segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Destaques da semana de 1º a 7 de novembro

Pegue, leve e leia, Biblioteca nas ruas, Cinema: ET, Olhar instigado, Contação de histórias, Oficina:  Saltitando da mata à internet – O século do Saci, Música e Palestras.




PRAÇA & PROSA

O Projeto Praça & Prosa é uma iniciativa dos Monitores Culturais das Bibliotecas Affonso Taunay, Aureliano Leite, Cassiano Ricardo, Paulo Setúbal, Paulo Sergio Duarte Milliet e Ricardo Ramos que ocupa diferentes praças e parques da cidade de São Paulo e democratiza o acesso à cultura.

Com atrações variadas para os adultos e para as crianças, o evento acontece ao ar livre durante o dia e o público pode usufruir da estrutura do parque, da praça e da biblioteca durante as atividades, proporcionando uma tarde com literatura e música a fim de promover integração e ocupação dos espaços públicos.

  Música ao Vivo
      Orquestra Infanto-Juvenil CCA
           Crianças ao Violão (Madre Assunta)
                Show da Banda Alameda dos Anjos
                     Coral de Vila Prudente

Local: Praça Centenário de Vila Prudente
Dia 4 de novembro das 11 às 16h 

PEGUE, LEVE, LEIA


Com o objetivo e estimular a leitura por toda a cidade, as bibliotecas públicas municipais, os pontos de leitura e os bosques da leitura promoverão a doação de livros em seus espaços e em locais públicos próximos a eles, como praças, pontos de ônibus e jardins nos dias 4 e 5 de novembro de 2016.


Pegue, leve e leia o livro e depois compartilhe sua experiência respondendo quatro perguntas sobre sua experiência.

Aproveite para conhecer as bibliotecas e os outros serviços de leitura municipais e tenha acesso aos milhares de livros de seus acervos. Participe também das programações culturais.

Os livros do projeto Pegue, Leve e Leia foram doados pela sociedade civil e instituições parceiras para esse fim. 


BIBLIOTECA NAS RUAS




Biblioteca nas Ruas é uma ação das doze bibliotecas da zona norte que visa divulgar esses equipamentos públicos para a população concentrada na região. 

O evento está na sua segunda edição e teve inicio no ano de 2015 a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e da Ação Educativa – conveniada responsável pelo programa Jovem Monitor Cultural, no qual é indiscutível o envolvimento dos Jovens Monitores instalados nesses equipamentos públicos da região norte. 

As bibliotecas se dividiram em quatro blocos de três e organizarão dois grandes eventos simultâneos nos dias 4 e 5 de novembro que contarão com atividades culturais diversas desdeoficinas, apresentações, sarau com microfone aberto etc. 


Dia 4 
Casa de Cultura Brasilândia
Rua Raulino Galdino da Silva, s/nº - Brasilândia
Das 11h às 16h

Praça Alberto Pereira de Castro Junior Lauzane
Das 12h às 16h


Dia 5
Coreto de Taipas
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 12171 – Taipas
Das 10h às 14h

Praça Carlos Koseritz
s/nº - Vila Sabrina


Das 10h às 16h




CINEMA



E.T., o extraterrestre
E.T. The Extra-Terrestrial, EUA, 1982, 120 min., DVD
Direção: Steven Spielberg. Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace.
Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade. Livre.
3 de novembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Olhar instigado
Brasil, 2015, 71 min, dublado, DVD
Três artistas se apropriam do espaço público e apresentam sua visão e sua forma de manifestá-la nas ruas da maior cidade da América do Sul: Olhar Instigado é o retrato da criação na vida dos artistas e da situação que a cidade de São Paulo vive.
Após a exibição, haverá bate-papo com os diretores Chico Gomes e Felipe Lion.
4 de novembro às 16h Biblioteca Mário Schenberg


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contar histórias é algo emocionante... ouvir e querer fazer parte é melhor ainda!
Com Tia Ceminha
1º de novembro às 10h Biblioteca Hans Christian Andersen


OFICINA

Saltitando da mata à internet – O século do Saci
com Daniel D'Andrea
O Saci Pererê, é um mito fundamental para compreender nosso imaginário. Esta oficina pretende mergulhar nas origens, símbolos, características, histórias e singularidades deste personagem tipicamente brasileiro. Buscando entender sua particular versatilidade para transitar adaptando-se às diferentes mídia, sem perder seus traços principais e compreendo os segredos, por parte de crianças.
30 vagas – inscrições no email: bibliotecahans@gmail.com
5 de novembro às 9h - Biblioteca Hans Christian Andersen


MÚSICA

Aqui tem Hip Hop
Com Rapper Pirata (André Luiz dos Santos)
Ações coletivas e discussão de temas transversais que utilizam o Hip Hop como veículo para contribuir com o lazer e a cultura na periferia noroeste de São Paulo e transformar a realidade do local. 
4 de novembro às 13h  Biblioteca Menotti Del Picchia

Apresentação do Grupo Banhu Maria
Show musical conduzido por três vozes, que a partir do diálogo com a memória ancestral e as inquietações da paisagem urbana, tecem uma identidade enraizada na cultura popular brasileira e em reflexão constante com a consciência planetária. Com cantigas de repertório autoral mesclado a manifestações do cancioneiro popular tradicional, pagodes, cocos, congadas, maracatus, caxambus, jongos e sambas.
5 de novembro às 14h Biblioteca  Hans Christian Andersen

   
PALESTRAS

Ciclo de palestras sobre os livros do vestibular: Fuvest 2017
A biblioteca realiza, de outubro a novembro, ciclo de palestras sobre os livros da FUVEST - 2017, com graduandos e pós-graduandos de Letras e História da USP. Tem-se como proposta fazer uma revisão geral das obras, destacando suas características, contextos históricos e especificidades, de modo a esclarecer dúvidas, bem como resolver algumas questões sobre as obras com o público.
O Cortiço: 1º e 3 de novembro, das 14h às 16h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

A importância de ler
A palestra com o escritor Francis Gomes pretende estimular o pensamento critico do participante, com visão para escolher e seguir os melhores caminhos e fazer com que adolescentes e jovens desenvolvam o gosto pela leitura, e estejam preparados para qualquer desafio que requeira criatividade e pensamento ágil. A programação é feita em parceria com o Coletivo Literatura no Brasil.
7 de novembro às 10h – Biblioteca Vicente de Carvalho

CICLO DE PALESTRAS SOBRE CULTURA POPULAR NA BIBLIOTECA BELMONTE
Um dedinho de prosa – Causos e Cultura Caipira
Com Prof. Me. Robson A. Santos
A “palestra-show” é resultado de pesquisa em oralidade e conto popular pelo interior paulista e sul de Minas Gerais, o Prof. Me. Robson, interpretando Pindé, um caipira contador de causos que jura que todos são verdadeiros, apresenta o universo caipira através de seus causos e costumes, tirando risos da plateia.
9 de novembro às 19h Biblioteca Belmonte





Nenhum comentário:

Postar um comentário