sexta-feira, 22 de março de 2019

Destaques da Semana de 22 a 28 de Março

MÚSICA 
quem canta seus males espantam
Quem canta seus males espanta
Uma costura entre cordéis e canções dos rincões do Brasil, carregados com inteligência e bom humor, trabalhando o lúdico das crianças envolvidas nesse universo mágico e chamadas a cantar com o grupo num envolvimento vivo com brincadeira e a descontração. O grupo é dirigido por Diego Summer, músico, cantor, compositor e diretor de teatro com acompanhamento de sanfona, triângulo e zabumba. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 22 de março às 9h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo

Dinastia Negra
O Coletivo Dinastia Negra é um grupo de artistas que misturam o rap e a MPB com a poesia, trazendo um mix de linguagens que dialogam com todos os públicos. Composto pelos moradores das periferias da cidade de São Paulo e Guarulhos o DJ Akilah Jelani, o Mc Timm Arif, a cantora Nayaa Lelis e o poeta André Carlos, trazem toda sua vivência em saraus, slams e apresentações para os palcos e a interação com o público presente é inevitável. Em suas apresentações o set list musical tem influências da cultura negra como hip-hop, samba e jazz. Incluindo trabalhos autorais dos artistas e também covers de grandes músicos brasileiros, o coletivo busca o resgate com a ancestralidade do povo negro e a valorização da cultura negra. Classificação indicativa: Livre. Duração:60 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 28 de março às 10h - Biblioteca Vinícius de Moraes

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 23 de março às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

CIRCO
figazza_show
Figazza Show (Painé Santamaria - Argentina)
A palhaça Figaza (Palhaça Argentina) viaja o mundo com suas malas, juntando experiências e espalhando alegria por onde passa. Música e humor se entrelaçam mostrando que podemos rir de nós mesmo e se encantar com as coisas mais simples e mágicas da vida, quanto uma bolha de sabão. O espetáculo mistura malabarismo, globoflexia, bolha de sabão, contorção e muita palhaçada. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 24 de março às 12h - Biblioteca Chácara do Castelo

La Bamba
La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista imersos nos anos 1950. Ambos armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 12h - Biblioteca Belmonte
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

A cenoura gigante
A Palhaça Sinira Antonieta traz "A cenoura gigante", uma divertida história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais. Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos.
Quantas pessoas são necessárias para colher uma cenoura ? E se essa cenoura fosse tão, tão grande que você tivesse que pedir ajuda de todos os seus amigos para arrancá-la da horta? Inspirado livremente no clássico conto Russo "O nabo gigante" de Aleksei Tolstóis. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Castro Alves

Circo de Bolso
Este projeto tem como objetivo homenagear a tradição circense de lona e do artista
de rua como também agregar formas e estéticas urbanas de nosso tempo. Trata-se
de um compêndio de formas acrobáticas e movimentos físicos em meio a poemas trazidos pelo duo de um acrobata-músico e uma palhaça. Como se eles recriassem cênica e simbolicamente um realejo dos poetas de hoje em dia junto aos movimentos hipnóticos de um acrobata e a palhaca se incube de recitar e trazer os poemas ao público. A paisagem da cidade nos provoca a este circo de bolso, pelo barulho e caos da rua, dos performers de semáforo, da vendedora de passagens e bilhetes, dos transeuntes, do estudante que carrega seu livro de poema de bolso enquanto lê no trem ao voltar para casa. A lona aqui está aberta e a acrobacia se dá em meio a um sorteio de poemas da palhaça com o público. Os três poemas e a crônica são de autores atuais e que tratam da loucura e multiplicidade das grandes cidades. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
experimentando historias

Experimentando Histórias de Clarice Lispector “O Mistério do coelho pensante”
É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada? Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt

Quem Salvou o Agora?
Super-heróis podem ser assim... como você ou eu, como todos nós, pessoas como cada uma das crianças a ouvirem esta história, assim como pessoas que viveram incríveis jornadas ao tentarem, de suas próprias formas, salvarem o mundo. A contação “Quem salvou o agora?” propõe buscar as heroínas e os heróis que lutaram e/ou lutam por mudanças em nossa sociedade e contar suas histórias de forma lúdica para as crianças. Adentramos, por meio desta contação, no mundo fantástico no qual habita Malala, nossa super-heroína, que defende com todas as suas forças o direito de meninas poderem ir pra escola. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Odisseu na Encruzilhada
De Gabriel Muglia
Nesse encontro entre o público e um contador de histórias que canta, conta e narra as aventuras vividas por Odisseu em sua tentativa de voltar para casa após o fim da Guerra de Tróia.O espetáculo propõe uma leitura contemporânea do poema épico Odisseia, de Homero, traduzido para os dias de hoje numa linguagem acessível e bem-humorada, convidando o público a experimentar a obra em sua potência criativa, imaginativa e lúdica. Classificação indicativa: Maiores de 16 anos. Duração: 55 min.
Dia 23 de março às 13h30 - Biblioteca Roberto Santos

Vento de inventar - No seu lugar (Contos Africanos)
“No Seu Lugar” é uma apresentação de narrações de histórias criada a partir de contos africanos que falam sobre a liberdade. Um dos contos é originário da Tanzânia: “A encantadora canção do pássaro mágico” e o outro, “Elefante antes, elefante outra vez”, da região de Chade, ecoada da voz do povo de Saras. As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras. Com Lívia Golden e Denise Venturini - grupo Vento de Inventar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 27 de março às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

Beleza Fatal
A contação de histórias apresenta o conto A Beleza Total, de Carlos Drummond de Andrade e a Lenda da Mantiqueira, advinda da cultura tupi-guarani, que significa “a montanha que chora”, a fim de dialogar com o público sobre a maneira como vemos, pensamos e sentimos a beleza que está em cada um de nós e a nossa volta. Em busca de uma compreensão conjunta sobre os sentidos do belo, e da exploração da beleza como um produto para todo o tipo de consumo, o que acarreta na manipulação de nossas vaidades e necessidade de aceitação, relacionamos as histórias com a sociedade contemporânea. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Lendas do Pantanal
Vivemos em um país imenso e de rica cultura. Para levar um pedacinho do Brasil pouco conhecido pelas crianças do sudeste a dupla de contadores de histórias leva de forma leve e divertida para as Bibliotecas de São Paulo as lendas e mitos dessa terra tão influenciada pela dinâmica das águas de seus rios. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 22 de março às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Lenyra Fracarolli
Dia 26 de março às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 27 de março às 11h - Biblioteca Milton Santos

TEATRO 
laia_voo_imaginacao

Laia e o Voo da Imaginação
É um espetáculo de marionete de fios, sem texto, que aborda o hibridismo entre onírico e real no imaginário infantil. É também uma obra que fala sobre amor parental.
“Laia” é uma marionete de fios feita à mão, em madeira, possui 18 fios, olhos articulados e mede 70 cm de altura. É uma menina de cerca de 5 anos de idade que gosta muito de pássaros e de pintura. Ela se desperta em seu quarto e nos apresenta o mundo fantástico de seus brinquedos. Brincando, nos convida a viajar pelas infinitas possibilidades da sua imaginação. Quando pinta no papel um pôr do sol com gaivotas planando ao redor, ela mesma se torna capaz de voar. Em meio aos seus devaneios, ela interage com o público, dançando, sentando-se em suas pernas, abraçando-as e fazendo pinturas em suas mãos. Classificação indicativa: Livre. Duração: 20 min.
Dia 22 de março às 14h – Biblioteca Brito Broca

Agora eu era o herói
Um tímido menino do interior se aproxima de uma menina bailarina a fim de saber “como é o mundo” através das aventuras que ela lhe conta com o intuito de convencê-lo a seguir viagem com ela e sua família. O menino começa a se defrontar com seus primeiros desafios como homem: o enfrentamento do medo, o tormento da escolha, a dor da separação ao mesmo tempo da descoberta do amor e do prazer da aventura que a vida sempre pode oferecer. Ao mesmo tempo, um andarilho misterioso encontra, num espaço e tempo perdidos no mapa, o lugar ideal para a construção de seu circo imaginário. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

O Sorriso da Rainha
Na peça O sorriso da rainha, Cacau Merz, que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as "fake news" trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

De férias no sítio
Uma Pantomima Literária inspirado na obra de Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 23 de março às 15h - Biblioteca Brito Broca

Levanta Maria
Maria vive com sua mãe, um galo e uma vaca. Todos os dias vai ao poço buscar água e trabalha para a sobrevivência da família. Num dia diferente, ela encontra um caixeiro viajante que a convida a mergulhar numa história recheada de descobertas. Um retrato da vida de muitas Marias que vivem nesse Brasil é um convite à reflexão, ao lúdico e à brincadeira, dignos de crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 23 de março às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava

Clarear - Somos todos diferentes
Espetáculo teatral que, de forma bem humorada, aborda a interação entre cinco jovens que dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Mooca. O grupo usa esse contexto para demonstrar a importância da interação entre as pessoas, mesmo que haja dificuldades na comunicação. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 8 de março às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

Quando Ismália Enlouqueceu
*Poemas de Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros importantes nomes da poesia do século XIX e início do XX são levados ao palco pelo grupo “As Tias” composto pelas atrizes Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Cleide Queiroz e Joseli Rodrigues. Os poemas tiveram versões musicadas e dramatizadas contemplando ritmos de época como a modinha, o lundu e a catira compostas pelo músico Tato Fischer.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dia 22 de março às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 23 de março às 16h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
*OBS: Sinopse feita pela BMA

O Rinoceronte, a Lua e o Tonel
Três meninas cheias de estilo, que leem mangás e cuidam do visual, contam três histórias do premiado autor alemão Peter Bichsel. A menina nerd curiosa, a garota super-herói ninja e a romântica atrapalhada que sonha em ser bailarina, brincam, jogam e se divertem.
E da mágica do teatro surgem mundos, personagens, objetos que se transformam e transportam o espectador para um universo repleto de surpresas. Um rinoceronte de verdade surge como um passe de mágica para inspirar o homem que não queria saber mais nada. A lua embala as divagações do avô, obcecado por um certo Tio Lodok. E um tonel misteriosamente ganha vida na tentativa de provar se realmente a terra é redonda. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

ESPECIAL TEATRO MONÓLOGO
carcere

Cárcere
Com Vinícius Piedade (ator, diretor e escritor)
Nesse monólogo, acompanhamos a história do pianista, apelidado Ovo, que está preso por venda de drogas. No entanto, uma rebelião é anunciada na segunda-feira e Ovo descobre que será refém no domingo, quando estourará a rebelião. A partir de então, ele começa a escrever em um diário suas expectativas, emoções, reflexões e sensações. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 27 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Os Rastros das Marias
Solo teatral interpretado pela atriz Cyda Baú, conta a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres, de tempos distantes e também atuais, que lhe deram força para resistir e seguir em frente,buscando sua identidade, sua cultura e lutando por elas. Classificação indicativa: 10 anos.Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 24 de março às 11h - Biblioteca Cora Coralina

Baquaqua
Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Marcos Rey

O homem que queria ser livro
O espetáculo, com o ator Darson Ribeiro, resgata um dos maiores autores contemporâneos do país, Flávio de Souza, num texto que discute a valoração humana por meio do livro.
Em meio a citações de obras e fragmentos de memória, ele dá corpo a um sujeito que construiu sua identidade através de mensagens decifradas na ficção. Tocante, o roteiro mostra uma delicada costura que vai do espanhol Miguel de Cervantes ao compositor Teixeirinha, representado pela canção Coração de Luto na voz de Ney Matogrosso.Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 23 de março às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

Boca a Boca - Um solo para Gregório
Uma visita à vida e à obra do primeiro poeta brasileiro, Gregório de Mattos, considerado o iniciador da literatura brasileira. O espetáculo traz à cena contemporânea poesias barrocas, das várias fases criativas do poeta. Em cena o ator Ricardo Bittencourt está acompanhado do guitarrista Adriano Salhab, com interpretações rock’n’roll ao vivo. No entremeio das poesias são revelados detalhes da vida do poeta e do panorama histórico do Brasil colônia, nos anos 1600. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 23 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 24 de março às 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite

LITERATURA E SARAU

A Palavra Criadora
Com o Prof. Pere Sánchez Ferré
Além da palestra será realizada a leitura de “A mensagem reencontrada”, de Louis Cattiaux, livro dirigido aos homens e às mulheres de espírito livre que buscam o sentido profundo das coisas e deles mesmos e os exorta a iniciar o caminho da própria regeneração. Pere Sánchez Ferre é doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Barcelona e ministra cursos naquela e em outras universidades espanholas. Classificação indicativa: a partir de 16 anos. Duração: 120 min
Dia 23 de março às 10h – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

o cortico
Clube de Leitura Brito Broca - O Cortiço
O Clube de Leitura Brito Broca é uma parceria entre a Biblioteca Brito Broca e o Instituto Federal de São Paulo - Campus Pirituba, com o objetivo de reunir pessoas que leram o livro proposto pela mediadora e professora de Literatura Vanessa Regina e trocar ideias e percepções acerca da história lida pelos participantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 min.
O livro proposto para o mês de Março é "O Cortiço" de Aluísio Azevedo.
Dia 28 de março às 16h30 – Biblioteca Brito Broca





Projeto Lê no Ninho
Com Renata Rossi
O Lê no Ninho é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos. Para isso, ele conta com dois ingredientes-chave: o lúdico e o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores.
Dia 28 de março às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Baú de Histórias
com Raquel de Andrade
Atividade que visa resgatar histórias da tradição oral para grupos de escolas da região, mediante agendamento com a Biblioteca.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 26 de março às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Trilha Literária
Projeto em parceria com a EMEI D. ANA ROSA DE ARAÚJO, consiste em uma caminhada da escola até a Biblioteca Raul Bopp, onde será realizada mediação de leitura e atividades relacionadas à temática ambiental. A atividade tem como objetivo fortalecer os processos de construção do território educativo e o repertório cultural de crianças, familiares e educadores da comunidade. Classificação indicativa: Livre.
Dia 26 de março às 9h e às 15h - Biblioteca Raul Bopp

Mediando leitura
Projeto voltado para o público da Melhor Idade. O rico universo da literatura que temos no acervo da Biblioteca, possibilita utilizarmos livros da literatura infantil, juvenil, biografias, meditações e histórias do cotidiano, com a finalidade de resgatar as histórias da tradição oral. Classificação indicativa: Livre
Dia 27 de março às 10h – Biblioteca Amadeu Amaral

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 28 de março às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

CURSOS, ENCONTROS E EXPOSIÇÃO 

Roda de Conversa: Violência contra mulheres – Histórias que não gostaríamos de contar
Mediado pela psicóloga e contadora de histórias Christiane Soares
Dia 23 de março às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

OFICINAS

Brincando e Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente
Com Mariana Sofia Paz Enciso
Revitalizando uma mini horta entre outros vídeos. A oficina propõe a organização de uma mini-horta dentro de uma bandeja com terra, com esta ação as crianças aprenderão a compor uma horta pedagógica, e serão incentivadas a criar brinquedos com materiais descartáveis para uma conscientização de questões acerca da educação sanitária, cultural e ambiental.
Dia 25 de março às 14h – Biblioteca Raul Bopp

Oficina de Encadernação
Com Dricco Simões
Um produto será desenvolvido em cada oficina.
Inscrições: bibliotecahans@gmail.com
Dia 27 de março às 15h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Corte na Menotti
Corte de cabelo masculino e barba- Com Companhia de Barbeiros Barber Shop
Venha participar dessa maravilhosa ação aqui na Biblioteca! Cortes de cabelo masculino e barba totalmente gratuito.
Dia 28 de março às 13h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

CINEMA

miami_viceMiami Vice
EUA, 2005, 132 min., DVD
Direção: Michael Mann. Elenco: Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li.
James "Sonny" Crockett e Ricardo Tubbs são detetives que trabalham juntos, investigando o tráfico de drogas nos Estados Unidos. Classificação indicativa: a partir de 16 anos.
Dia 28 de Março às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina



 Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário