sexta-feira, 1 de março de 2019

Destaques da Semana de 1º a 7 de março

bloco_emilias_viscondes

O tradicional bloco das Emílias e Viscondes neste ano convida o tio Barnabé para se juntar à folia e brincar o carnaval com a criançada. O desfile acontece no dia 1º de Março, em frente à Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.
 
MÚSICA
projeto_sala_compositor

Projeto Sala do Compositor – Roda de Samba
A Proposta do Projeto Sala do Compositor é de criar um Espaço Cultural que enfatiza o diálogo, a Interação e a Expressão Artística com a missão de proporcionar aos compositores e poetas um espaço onde possam dar ênfase a sua obra, com o compromisso de desenvolver e disseminar a cultura tendo como interesse o coletivo e destacar este Gênero Musical chamado “Samba”, que tem o poder de unir, aglutinar, agregar, inserir e acessibilizar culturalmente estimulando assim a criação e produção artística. Classificação indicativa: livre. Duração: 120 min.
Dia 7 de março às 19h30 – Biblioteca Brito Broca

CIRCO
cenoura_gigante

A cenoura gigante
A Palhaça Sinira Antonieta traz "A cenoura gigante", uma divertida história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais. Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos.
Quantas pessoas são necessárias para colher uma cenoura ? E se essa cenoura fosse tão, tão grande que você tivesse que pedir ajuda de todos os seus amigos para arrancá-la da horta? Inspirado livremente no clássico conto Russo "O nabo gigante" de Aleksei Tolstóis. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 6 de março às 14h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Oficina de Malabares - Princípios básicos de malabares
com Leonardo Sousa e jovem monitor cultural Thiago Talles da Conceição
Exercícios básicos e intermediários para criação de repertório físico e estímulo à composição artística, abordando aspectos técnicos do malabares tradicional e contemporâneo (free Style). Oficina é destinada para todos os públicos.Classificação indicativa: Livre. Duração: 2h
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

 TEATRO
agora_eu_era_heroi

Agora eu era o herói
Um tímido menino do interior se aproxima de uma menina bailarina a fim de saber “como é o mundo” através das aventuras que ela lhe conta com o intuito de convencê-lo a seguir viagem com ela e sua família. O menino começa a se defrontar com seus primeiros desafios como homem: o enfrentamento do medo, o tormento da escolha, a dor da separação ao mesmo tempo da descoberta do amor e do prazer da aventura que a vida sempre pode oferecer. Ao mesmo tempo, um andarilho misterioso encontra, num espaço e tempo perdidos no mapa, o lugar ideal para a construção de seu circo imaginário. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

Brechó da Humanidade
Pequeno e incrível espetáculo de Teatro de Objetos, Brechó da Humanidade é uma alegoria sobre a vida e os amores de Hannah Arendt, uma das mais importantes pensadoras da era contemporânea e testemunha dos anos sombrios da primeira metade do século 20.
A dramaturgia não debruça-se apenas sobre a ascensão e a queda do terceiro império alemão, desdobra-se em fatos históricos e alcança os ocorridos durante o regime militar brasileiro.Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Milton Santos

ESPECIAL TEATRO MONOLOGO

carcere

Cárcere
Com Vinícius Piedade (ator, diretor e escritor)
Nesse monólogo, acompanhamos a história do pianista, apelidado Ovo, que está preso por venda de drogas. No entanto, uma rebelião é anunciada na segunda-feira e Ovo descobre que será refém no domingo, quando estourará a rebelião. A partir de então, ele começa a escrever em um diário suas expectativas, emoções, reflexões e sensações. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 7 de março às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Os Rastros das Marias
Os Rastros das Marias, solo teatral interpretado pela atriz Cyda Baú, conta a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres, de tempos distantes e também atuais, que lhe deram força para resistir e seguir em frente,buscando sua identidade, sua cultura e lutando por elas. Classificação indicativa: 10 anos.Duração: 40 min.
Dia 7 de março às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

O homem que queria ser livro
O espetáculo, com o ator Darson Ribeiro, resgata um dos maiores autores contemporâneos do país, Flavio de Souza, num texto que discute a valoração humana por meio do livro.
Em meio a citações de obras e fragmentos de memória, ele dá corpo a um sujeito que construiu sua identidade através de mensagens decifradas na ficção. Tocante, o roteiro mostra uma delicada costura que vai do espanhol Miguel de Cervantes ao compositor Teixeirinha, representado pela canção Coração de Luto na voz de Ney Matogrosso. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 7 de março às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Boca a Boca - Um solo para Gregório
Uma visita à vida e à obra do primeiro poeta brasileiro, Gregório de Mattos, considerado o iniciador da literatura brasileira. O espetáculo traz à cena contemporânea poesias barrocas, das várias fases criativas do poeta. Em cena o ator Ricardo Bittencourt está acompanhado do guitarrista Adriano Salhab, com interpretações rock’n’roll ao vivo. No entremeio das poesias são revelados detalhes da vida do poeta e do panorama histórico do Brasil colônia, nos anos 1600. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 7 de março às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

CURSOS, ENCONTROS E EXPOSIÇÃO

Exposição de fotos - A cidade é feita por pessoas
Com jovens monitores culturais Audrei, Renan e Thiago
Três fotógrafos e uma fotógrafa atuantes na capital paulista expõem diferentes obras dialogando com a temática da exposição, provocando e alargando os limites do imaginário enquanto expõe seus pontos de vista, por vezes contrastantes entre si, a respeito de diferentes dimensões da cidade e seus habitantes. Classificação indicativa: Livre. Duração: dia todo
De 1º de março - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Círculo de Mulheres – O porquê de 8 de Março?
Com jovem monitora cultural Audrei Alves Oliveira
Encontro aberto somente às mulheres, onde serão apontados e debatidos os fundamentos por trás da escolha do dia 8 de março como dia Internacional da Mulher, evidenciando as lutas e conquistas ligados a esse dia.Classificação indicativa: Grupo aberto apenas às mulheres de qualquer faixa etária.Duração: 120 min.
Dia 6 março às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Vida Cena Poesia : Psicodrama Público na Biblioteca
Venha participar conosco de uma experiência coletiva que envolve a criação literária e o teatro, inspirada nas diferentes situações cotidianas de vida. Com os psicodramatistas Pedro Mascarenhas, Cláudio Pawel e Cláudia Fernandes e mediação literária do poeta José Antonio Gonçalves. Realização: Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – USP. Classificação: Livre.
Dias 6 de março às 19h30 – Biblioteca Alceu de Amoroso Lima

CINEMA
doze_trabalhos

Os 12 Trabalhos
Brasil, 2006, 90 min., DVD
Direção: Ricardo Elias. Elenco: Manoelita Lustosa, Flávio Bauraqui, Giulio Lopes.
Heracles é um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e que gosta de desenhar. Há 2 meses ele deixou a Febem e agora procura uma ocupação. Classificação indicativa: a partir de 12 anos.
Dia 7 de Março às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário