quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Programação da Biblioteca Brito Broca e Biblioteca Cora Coralina - fevereiro

Programação interna presencial e online de fevereiro de 2022 da Biblioteca Brito Broca com Dicas Literárias, Mediação de Leitura e Filosofia.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

No trem da imaginação (ONLINE) 

No trem da imaginação (ONLINE)
Dicas Literárias 1ª Infância
Recheado de dicas de leitura para aquecer a alma, provocar risos, questionar paradigmas e divertir, desde crianças pequenas até crianças grandes. Conta com uma breve sinopse de um livro para a infância e as impressões, sentimentos e emoções que a história pode despertar, tanto em crianças quanto em adultos.
Segundas-feiras (quinzenal) às 9h

Viajando na leitura (ONLINE E PRESENCIAL)

Viajando na leitura (ONLINE E PRESENCIAL)
Visa à leitura de contos e trechos de livros infantojuvenis e adultos para os mais diversos públicos, bem como interagir com ele. Proposta construída pela equipe de profissionais da Biblioteca Brito Broca para aproximar o leitor das obras que têm no acervo das Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.
1º e 15 de fevereiro às 16h - Evento presencial e no Instagram da Biblioteca

Nas estantes da biblioteca…(ONLINE)
Nas estantes da Biblioteca, encontramos os mais diversos livros, com seus mundos, pessoas, culturas... Então, com o objetivo de divulgar os livros disponíveis para empréstimo, apresentamos motivos para a leitura.
Quartas-feiras (quinzenal) às 9h - Facebook da Biblioteca Brito Broca  

A Filosofia de Grada Kilomba em Memórias da Plantação (PRESENCIAL)
Apresentação: Professor Felipe Silva.
Palestrante: Yonä Santos - professora de Filosofia, mestre em Ciências Políticas pela USP.
A Oficina possui o objetivo de refletir filosoficamente a respeito do continente Africano e sua diáspora, utilizando autores negros para nortear as reflexões. Trazer reflexões relacionadas à África e sua diáspora é fundamental para compreender o Brasil e o povo brasileiro. O Brasil é o país com a maior população negra fora da África, refletir sobre esse tema contribui no processo de compreensão do contexto histórico em que os afro-brasileiros estão inseridos, além de trazer empoderamento à população negra, contribuir em sua autoestima e expandir seus conhecimentos sobre a questão racial.
Pensar filosoficamente a partir da África é uma forma de enfrentamento ao racismo, demonstrando que os povos africanos produzem conhecimento, e também, de valorizar seus saberes. Quando pensamos em África, é necessário levar em consideração a pluralidade étnica e cultural do continente, tendo em vista, as particularidades e diferentes visões de mundo presentes em cada região do continente. Essa abordagem histórica da África possui o intuito de elucidar os efeitos do colonialismo na composição da sociedade brasileira e seus desdobramentos na subjetividade de negras e negros
É de grande importância a perspectiva da Filosofia Africana para contrapor a tese da Filosofia como um saber europeu. Pensar a Filosofia Africana, nos permite demonstrar que povos africanos, foram capazes de produzir conhecimento muito antes dos Filósofos da Grécia Antiga, e no decorrer da história, produziram filosofias a partir de outras epistemologias e ontologias. Se entendermos a Filosofia como “Amor a sabedoria”, filosofia como o exercício do pensamento crítico que busca conhecer as coisas em seus fundamentos, logo, iremos notar que povos africanos produziram filosofia e conhecimento em relação a temas como Ética, moral, política, metafísica e etc. Elucidar essas questões demonstra que o conhecimento africano enriquece o debate filosófico, nos ajuda a compreender a realidade e contribui na construção de uma sociedade mais democrática.
Dia 19 de fevereiro às 16h - Biblioteca Brito Broca

Oficina de identificação plantio e consumo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) (PRESENCIAL)
O respectivo ciclo de Oficinas, um dos ramos do Aflora Brito, propõe ministrar um curso introdutório de capacitação em técnicas de identificação, produção, plantio e consumo de diversas espécies de PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) selecionadas, utilizando a técnica de Permacultura Urbana, incluindo a abstração de diversos termos culturais técnicos da Agricultura Biodinâmica e atividades práticas inerentes a construção de uma Horta Orgânica PANC caseira com recursos mínimos. A ideia é apresentar mensalmente ao menos três PANC'S. Em fevereiro, falaremos sobre Trapoeraba, Trapoeraba roxa e Caruru
Bibliografia utilizada nas Oficinas: LORENZI, Harri; KINUPP, Valdely Ferreira. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil.
Dia 26 de fevereiro às 14h - Biblioteca Brito Broca

Site, Facebook e Instagram da Biblioteca Brito Broca.

Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1425
Pirituba 05110-000 São Paulo, SP
Veja aqui como chegar

Mediação de Leitura na 1ª Infância

Mediação de Leitura na 1ª Infância
Com Cléo, Ester e Fabiola
Ação intersecretarial onde está sendo desenvolvida a Mediação de Leitura Literária pela Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina (Temática Feminista) em parceria com a EMEI Gianfederico Porta.
Funcionário da Biblioteca e Jovens Monitoras Culturais propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura. Classificação Indicativa: 0 a 6 anos. Duração: 40 min.
Sextas-feiras às 13h40 - Biblioteca Cora Coralina

Facebook e Instagram da Biblioteca Cora Coralina

Biblioteca Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113
Guaianases - 08412-000 São Paulo, SP
Veja aqui como chegar

Veja também as programações da Biblioteca Viva Presencial Itinerante Modernismo 22+100 e Carnaval

Logo Facebooh e Instagram

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

src="https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Facebook-Instagram.jpg" width="107" />

Confiram outras atividades da programação cultural no Facebook BibliotecasSP e no Instagram SMBibliotecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário