sexta-feira, 1 de março de 2013

Cursos, oficinas e encontros


Capoeira
Com Mestre 22 e Quati. Para maiores de 5 anos.
O grupo Cativeiro resgata a dignidade cultural através do jogo, da dança, da ginga, ensinando aos praticantes a resistência, a persistência no modo de enfrentar o mundo com respeito. Aulas de Maculelê, contos afros e história da Capoeira.

Dias 5, 12, 19 e 26 de março às 18h
Dias 6, 13, 20 e 27 de março às 18h
Dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de março às 18h - Biblioteca Paulo Duarte

Xadrez
Coord. José João dos Santos
Noções básicas para iniciantes abordando as regras fundamentais, e oferecendo o conhecimento necessário para se iniciar no jogo e xadrez intermediário.
Dias 2, 9, 16 e 23 de março das 13h às 15h - Biblioteca Pública Amadeu Amaral

Oficina de Escrita Criativa: como escrever seu livro
Com o escritor e músico Reynaldo Bessa
Na oficina será abordado como desenvolver uma ideia que dará origem a um poema, conto ou até mesmo romance; como enriquecer essa ideia através de leituras e análise de textos; como terminar um livro inacabado. Também serão mostrados os caminhos a serem seguidos no mercado editorial, o mundo dos blogs, livros digitais, mídias sociais e muito mais. 25 vagas. Inscrições diretamente na biblioteca.
As segundas, com início em 4 de março às 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Leitura da minha história
Com Anita Correa
Aproximar o público do projeto com as diferentes formas de leitura (leitura da palavra escrita, leitura visual, leitura artística) e construir, individualmente, a história de vida de cada um, usando um dos recursos utilizados durante as oficinas para valorizar a história pessoal dos participantes e suas possibilidades de leitura de mundo e das letras.
Dias 6, 13, 20, 27 de março das 15h às 16h - Biblioteca Pedro Nava

Conheça sua voz e cante!
Com Anita Deixler*
A oficina propicia ao participante o auto-conhecimento da voz cantada e do seu aparelho fonador, para em seguida se aprender as técnicas vocais. Os encontros serão em grupo, mas com acompanhamento individual. Serão trabalhadas peças em conjunto e de livre escolha. Encontros com duração de 1h30, entre 7 de março e 27 de junho. 15 vagas. A partir de 11 anos.
Quintas, a partir de 7 de março , às 16h30
   
Canto para contadores de histórias

Com Anita Deixler*
Encontro semanal tendo em foco uma consciência vocal e melhoria da técnica vocal através do canto. Os encontros serão em grupo, mas com acompanhamento individual.
Quintas, a partir de 7 de março , às 19h 
*Cantora que transita em diversos estilos da música popular e da música erudita, musicista e professora, Anita Deixler foi integrante dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo por 30 anos. Tem um trabalho didático consagrado de técnica vocal, reconhecido no meio artístico e junto aos fonoaudiólogos. 


Violão Popular
Com Anita Deixler*
A cada semana será trabalhada uma canção da música popular brasileira, para que os participantes aprendam os acordes e as técnicas básicas do instrumento. Cada encontro terá duração de 1h30. Os encontros acontecerão entre 12 de março e 25 de junho. 15 vagas por turma. A partir de 11 anos.
Turma 1: terças, a partir de 12 de março, às 14h30
Turma 2: terças, a partir de 12 de março
, às 17h
Turma 3: terças, a partir de 12 de março
, às 19h
Inscrições diretamente na Biblioteca ou por e-mail - bmcassianoricardo@yahoo.com.br, com os seguintes dados: nome completo, idade, endereço, telefone e curso/horário pretendido.







Dança do Ventre
Com Ainê Aymelek. Para maiores de 5 anos.
O corpo como expressão da poesia através da manifestação da sensibilidade. O 'ventre' traduz a origem de todo encantamento. Vertentes: Dança Zaar-Norte da África, Aula Tribal, Dança do Ventre Clássica e Moderna, Dança do Chá - Marrocos, Dança Hagallah - Líbia, Dança Gawazze - Egito. Representações Culturais do norte Africano.
Dias 10, 17, 24 e 31 de março (dom), 11h às 13h - Biblioteca Paulo Duarte
 
Curso básico de formação para Contadores de Histórias
Coordenação de Ana Luisa Lacombe. Com participação de Kelly Orasi, Simone Grande, Eliana Atihé, Marli Vidal, Ilan Brenman, Viviane Barrichello, Leila Garcia, Betinho Sodré e Anita Deixler.
Realizado desde 2008, o curso chega agora à sua 13ª edição e, entre vários temas, abordará: as origens da literatura infantil, o mundo simbólico da criança, a voz e o corpo do contador de histórias, o uso de sons e objetos nas histórias etc. Ao final do curso, os alunos farão uma apresentação aberta ao público. 60h. 35 vagas.
Inscrições de 18 de fevereiro a 06 de março de 2013 pessoalmente na Biblioteca. No ato da inscrição, o interessado deverá preencher uma carta de intenção que será decisiva na seleção dos participantes, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas.
Aos sábados, das 09h30 às 13h30, de 16 de março a 6 de julho de 2013 - Biblioteca Hans Christian Andersen


Oficina de Introdução ao Cinema Documentário
Com Roney Freitas
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário. Apresenta especificidades em relação ao cinema documental e ao cinema de ficção narrativo (o embate com o "real"), além de introduzir a análise e à interpretação de filmes documentais.
Roney Freitas é formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo. É co-autor do longa-metragem "Paulicéia" e dirigiu os curtas-metragens "Laurita" e "Aurora". Atualmente, Roney finaliza o documentário "Memória de Rio", curta que dirigiu sobre o rio Tietê, projeto selecionado no edital do Prêmio Estímulo da Prefeitura de São Paulo.
Inscrições na biblioteca, pessoalmente, de 18 de março a 12 de abril.
30 vagas. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição. Não é necessária experiência anterior. Para maiores de 18 anos.


Aos sábados, das 9h às 13h, de 20 de março a 6 de julho - Biblioteca Roberto Santos










Palestra: Origens da Literatura infantil
A palestra propõe uma reflexão sobre a maravilhosa criação humana que é a literatura infantil.
"Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as histórias fabulosas ouvidas na infância". (Câmara Cascudo)
Mas onde nascem essas histórias? Como nos chegam? Que caminhos percorrem? Quem são seus autores? O que elas revelam, ou ainda, o que escondem? Por que sua persistência mesmo em tempos tão 'científicos', ou talvez por isso mesmo? Ou serão o maravilhoso, o onírico, o fantástico, o imaginário que elas carregam, possibilidades de descobertas de sentidos outros, ocultos e essenciais, para a nossa vida?
Dia 23 de março às 9h30 - Biblioteca Hans Christian Andersen

Construindo pipas
Com Henrique Turner, Zé Carlos Rocha e Nayara Luzzi.
Oficina de confecção de pipas, visando o conhecimento de matemática, desenvolvimento da coordenação motora, estímulo da criatividade e lazer.
Dia 26 de março às 14h30 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

RPG Tagmar
Com o Grupo Papel & Espada
Com o objetivo de apresentar o RPG para quem ainda não conhece essa ferramenta lúdica o Grupo Papel & Espada estará na Biblioteca Chácara do Castelo com mesas de RPG abertas ao público. As sessões são de aventura que duram uma tarde e se complementam numa campanha maior envolvendo os jogadores na trama apresentada. Para maiores de 15 anos.
Dia 30 de março às 12h - Biblioteca Chácara do Castelo
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário