segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Destaques da semana de 6 a 12 de dezembro

Terça Afro, Cinema: Curtas infantis 1, Bee movie, Turma da Mônica, Contação de Histórias: Lindas histórias de natal, Finalização do Fanzines na Zona de Sampa, Palestras, Debates e encontros, Teatro: Se comporta, Corpos inquietos.


TERÇA AFRO NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS
O Coletivo Akina, em parceria com os coletivos Negro, Sambaqui e Gumboot, realizará uma série de encontros especiais nas bibliotecas públicas municipais de São Paulo. O objetivo dos encontros é levar para as bibliotecas a experiência do projeto Terça Afro que, desde 2012, promove encontros com artistas negros/as que são referências para toda a comunidade. Os encontros seguem a metodologia da ancestralidade africana e afrobrasileira ao promover um espaço, de circularidades e rodas de conversa, voltado às questões da cultura e da história negra no Brasil e no mundo, em suas mais diferentes expressões artísticas e culturais, sempre com convidados especiais para cada encontro.

Nossos passos vêm de longe - A casa de farinha de Gonzagão
Intervenção Artística da Cia. De Teatro da Investigação, que traz suas abordagens teatrais sobre um dos grandes nomes da música do Brasil: Luiz Gonzaga. Entre as conversas e apresentações do grupo, identificam-se aspectos na vida do cantor e suas fontes culturais para a formação de sua música e a construção de sua identidade. 
10 de dezembro às 14h - Biblioteca Brito Broca


CINEMA


Curtas Infantis 1
Isabel e o cachorro flautista (SP, 2004, FIC/ANI, 14 min.) / O tamanho que não cai bem (RS, 2001, ANI, 7 min.)/ Alma carioca - um choro de menino (RJ, 2002, ANI, 6 min.) / Disfarce explosivo (SP, 2000, ANI, 6 min.). / O nordestino e o toque de sua lamparina (CE, 1998, ANI, 8 min.) / Mitos do mondo: como surgiu a noite? (RJ, 2005, ANI, 6 min.), HIstorietas assombradas (para crianças malcriadas) (SP, 2005, ANI, 16 min.)

Bee Movie - A História de uma Abelha
EUA. 95 minutos, 2009, DVD
Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça. LIVRE
7 de dezembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Turma da Mônica: a estrelinha mágica e outras histórias
Brasil, 1999, 59 min., DVD 
Direção: Mauricio de Sousa. 
Você já imaginou uma estrelinha sozinha, abandonada, que por acidente acabou caindo na Terra? Mônica e Cebolinha a encontram e, juntos, vivem uma emocionante aventura. Confira! Livre.
8 de Dezembro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Palhaça Lilika conta histórias
Eliana Toscano, conta histórias e brinca com a criançada no Auditório Kiyomi da Belmonte. 
6 de dezembro  às 14h30 Biblioteca Belmonte

Lindas histórias de Natal
Com Telma S. D. e Contos do Chá
6 e 13 de dezembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen


CURSOS E OFICINAS

Evento de Finalização – Fanzines na Zona de Sampa
Com Márcio Sno
O Programa Fanzines nas Zonas de Sampa que completa 11 anos de existência, tradicionalmente recebe dois profissionais da área de Fanzines para conversar com os participantes do curso. Neste ano, o evento acontecerá no dia 10 de dezembro às 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato, com a presença de Germana Carvalho, que é quadrinista e trabalha ainda como letrista e designer e Márcio Sno, fanzineiro que nos anos noventa editou diversos zines e fez ilustrações para bandas e publicações e que lançou três capítulos da série de documentários "Fanzineiros do Século Passado".


INFANTIL

BRINCADEIRAS LITERARIAS
Brincando com as Histórias - Trilha Literária 
Crialudis 
Uma trilha gigante que possibilita brincar com assuntos relacionados a diversos clássicos da literatura infantojuvenil, como: Branca de neve, Patinho feio, A bela e a fera, Os três porquinhos, O pequeno polegar, entre outros.
6  de dezembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias em jogo
Crialudis
Mediação de leitura com metodologia lúdica
8 de dezembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen


MÚSICA

Show com a Família Lopes
A Família Lopes, composta por Sabino Lopes, Luan Sabino, Sabrina Lopes, Gabriel Lopes, Marcia Lopes e Daniel Feliciano farão um show com música para todos os gostos. 

10 de dezembro 14h Biblioteca Belmonte


PALESTRAS, DEBATES E ENCONTROS

Leituras e histórias na maior idade
Com Geraldine da Silveira Mader
O Projeto “Leituras e Histórias na Maior Idade” é um encontro semanal com a terceira idade da comunidade de COHAB de Taipas para, através da literatura e das histórias de vida pessoal e coletiva, dialogar e refletir sobre as diversas questões associadas à vida do indivíduo. É um momento de reflexão e aprendizado coletivo e terá como produto final um diário de memórias coletivas.
6 e 11 de dezembro às 9h - Érico Veríssimo

Ciclo de palestras sobre cultura popular na Biblioteca Belmonte
Um Dedinho de Prosa – Causos e Cultura Caipira 
Com Prof. Me. Robson A. Santos
A “palestra-show” é resultado de pesquisa em oralidade e conto popular pelo interior paulista e sul de Minas Gerais. O Prof. Me. Robson, interpretando Pindé, um caipira contador de causos que jura que todos são verdadeiros, apresenta o universo caipira através de seus causos e costumes, tirando risos da plateia.
7 de dezembro às 19h - Biblioteca Belmonte

O ciclo natalino na cultura popular
Com Prof. Me. Robson A. Santos Na cultura popular, o Natal se apresenta e é comemorado de formas diferentes daquelas conhecidas nas grandes cidades, resultantes do consumo de massa. Folia de reis, pastoril, histórias, lendas proporcionam uma outra forma de vivenciar e refletir este período natalino. A palestra objetiva apresentar aos participantes um pouco da riqueza da cultura popular no ciclo natalino brasileiro. 

7 de dezembro às 19h30 Biblioteca Belmonte

O Horror Fantástico
Com Sidney Leal
O escritor Sidney Leal apresenta, dentro do projeto ‘Comunidade do Conto’, um bate-papo informal, com toque de fã aficionado por literatura fantástica, a palestra “O Horror Fantástico”. Onde se propõe no espaço de 50 minutos, falar sobre as particularidades do gênero que tanto fascina, quanto afasta leitores no Brasil e no mundo.
10 de dezembro às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho


PROJETO VOCACIONAL
Show de encerramento                                      


TEATRO

Se comporta
com Cia. Mimos
Totalmente sem falas e fruto de um trabalho bastante embasado no palhaço, na pantomima e em lutas cênicas, a peça traz um humor pastelão extremamente corporal e expressivo; consiste em esquetes individuais, em duplas ou com o trio, apresentando situações inusitadas vividas pelas personas clownescas correspondentes aos atores.
6 de dezembro , às 9h30 - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Corpos Inquietos
Em um universo criado a partir de vivências de cada performer, o espetáculo toma como base lembranças boas ou ruins que de algum modo mesclam as inquietudes que mascaram e transpassam esses atores. Dialogando com temas existenciais do ser humano como memórias emotivas, reprimidas e falsas em meio a questionamentos filosóficos que como fio condutor, o corpo expõe as inquietações desses personagens.
9 de dezembro às 20h - Biblioteca Hans Christian Andersen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário