quarta-feira, 3 de abril de 2019




Dicas de Leitura - Mulheres de Outro Mundo

As Dicas de Leitura de abril apresentam seis livros de autoras de Ficção Científica. A seleção foi baseada no artigo da BuzzFeed Books que realizou a pesquisa dentre os usuários do Goodreads e indica livros de ficção científica escritos por mulheres “de outro mundo”.

Dicas de leitura abril 19 - Autoras de Ficção Científica
Justiça ancilar - Ann Leckie
(Ancillary Justice)
Em um remoto planeta gelado, Breq está prestes a concluir seus planos de vingança. Ex-membro do Radch, o império que domina a galáxia, Breq era a nave Justiça de Toren – uma porta-tropas gigantesca com uma única inteligência artificial que habitava e controlava o corpo de milhares de soldados. Mas um ato de traição destruiu tudo o que Breq conhecia, e agora só lhe resta um único e frágil organismo humano para enfrentar o império.Ann Leckie é uma das grandes autoras de ficção científica contemporânea. Por seu romance de estreia, Justiça Ancilar, ganhou todos os principais prêmios do gênero: Hugo, Nebula, Locus, BSFA e Arthur C. Clarke. Uma vez que se lê o romance, não se surpreende que ela tenha recebido toda essa atenção. Uma aventura espacial movida a vingança, em um universo complexo, povoado com alguns dos elementos mais interessantes da ficção científica: inteligência artificial, conflitos de xenofobia e política interplanetária. Ann Leckie trabalha tudo isso com maestria. A linguagem é um dos fatores mais complexos e enriquecedores dessa obra. Breq, a personagem que narra a trama, é um membro do Império Radch, cujo idioma não tem pronomes com gênero definido. A autora escreveu o livro em inglês, mas simula uma tradução do idioma radchaai. Para isso, optou por escrever a maior parte dele flexionando as palavras apenas no feminino. Os desafios e até mesmo a estranheza, causados por essa linguagem são parte do que torna Justiça Ancilar uma obra tão singular. A ficção científica tem a tradição de questionar o mundo ao nosso redor, tirando o leitor de sua zona de conforto e usando a imaginação para fazê-lo repensar seus conceitos.
Kindred: laços de sangue - Octavia E. Butler
(Kindred)
Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.
A longa viagem a um pequeno planeta hostil - Becky Chambers
(The Long Way to a Small, Angry Planet)
Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. Mas o que realmente torna único esse romance on the road futurístico e muito divertido são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente — ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.
A mão esquerda da escuridão - Ursula K. Le Guin
(The Left Hand of Darkness)
Genly Ai foi enviado a Gethen com a missão de convencer seus governantes a se unirem a uma grande comunidade universal. Ao chegar no planeta Inverno, como é conhecido por aqueles que já vivenciaram seu clima gelado, o experiente emissário sente-se completamente despreparado para a situação que lhe aguardava. Os habitantes de Gethen fazem parte de uma cultura rica e quase medieval, estranhamente bela e mortalmente intrigante. Nessa sociedade complexa, homens e mulheres são um só e nenhum ao mesmo tempo. Os indivíduos não possuem sexo definido e, como resultado, não há qualquer forma de discriminação de gênero, sendo essas as bases da vida do planeta. Mas Genly é humano demais. A menos que consiga superar os preconceitos nele enraizados a respeito dos significados de feminino e masculino, ele corre o risco de destruir tanto sua missão quanto a si mesmo.
As primeiras quinze vidas de Harry August - Claire North
(The First Fifteen Lives of Harry August)
Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome, toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes. Nada nunca muda... até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de sete anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.” Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável.
A Quinta Estação - N. K. Jemisin
(The Fifth Season)
É assim que o mundo termina. Pela última vez. Três coisas terríveis acontecem em um único dia: Essun volta para casa e descobre que seu marido assassinou brutalmente o próprio filho e sequestrou sua filha. Sanze, o poderoso império cujas inovações têm sido o fundamento da civilização por mais de mil anos, colapsa frente à destruição de sua maior cidade pelas mãos de um homem louco e vingativo. E, no coração do único continente, uma grande fenda vermelha foi aberta e expele cinzas capazes de escurecer o céu e apagar o sol por anos. Ou séculos. Mas esta é a Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes - aqueles que empunham o poder da terra como uma arma - são mais temidos do que a longa e fria noite.

Dicas de Leitura baseada no artigo de Shyla Watson da BuzzFeed "17 Science-Fiction Novels By Women That Are Out Of This World" (22/3/19)

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Veja aqui outras dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário