quinta-feira, 14 de março de 2019

Destaques da Semana de 15 a 21 de Março

 MÚSICA
despirocadas

Despirocadas
Espetáculo musical da primeira banda de marchinhas de São Luiz do Paraitinga formada somente por mulheres. O trabalho se deu a partir de uma pesquisa feita pelo grupo sobre as músicas de compositores Luizenses que, de alguma forma, evidenciasse a presença da mulher, fosse em seu título, ou na temática. O repertório inclui músicas de compositores como Galvão Frade, Marco Rio Branco, Thar Ferreira, Marko Aurélio Ferreira, Jonca Santos, Negão dos Santos, César Nunes, Ceumar, Adriana Salles, Gisele Nunes, entre outros. A maioria das músicas incluídas no repertório já participaram dos festivais de marchinha da cidade e muitas delas foram até premiadas. Tais músicas apresentam nomes de mulher em seu título, ou apresentam temáticas e referências ao universo feminino. Além de algumas delas também serem compostas por mulheres. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho

Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali
Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 16 de março às 14h30 - Biblioteca Vinícius de Moraes

Quem canta seus males espanta
Uma costura entre cordéis e canções dos rincões do Brasil, carregados com inteligência e bom humor, trabalhando o lúdico das crianças envolvidas nesse universo mágico e chamadas a cantar com o grupo num envolvimento vivo com brincadeira e a descontração. O grupo é dirigido por Diego Summer, músico, cantor, compositor e diretor de teatro com acompanhamento de sanfona, triângulo e zabumba. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Cora Coralina

CIRCO
cenoura_gigante

A cenoura gigante
A Palhaça Sinira Antonieta traz "A cenoura gigante", uma divertida história de um fazendeiro que planta uma cenoura que cresce até ficar gigante. Para tirá-la da horta será necessário a ajuda de toda a família e também dos animais. Nesta adaptação, em que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença, a grande lição é a cooperação de todos.
Quantas pessoas são necessárias para colher uma cenoura ? E se essa cenoura fosse tão, tão grande que você tivesse que pedir ajuda de todos os seus amigos para arrancá-la da horta? Inspirado livremente no clássico conto Russo "O nabo gigante" de Aleksei Tolstóis. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 15 de março às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos

La Bamba
La bamba fala sobre a praia, suas diversas possibilidades de encontros e surpresas. Um salva-vidas e uma banhista imersos nos anos 1950. Ambos armam grandes confusões com atividades cotidianas da praia e se deparam com um grande e fatal inimigo: o lixo. Tais eventos são um prato cheio para os dois palhaços. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 19 de março às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 20 de março às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
clarice_lispector

Experimentando Histórias de Clarice Lispector “O Mistério do coelho pensante”
É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada? Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h30 - Biblioteca Marcos Rey

Vento de inventar - No seu lugar (Contos Africanos)
“No Seu Lugar” é uma apresentação de narrações de histórias criada a partir de contos africanos que falam sobre a liberdade. Um dos contos é originário da Tanzânia: “A encantadora canção do pássaro mágico” e o outro, “Elefante antes, elefante outra vez”, da região de Chade, ecoada da voz do povo de Saras. As histórias são contadas de maneira dinâmica, interativa e entremeadas de trilhas e paisagens sonoras. Com Lívia Golden e Denise Venturini - grupo Vento de Inventar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos

Historietas Carnavalescas
Com O Casulo Viajante
Uma kombi com aspiração a trio elétrico, que de antiga veio de outros carnavais, e que de tanto rodar traz histórias de tempos atrás. Pra sacudir o esqueleto com as marchinhas de carnaval e ainda conhecer a história de seus intérpretes, embarque com O casulo viajante nesta aventura, regada de alegria e serpentina! Eu estava lá e vi tudinho, até ia trazer um confete pra você, mas na ladeira do escorrega levei um escorregão e caiu tudo no chão. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César

Beleza Fatal
A contação de histórias apresenta o conto A Beleza Total, de Carlos Drummond de Andrade e a Lenda da Mantiqueira, advinda da cultura tupi-guarani, que significa “a montanha que chora”, a fim de dialogar com o público sobre a maneira como vemos, pensamos e sentimos a beleza que está em cada um de nós e a nossa volta. Em busca de uma compreensão conjunta sobre os sentidos do belo, e da exploração da beleza como um produto para todo o tipo de consumo, o que acarreta na manipulação de nossas vaidades e necessidade de aceitação, relacionamos as histórias com a sociedade contemporânea. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Quem Salvou o Agora?
Super-heróis podem ser assim... como você ou eu, como todos nós, pessoas como cada uma das crianças a ouvirem esta história, assim como pessoas que viveram incríveis jornadas ao tentarem, de suas próprias formas, salvarem o mundo. A contação “Quem salvou o agora?” propõe buscar as heroínas e os heróis que lutaram e/ou lutam por mudanças em nossa sociedade e contar suas histórias de forma lúdica para as crianças. Adentramos, por meio desta contação, no mundo fantástico no qual habita Malala, nossa super-heroína, que defende com todas as suas forças o direito de meninas poderem ir pra escola. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 13h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Odisseu na Encruzilhada
De Gabriel Muglia
Nesse encontro entre o público e um contador de histórias que canta, conta e narra as aventuras vividas por Odisseu em sua tentativa de voltar para casa após o fim da Guerra de Tróia.O espetáculo propõe uma leitura contemporânea do poema épico Odisseia, de Homero, traduzido para os dias de hoje numa linguagem acessível e bem-humorada, convidando o público a experimentar a obra em sua potência criativa, imaginativa e lúdica. Classificação indicativa: Maiores de 16 anos. Duração: 55 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Boto, Boitatá e Curupira
As lendas fazem parte do imaginário e da cultura de determinada região. No caso do Brasil, grande parte das lendas contadas às crianças são originárias ou têm raízes na região norte do país, e envolvem os povos da floresta. Nesta contação, serão apresentadas ao público as lendas, os costumes e a música do povo do norte do país. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 19 de março às 14h30 - Biblioteca Cassiano Ricardo

Lendas do Pantanal
Vivemos em um país imenso e de rica cultura. Para levar um pedacinho do Brasil pouco conhecido pelas crianças do sudeste a dupla de contadores de histórias leva de forma leve e divertida para as Bibliotecas de São Paulo as lendas e mitos dessa terra tão influenciada pela dinâmica das águas de seus rios. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 20 de março às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 20 de março às 14h - Biblioteca Helena Silveira

TEATRO
agora_eu_era_heroi

Agora eu era o herói
Um tímido menino do interior se aproxima de uma menina bailarina a fim de saber “como é o mundo” através das aventuras que ela lhe conta com o intuito de convencê-lo a seguir viagem com ela e sua família. O menino começa a se defrontar com seus primeiros desafios como homem: o enfrentamento do medo, o tormento da escolha, a dor da separação ao mesmo tempo da descoberta do amor e do prazer da aventura que a vida sempre pode oferecer. Ao mesmo tempo, um andarilho misterioso encontra, num espaço e tempo perdidos no mapa, o lugar ideal para a construção de seu circo imaginário. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 17 de março às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

O Sorriso da Rainha
Na peça O sorriso da rainha, Cacau Merz, que interpreta a Rainha Elizabeth I, traça um paralelo entre a vida da monarca, as comédias de Shakespeare e as "fake news" trazendo questões atuais de uma forma ousada e divertida. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 16 de março às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Levanta Maria
Maria vive com sua mãe, um galo e uma vaca. Todos os dias vai ao poço buscar água e trabalha para a sobrevivência da família. Num dia diferente, ela encontra um caixeiro viajante que a convida a mergulhar numa história recheada de descobertas. Um retrato da vida de muitas Marias que vivem nesse Brasil é um convite à reflexão, ao lúdico e à brincadeira, dignos de crianças. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 15 de março às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 20 de março às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 21 de março às 10h - Biblioteca Aureliano Leite

Brechó da Humanidade
Pequeno e incrível espetáculo de Teatro de Objetos, Brechó da Humanidade é uma alegoria sobre a vida e os amores de Hannah Arendt, uma das mais importantes pensadoras da era contemporânea e testemunha dos anos sombrios da primeira metade do século 20.
A dramaturgia não debruça-se apenas sobre a ascensão e a queda do terceiro império alemão, desdobra-se em fatos históricos e alcança os ocorridos durante o regime militar brasileiro.Classificação indicativa: 14 anos.Duração: 40 min.
Dia 15 de março às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 19 de março às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Clarear - Somos todos diferentes
Espetáculo teatral que, de forma bem humorada, aborda a interação entre cinco jovens que dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Mooca. O grupo usa esse contexto para demonstrar a importância da interação entre as pessoas, mesmo que haja dificuldades na comunicação. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 21 de março às 18h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Quando Ismália Enlouqueceu
*Poemas de Olavo Bilac, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros importantes nomes da poesia do século XIX e início do XX são levados ao palco pelo grupo “As Tias” composto pelas atrizes Maria do Carmo Soares, Salete Fracarolli, Cleide Queiroz e Joseli Rodrigues. Os poemas tiveram versões musicadas e dramatizadas contemplando ritmos de época como a modinha, o lundu e a catira compostas pelo músico Tato Fischer.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min.
Dias 21 e 22 de março às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
*OBS: Sinopse feita pela BMA

De férias no sítio
Uma Pantomima Literária inspirado na obra de Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min. Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 16 de março às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

ESPECIAL TEATRO MONÓLOGO
carcere

Os Rastros das Marias
Solo teatral interpretado pela atriz Cyda Baú, conta a história de uma mulher negra que nasceu no Brasil, num quilombo, e não aceitou o destino que diziam ser o seu: empregada doméstica. Saiu pelo mundo, lutou, viveu muitas aventuras e conheceu as histórias e o trabalho de muitas outras mulheres, de tempos distantes e também atuais, que lhe deram força para resistir e seguir em frente,buscando sua identidade, sua cultura e lutando por elas. Classificação indicativa: 10 anos.Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 20 de março às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Baquaqua
Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje. Classificação indicativa: 10 anos. Duração: 40 min.
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Cárcere
Com Vinícius Piedade (ator, diretor e escritor)
Nesse monólogo, acompanhamos a história do pianista, apelidado Ovo, que está preso por venda de drogas. No entanto, uma rebelião é anunciada na segunda-feira e Ovo descobre que será refém no domingo, quando estourará a rebelião. A partir de então, ele começa a escrever em um diário suas expectativas, emoções, reflexões e sensações. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 40 min.
Dia 19 de março às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 21 de março às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

O homem que queria ser livro
O espetáculo, com o ator Darson Ribeiro, resgata um dos maiores autores contemporâneos do país, Flávio de Souza, num texto que discute a valoração humana por meio do livro.
Em meio a citações de obras e fragmentos de memória, ele dá corpo a um sujeito que construiu sua identidade através de mensagens decifradas na ficção. Tocante, o roteiro mostra uma delicada costura que vai do espanhol Miguel de Cervantes ao compositor Teixeirinha, representado pela canção Coração de Luto na voz de Ney Matogrosso.Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 50 min.
Dia 16 de março às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 17 de março às 11h - Biblioteca Milton santos
Dia 20 de março às 14h30 - Biblioteca Raimundo de Menezes

Boca a Boca - Um solo para Gregório
Uma visita à vida e à obra do primeiro poeta brasileiro, Gregório de Mattos, considerado o iniciador da literatura brasileira. O espetáculo traz à cena contemporânea poesias barrocas, das várias fases criativas do poeta. Em cena o ator Ricardo Bittencourt está acompanhado do guitarrista Adriano Salhab, com interpretações rock’n’roll ao vivo. No entremeio das poesias são revelados detalhes da vida do poeta e do panorama histórico do Brasil colônia, nos anos 1600. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 16 de março às 12h - Biblioteca Álvarez de Azevedo
Dia 19 de março às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de março às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp

LITERATURA E SARAU
cafe_preto

Café Preto
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. Classificação indicativa: Livre.
Livro: No Seu Pescoço, de Chimamanda Ngozi Adiche
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Paulo Duarte

Sarau Jardim Poético – SP
Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo
O Sarau Jardim poético reúne em um encontro democrática de música, poesia, dança, teatro etc, onde, além de artistas convidados, há o microfone aberto onde o público é convidado a mostrar sua arte. Venham Assistir e Mostrar sua Arte!
Nesta edição do Sarau, teremos uma Pegue, Leve e Leia que promove a doação de livros nas bibliotecas municipais e locais públicos próximos a elas como praças, pontos de ônibus e jardins. O objetivo é de difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuo das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar os exemplares, levar para suas casas e lerem. Não é necessária a devolução. Classificação indicativa: Livre. Duração:180 min.
Dia 16 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

MEDIAÇÃO DE LEITURA
Mulheres
Classificação indicativa: Livre
Mediação de leitura literária com a temática mulher
Dia 15 de março às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

Baú de Histórias
Com Raquel de Andrade
Atividade que visa resgatar histórias da tradição oral para grupos de escolas
da região, mediante agendamento com a Biblioteca.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 19 de março às 15h - Biblioteca Gilberto Freyre

Mediação de Leitura
Equipe Biblioteca Adelpha Figueiredo (Carolina Casagrande / Renan Wangler)
O exercício de ler histórias pode transformar a relação de quem recebe e de quem emite com o mundo e as possibilidades de vivências, é um momento muito especial, que envolve a escuta, a imaginação, o lúdico e a cumplicidade entre pessoas. É um ato de respeito e de resgate às tradições da oralidade na perpetuação de conhecimentos milenares como os dos povos africanos e indígenas.Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 20 de março às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

Baú do Terror
Com Raquel de Andrade
Mediação de leitura de textos com a temática do terror.
Classificação indicativa: Livre. Duração: 45 min.
Dia 21 de março às 10h - Biblioteca Gilberto Freyre

CURSOS, ENCONTROS E EXPOSIÇÃO
Círculo de Biblioterapia - As mulheres que me habitam II
Com Christyanne Bueno
Um cuidado com o desenvolvimento do ser mediante a leitura e a narração de histórias.
Dia 16 de março às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Palestra: Seja uma protagonista de sucesso da sua própria história!
Como aumentar a autoestima, parar de procrastinar, sair da zona de conforto e ter mais e melhores resultados?
Com Nicholas Takamoto
O palestrante abordará a Arte de ser protagonista de sua própria história de Sucesso. Utilizando de técnicas de Coaching e PNL o palestrante efetuará exercícios práticos de visualização, elevação da autoestima e perdão, e por fim, disponibilizará a técnica da agenda de produtividade para sair da zona de conforto de forma imediata.
Dia 16 de março às 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

 pegue leve leia 2

Pegue, Leve e Leia
Distribuição gratuita de livros.
Classificação indicativa: Livre
Dia 19 de março às 10h - Biblioteca Affonso Taunay

OFICINAS
Turbante
Os participantes são convidados a aprender a usar turbante. Classificação indicativa: Livre
Dia 19 de março às 14h – Biblioteca Amadeu Amaral

CINEMA

lenda_tesouro_perdido
A Lenda do Tesouro Perdido
National Treasure, EUA, 2004, 131 min., DVD
Direção: Jon Turteltaub. Elenco: Nicolas Cage, Justin Bartha, Diane Kruger.
Durante toda sua vida Benjamin procurou um tesouro que ninguém acredita existir, tendo sido acumulado durante séculos e transportado por vários continentes para evitar que fosse roubado. Classificação indicativa: Livre
Dia 21 de Março às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina

  Circuito SPCine

Nenhum comentário:

Postar um comentário