sexta-feira, 5 de abril de 2019

Destaques da semana de 5 a 11 de abril

Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura
De 8 a 12 de abril, em São Paulo, acontece a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB).
O evento, que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, é realizado por parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura e o Mandato do Vereador Eliseu Gabriel, com o apoio de importantes entidades do setor. O objetivo da Semana é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura por meio de diversas ações em diferentes pontos da cidade.
Essas atividades descentralizadas envolvem contação de histórias, ônibus-biblioteca para visitação, estante de livros, saraus, apresentações teatrais e musicais, doação de livros, roda de leitura, palestras e debates, feira de troca de livros e gibis, exposições e diversas outras iniciativas em equipamentos públicos e privados.
Veja aqui a agenda com as atividades https://estudoeleitura.com.br/agenda/
Contato: E-mail:contato@estudoeleitura.com.br


MÚSICA
Show da banda Damata
Damata é uma banda com forte influência da Black Music, Hip Hop, Rock, suas vertentes e levadas no puro peso do Reggae. Ademais, suas letras refletem sobre aspectos sociais, além de propagar mensagens de amor ao próximo e como sempre, um belo time de parceiros. Atualmente a banda é composta por Renato Teixeira (Baixo), Lizias Braga (Bateria), Leandro Ogeda (Perc.), Danniel Groove (Teclados e voz), Robson Gomes (Guitarra e voz), Xan P. (Vocal). Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 120 min.
Dia 6 de abril às 16h – Biblioteca Brito Broca

Quem canta seus males espanta
Uma costura entre cordéis e canções dos rincões do Brasil, carregados com inteligência e bom humor, trabalhando o lúdico das crianças envolvidas nesse universo mágico e chamadas a cantar com o grupo num envolvimento vivo com brincadeira e a descontração. O grupo é dirigido por Diego Summer, músico, cantor, compositor e diretor de teatro com acompanhamento de sanfona, triângulo e zabumba. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

recaui_cantigas

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuem culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Dinastia Negra
O Coletivo Dinastia Negra é um grupo de artistas que misturam o rap e a MPB com a poesia, trazendo um mix de linguagens que dialogam com todos os públicos. Composto pelos moradores das periferias da cidade de São Paulo e Guarulhos o DJ Akilah Jelani, o Mc Timm Arif, a cantora Nayaa Lelis e o poeta André Carlos, trazem toda sua vivência em saraus, slams e apresentações para os palcos e a interação com o público presente é inevitável. Em suas apresentações o set list musical tem influências da cultura negra como hip-hop, samba e jazz. Incluindo trabalhos autorais dos artistas e também covers de grandes músicos brasileiros, o coletivo busca o resgate com a ancestralidade do povo negro e a valorização da cultura negra. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 9 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca

CIRCO
circo_bolso

Circo de Bolso
Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Este projeto tem como objetivo homenagear a tradição circense de lona e do artista de rua como também agregar formas e estéticas urbanas de nosso tempo. Trata-se de um compêndio de formas acrobáticas e movimentos físicos em meio a poemas trazidos pelo duo de um acrobata-músico e uma palhaça. Como se eles recriassem cênica e simbolicamente um realejo dos poetas de hoje em dia junto aos movimentos hipnóticos de um acrobata e a palhaça se incube de recitar e trazer os poemas ao público. A paisagem da cidade nos provoca a este circo de bolso, pelo barulho e caos da rua, dos performers de semáforo, da vendedora de passagens e bilhetes, dos transeuntes, do estudante que carrega seu livro de poema de bolso enquanto lê no trem ao voltar para casa. A lona aqui está aberta e a acrobacia se dá em meio a um sorteio de poemas da palhaça com o público. Os três poemas e a crônica são de autores atuais e que tratam da loucura e multiplicidade das grandes cidades.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Dupla de Dois
Dois palhaços percorrem o mundo apresentando seus números. Enquanto Marcolão está preocupado em mostrar ao público seu espetáculo de mágicas, sua parceira Piaçava só quer saber de brincar e se divertir. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 10 de abril às 14h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

DANÇA
fulni-o

Fulni-ô
O povo indígena Fulni-ô localizado no município de Águas Belas - PE, é um dos únicos povos indígenas do nordeste brasileiro que além de manter sua cultura ancestral, também mantém seu idioma nativo - o Yaathe (nossa fala). Este povo milenar surge da formação de cinco povos indígenas os Fola, os Flowkassa, os Brobadas, os Tapuas e os Carnjos que habitavam a região do vale do rio Ipanema, na região da cidade de Águas Belas.
Com uma cultura riquíssima destaca-se no povo Fulni-ô por suas danças e ritos sagrados como a Cafurna e o Tore, danças tradicionais do povo, outra tradição ainda hoje preservada é a do ritual do Ouricuri onde uma vez por ano os Fulni-ô se recolhem por três meses (de setembro a dezembro) do contato com o homem branco para se manter mais próximo da natureza.
Dando continuidade a seus rituais ancestrais e também a visibilidade da questão indígena, todos os anos principalmente, no mês de abril, mês onde a questão indígena é mais evidente em termos nacionais, o grupo Fowa Txloa (Pedra Quente) percorre o país levando a cultura milenar Fulni-ô promovendo a oportunidade das pessoas conhecerem de perto os costumes tradicionais indígenas. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 6 de abril às 15h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 7 de abril às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 9 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

TEATRO
shakespeare_improvisado

Shakespeare Improvisado
Três improvisadores apresentam a vasta obra do maior dramaturgo de todos os tempos ao público das bibliotecas municipais da cidade de São Paulo. Suas peças mais icônicas são apresentadas de forma inusitada e curiosa: como seria um Hamlet punk? E se Romeu e Julieta se conhecessem no espaço sideral? E se Macbeth vivesse no Brasil nos dias de hoje? Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 5 de abril às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

A Bruxinha
A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, ganha corpo - e alma - de boneco, com toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango, até que um monstro muito desajeitado deseja testar a sua varinha de condão. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 11 de abril às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Baquaqua (Teatro Monólogo)
Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 7 de abril às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

De férias no sítio
Inspirado na obra de José Bento Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil.. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci... Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 6 de abril às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 6 de abril às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Chácara do Castelo

Cadê o Amor que Estava Aqui?
O espetáculo conta a história do dedicado professor Gerônimo, um deficiente visual que desperta em seus alunos a vontade de fazer o bem ao próximo partindo do princípio da Corrente do Bem. Auxiliados pelo professor, os alunos desenvolvem pequenos projetos que farão uma grande diferença em suas vidas e das pessoas das quais eles ajudarão. Classificação indicativa: Livre.
Dia 10 de abril às 10h– Biblioteca Brito Broca

TEATRO - SESSÃO AZUL
Neste mês de abril, teremos Sessão Azul para os espetáculos teatrais infantis nas bibliotecas Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato. Sessão Azul são sessões adaptadas para que crianças com distúrbios sensoriais (dentro do espectro do autismo) e suas famílias possam curtir os espetáculos sem se preocupar em seguir os padrões de comportamento.
peleja_do_conta_gotas
A Peleja do Conta Gotas
Neste espetáculo, dois palhaços, de lados opostos, encontram-se às margens do último lago do planeta. Ambos estão sedentos, mas é preciso, antes de saciar a sede, discutir qual lado está com a razão nessa peleja pela água: o lado de cá ou o lado de lá. Em meio às discussões, pantomimas e divertidos números clássicos do humor circense, percebem algo errado com as nuvens... quem será que as prendeu em gaiolas? A Peleja do Conta Gotas é um espetáculo que promove o diálogo entre duas linguagens artísticas: Teatro e Histórias em Quadrinhos - o cenário e elementos de cena são desenhados pelo próprio grupo em oficinas criativas que fazem parte do processo de pesquisa - primando pelas soluções ecologicamente mais adequadas, usa-se, majoritariamente, o papel como base. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Cora Coralina
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (Sessão Azul)

Mjiba
O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado na caixa. A partir dessa descoberta, apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade. O Espetáculo foi criado em homenagem às lutas das mulheres negras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen (Sessão Azul)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Coletivo Cafuzas
Formação de brincadeiras e histórias africanas com a cantora e educadora Lenna Bahule, voltada prioritariamente para professores.
Duração de dois dias, com três horas cada , apresentações de narrações de histórias, intervenção literária, roda de histórias, livros e jogos. Duração: 180 min.
Dias 8 e 10 de abril às 14h - Biblioteca Maria Firmina dos Reis

Contos do Mundo
Com Cia Liquidificador
No?s gostamos de sentir medo. Na?o medo que congela, faz chorar e provoca pa?nico, mas aquele medo seguro, de um brinquedo no parque de diverso?es ou de uma boa histo?ria. Um dos primeiros contatos que temos com histo?rias ja? trazem esses elementos, como, por exemplo, a tensa?o provocada pela bruxa malvada ou a ameac?a constante do Lobo Mau que quer devorar a Chapeuzinho Vermelho. Tem tambe?m as lendas populares, a histo?ria da Cuca - presente ate? na canc?a?o de ninar - ou da Mula Sem Cabec?a, os monstros como vampiros, lobisomem, Frankenstein, mu?mias e fantasmas, e as lendas urbanas como o homem do saco ou a loira do banheiro! As histo?rias de terror, miste?rio e suspense nos ajudam a enfrentar o nosso medo em uma posic?a?o segura. As crianc?as utilizam esses elementos como meta?fora para questo?es que as assustam e na?o te?m como lidar. Esse e? o clima das histo?rias contidas na contação “Contos do Mundo”, em que dois contadores desafiam a coragem da platéia, (e tentam se assustar mutuamente) enquanto apresentam histo?rias de suspense, miste?rio e terror!. Classificação indicativa: Livre.
Dia 11 de abril às 15h - Biblioteca Maria Firmina dos Reis

quem_salvou_agora

Quem Salvou o Agora?
Super-heróis podem ser assim... como você ou eu, como todos nós, pessoas como cada uma das crianças a ouvirem esta história, assim como pessoas que viveram incríveis jornadas ao tentarem, de suas próprias formas, salvarem o mundo. A contação “Quem salvou o agora?” propõe buscar as heroínas e os heróis que lutaram e/ou lutam por mudanças em nossa sociedade e contar suas histórias de forma lúdica para as crianças. Adentramos, por meio desta contação, no mundo fantástico no qual habita Malala, nossa super-heroína, que defende com todas as suas forças o direito de meninas poderem ir pra escola. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de abril às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 6 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

As histórias delas
A Cia. Pé do Ouvido narra histórias de mulheres que enfrentaram grandes desafios em nome da liberdade, da justiça e do direito de seguir suas vocações. No conto tradicional africano “A canga preta”, uma moça órfã de mãe percorre um longo caminho para cumprir uma tarefa imposta por sua madrasta. Em “A moça inteligente”, uma jovem pobre e sem estudos desafia a inteligência de um califa. “A bofetada” conta a história de uma velha que enfrenta um tirano para salvar as crianças a quem, escondida, ensina a ler e a escrever. A narração termina com um conto inspirado na vida de Marta, jogadora de futebol que enfrentou o preconceito e se tornou uma das melhores atletas do mundo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 5 de abril às 13h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 7 de abril às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 11 de abril às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Experimentando Histórias de Clarice Lispector - “O Mistério do coelho pensante”
É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada? Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 10 de abril às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Apresentação do Coletivo de Histórias
Narração de histórias para todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre.
Dia 9 de abril das 15h às 16h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Odisseu na Encruzilhada
De Gabriel Muglia.
Nesse encontro entre o público e um contador de histórias que canta, conta e narra as aventuras vividas por Odisseu em sua tentativa de voltar para casa após o fim da Guerra de Tróia.O espetáculo propõe uma leitura contemporânea do poema épico Odisseia, de Homero, traduzido para os dias de hoje numa linguagem acessível e bem-humorada, convidando o público a experimentar a obra em sua potência criativa, imaginativa e lúdica. Classificação indicativa: Maiores de 16 anos. Duração: 55 min.
Dia 5 de abril às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 6 de abril às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 7 de abril às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

LITERATURA E MEDIAÇÃO DE LEITURA
Encantamento 
Mediação de leitura literária com a temática “Encantamento”. Classificação indicativa: Livre.
Dia 5 de abril às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

Baú de Histórias
Com Raquel de Andrade
Atividade que visa resgatar histórias da tradição oral para grupos de escolas da região, mediante agendamento com a Biblioteca.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 5 de abril às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 11 de abril às 10h – Biblioteca Gilberto Freyre

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre
Dia 10 de abril às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

SARAU
Sarau Colaborativo #CDR@3I.com
Criação do grupo Corpo & Alma - aborda de forma lúdica e crítica porque os velhos são colocados e abandonos em asilos. Classificação indicativa: Livre
Dia 6 de abril às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Sarau das Artes
O Sarau das Artes é uma grande brincadeira popular, com música brasileira, danças regionais, poesias, teatro e performance, tudo isso com a participação efetiva do público porque é um repertório criado para toda a família. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Malba Tahan

Saracura, Me Sara, Me Cura - Histórias contadas por idosos para idosos
Sempre com muita alegria e pensando no poder de cura das histórias, Cleusa Santo se apresenta com mais convidados da mais maravilhosa idade e contam quatro histórias intercaladas com músicas ao som do violão. São histórias contadas por idosos para idosos, um bom exercício para a memória e uma boa oportunidade para sorrir. Ideal para um público adulto porém muito bem recebido por jovens e crianças. Classificação indicativa: 3ª Idade. Duração: 50 min.
Dia 6 de abril às 14h - Biblioteca Helena Silveira

CURSOS, ENCONTROS E OFICINAS
Personagens Infanto-Juvenis
Coordenação: Daniel D’Andrea – Arte-Educador, coordenador de oficinas sobre narrativa oral e literatura infantil, organizador de grupos de contadores mirins. Pesquisa os contadores de histórias tradicionais, recolhe e investiga as narrativas populares e histórias de vida, visando o reconhecimento social dos narradores comunitários.
No mês de aniversário de Hans Christian Andersen uma oficina-presente! Trabalharemos com as infinitas possibilidades destes heróis infanto-juvenis com os quais nossas crianças se identificam. Conheceremos a origem, significados e diferentes versões destes clássicos, desenvolvendo técnicas para contar estas histórias, atendendo as necessidades das diferentes faixas etárias, assim como dinâmicas e brincadeiras que facilitam a leitura prazerosa e a reescrita criativa destes contos.
Dirigido a: Educadores, Voluntários, Bibliotecários, Agentes Culturais, Contadores de Histórias, Estudantes, e interessados em geral a partir de 16 anos.
30 Vagas. Inscrições pelo e-mail: bibliotecahans@gmail.com (informar nome, idade, profissão e telefone de contato).
De 6 de abril a 29 de junho) – Biblioteca Hans Christian Andersen

Brasilidades em Jogo
Brasilidades é um jogo de tabuleiro gigante que possibilita uma imersão na nossa cultura popular de forma lúdica e divertida. Cheio de aventuras com as travessuras do Saci, Curupira, Mula sem cabeça e outras personagens da nossa mitologia. Também resgata os divertidos brinquedos de palavras, como as adivinhas, as trava-línguas, as parlendas e versinhos. Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 40 min.
Dia 6 de abril às 14h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 10 de abril às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina

Mulheres por si Mesmas
Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 120 min.
Dia 8 de abril às 9h30 – Biblioteca Brito Broca

Curso de Criação Literária
O curso pretende desenvolver habilidades de escrita nos gêneros conto e crônica, promovendo o diálogo coletivo sobre as criações dos participantes, tendo em vista a discussão sobre textos clássicos e contemporâneos, levando em conta também a discussão política e social da dimensão literária, bem como a realidade política atual para subsidiar a criação literária. Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 8 de abril às 15h – Biblioteca Brito Broca

Dança Circular
Com Fátima Rosa Gonçalez
Realizada em roda e de mãos dadas, a Dança Circular é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno. Classificação indicativa: terceira idade. Duração: 60 min.
Dia 11 de Abril às 14h30 – Biblioteca Affonso Taunay

Ação Biblioteca na Rua
Uma atividade de mediação junto ao público circulante em frente à Biblioteca, onde serão oferecidos livros para que o munícipe leia e após sua leitura, passe para outra pessoa, fomentando assim o gosto pelo livro e leitura de literatura. Ademais, serão distribuídos marcadores de páginas. Classificação indicativa: Livre.
Dia 11 de abril às 10h - Biblioteca Brito Broca

EXPOSIÇÃO
minha_vida_entre_fotos

Minha vida entre fotos
Silvana Clivatti – uma fotógrafa amadora, artista de alma e coração em tudo que faz.
Exposição fotográfica que retrata leitores em espaços da cidade, como: bibliotecas, sebos e parques públicos. Esta mostra traz em si a história da bibliotecária Silvana Clivatti como fotógrafa, apaixonada por livros e imagens que revelam a intimidade do leitor na ação do ler.
De 3 a 30 de abril – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CINEMA

coco_antes_de_chanelCoco Antes de Chanel
Coco Avant Chanel, França, 2008, 110 min., DVD.
Direção: Anne
Fontaine. Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola.
Quando criança Gabrielle é deixada, junto com a irmã Adrienne, em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos
da alfaiataria de uma pequena cidade. Classificação Etária: A partir de 14 Anos.
Dia 11 de abril às14h30 – Biblioteca Cora Coralina


Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário