sexta-feira, 1 de março de 2013

Música e Saraus

Sarau do Desamadurecimento
Organização: Biblioteca Narbal Fontes e Liliana Olivan Espaço para leitura de poesias, crônicas e outros estilos literários, próprios ou de autores conhecidos. Nesse encontro, inspirados pelas leituras e reflexões do último sarau propõe como tema gerador: A Solidão dos Encontros.
Dia 2 de março das 14h às 16h - Biblioteca Narbal Fontes

Samba Rock
Com Almir Bispo Cardoso e Ana Brasil
Vertente da musicalidade onde ocorre a junção entre o samba herdado do jongo com a música negra americana, isto resulta em ritmo que explora e traduz o swing tropicalizado e as letras que abordam o cotidiano lírico e onírico, alegre e harmônico para todos nós que comungamos e vivenciamos nossa cultura abrasileirada e impregnada de africanidade.
Dia 2 de março às 18h - Biblioteca Paulo Duarte


Choro na Manhã
Conjunto Retratos
O Choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Música de Arquétipos que exigem do músico muito domínio de seu instrumento e uma apurada percepção de códigos e senhas que se encaixam em gigantescos improviso. Todo primeiro domingo os amantes da boa música estão convidados a prestigiar o projeto e em cada apresentação, além do Conjunto Retratos, há sempre um convidado, incluindo a platéia, participando da apresentação que mistura música, poesia, história e entretenimento. Antes do recital há um café da manhã que é preparado especialmente para o público presente.
Dia 3 de março às 11h - Biblioteca Paulo Duarte





Sarau do Ricardo ao Assumpção
Com o grupo de Teatro Projeto Bazar e Convidados Homenageando o poeta Cassiano RICARDO e o músico Itamar ASSUMPÇÃO, patronos da biblioteca, o sarau é um espaço para várias linguagens artísticas, com destaque para a música, a literatura e o teatro. Em março, o sarau celebra “As mulheres na Música e na Poesia: Chiquinha Gonzaga, Adélia Prado, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Lya Luft”, e  contará com a participação especial de Ingrid Silverol contando e cantando Chiquinha Gonzaga.
Dia 15 de março às 14hBiblioteca Cassiano Ricardo

Tarde Sertaneja

Organização de Zenaide Salvatico Storari e João da Mata Resgate de nossas raízes caboclas.  Vertentes do nosso interior miscigenado de poesia e cores cafuzas, caipiras, negras e índias.
Dia 16 de março das 16h às 19h - Biblioteca Paulo Duarte




2º Encontro Violonístico
Com Paulo Gilberto dos Santos e Trio de Jazz
O violão em seus vários segmentos: orquestras, duos, trios, quartetos, e como integrantes de grupos de madeiras e cordas. Convidados:
Dia 2 de março às 16h – Orquestra de Violões coordenada pelo Prof. Luiz Stelzer, apresenta composições de Tom Jobim, Villa Lobos e Egberto Gismonti, entre outros.
Dia 9 de março às 16h – Grupo Jequibau apresenta composições próprias
Dia 6 de março às 16h – Francisco Kenji apresenta composições próprias e obras de Luiz Gonzaga e Ernesto Nazareth, entre outros.
Dia 23 de março às 16h – Prof. Márcio Guedes apresenta peças de Villa Lobos e Garoto - Biblioteca Paulo Duarte

Projeto 150 anos de Nascimento do Compositor Ernesto Nazareth
Com Trio Jazz e convidados, Paulo Gilberto dos Santos
Comemoração aos 150 anos de nascimento desse importante compositor brasileiro, um dos pilares da formação de nossa cultura musical. Recital com flauta, piano e regional, explorando o repertório de chorinhos, polcas, valsas, tangos e sambas, traduzindo um universo onírico e pulsante das primeiras décadas do século 20. A negritude erudita.
Dia 21 de março das 20h às 21h30 - Biblioteca Paulo Duarte

Baile da Melhor Idade
Com Neusa da Silva Alves e Neusa da Silva Barbosa
Todos os ritmos com ênfase para o popular e músicas das grandes orquestras de bailes.
Dia 22 de março das 14h às 17h - Biblioteca Paulo Duarte


Sarau Sertanejo
Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani.
Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Livre
Dia 23 de março às 15hBiblioteca Belmonte

Homenagem ao dia das Mulheres: Anália Franco e Tarsila do Amaral
Organização: Tereza Rocha
Espaço para assistir e apresentar poesias e outros estilos literários, além de música e outras atividades culturais. Livre
Dia 29 de março às 14h - Biblioteca Nuto Sant’Anna


Semana de Arte:
Por uma nova arte em busca de uma nova expressão: Uma retrospectiva da Arte Moderna até os dias de hoje. 

Tardes literárias
Em homenagem aos artistas que revolucionaram a arte brasileira
De 18 a 22 de março
De 2ª a 6ª feira das 9h às 18h
Aos sábados das 9h às 16h
Aos domingos das 10h às 15h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Saraus Temáticos

Os Saraus acontecerão durante a Semana, abordando as várias formas da literatura brasileira e estrangeira, incluindo itens do acervo da Biblioteca.
De 18 a 22 de março das 14h às 16h30Biblioteca Padre José de Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário