segunda-feira, 22 de abril de 2019

Dicas de Leitura – Buracos Negros

Neste mês de abril o Event Horizon Telescope divulgou os resultados das primeiras imagens de um buraco negro na galáxia M87. As observações comprovaram as previsões de Einstein e a métrica de Kerr. De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar, pois a sua velocidade é inferior à velocidade de escape desses corpos celestes infinitamente densos. Selecionamos alguns livros sobre o assunto para estas Dicas de Leituras disponíveis nas bibliotecas públicas, venha conhecer mais sobre o assunto!


Astrofisica para apressados, Neil Degrasse Styson
Quem nunca olhou para o céu numa noite estrelada e se perguntou: que lugar ocupo no espaço? O que tudo isso significa? Como funciona? Em Astrofísica para apressados, o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson responde a essas e outras perguntas que certamente todos já fizeram sobre o universo. De forma clara e sucinta, Tyson traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos, escritos para quem tem pressa, mas que oferecem conhecimentos fundamentais sobre todas as principais ideias e descobertas relacionadas ao universo. Um guia para todos aqueles que apreciam ciência, astrofísica e se interessam pelos mistérios do espaço universal, tão bem revelado ao público por este autor best-seller.

Buraco negro: o supremo desconhecível - John Gerald Taylor
Este livro é uma tentativa de explicação de uma das maiores descobertas científicas do século XX - o buraco negro. Ele não apenas provoca agitação no meio científico, como ainda desafia grande parte das idéias fundamentais que o homem cultiva sobre seu meio e sua posição no mundo.

Buracos Negros, de Stephen Hawking
Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Buracos Negros: Rompendo os Limite da Ficção, de Georges Matsas e Daniel Vanzella
Ao longo da leitura deste livro, acompanha-se as variadas características dos buracos negros, fenômenos que podem concentrar uma energia equivalente a bilhões de estrelas e são, ao mesmo tempo, constituidos de pura gravidade e entidades muito simples. Para explicar o que são e como se formam, os autores salientam a história da física e avanços das teorias cientificas, passando pela Grécia antiga até Albert Eisten e a Teoria da Relatividade.

Buracos negros: uma viagem ao centro de um buraco negro, um dos maiores mistérios do universo - Heather Couper
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Uma visão fascinante e maravilhosamente clara apresentada por dois extraordinários divulgadores. Descobre: Donde vêem os buracos negros; como se pesa um buraco negro; porque são estes buracos negros; o tamanho de um buraco negro; quantos há no universo. Aprende: O que aconteceria se caísses num buraco negro; como construir um buraco de verme e viajar para o futuro; porque não têm cabelo os buracos negros; o que existe no seu interior. Compreende: Por que é irresistível a gravidade e curvo o espaço; o que acontece ao tempo perto de um buraco negro; o que são pontos sem regresso.

Como Descobrimos os Buracos Negros, de Isaac Asimov
Neste livro teórico de Isaac Asimov temos uma explicação geral do que seria um buraco negro, suas definições, processos do colapso total de uma estrela e toda a teoria a qual refere-se a sua força gravitacional muito intensa, onde nada consegue escapar, nem mesmo a luz. Ademais, Asimov nos mostra as diversas teorias de muitos cientistas ao longo da história a respeito de como seria a aparência desta deformação misteriosa, visto que é muito difícil capturar uma imagem.

Cosmos, de Carl Sagan
Baseado na série com o mesmo título, com direção e suporte de Carl Sagan, o livro nos mostra de maneira simples e reflexiva a história do universo, teorias e conhecimentos a respeito de muitos assuntos e, dentre eles, os Buracos Negros. Além disso, Sagan nos trás um rico material de questões filosóficas, da arte, vida e natureza. Apesar de ter sido publicado há muito tempo, os assuntos são extremamente atuais e relevantes tanto para a ciência quanto para a humanidade no geral.

Do átomo ao buraco negro: Para descomplicar a astronomia, Schwarz
Criador do Poligonautas, canal de ciência no YouTube, com mais de 700 mil seguidores Depois de inventar a roda, aprender a manipular o fogo, desbravar os sete mares e espalhar sua presença pelo globo terrestre, o ser humano passou a mirar o céu: era o novo oceano a ser explorado. De lá pra cá muita coisa aconteceu e a curiosidade sobre o Universo só aumentou. Para nos ajudar nesta expedição, o autor e divulgador científico Schwarza embarca numa jornada que tem início no caótico universo quântico, passando por objetos que vão de planetas a buracos negros de tamanhos que desafiam a nossa imaginação. Em Do átomo ao buraco negro – para descomplicar a astronomia, entenda como funcionam as estrelas, galáxias, quasares, planetas e mais de 60 objetos astronômicos, em um livro que vai além do que os seus olhos podem ver.

Consulte o catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.
Veja aqui outras dicas de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário