandestina Felicidade
Exibição do curta-metragem (1998, Marcelo Gomes e Beto Normal) com leitura e roda de conversa sobre os contos Felicidade Clandestina e Restos de Carnaval, de Clarice Lispector, que inspiraram o filme. Com Liniane Haag Brum
Dia 23 de agosto de 2018 às 10h - Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário