segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Dicas de Leitura - Semana de Arte Moderna - parte 2

 A Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna de 1922, está comemorando seu centenário, e as Dicas de Leitura de fevereiro celebram o evento evidenciando obras de autores participantes, ou sobre eles, no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas. Nesta parte 2 apresentamos obras referentes aos pintores e pintoras, escultores e músicos participantes da semana de 22.

 PINTORES E PINTORAS

Capa dos livros de Anita Malfatti

Anita Malfatti - Angela Braga-Torre
Pioneira do Modernismo no Brasil Anita enfrentou rejeição por parte do público da crítica e até dos familiares a exemplo de muitos artistas que resolveram buscar um novo caminho estético. Com uma linguagem clara e objetiva a autora Angela Braga-Torres traça a biografia da artista sua luta para firmar-se no cenário artístico nacional mostrando que o reconhecimento nem sempre vem de imediato mas que vale a pena persistir. Coleção Mestres das Artes no Brasil.
Malfatti, Anita, 1896-1964 - Literatura infantojuvenil; 2. Pintores - Brasil - Biografia - Literatura infantojuvenil; 3. Pintura - Brasil - Literatura infantojuvenil

Anita MalfattiCarla Caruso
Anita Catarina Malfatti nasceu na cidade de São Paulo, em 1889. Foi uma importante e famosa artista plástica brasileira com suas pinturas e seus desenhos. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Nesta obra, Carla Caruso apresenta a trajetória de Anita Malfatti, artista plástica do Modernismo que conquistou o Brasil e o mundo com suas obras que mudaram o rumo da arte brasileira. Coleção Crianças famosas.
Malfatti, Anita, 1896-1964 - Literatura infantojuvenil; Pintores - Brasil - Biografia - Literatura infantojuvenil; Pintura - Brasil - Literatura infantojuvenil

Anita Malfatti: a festa da cor - Ani Perri Camargo
O modo de lidar com a deficiência física, os mistérios da vida amorosa e a especulada paixão de Anita por Mário de Andrade estão aqui presentes, iluminando ainda mais o retrato desta artista para a História da Arte brasileira.
Malfatti, Anita, 1896-1964; Pintores – Brasil – Biografia; Pintura – Brasil - Século 20

Minha tia Anita Malfatti - Dóris Maria Malfatti
Testemunho que nos leva a mergulhar no dia a dia da pintora, no interior das casas nas quais ela viveu e em sua infância, adolescência e vida adulta. Este relato enriquece com detalhes inéditos a imagem desta grande artista.
Malfatti, Anita, 1896-1964; Pintores – Brasil – Biografia; Pintura – Brasil - Século 20

Anita Malfatti no tempo e no espaço: biografia e estudo da obraMarta Rosseti Batista
Resultado de mais de quatro décadas de extensa e rigorosa pesquisa, este livro apresenta a vida e a obra de Anita Malfatti (1889-1964), precursora do modernismo brasileiro, em dois volumes ilustrados: Biografia e Estudo da Obra, que conta a trajetória da pintora, mapeando todas as etapas de sua vida, inclusive fases desconhecidas de sua pintura e de seu percurso pessoal; e Catálogo da Obra e Documentação, que reúne uma relação, em verbetes, das mais de 1300 obras produzidas em mais de cinquenta anos de trabalho da artista, uma lista das exposições realizadas, além de bibliografia de e sobre a artista. As informações foram obtidas pela autora em visitas ao ateliê de Anita, na década de 1960, e na consulta a documentos dispersos em arquivos, bibliotecas e coleções, públicas e particulares.
Malfatti, Anita, 1896-1964; Pintores – Biografia; Pintura - Século 20 – Brasil; Arte moderna - Século 20 – Brasil

capas dos livros de Di Cavalcanti, John-Graz e Vicente Rego Monteiro

Brincando com arte: Di CavalcantiEmiliano De Cavlcanti; Jefferson Galdino
A Coleção Brincando com Arte propõe um conhecimento da dimensão Arte-Cultura por meio da leitura imagética das produções que representam a brasilidade. A ausência de textos escritos na construção dos livros favorece o seu uso em diversos momentos da elaboração do conhecimento, em que o leitor é convidado a apropriar-se de conceitos como - conteúdo das obras, relato histórico, contexto social, estilo, positivo e negativo, figuras espelhadas, ritmo, natureza das linhas, perspectiva, entre outros.
Pintores – Brasil - Literatura infantojuvenil ; Pintura – Brasil - Literatura infantojuvenil; Di Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 - Literatura infantojuvenil

Contando a arte de Di Cavalcanti - Angela Braga-Torres
Contando a arte de Di Cavalcanti é um livro indispensável para que se possa conhecer o legado que este mestre das artes plásticas nascido no Rio de Janeiro em 1897 deixou para o campo artístico nacional e internacional, tendo se consagrado como um dos protagonistas do movimento modernista no Brasil. Concebida numa linguagem fluente, a obra é uma amostra preciosa da importância do trabalho de Di Cavalcanti no cenário cultural brasileiro desde os anos 1920. Sua leitura permite conhecer pormenores de sua trajetória desde sua infância, passando por sua formação, suas influências e por suas relações com a rede de intelectuais e artistas na qual circulou.
Di Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 - Crítica e interpretação; Pintura – Brasil

Di Cavalcanti: um perfeito carioca - Caixa Cultural
Di Cavalcanti, Emiliano, 1897-1976 - Exposições; Modernismo (Pintura) - Catálogos; Pintura – Brasil - Século 20 - Exposições; Pintores – Brasil – Biografia

O Brasil de John Graz - John Graz; Sergio Pizoli
Catálogo da exposição realizada na Caixa Cultural, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010.
Graz, John, 1891-1980; Arte moderna – Brasil - Século 20; Pintura – Brasil - Século 20

Quatro faces de um encontro: Vicente do Rego Monteiro
Monteiro, Vicente do Rego, 1899-19701; Pintura - Século 20 – Brasil; Pintores – Brasil
 

 ESCULTORES

capas dos livros de Victor Brecheret

A arte indígena de Victor Brecheret Victor Brecheret; Maria Aparecida Silva Brecheret
Brecheret, Victor, 1894-1955; Escultura - Século 20 – Brasil - Exposições; Índios na arte – Brasil - Exposições

Contando a arte de Brecheret - Sandra Brecheret Pellegrini
A série CONTANDO A ARTE oferece ao leitor uma forma simples, prazerosa e eficiente de aprender a ler as obras de arte, por meio de reproduções de excelente qualidade e de textos críticos que chamam a atenção para a beleza das formas e cores, esclarecendo alguns dos muitos segredos escondidos nos quadros e esculturas dos mais importantes artistas brasileiros.
Brecheret, Victor, 1894-1955 - Crítica e interpretação; Escultura – Brasil

 Em cada canto de São Paulo um encanto de Brecheret - Sandra Brecheret Pellegrini
A autora Sandra, filha de Brecheret, conhece como ninguém toda sua vida e trajetória artística. Artista que trabalhou com a arte de esculpir, produziu diferentes obras em diferentes tamanhos e nos deixou um legado e uma história que somente poderia ser fielmente contada por quem conheceu e acompanhou sua arte. Suas esculturas adornam inúmeras praças da cidade de São Paulo e o Monumento às Bandeiras é, sem dúvida, sua maior obra, e levou cerca de 33 anos para ser concluída, seguida do Monumento a Caxias, com cerca de 48 metros de altura.
Escultura – Brasil; Monumentos - São Paulo (SP); São Paulo (SP) - Escultura; Brecheret, Victor, 1894-1955

 
MÚSICOS

Capas dos livros de Fructuoso Vianna e Villa-Lobos

Fructuoso Vianna, orquestrador do piano - Marcos Câmara de Castro
Compositores – Brasil – Biografia; Pianistas – Brasil – Biografia; Vianna, Fructuoso, 1896-1976

Heitor Villa-Lobos - Loly Amaro de Souza
Heitor Villa-Lobos soube como ninguém captar os sons, os ruídos, as cores e os sabores da nossa terra. Sensível e observador, transpôs para suas composições tudo o que acontecia ao seu redor. Tudo o que Villa-Lobos compôs é tão autenticamente brasileiro que sua música não ficou restrita às salas de concertos: ela ganhou as ruas e alcançou todas as pessoas que se emocionam com a riqueza de nossos rios, florestas, animais!
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959; Compositores – Brasil – Biografia - Literatura infantojuvenil; Músicos - Brasil – Biografia -Literatura infantojuvenil

Villa-Lobos - Patrícia Rodrigues; Eduardo Vetillo
Apresenta os primeiros anos de vários personagens que marcaram a nossa História mostrando que tudo pode ser bem parecido com as coisas que você vive no seu dia a dia: família, irmãos, amigos, escola, brincadeira e até mesmo alguns probleminhas de percurso. Edição bilingue: português/inglês. Coleção Crianças Geniais.
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 - Literatura infantojuvenil; Compositores – Brasil – Biografia - Literatura infantojuvenil

 Villa-Lobos, o maestro - Lúcia Fidalgo; Fabiana Salomão
O livro conta a história de Heitor Villa-Lobos, um menino nascido no Rio de Janeiro em 1987, e que se tornou um dos maestros mais importantes no Brasil e no mundo. A obra aborda sua família, seus estudos, suas viagens, casamento e suas influências. Além disso, procura explicar como as algumas canções surgiram, de onde vieram suas inspirações.
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 - Literatura infantojuvenil; Compositores – Brasil – Biografia - Literatura infantojuvenil

 Cartaz-semana-de-arte-moderna-de-22-Villa-Lobos
Cartaz anunciando o último dia da Semana de 22
Localização: Teatro Municipal, São Paulo, Brasil
Data:13 - 17 de fevereiro de 1922
Início da consolidação do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Veja também outras obras disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas pesquisando pelo assunto: Semana de Arte Moderna (1922 : São Paulo, SP); Modernismo. 

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Leia as Dicas de Leitura - Semana de Arte Moderna - (Semana de 22) - Parte 1

Veja aqui outras Dicas de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário